segunda-feira, 12 de outubro de 2009

APOCALIPSE: QUANDO SERÁ O JUÍZO DE DEUS?

1- Que certeza temos de que haverá um julgamento?
(Actos 17:30,31) - Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
2- Estava o juízo ainda no futuro, no tempo de S. Paulo?
(Actos 24:25) - E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei.
3- Quantas pessoas deverão enfrentar o juízo?
(Eclesiastes 3:17) – Eu disse no meu coração: Deus julgará o justo e o ímpio; porque há um tempo para todo o propósito e para toda a obra.
(2ª Coríntios 5:10) – Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.
4- Que motivo apresentou Salomão para insistir em que temam a Deus e guardem os Seus mandamentos?
(Eclesiastes 12:14) – Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
5- Que visão da cena do juízo foi permitida ver a Daniel?
(Daniel 7:9,10) – Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
6- Fundamentalmente o que será avaliado no juízo?
(Apocalipse 20:12) – E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
7- Que diz a Bíblia sobre o registo escrito, ou memorial?
(Malaquias 3:16) – Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram frequentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome.
8- Quem inicia o juízo e o preside?
(Daniel 7:9) – Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.
9- Quem serve a Deus e O auxilia no juízo?
(Daniel 7:10) – Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros.
Ver Apocalipse 5:11.
10- Quem é conduzido então perante o Pai?
(Daniel 7:13) – Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o Filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.
11- Na qualidade de Advogado do Seu povo, que confessa Cristo perante o Pai e os Seus anjos?
(Apocalipse 3:5) – O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Ver Mateus 10:32,33; Marcos 8:38.
Nota: Na vigência do juízo, tanto os justos como os ímpios estão ainda mortos nos sepulcros. O registo da vida de cada um, no entanto, consta dos livros do Céu, e por esse registo é bem conhecido o seu carácter e actos. Cristo ali está para interceder em favor dos que O escolheram para Advogado. 1ª João 2:1. Ao apelar para que os pecados deles sejam apagados dos livros de registo, Jesus apresenta o Seu sangue. Como o lugar do juízo é o Céu, onde está o trono de Deus, e como Cristo está presente em Pessoa, conclui-se que a obra do juízo se dá também no Céu. Todos são julgados pelo registo da sua vida, respondendo assim pelos actos cometidos por meio do corpo. Essa obra não somente decidirá para sempre os casos dos mortos, mas também porá fim ao tempo da graça para todos quantos estão vivos, depois do que, Cristo virá para levar para Si aqueles que a Ele permaneceram fiéis.
12- Depois de, pelo juízo preparatório, terem sido determinados os súbditos do reino, que é dado a Cristo?
(Daniel 7:14) – E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.
13- Que título terá Cristo quando vier pela segunda vez?
(Apocalipse 19:16) – E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores.
14- Que fará o Senhor Jesus a cada pessoa?
(Mateus 16:27) – Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.
Ver Apocalipse 22:12.
15- Para onde levará Cristo o SEU povo?
(João 14:2,3) – Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
16- Quantos mortos ressuscitarão?
(João 5:28,29) – Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
17- Que tempo haverá entre as duas ressurreições?
(Apocalipse 20:4,5) – E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos. Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
18- Como deveria ser revelado ao mundo o começo do juízo?
(Apocalipse 14:6,7) – E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo. Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Sem comentários:

Enviar um comentário