domingo, 28 de março de 2010

AS 7 TROMBETAS DO APOCALIPSE: 1ª TROMBETA

No decorrer do estudo postamos o texto bíblico, você pode e deve conferir na sua Bíblia.
Jesus dá no Apocalipse, uma visão profética tridimensional do que finalmente chegaria a ser a história desde os dias apostólicos até o tempo do fim: 1) as sete igrejas, 2) os sete Selos, e 3) as sete trombetas. A profecia das sete igrejas nos revela a história religiosa da era cristã, salientando as suas faltas e promete o galardão aos vencedores. Nessa profecia Deus destaca o Seu interesse e amor por Seu povo. Os sete selos profetizam a história social da era cristã, expondo especialmente o triste processo da apostasia. Também se apresenta a Deus como o Senhor da História e dando fim à dor e ao sofrimento. As sete trombetas focam a história militar que aconteceria ao longo da era cristã em relação com a igreja.
“6 Então os sete anjos que tinham as sete trombetas prepararam-se para tocar.
7 O primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva e fogo misturado com sangue, que foram lançados na terra; e foi queimada a terça parte da terra, a terça parte das árvores, e toda a erva verde." (Apocalipse 8:6,7)
Nota: inquestionavelmente o evento que preenche as características apresentadas neste texto referem-se à memorável destruição judaica e a queda da sua capital, Jerusalém no ano 70 da nossa era.
Esta história é largamente conhecida, referida pelos historiadores como a queda de Jerusalém. Os exércitos romanos fizeram merecer á míngua, crucificaram, vararam com flechas ou a golpes de machado centenas de milhares de judeus. Jerusalém desapareceu. Nas palavras de Flábio Josefo, o historiador judeu que presenciou todo o drama, os romanos fizeram com que “futuros visitantes do loccal não conseguissem crer que ela (Jerusalém) alguma vez tivesse sido habitada.” Josephus, War, 7.3; Loeb 3:504,505.
A nação judaica rejeitara persistentemente os profetas. Por fim eles exigiram a morte do Filho de Deus, que viera salvar a todos nós. Assim Deus, relutantemente, teve que deixá-los colher o resultado da suas próprias opções. “Eis que a vossa casa vos ficará deserta”, dissera Jesus, com os olhos rasos de lágrimas. Mateus 23:38.
Jerusalém caiu diante dos seus inimigos porque antes decaíra da presença de Deus. a decisão de deixar Jerusalém entregue à própria sorte, caiu do Céu como fogo, mas a terrível destruição foi levada a efeito pelos inimigos pagãos da cidade, os romanos.
Felizmente, muitas pessoas aprenderam a lição provida por essa “trombeta de advertência”. Muitos judeus, individualmente, tornaram-se valorosos cristãos. Nos escritos dos primeiros líderes cristãos, a queda de Jerusalém era citada como evidência de que o verdadeiro povo de Deus necessitava de maior profundidade espiritual do que aquela que haviam tido os judeus que adoravam a Deus mas rejeitaram Seu Filho.
Amanhã estudaremos a 2ª trombeta, não falte ao encontro.
Fique com Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário