segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CRONOLOGIA DOS CAPÍTULOS DE DANIEL

A visão de Daniel no capítulo 8 (mais especificamente Dan. 8:14) e a explicação do anjo Gabriel na profecia do capítulo 9 (Dan. 9:24-27).

Quando Daniel recebeu a visita do anjo Gabriel, que já o havia visitado à mais de 10 anos atrás (cap.8), Babilónia já não existia como um império mundial, de forma que os eventos do capítulo 9 provavelmente ocorreram entre os eventos do capítulo 5 e 6 de Daniel.
É difícil precisar se Daniel recebeu a explicação do cap.9 antes ou depois da experiência na cova dos leões. Mas de qualquer forma, os eventos do cap.6 e 9 estão muitíssimo próximos. Analisando estes eventos dentro do contexto do conflito entre o bem e mal, e tentando decifrar os bastidores deste conflito, acredito que a cova dos leões foi uma tentativa desesperada do diabo em dar cabo da vida de um profeta que recebeu (ou receberia) de Deus a chave para compreensão de uma das mais importantes profecias. É aquilo que chamamos de “queima de arquivo”! Satanás sabia o quão importante seria a compreensão desta profecia para o povo de Deus futuramente, por isso não mediu esforços para destruir a vida do idoso profeta responsável por receber e transmitir este conhecimento.

Particularmente, acredito que existe um interessante e revelador vínculo entre acontecimentos do capítulo 6, que relata a insistência de Daniel em orar apesar do decreto do rei (Dan. 6:10), com os acontecimentos do capítulo 9, que relata o seu empenho em buscar a Deus com oração e jejum (Dan. 9:3). É bem provável que
o período em que Daniel buscava a Deus com oração e jejum seja praticamente o mesmo em que aconteceram os fatos que o levaram à cova dos leões. Interessante, não?
O Contexto do capítulo 9
Terminamos o capítulo 8 com Daniel impressionado com a visão que não havia entendido. Suas dúvidas eram muitas: O que significaria 2.300 tardes e manhãs para que então o santuário pudesse ser purificado? Será que o Senhor está dizendo que este seria o tempo que levaria para que o santuário fosse reconstruído novamente? Será que o povo de Deus ficaria ainda no cativeiro por mais 2.300 dias (ainda mais 6 anos e 4 meses), ou o pior, por mais 2.300 anos?

Com todas estas dúvidas, Daniel se dedicou a estudar os escritos de Jeremias, pois lhe parecia que o Senhor havia revelado para este profeta um período bem menor. Daniel sabia que o Senhor havia dito a Jeremias:

“Toda esta terra virá a ser ermo desolado, e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos. Mas quando cumprirem os setenta anos, punirei o rei de Babilônia e a sua nação, a terra dos caldeus, castigando a sua iniqüidade, diz o Senhor, e farei deles desolações perpétuas.” Jeremias 25:11-12.

“Assim diz o Senhor: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, atentarei para vós, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar.” Jeremias 29:10.

No início do capítulo 9 Daniel relata que havia entendido que o cativeiro seria de 70 anos:
“No primeiro ano de seu reinado, eu, Daniel entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o Senhor ao profeta Jeremias, que haviam de transcorrer sobre a desolação de Jerusalém, era de setenta anos.” (verso 2)

Quando Daniel chegou à conclusão acima, já haviam se passado cerca de 68 anos de cativeiro babilônico (605 a 538 a.C.). De acordo com a revelação de Deus ao profeta Jeremias, faltavam aproximadamente só mais dois anos para o fim do cativeiro.

Mas se estava bem claro que o Senhor havia revelado ao profeta Jeremias que o cativeiro seria de 70 anos, por que agora ele havia recebido uma visão que falava de 2.300 tardes e manhãs para que o santuário fosse purificado? Estaria o Senhor aumentando o tempo de cativeiro em função da falta de arrependimento do povo de Israel?

Com estas dúvidas e temores na cabeça, Daniel resolve buscar ao Senhor com oração e jejum. Vemos que o teor de sua bela oração (uma das mais belas de toda a Bíblia) é basicamente de confissão, arrependimento e súplica por misericórdia. Daniel conclui com um dramático pedido:

“Ó Senhor, ouve! Ó Senhor, perdoa! Ó Senhor, atende-nos e opera sem tardar! Por amor de Ti mesmo, ó Deus meu, porque a Tua cidade e o Teu povo se chamam pelo Teu nome.” (verso 19)

Seu pedido era: “Senhor, atende-nos e opera sem tardar!”. Em outras palavras: “Senhor, não atrase mais os seus planos para com o Seu povo”. Foi neste contexto que o poderoso anjo Gabriel foi enviado, ainda quando Daniel estava orando, para lhe fazer entender corretamente a questão do tempo que o martirizava.

O vínculo entre os 2.300 dias proféticos do cap.8 e a explicação de Gabriel no capítulo 9 é tão obvio, natural e direto, que chega a causar espanto quando vemos os demais cristãos querendo insistir que não existe nenhum vínculo.

Separar a visão do capítulo 8, mais particularmente a questão do tempo que não havia sido entendida, torna completamente sem sentido a explicação que Gabriel veio dar no capítulo 9. Ele estaria explicando o que? O cap.9 não apresenta qualquer tipo de visão que justifique uma explicação posterior. É mais do que lógico entender que a explicação só pode referir-se à questão das 2.300 tardes e manhãs na visão do capítulo 8.

As evidências diretas e indiretas que comprovam esta conclusão são muitas:

1) O anjo que havia começado a explicação da visão no capítulo 8, é o mesmo que aparece no capítulo 9 para continuar a explicação (comparando com Dan. 8:16 percebemos que a missão do anjo Gabriel sofreu um fracasso momentâneo, e por este motivo ele volta para completá-la);
2) A missão de Gabriel é a mesma: Fazer Daniel entender a visão (comparar Dan. 8:16 com Dan. 9:22 e 23);
3) A raiz hebraica (bin) para o verbo traduzido como “entender” em Dan. 8:27 é a mesma usada em Dan. 9:22;
4) Daniel menciona claramente a última visão (cap.8) em Dan. 9:21;
5) O momento que o anjo chegou, ou seja, “na hora do sacrifício da tarde”, é mencionado tornando o vínculo com a expressão “2.300 tardes e manhãs” ainda mais forte;
6) Daniel não havia entendido (Dan. 8:27) e agora o anjo vem explicar (Dan. 9:22 e 23);
7) Daniel estava preocupado com a questão do tempo, e é este justamente o assunto que trata a explicação do anjo em Dan. 9:24-27 (uma profecia de tempo);
8) A palavra em hebraico utilizada em Dan. 8:26 para a parte da visão que se refere ao tempo é MAR’EH, a mesma palavra usada pelo anjo quando diz a Daniel: “Entende a visão (mar’eh)” em Dan. 9:23;
9) Gabriel utiliza-se da mais clássica linguagem do santuário (Dan. 9:24) com o propósito de explicar a Purificação do Santuário de Daniel 8:14;
10) O já comprovado método do paralelismo entre as visões do capítulo 2, 7 e 8, exige que da mesma forma que temos nos capítulos 2 e 7 uma visão com sua correspondente explicação de tudo que foi mostrado, também a visão do capítulo 8 precisa ser totalmente explicada (no cap.8 faltava a explicação da revelação do verso 14).

Mais lógico, óbvio e claro que isto impossível! Os evangélicos que me desculpem, mas para separar o capítulo 8 do 9 precisam desconsiderar todas estas fortíssimas evidências, e consequentemente distorcer as Escrituras.

“A visão de Daniel 9 está claramente ligada a uma parte da visão de Daniel 8, os 2.300 dias.” (negrito acrescentado para ênfase).

O responsável pelos comentários adicionais da lição foi no embalo e repetiu o mesmo erro ao escrever o esboço na pág.75:

“A visão de Daniel 9 está intimamente relacionada com a parte da visão de Daniel 8 a respeito dos 2.300 dias.” (negrito acrescentado para ênfase).

Todos nós sabemos que Daniel 9 não contém nenhuma visão. Inclusive o próprio autor da lição deixou isto bem claro:

“Em Daniel 9, não houve visão, mas só explicação do que não tinha sido explicado em Daniel 8.” (pág. 72).

Ao invés de nos referirmos ao conteúdo profético de Daniel capítulo 9 como a “visão de Daniel 9” seria muito mais adequado falarmos na “explicação de Daniel 9”.

Pequenos detalhes, porém importantes para uma correta compreensão do todo.


Vínculo inquestionável

9 comentários:

  1. Olá, gostei muito de ler este estudo, mas no quadro que apresenta não estão os capítulos 10, 11 e 12 através do tempo. Seria possível enviar as datas desses capítulos?

    Obrigado

    Lucia

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Com certeza não foi você que nem sabe que nome próprio se escreve com letra maiúscula...

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. EU queria mesmo saber se a ordem dos capítulos de livro de Daniel na sequência está de acordo com a cronologia.

    ResponderEliminar
  5. Aonde se encaixam os capítulos 10,11 e 12? Obrigado!

    ResponderEliminar
  6. A ordem na verdade é: 1,2,3,4,7,8,5,9,6,11,12,e 10.

    ResponderEliminar
  7. Eu diria que o cap.10 vem depois da cap.11 e antes do cap.12 porque fala do 3° ano de Ciro o rei da Pérsia.

    ResponderEliminar