terça-feira, 6 de outubro de 2009

APOCALIPSE: UMA NAÇÃO SANTA

Introdução: No deserto do Sinai, há mais de 3.500 anos, Deus deu uma representação do que seria o plano da salvação. Desde então, Deus serve-se das mesmas figuras para anunciar o julgamento.

Pode parecer-lhe inacreditável, mas no Apocalipse a Igreja de Deus é identificada justamente porque ela assume a missão de anunciar a todo o mundo o julgamento. Será que pode acreditar nisto? É no entanto verdade!

1- Deus pede ao Seu povo para construir um santuário.
Êxodo 25:8.

Nota explicativa: Este santuário era o lugar onde Deus se encontrava com o Seu povo. Em sentido espiritual, Deus sempre habitou entre os homens e não repousa até ter uma morada (Salmo 132:13-16), em primeiro lugar no coração de cada pessoa (I Corintios 3:16-7; 6:19). Este santuário ou tabernáculo era o lugar do encontro “visível” com Deus e também o lugar do ritual e dos sacrifícios, eles também, apontavam para o único e verdadeiro sacrifício, Jesus.

2- Quem é O arquitecto deste santuário?
Êxodo 25:40.

Nota explicativa: O próprio Deus.

3- Onde se encontra o modelo do santuário que Deus ordenou a Moisés que construísse?
Hebreus 9:28; 8:1-5.

Nota explicativa: O santuário terrestre, centro de actividades solenes, representava o que Deus, o Espírito Santo e os anjos, fazem no céu em favor da salvação de todos os homens.

4- Que aconteceu ao santuário quando Jesus morreu?
São Marcos 15:37-38.

Nota explicativa: Rasgou-se o véu, que separava o lugar santo do lugar santíssimo, por este gesto Deus proclamava que as actividades no santuário tinham chegado ao seu fim. Jesus tinha morrido, Ele era o cumprimento de todas as cerimónias que se passavam neste lugar, desde do pátio, passando pelo lugar santo até ao lugar santíssimo (I Corintios 5:7).

O Tabernáculo tal como é descrito em Êxodo 25
O Santuário no tempo de Jesus era de grande imponência,
o que resta dele hoje, é o muro das lamentações em Israel.

5- Quem é o nosso Único Sumo Sacerdote?
Hebreus 8:1-2; 9:24.

Nota explicativa: Só Jesus, é o nosso representante diante do trono do Pai. Mais ninguém tem méritos suficientes para ocupar essa função intercessora e salvífica.

6- Depois da Sua morte e ascensão ao Céu, onde começou Jesus o Seu ministério intercessor?
Apocalipse 1:12-13. Nota explicativa: Jesus começou o Seu ministério como nosso intercessor no Lugar Santo, a primeira parte do Santuário celeste, lugar onde se encontram os sete castiçais. O tabernáculo terrestre conforme figura acima, era constituído por três partes: pátio, lugar santo e lugar santíssimo. Ora, em Apocalipse Jesus é visto por São João entre o castiçal.

Nota: a) pátio a terra, onde Jesus morreu; b) lugar santo, onde Jesus entrou depois da ascensão; c) lugar santíssimo, onde Jesus se encontra depois de 1844.

7- Daniel ajuda a compreender o julgamento realizado e consumado no Apocalipse (Daniel e São João são profetas escatológicos).
Daniel 9:25-27.


Nota explicativa:
a) Deus concedeu aos Judeus no ano 457 a.C., um estatuto de nação privilegiada por um período de 490 anos, período que começava com o decreto do rei Artaxerxes, rei dos Medos e dos Persas, e que dominava por esta ocasião Israel (durante 70 anos). Ele promulgou a autorização da reconstrução de Jerusalém (Outono de 457 a.C.), este perído de 490 anos começava pois em 457 a.C., e terminaria com a lapidação de Estêvão (Outono do ano 34 d.C.).

b) Os primeiros 483 anos foram até ao aparecimento do Messias. Jesus surge junto às margens do Jordão para ser baptizado por João, o Baptista, por essa altura Jesus é Ungido com o Espírito Santo de forma especial (São Mateus 3:13-17).

c) A crucifixão de Jesus aconteceu 3 anos e meio depois do baptismo, na Páscoa do ano 31 d.C. Esta data fixa o meio da 70ª semana anunciada por Daniel.

d) Estêvão foi lapidado 3 anos e meio depois da morte de Jesus, ou seja no Outono do ano 34 d.C. Esta data fixa o tempo determinado para o povo Judeu como povo eleito. A partir desta altura o Evangelho é anunciado aos pagãos.

1- Porque razão Jesus dizia aos Seus discípulos que não deviam pregar aos pagãos, aquando da Sua primeira viagem missionária?
São Mateus 10:5-6.

Nota explicativa: Jesus dá a possibilidade aos Judeus de serem os primeiros a receber o Evangelho e serem eles a proclamá-lo ao mundo. Tiveram possibilidade até ao ano 34 d.C., de revelar a sua vontade de aceitarem o plano de Deus para eles.

2- O que se passou quando os Judeus começaram a perseguir os Cristãos?
Actos 8:4.

Nota explicativa: Os Judeus perderam a sua posição de povo eleito quando Estêvão foi morto, a partir desta altura os Judeus lançaram vagas sucessivas de perseguições aos Cristãos. Hoje, os Judeus podem encontrar a salvação pela aceitação de Jesus, como todas as pessoas sobre a face da Terra. Mais tarde, São Paulo declara os Judeus rebeldes (Actos 13:46).

3- Qual foi a profecia de Jesus em relação à nação Judaica em consequência da sua persistente rebeldia?
Mateus 21:43.

Nota explicativa: A nova nação mencionada nesta passagem de Jesus, trata-se de Israel Espiritual (Gálatas 6:15-16). Todos os discípulos em qualquer parte do Mundo, fazem parte desta “nação santa” (I Pedro 2:9). As promessas feitas ao Antigo Israel aplicam-se à Igreja de Deus. As profecias do Apocalipse têm particular valor para o Israel espiritual. É por esta razão que lhe apresentamos este Seminário.

Apelo: Se chegou até aqui, você é uma pessoa que procura a “nação santa”, deixe que lhe diga: já a encontrou. Una-se a ela e torne-se mensageiro/a na proclamação da Verdade. Deus o/a abençoe!

Sem comentários:

Enviar um comentário