domingo, 14 de março de 2010

ESTRATÉGIA DA PONTA PEQUENA – LEI E GRAÇA

O nosso estudo de hoje aborda a estratégia utilizada pelo diabo para enganar as pessoas nos últimos dias. Antes de começar rogue a Deus a Sua presença.
Nu estudo anterior, vimos quem é que a Bíblia identifica como sendo a ponta pequena de Daniel 7 e a besta de Apocalipse 13. Hoje, queremos examinar de perto a estratégia que Deus diz que a ponta pequena irá usar para enganar as pessoas nos últimos dias. Podemos ler acerca disso em Daniel 7:25: “Proferirá palavras contra o Altíssimo, e consumirá os santos do Altíssimo; cuidará em mudar os tempos e a lei; os santos lhe serão entregues na mão por um tempo, e tempos, e metade de um tempo.”
Nota: A frase chave que revela a estratégia de Satanás é: “e cuidará em mudar os tempos e a lei.” Satanás empreendeu um ataque intenso contra Deus, a Sua lei e o Seu povo leal. Diz aqui que ele blasfema contra Deus, destrói os santos do Altíssimo e ataca a lei de Deus.
A questão óbvia é: Por que razão quer o diabo mudar a lei de Deus? hoje vamos responder a essa pergunta, porque a resposta revela a estratégia de Satanás para enganar milhões de pessoas. Não necessitam de ser enganados porque a Bíblia revela claramente a sua estratégia. É por isso que é tão importante estudar a Bíblia, tal como estamos a fazer.
Vamos ver o que a Bíblia diz acerca da razão por que Satanás quer que as pessoas pensem que a lei foi alterada. Vamos abrir a Bíblia em 1ª João 3:4: “Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.”
Nota: O que é o pecado? O pecado é a transgressão da lei de Deus (ou “iniquidade”, segundo a tradução Ferreira de Almeida.) Ao mudar a lei de Deus, Satanás tenta confundir-nos acerca do que é o pecado. Hoje em dia há pessoas que pensam que matar não é pecado, que a imoralidade sexual e a perversão não são pecado, que roubar não é pecado. Isso é exactamente aquilo que o diabo quer. Ele quer que pensemos que a lei de Deus foi alterada e que o pecado não existe.
Porque é que ele não quereria que soubéssemos o que é pecado? Duas razões.
1. Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Nota: “o salário do pecado é a morte.” Satanás quer que morramos. Quer que continuemos em pecado deliberado e voluntário para que recebamos a penalidade da morte eterna no fogo do inferno. Ele odeia Deus e que magoá-l´O levando o máximo número de pessoas a perder-se. Por isso, ele tenta que continuemos em pecado.
Já imaginou quantos crentes evangélicos amam a Jesus? No entanto, enganados por Satanás (e por seus líderes que sabem que a Lei dos Dez Mandamentos não foi abolida, mas dizendo o contrário tornam-se servos do diabo) caminham no erro? Falam de Jesus, cegos no entanto por aquele que enganou Eva, comem da mesma comida e dão a comer? Que triste! Sinto um enorme sofrimento ao pensar como isto pode acontecer.
2. Romanos 6:23 “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Nota: “Mas o dom garotito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor.” Apesar de todos termos pecado e merecermos morrer no fogo do inferno, Deus deu o Seu Filho para pagar pelos nossos pecados. O Seu Filho morreu na cruz para que não tivéssemos de morrer pelos nossos pecados. Mas temos de fazer alguma coisa para que a Sua morte não tenha sido em vão. Repare que não podemos ganhar a salvação, ela é um “dom de Deus.” Mas temos de dar a nossa vida totalmente a deus e aceitá-l´O como Senhor e Salvador.
No entanto, a única forma de sentirmos a necessidade de um Salvador é reconhecermos, primeiramente, que somos pecadores. O que é que Deus usa para nos dizer que somos pecadores?
Romanos 7:7 “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Contudo, eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.”
Nota: Se Satanás muda a lei, então pode fazer-nos pensar que não estamos a pecar e que não precisamos de um Salvador. É por isso que ele quer “mudar os tempos e a lei”. Está em jogo a vida eterna. É um assunto grave.
Vamos refrescar a memória e ver o que a lei de Deus diz
Êxodo 20:3-17:
“3 Não terás outros deuses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.”
Já reparou se confere com a sua Bíblia? Deve conferir sempre.
Nota: estes são os mandamentos. O seu significado é óbvio. Mas tem havido um ataque a estas lei por parte de dois grupos.
Vou terminar aqui. Dividimos o estudo em duas partes, antes porém, deixe-me fazer-lhe uma pergunta:
Quem são estes dois grupos?
Resposta:
Envie para o meu e-mail: karlos7kosta@gmail.com

CLICAR

Sem comentários:

Enviar um comentário