quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

OS NOSSOS DIAS NA PROFECIA DANIEL 2 - PARTE A

HOJE vamos começar a estudar a fantástica previsão que a Bíblia faz de 2500 anos de história antes dela ter acontecido. Relaciona-se com a actualidade e revela a forma como o mundo irá acabar. Sempre que eu estudo a Bíblia gosto de pedir a orientação de Deus. Gostaria de pedir a Deus sabedoria para entender o que vamos estudar? Então feche os olhos e fale com Deus.
Vamos abrir as nossas Bíblias em Daniel 2 para estudarmos esta profecia fantástica. Fica combinado que eu vou colocar o texto bíblico integral aqui, você pode ler na sua Bíblia, está bem?
Daniel 2:1-3 (estes são os nossos textos se quer leia na sua Bíblia e pode conferir com os que vou colocar, Deus o/a abençoe)
1 Ora no segundo ano do reinado de Nabucodonozor, teve este uns sonhos; e o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono.
2 Então o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os adivinhadores, e os caldeus, para que declarassem ao rei os seus sonhos; eles vieram, pois, e se apresentaram diante do rei.
3 E o rei lhes disse: Tive um sonho, e para saber o sonho está perturbado o meu espírito.
(Entendeu o método? Aqui nos versos 1 a 3 pode ler o texto acima mencionado, gostou?)
Agora vou falar-lhe um pouco acerca do pano de fundo desta história (você tem que me desculpar – falo para amigos brasileiros – eu sou português e naturalmente escrevo o português de Portugal, tem algumas nuances diferentes, ainda que eu pelo muito contacto que tenho com brasileiros, tento ficar entre os dois; português BR, português PT.). Ela acontece por volta do ano 603 a.C. Este rei governa o império mais forte daquela altura, e Daniel é um judeu que foi levado cativo para Babilónia quando o rei atacou Jerusalém.
Esta história regista a forma como Deus deu ao rei Nabucodonosor um sonho profético acerca dos eventos dos últimos dias. Sabemos isto porque Deus dá a Daniel a capacidade de interpretar o sonho. Vamos ler o que Deus disse ao rei.
Daniel 2:27-30 (ler)
27 Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exigiu, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhadores lhe podem revelar;
28 mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que há de suceder nos últimos dias. O teu sonho e as visões que tiveste na tua cama são estas:
29 Estando tu, ó rei, na tua cama, subiram os teus pensamentos sobre o que havia de suceder no futuro. Aquele, pois, que revela os mistérios te fez saber o que há de ser.
30 E a mim me foi revelado este mistério, não por ter eu mais sabedoria que qualquer outro vivente, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.
Já leu?
Então vejamos, Daniel diz ao rei que o Deus do Céu está a revelar-lhe os segredos do futuro. Repare o que diz o versículo (verso) 28. De que dias fala este sonho? “Dos últimos dias.” Portanto esperamos que fale dos últimos dias da Terra. Mas ele inclui mais do que isso. Lemos acerca disso no versículo 29.
Daniel 2:29 (leia no texto acima) Daniel diz ao rei que este sonho irá revelar o “que há-de ser” no original acrescenta “depois disto.” Este é um aspecto interessante. O que Daniel está a dizer é que este sonho nos levará desde aquele ponto no tempo, por volta de 63 a.C., até aos últimos dias. Por outras palavras, Deus deu ao rei um serumo da história da Terra desde 603 a.C. até ao seu fim.
Porque é que Deus deu este sonho ao rei? São três as razões mencionadas. A primeira é para que possamos conhecer o futuro. Podemos ler isto no versículo 28.
A segunda razão está registada (registrada) no versículo 30.
Daniel 2:30
“30 E a mim me foi revelado este mistério, não por ter eu mais sabedoria que qualquer outro vivente, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.”
Leu? Foi revelado para o bem de Daniel e dos seus amigos que interpretam o sonho. Deus queria colocar Daniel e os seus amigos em posições de destaque a fim de que eles fossem Suas testemunhas. Assim, ele tomou providências para que eles fossem os únicos sábios a interpretar o sonho do rei.
(vou parar aqui, para pedir desculpas aos portugueses por me ter dirigido aos brasileiros como o fiz acima, a razão prende-se que a consulta aos meus blogues há uma proporção de 300 brasileiros para 10 portugueses)
A capacidade de interpretar sonhos e compreender a profecia teria um impacto forte durante toda a vida de Daniel. Podemos ver isso no versículo 49: “A pedido de Daniel, o rei constituiu superintendentes sobre os negócios da província de Babilónia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na corte do rei.”
Penso que aqui também existe uma lição para nós. Compreender a profecia bíblica traz-nos muitas bênçãos. Em primeiro lugar, elas ajudam-nos a entender o futuro. Isto é sempre útil porque permite preparar-nos para o que está para vir. É como quando a meteorologia nos diz que se aproxima uma grande tempestade; nós levamos as plantas e os animais para dentro e preparamos tudo. Quando sabemos o que o futuro nos reserva, podemos preparar-nos. É claro que a preparação mais importante para o nosso futuro é estar espiritualmente bem com Deus, não é?
A terceira razão por que Deus deu este sonho ao rei está no versículo 30: “E a mim me foi revelado este mistério, não por ter eu mais sabedoria que qualquer outro vivente, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses os pensamentos do teu coração.”
Leu a última frase? “e para que entendesses os pensamentos do teu coração.” Esta é provavelmente a razão mais importante da profecia – conhecer melhor o nosso coração e como podemos chegar-nos a Deus. Deus queria que o rei se arrependesse dos seus pecados e aceitasse a salvação. Ao dar-lhe este sonho Deus esperava converter Nabucodonosor. Ao estudar a profecia descobri que ela faz o mesmo por mim. Ela aproxima-me de Jesus e inspira-me a viver completamente para Ele.
Portanto, as três razões por que Deus deu este sonho ao rei são também as mesmas três razoes por que Deus nos dá a profecia para estuar. Elas:
1. Prevêem o futuro para que possamos saber o que está para vir.
2. Protegem o Seu povo para que possamos preparar-nos para o que está para vir.
3. Convertem-nos e aproxima-nos mais d´Ele para que nos acheguemos a Jesus, o único que nos pode dar segurança no futuro.
Estou a orar para que durante estes estudos, possamos sentir estas três razoes na nossa vida. Que possamos aprender o que a Bíblia diz acerca do futuro. Que saibamos quais as decisões que devemos tomar para nos protegermos a nós mesmos e aos nossos queridos; e, o mais importante de tudo, que nos aproximemos de Deus e da Sua palavra. É isso que deseja?
Hoje vou parar aqui, continuamos amanhã se Deus quiser. Deus derrame bênçãos sobre si e a sua família em Jesus. Amem!

Sem comentários:

Enviar um comentário