terça-feira, 16 de março de 2010

ESTRATÉGIA DA PONTA PEQUENA – LEI E GRAÇA (II)

Terminamos o nosso estudo com uma pergunta: Quem são este dois grupos?
Recebi algumas respostas muito interessantes, não nos vamos deter nelas. Entremos no nosso assunto que se relaciona com o ataque a Lei de Deus.
1. O primeiro grupo: a atacar a lei de Deus é o humanismo secular. Vivemos numa sociedade muito secularizada. Poucas pessoas acreditam em absolutos morais. A nossa sociedade acredita que qualquer coisa é aceitável.
O secularismo acha que encontrou liberdade fora das restrições morais da lei de Deus. mas, na realidade, a sociedade secular perde. As leis forma pensadas para proteger a nossa felicidade e o nosso bem-estar. Deus não está a tentar ser desmancha-prazeres. Ele sabe que a única forma de encontrar verdadeiramente a felicidade é aceitá-l´O, e seguir o Seu caminho da vida, tal como está declarado na Sua lei. Porque é que hoje em dia existe tanto crime, lares desfeitos e vidas destroçadas? Porque nos ensinaram que não existem absolutos morais, que podemos fazer tudo aquilo que é correcto. Deus não quer que a nossa vida fique marcada pela transgressão. É claro que Ele nos perdoa quando pecamos, desde que nos arrependamos e recorramos a Ele. Mas, muitas vezes, não se pode dar a volta à dor e às marcas.
2. O segundo grupo: atacou a lei de Deus pode surpreendê-lo/a. Surgiu de um grupo oposto ao humanismo secular. Este ataque veio de algumas igrejas cristãs. Deixe-me explicar porque é que eu digo isto. Alguns cristãos têm ensinado concepções perigosas que levam muitos a supor que a lei de Deus foi abolida, e que a lei dos dez mandamentos já não existe. Isto tem tido consequências negativas.
Em alguns círculos cristãos existem quatro ensinos falsos que levam as pessoas a desobedecer às leis de Deus. Quero abordar consigo cada um deles, para que possa estar consciente e saiba o que a Bíblia diz acerca deles, pois fazem parte da estratégia da ponta pequena para levar as pessoas a pensar que a lei foi alterada.
O primeiro ensino falso é muitas vezes expresso desta forma: “Como somos salvos pela graça, já não precisamos de guardar a lei de Deus.” Esta é outra artimanha do inimigo para nos levar a escolher o pecado.
A salvação pela graça é uma licença para pecar? O que é que a Bíblia diz: Romanos 6:1-2 “Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que abunde a graça? De modo nenhum. Nós, que já morremos para o pecado, como viveremos ainda nele?”
Nota: Não estamos autorizados a transgredir a lei de Deus (lembre-se que esta é a única definição bíblica de pecado) quando estamos sob a graça.
Romanos 6:14-15 “Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum.”
Nota: A graça não nos liberta da responsabilidade de obedecer. Aos sermos salvos pela graça somos ainda mais responsáveis por obedecer.
Vou utilizar uma ilustração. Imagine que um polícia o manda parar por excesso de velocidade. Está sob a lei, infringiu a lei e agora está a ser responsabilizado pelas suas acções. Mas você está muito arrependido e diz isso ao polícia. O polícia responde: “Vejo que está muito arrependido. Vou perdoar-lhe o seu crime. Agora, não se esqueça disto, você é culpado por ter infringido a lei, mas vou ter misericórdia de si. Não precisa de pagar a multa. Pode ir-se embora.” Você fica muito agradecido e muito contente por não ter de pagar uma multa. Agora está sob a lei ou sob a graça? (Resposta: graça). O polícia concedeu-lhe graça. Assim, o que é que vai fazer a seguir? Acelera fortemente pela estrada fora e excede o limite de velocidade de novo? Está sob a graça, não está? Agora já não tem de se preocupar em respeitar essa velha lei do limite de velocidade, pois não? É isso que este falso ensino diz. Mas a verdade é que você não acelera. Na realidade, é até mais cuidadoso do que antes porque agora está sob a graça. Ouça.
Quando experimenta a graça de Deus, salvando-nos dos nossos pecados, não desatamos a cometer pecados voluntários. Somos mais cuidadosos porque estamos sob a graça. Sabemos que a graça custou a vida de Jesus na cruz. Não queremos pecar. E mesmo que desejemos pecar, optamos por não seguir essa tentação, porque amamos Jesus pelos que Ele fez por nós.
• O segundo ensino que desvia as pessoas da obediência à lei de Deus diz: “Hoje não temos de guardar os dez mandamentos. Agora estamos sob a lei do amor.” Vamos ver a palavra de Deus.
Mateus 22:35-40
“35 e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo:
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
38 Este é o grande e primeiro mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”
Nota: Aqui a frase chave está no verso 40. “Destes dois mandamentos depende toda a lei.” O amor a Deus e ao nosso próximo resume os dez mandamentos. Os primeiros quatro mandamentos dizem-nos como amar a Deus. Os últimos seis mandamentos dizem-nos como amar o nosso próximo. Se não fossem os dez mandamentos, não saberíamos como amar Deus ou o Homem. Sim, devemos amar. Mas Jesus não disse que isso aboliria os Seus mandamentos. Ele apenas chamou a atenção dos judeus, que tinham esquecido o amor, para o facto de que os mandamentos de Deus nos dizem como amar Deus e os homens.
3. O terceiro ensino: que leva as pessoas a pensar que a lei de Deus foi alterada diz: “Jesus guardou a lei e por isso nós não precisamos de a guardar.” Este é semelhante a dizer que “Não estamos sob a lei mas sob a graça.” Vamos ver em Mateus 14:15 “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.”
Nota: Jesus diz que quer que nós guardemos os Seus mandamentos se O amamos. Isto está claro.
1ª João 5:2,3 “ Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus, se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus, que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são penosos.”
Nota: Se amamos verdadeiramente Jesus, obedecer à Sua lei não será um fardo, porque queremos amar Deus e o nosso próximo.
4. O quarto ensino: é, provavelmente, um doa mais perigosos porque ensina que há duas formas de nos salvarmos. Afirma que existem duas “dispensações” nas quais as pessoas no Velho Testamento eram salvas por guardar a lei e no Novo Testamento pela graça. O que é que a Bíblia diz acerca disto?
João 14:6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
Nota: Só existe uma forma de ganhar a vida eterna que é através de Jesus. Nenhuma pessoa do Velho Testamento foi salva pelas obras.
Génesis 6:8 “Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.”
Êxodo 33:17 “Ao que disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço pelo teu nome.”
Nota: Noé e Moisés encontraram a graça.
Hebreus 4:2 “Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram.”
Nota: “Eles” refere-se às pessoas que viveram no Velho Testamento (ver Heb. 3:16-19; 4:1,2). O Evangelho foi pregado a eles tal como é pregado a nós.
Existe apenas uma forma de ganhar a vida eterna que é através do sangue derramado de Jesus. As pessoas do Velho Testamento encaravam o futuro através da fé na cruz. Nós, que vivemos no Novo Testamento, olhamos para trás através da fé na cruz. Mas, estando salvos, todos obedecemos.
Assim, pode constatar que as quatro razões, que algumas pessoas dão para não obedecer aos dez mandamentos, não estão de acordo com a palavra de Deus. temos de estar atentos. Agora que sabemos o que a Bíblia diz acerca da estratégia de Satanás, podemos ver que isso faz apenas parte do seu plano para nos manter no pecado. Ele não quer que sintamos a necessidade de um Salvador; e não quer que paremos de pecar, porque quer que recebamos o salário do pecado – a morte.
Não está agradecido/a por não sermos salvos pelas nossas obras? Todos estaríamos perdidos, porque todos pecamos. Não está agradecido/a porque a salvação pela graça significa que, em Jesus, podemos obedecer-Lhe através do Seu poder e amor?
Tome a sua decisão. Sei que nem sempre é fácil, sei também por experiência pessoal que do Alto vem o poder que necessitamos para ser fiéis e viver na graça. Amem.

Sem comentários:

Enviar um comentário