segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O CONLTIO DOS SÉCULOS NO APOCALIPSE



Introdução: Um conflito de proporções cósmicas, bem organizado, tem tido lugar na nossa Terra. Não se trata de um drama com carácter virtual, ou de ficção, mas algo bem concreto que desde os primórdios da raça humana tem tocado todos os seres humanos de forma indiscriminada, crentes e descrentes, brancos e negros, ricos e pobres, sábios e humildes, velhos e jovens. Este conflito também lhe toca a si.

Jesus o Filho de Deus, dirige com poder as forças do Bem. Ele têm demonstrado um apreço infinito por cada criatura que trilha os caminhos poeirentos desta terra, a todos Ele dispensa, nesta luta, apoio, simpatia e força. Ele é digno da nossa admiração e da nossa confiança.
Por outro lado, alguém conduz as forças do mal com poder e astúcia, de forma impiedosa ataca e destrói, inspira o ódio e a dissensão, envia os seus mensageiros em missões de separar, sem escrúpulos, os filhos dos pais, o marido da esposa, instila ódio entre irmãos, dissemina a doença, a dor, a solidão e a morte.

No princípio quando Deus criou Adão e Eva, colocou nos seus corações a necessidade de amarem e serem amados, bem como o sentido da adoração ao Criador. Porém o adversário de Deus, Satanás, tem conseguido inverter esses sentimentos e modificá-los. Muitos, a maioria, inocentemente se têm deixado cair nesta armadilha de sofrimento e morte. É propósito do Apocalipse revelar este drama e convidar os sinceros a voltar à origem, como quando não havia mal, para tanto podemos contar com o apoio e força de Jesus e de todos os Seus anjos.

1- Que títulos atribui o Apocalipse a Satanás ?:

Nota explicativa: Satanás é mencionado de forma específica 55 vezes no Apocalipse, muitas outras vezes agindo através dos seus agentes, com um propósito permanente destruir a obra de Deus e o Seu povo.
A cruz do Calvário é o clímax da revelação do carácter malévolo de Satanás e é simultaneamente a manifestação grandiosa do amor de Deus. A cruz representa o preço pago por cada ser humano que reconhece em Jesus o Salvador pessoal.

2 – Qual é a origem do Diabo?:
Apocalipse 12:7-9; II São Pedro 2:4

Nota explicativa: São João apresenta a história breve do conflito que houve no céu entre Satanás e Cristo, desde a origem até ao momento em que Cristo triunfou sobre a cruz (Colossenses 2:14,15), altura em que Satanás foi definitivamente expulso do céu (Apocalipse 12:10-12), onde continua o conflito até ao tempo do fim (Apocalipse 12:13-16).
Em Apocalipse 12:7-9, São João centra a sua atenção particularmente no céu, em relação com a morte de Jesus na Cruz. Ainda que se possa entender na frase: “E houve guerra no céu”, uma referência ao tempo anterior à criação e habitação da terra, quando as hostilidades do dragão começaram porque Lúcifer aspirava a ser semelhante a Deus (Isaías 14:13,14; Ezequiel 28:12-16).
No livro de Ezequiel, Satanás é apresentado na figura do rei de Tiro. Em Isaías, como rei de Babilónia, ou seja o que governa, o que ele pretendia fazer no céu, e que continua a querer concretizar no coração de cada ser humano.

3 – Quantos anjos se uniram a Lúcifer e com ele foram expulsos do céu?:
Apocalipse 12:3,4,7-9

Nota explicativa: “Estrelas” nestes textos significam anjos (Apocalipse 1:20). Esta figura já tinha sido utilizada por Jó quando diz: “...as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus” (Jó 38:7). Quer dizer que durante a criação os anjos cantavam. A verdade é que Satanás conseguiu seduzir 1/3 dos anjos do céu. Quem consegue fazer tal coisa com anjos que não conheciam o pecado, confirma de forma inequívoca um poder extraordinário para seduzir e convencer. A única segurança é morar perto de Jesus.

4 – Qual é a origem de Satanás e dos anjos?:
Colossenses 1:16

Nota explicativa: Jesus criou todas as coisas, Ele também criou o anjo que introduziu o pecado no universo. Como terá Jesus sofrido ao ver a rebelião e a maldade a desenvolver-se no coração deste anjo? Era o anjo mais magnifico do céu! Tornou-se no entanto um rebelde, e separou-se de Deus. O mesmo acontece hoje, o pecado provoca rotura, tristeza e infelicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário