sexta-feira, 30 de outubro de 2009

APOKÁLUPSIS x REVELAÇÃO


Introdução: A primeira frase do último livro da Bíblia identifica-o como sendo a “revelação de Jesus Cristo”: Apocalipse 1:1

Trata-se pois, duma revelação. Não é qualquer coisa de oculta ou misteriosa. A palavra grega “apokálupsis”, que deu origem ao termo “apocalipse”, “revelação”, refere-se a qualquer coisa da qual se retira um véu para que se possa ver, em linguagem religiosa, relaciona-se com o facto do véu ser retirado para que se veja o futuro. Apocalipse, é o livro do amanhecer, o raiar do futuro.

Porque razão o Apocalipse, ou seja, Revelação, tem hoje, esta carga negativa de livro que fala de “juízo final”? Apresentamos algumas razões:

1ª A simbologia: sete igrejas, um livro selado, 144.000, quatro cavaleiros, o selo de Deus, sete trombetas, duas testemunhas que choram, uma mulher e a lua, a besta, a marca da besta, a mensagem dos três anjos, a vindima da terra, as sete pragas, a queda da Babilónia, Satanás preso, novos céus e uma nova terra.

2ª A consciência: Um sentimento generalizado de que este livro foi escrito para o nosso tempo, os últimos dias  da história da terra (Apocalipse 22:10-12).

3ª O desconhecido: Não pretendemos ser “iluminados” mas também não queremos a responsabilidade de não tocar os sinos a rebate. Se os que ouvem se juntam ou não para aceitar a verdade neste livro contida, será do livre arbítrio de cada um. Com amor e sinceridade tocamos os sinos, (Apocalipse 1:3).

1- Qual era a razão de Jesus falar por Parábolas?

São Lucas 8:10

Nota explicativa: Jesus frequentemente escondia as verdades em linguagem carregada de símbolos, para que só os que estavam sinceramente interessados em descobrir a mesma, vivessem essa experiência na medida que se deixassem impressionar pelo Espírito Santo. Se assim não fosse os servidores de Satanás teriam destruído o Livro, fora a verdade evidente.

2- Será capaz de encontrar os 3 símbolos - chave da profecia bíblica?
2-1  Animal (ou besta): Daniel 7:23
2-2 Águas: Apocalipse 17:15  
3-3 Um dia: Ezequiel 4:6           

Nota explicativa: Onde coloca ano, multidões e reinos(poder)?

3- Na sua opinião poder-se-à confiar na profecia bíblica ?

II São Pedro 1:19

Nota explicativa: A profecia bíblica é mais fiável que uma testemunha presencial. Deus que a revela conhece melhor o futuro do que nós o passado.


4- Acha que as profecias bíblicas se podem interpretar exclusivamente com base no conhecimento humano?
II São Pedro 1:20
Apocalipse 22:18,19

Nota explicativa: Estas passagens bíblicas autenticam e previnem que a Palavra de Deus não deve ser alterada. Referindo-se ao Antigo Testamento, Flávio Josefo, historiador contemporâneo de Jesus disse: “Apesar de se terem passado séculos, ninguém ousou acrescentar, tirar ou mudar uma única sílaba” (Contra Apión i. 8).

5- Porque razão certas pessoas dizem que o Apocalipse é incompreensível?
Isaías 29:10-14

Nota explicativa: Esta passagem revela perfeitamente os desígnios de Satanás, que tem como propósito impedir que se compreenda o Apocalipse, porque este revela o seu caracter mentiroso e falso.

6- Procure outras Chaves bíblicas:
6-1. I Corintios 2:14    ­
6-2. Apocalipse 21:6    ­­­­
6-3. II Timóteo 2:15   
6-4. Actos 17:11          
6-5. Apocalipse 1:3     
6-6. São João 7:17

Nota explicativa: Para poder compreender claramente a verdade de Deus, é necessário ter o discernimento espiritual, o qual é dado pelo Espírito Santo a todos que amam e desejam servir a Deus.

7- Quais são as promessas feitas aos que querem servir e honrar o Senhor?
Apocalipse 3:10

Apocalipse 22:14

 Apelo: Qual é o seu sentimento no final deste primeiro estudo sobre o Apocalipse? Quer ir mais longe? Ser mais forte? Ter mais paz? Então, continue porque o Espírito Santo está à sua mão direita!
Os pecados mais difíceis de vencer são o orgulho e a presunção. Estes defeitos impedem o crescimento espiritual. Que Deus o abençoe!

Sem comentários:

Enviar um comentário