sábado, 6 de março de 2010

O GRANDE JULGAMENTO DE DEUS

Temos diante de nós um estudo muito interessante acerca do julgamento. Creia que necessitamos da ajuda de Deus para compreender este tema. Que o Espírito Santo nos dê a Sua unção para discernir e agir.
NO tema anterior vimos na Bíblia como o Senhor apresenta o julgamento a começar em 1844. Daniel 8:14 “Ele me respondeu: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; então o santuário será purificado.” Falámos que o santuário seria purificado no fim dos 2 300 dias. A Bíblia diz que a purificação do santuário acontecia uma vez por ano, quando o sumo-sacerdote entrava no Lugar Santíssimo, para purificar o povo de todos os pecados que tinha cometido (Levítico 16:15-19). Aprendemos que esta prática representava o julgamento que iria ter início nos últimos dias, em 1844.
Vejamos como o livro de Apocalipse equaciona a abertura do Lugar Santíssimo do santuário no Céu com a hora do julgamento.
Apocalipse 11:
“18 Iraram-se, na verdade, as nações; então veio a tua ira, e o tempo de serem julgados os mortos, e o tempo de dares recompensa aos teus servos, os profetas, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.
19 Abriu-se o santuário de Deus que está no céu, e no seu santuário foi vista a arca do seu pacto; e houve relâmpagos, vozes e trovões, e terremoto e grande saraivada.”
Nota: Fica claro que o tempo está o Céu e que quando se abre o caminho para o Lugar Santíssimo, onde está a arca do concerto, é chegada a hora do julgamento.
Também foi mostrado a João que, antes de Jesus voltar, deus dirá a todos que o julgamento começou. Vamos ver em Apocalipse 14:
“6 E vi outro anjo voando pelo meio do céu, e tinha um evangelho eterno para proclamar aos que habitam sobre a terra e a toda nação, e tribo, e língua, e povo,
7 dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.”
Nota: Repare que esta mensagem é dirigida a todo o mundo e declara: “É vinda a hora do seu juízo.” Ela será pregada a todo o mundo antes de Jesus voltar. É este o contexto, uma vez que os versos 14,15 falam da segunda vinda. “a hora de ceifar” é o fim do mundo.
Ver Mateus 13:39.
Outros escritores da Bíblia também mencionam que Deus estabeleceu uma hora para o julgamento:
Actos 17:31 “porquanto determinou um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou; e disso tem dado certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.”
Nota: Deus indicou um dia para julgar o mundo.
Eclesiastes 3:17 “Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo propósito e para toda obra.”
Nota: Deus irá julgar. Ele tem um tempo destinado para isso.
Actos 24:25 “E discorrendo ele sobre a justiça, o domínio próprio e o juízo vindouro, Félix ficou atemorizado e respondeu: Por ora vai-te, e quando tiver ocasião favorável, eu te chamarei.”
Nota: Paulo pregou acerca do julgamento que viria.
Todos estes homens de Deus ansiavam o julgamento que está para vir. Mas, em Apocalipse, lemos acerca de um tempo em que o povo de Deus poderá dizer: “É vinda a hora do Seu juízo.”
Tal como constatamos nos últimos estudo, este tempo definido para o julgamento é o ano de 1844.
Vamos agora ver como é que o julgamento começo em 1844. Todos os julgamentos têm três partes, tanto os tribunais terrenos como o tribunal de Deus.
1. Há a Fase de Investigação, onde os factos do caso são investigados.
2. Depois vem a Fase do Veredicto, em que o júri determina a culpa ou a inocência e é anunciado o veredicto.
3. Por último, há a Execução da Sentença, em que o réu é libertado ou penalizado.
Vamos analisar, na Bíblia, estas três fases do julgamento de Deus.
O tema já vai longo, não quero que desista, recomeçaremos amanhã, não falte, este é um tema central da Bíblia, toda a gente tem medo de falar do juízo de Deus, no entanto, a Bíblia apresenta-o como algo real e por esta razão devemos saber como é e estar prontos.
No julgamento celestial a INVESTIGAÇÃO está descrita em Daniel 7:
“9 Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima; o seu trono era de chamas de fogo, e as rodas dele eram fogo ardente.
10 Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e miríades de miríades assistiam diante dele. Assentou-se para o juízo, e os livros foram abertos.”
Nota: O trono de Deus aparece simbolizado com rodas e movendo-se. Desloca-se para um ministério de julgamento, tal como o sacerdote se moveu do seu ministério de julgamento, tal como o sacerdote se moveu do seu ministério no Lugar Santo para o ministério do Lugar Santíssimo. O julgamento é convocado, como é revelado em Daniel 7, e os livros são abertos. Em Daniel 8 é-nos indicado o tempo do julgamento.
Os livros usados no julgamento contêm a biografia de cada pessoa. Vários textos mencionam estes livros. Analisemos alguns.
Apocalipse 21:27 “E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.”
Nota: O livro da vida contém os nomes daqueles que professaram Cristo e são Seus cooperadores (Filipenses 4:3).
Apocalipse 3:5 “O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.”
Nota: O livro da vida, no fim, terá apenas os nomes daqueles que irão para o Céu, porque eles são vencedores através de Jesus.
Malaquias 3:16 “Então aqueles que temiam ao Senhor falaram uns aos outros; e o Senhor atentou e ouviu, e um memorial foi escrito diante dele, para os que temiam ao Senhor, e para os que se lembravam do seu nome.”
Neemias 13:14 “Por isto, Deus meu, lembra-te de mim, e não risques as beneficências que eu tenho feito para a casa do meu Deus e para o serviço dela.”
Nota: O livro memorial regista a vida espiritual e as boas da pessoa.
Isaías 65:
“6 Eis que está escrito diante de mim: Não me calarei, mas eu pagarei, sim, deitar-lhes-ei a recompensa no seu seio;
7 as suas iniquidades, e juntamente as iniquidades de seus pais, diz o Senhor, os quais queimaram incenso nos montes, e me afrontaram nos outeiros; pelo que lhes tornarei a medir as suas obras antigas no seu seio.”
Nota: Até os nossos pecados estão escritos nos livros de Deus.
Salmo 87:4 “Farei menção de Raabe e de Babilónia dentre os que me conhecem; eis que da Filístia, e de Tiro, e da Etiópia, se dirá: Este nasceu ali.”
Nota: O livro do ambiente tem em consideração o lugar onde a pessoa nasceu e os meios que teve para aprender a verdade. Quando o Senhor regista o Seu povo, tem em consideração se essa pessoa nasceu num ambiente cristão (Sião), ou num ambiente não-cristão (Babilónia). Terá em conta se ela conhecia a verdade e se lhe obedeceu. (Tiago 4:17).
Na fase de investigação do julgamento, Deus examina o registo biográfico de toda a gente, tal como ele está registado nos Seus livros. Procura ver se aqueles que professam Cristo Lhe entregaram verdadeiramente as suas vidas e se O amam de todo o coração. Jesus referiu esta necessidade em Mateus 7:
“21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demónios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
23 Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
24 Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.”
Nota: Existem muitas pessoas que se intitulam cristãos e não seguem verdadeiramente Cristo. Deus não pode deixá-las entrar no Céu, porque elas iriam trazer o seu coração não convertidos, e acabariam com a paz do Céu. Durante a investigação fica definido quem são os verdadeiros seguidores de Cristo.
A fase seguinte é o ANÚNCIO DO VEREDICTO.
Apocalipse 22:
“11 Quem é injusto, faça injustiça ainda: e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda.
12 Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.”
Nota: Aqui, Deus declara quem é justo e está pronto para ir para o Céu e quem não está nessas condições. Repare que o anúncio do veredicto é feito antes de Jesus voltar, porque quando Ele voltar trará os prémios com ele. Portanto, o julgamento tem de ser feito ANTES da Sua volta (Ilustração: as escolas e as empresas têm cerimónias de entrega de prémios. Os prémios obedecem a alguns critérios. ANTES da cerimónia de entrega, os LIVROS (registos) são estudados para ver quem está qualificado para receber o prémio. A avaliação é feita ANTES DA CERIMÓNIA. Depois todos comparecem na cerimónia e são entregues os prémios.) Acabámos de ler, no nosso texto, que Jesus trará os Seus prémios COM Ele. Sendo assim, o julgamento tem de acontecer ANTES da Sua vinda. Segundo Daniel 8:14, este julgamento começou em 1844.
A fase final é a EXECUÇÃO DA SENTENÇA.
Apocalipse 22:12 “Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.”
Nota: Depois do veredicto ser anunciado no Céu, Jesus regressa rapidamente para dar os prémios. Alguns receberão vida eterna porque aprenderam a confiar em Jesus como seu Senhor e Salvador. Outros perderão as bênçãos do Céu e morrerão.
A boa notícia acerca do julgamento é que podemos ter a certeza da salvação vejamos como em Apocalipse 22:17 “E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida.”
Nota: Se estivermos sedentos por Jesus, pela verdade da Sua palavra, e O quisermos seguir, Ele enviará o Seu Espírito para nos levar à água da vida. Quando ouvimos o Espírito de Deus a falar ao nosso coração, convidando-nos a ir a Jesus, só temos de responder. E a melhor notícia de todas é que a salvação é um dom gratuito.
Ao longo dos nossos estudos tenho tido a impressão que muitos amigos têm seguido estes estudos com muito interesse, dou graças a Deus por isso, faço sinceros votos que o Espírito Santo encontre no vosso coração receptividade para introduzir Jesus.
Nós continuaremos, o estudo da Bíblia e das profecias é inesgotável. Jesus fique agora com você. Amem.

Sem comentários:

Enviar um comentário