domingo, 7 de março de 2010

QUEM É ISRAEL SEGUNDO O TEXTO SAGRADO?

1. Q quem foi primeiramente dado o nome de Israel?
“Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; porque tens lutado com Deus e com os homens e tens prevalecido.” Génesis 32:28.
Nota: Israel significa “príncipe”, ou “quem prevalece com Deus.”
2. Depois, quem mais passou a ter esse nome?
“ Ora, estes são os nomes dos filhos de Israel, que entraram no Egito; entraram com Jacó, cada um com a sua família: Rúben, Simeão, Levi, e Judá; Issacar, Zebulom e Benjamim; Dã e Naftali, Gade e Aser. Todas as almas, pois, que procederam da coxa de Jacó, foram setenta; José, porém, já estava no Egito.” Êxodo 1:1-5.
Nota: Por outras palavras, os descendentes de Jacó, netos de Abraão, eram conhecidos como sendo as doze tribos de Israel.
3. Que bênçãos especiais foram conferidas aos israelitas?
“ Os quais são israelitas, de quem é a adopção, e a glória, e os pactos, e a promulgação da lei, e o culto, e as promessas.
De quem são os patriarcas; e de quem descende o Cristo segundo a carne, o qual é sobre todas as coisas, Deus bendito eternamente. Amém.” Romanos 9:4,5.
4. Quem constitui o verdadeiro Israel, ou semente de Abraão?
“Não que a palavra de Deus haja falhado. Porque nem todos os que são de Israel são israelitas; nem por serem descendência de Abraão são todos filhos; mas: Em Isaque será chamada a tua descendência. Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus; mas os filhos da promessa são contados como descendência.” Romanos 9:6-8.
5. Que disse João Baptista aos fariseus e saduceus que o procuravam para se baptizarem?
“E não queirais dizer dentro de vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.” Mateus 3:9.
6. Que determina se alguém filho de Abraão?
“Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão.” Gálatas 3:7.
Nota: Por sua crença muitos dos israelitas morreram no deserto, não entrando na terra prometida (Num. 14:27-33; Deut. 1:34-36).
7. A quem se precisa pertencer para ser semente de Abraão?
“E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:29.
“E a todos quantos andarem conforme esta norma, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.” Gálatas 6:16.
“Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde.” Tiago 1:1.
8. Para quem é o evangelho o poder de Deus para salvação?
“Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.” Romanos 1:16.
9. Que disse Jesus em várias ocasiões:
9.1 À mulher cananeia: “Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.” Mateus 15:24-26.
Nota: Por sua fé insistente, esta mulher, se bem que cananéia, mostrou-se ser verdadeira filha de Israel.
9.2 A Zaqueu: “Disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, porquanto também este é filho de Abraão.” Lucas 19:9
9.3 A mulher de Samaria: “Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.” João 4:22
9.4 Ao rejeitarem os judeus a pregação do evangelho, feita por Paulo, que disseram eles a Barnabé?
“Então Paulo e Barnabé, falando ousadamente, disseram: Era mister que a vós se pregasse em primeiro lugar a palavra de Deus; mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos viramos para os gentios.” Actos 13:46.
Nota: De tudo isto ressalta que se não houvessem os judeus, como nação, rejeitado a Cristo, teriam ainda conservado a liderança, como povo de Deus, e como luminares de Deus ao mundo. Mas, em vista dessa rejeição, foram rejeitados como povo peculiar de Deus, e outros lhes tomaram o lugar, e são agora chamados Israel, juntamente com os que antes eram chamados por esse nome.
10. Com que figura são representados os gentios convertidos que agora pertencem ao Israel de Deus?
“E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado no lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira, não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.” Romanos 11:20,21.
11. Que palavras de ânimo são dirigidas aos ramos quebrados?
“E ainda eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os enxertar novamente.” Romanos 11:23
12. Em que condição se encontram os gentios antes de se tornarem israelitas?
“Portanto, lembrai-vos que outrora vós, gentios na carne, chamam circuncisão, feita pela mão dos homens, estáveis naquele tempo sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos pactos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.” Efésios 2:11,12.
Nota: Se, a fim de serem salvos, os gentios precisam tornar-se israelitas, como em toda a parte está escrito, então, quando convertidos dos seus maus caminhos gentios para os caminhos de Israel, eles certamente precisam ter fé em Cristo, e conformar a vida com a lei moral dada por Deus a Israel, sem o que não seria a comunidade de Israel, mas dos gentios. O escrever a lei no coração é uma das providências do novo concerto com o Israel verdadeiro (Jer. 31:31-34; Heb. 8:8-12).
13. Como é descrito o povo remanescente de Deus?
“Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.
“O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles estavam os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.” Apocalipse 21:14
“E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.” Apocalipse 21:12.
14. Quem andará à luz da cidade?
“As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória.”
Nota: Esta cidade, a nova Jerusalém, será para todas as nações dos salvos; não obstante, todos os que nela entrarem entrarão por portas em que estarão escritos os nomes das doze tribos de Israel, do que se deduz que todos os salvos pertencerão a Israel. O nome Israel será perpetuado na nova Terra, e de maneira muito adequada, devido ao significado que tem. Todos os que participarem daquele futuro lar dos salvos serão vencedores. Ver Apocalipse 3.12; 21:7. ao escolher os Seus apóstolos, Cristo reconheceu esta divisão dos salvos em doze nações. Doze foram por Ele escolhidos. Reconheceu-o também quando disse aos doze: “Em verdade vos digo que vós. As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória. O, que Me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem Se assentar no trono da Sua glória, também vos assentarei sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.” (Mateus 19:28). E os apóstolos, depois da ressurreição e ascensão de Jesus, também o reconheceram, quando, no preenchimento da vaga de Judas, escolheram outro, com o objectivo de conservar o mesmo número, doze.

Sem comentários:

Enviar um comentário