domingo, 24 de janeiro de 2010

O PROCESSO LENTO DA MUDANÇA DO SÁBADO PARA O DOMINGO

Não creia que apresento este assunto para ferir ou magoar alguém, não. Oro ao Deus Eterno que me derrame sobre mim e sobre você o Espírito Santo, necessitamos do poder para compreender este assunto e tomar a decisão contra a "corrente". Deixe a Bíblia falar, nós perguntamos e ela responde, o Senhor nos abençoe em Jesus. Amém!
Introdução: Denifinição do Dicionário (KLS) relativa à palavra: LEI
"Lei - Regra necessária ou obrigatória: submeter-se a uma lei/Acto de autoridade soberana, que regula, ordena, autoriza ou veda: promulgar uma lei/Lei Divina, conjunto dos preceitos que Deus ordenou aos homens pela revelação.
Faz o Sábado parte da Lei Divina?
(Êxodo 20:8-11) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
Qual, segundo a revelação, seria a atitude de Cristo em relação à Lei?
(Isaías 42:21) - O SENHOR se agradava dele por amor da sua justiça; engrandeceu-o pela lei, e o fez glorioso.
No primeiro discurso de Cristo, como se referiu à Lei?
(Mateus 5:17) - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
A Lei de Deus é para durar por quanto tempo?
(Mateus 5:18) - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
Nota: Torna-se óbvio por estas afirmações do Senhor Jesus que a Lei de Deus na qual se incorpora o Sábado como mandamento, não seria abolido na dispensação cristã, e que Cristo não tinha em mente fazer qualquer alteração a algum dos mandamentos. No entanto a prática cristã é bem diferente, ou seja, em vez de ter em alta estima a Lei de Deus e naturalmente o Sábado, guardam o Domingo, crendo que foi Cristo que fez esta abolição. Vemos nas próprias palavras do Senhor que não faz nenhuma alusão a alterar. Deve buscar-se, pois, em qualquer outra parte a responsabilidade dessa mundança.
Que disse Deus, pelo profeta Daniel (ver neste site o portal: viverpelaverdade), que o poder representado pela "ponta pequena" cuidaria em fazer?
(Daniel 7:25) - E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.
Que disse o Apóstolo Paulo, faria "o homem do pecado"?
(II Tessalonicenses 2:2,3) - Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição.
Nota: Só existe um meio pelo qual qualquer poder pode exaltar-se acima de Deus, e esse é pretender mudar a Lei de Deus, e exigir obediencia à sua própria lei em lugar à Lei de Deus.
Que poder se atribui autoridade para mudar a Lei de Deus?
* O papado.
"O Papa é de tão grande autoridade e poder que ele pode modificar, explicar ou interpretar mesmo as leis divinas... O Papa pode modificar uma Lei Divina, visto o seu poder não provir de homem, mas de Deus, e ele age como representante de Deus na Terra." Lucius Ferraris, Prompta Bibliotheca, "Papa," art. 2.
Que mandamento da Lei de Deus especialmente cuidou o papado em mudar?
* O quarto mandamento.
"Eles (os Católicos) alegam que o Sábado foi mudado para o Domingo, o dia do Senhor, contrariamente ao Decálogo, como é evidente; nem existe exemplo algum de maior jactância do que a mudança do dia de repouso. Grande, dizem eles, é o poder e autoridade da Igreja, visto haver dispensado um dos Dez Mandamentos." - Augsburg Confessions, Art. XXVIII.
"Ela (a Igreja Católica Romana) subverteu o quarto mandamento, dispensando o Sábado da Palavra de Deus e substituindo-o pelo Domingo, como dia santificado." - S. Summerbell, em History of the Christians, p. 418.
Qual foi o propósito de Deus ao ordenar a Israel ao sanfiticar o Sábado?
(Ezequiel 20:20) - E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.
Como o Sábado foi dado para que o homem se lembrasse de Deus como Seu Criador, pode perceber-se imediatamente que um poder buscasse exaltar-se acima de Deus, um poder que procuraria em primeiro lugar cobrir ou remover aquilo que chama a atenção do homem para o Seu Criador. Isto não poderia ser feito com mais eficiência do que pondo de parte a memória divina - o Sábado do sétimo dia. A esse trabalho do papado faz Daniel referencia, ao dizer: "Ele cuidará em mudar os tempos e a lei." Daniel 7:25.
Reconhece o papado ter mudado o Sábado?
* Sim.
- Pergunta: Como podeis provar que a Igreja possui poder de ordenar festas e dias santos?
- Resposta: Pelo próprio acto da mudança do dia de descanso para o Domingo, o qual todos os Protestantes aceitam; e portanto, contradizem-se positivamente, observando o Domingo, e violando a maioria dos outros dias de festas ordenados pela mesma Igreja.
Abridgement of Christian Doctrine, plo Rev. Henry Tuberville, D.D., do Douay College, França (1649), p. 58.
- Pergunta: Tendes qualquer outra maneira de provar que a Igreja tem poder de instituir festas por preceito?
- Resposta: Não tivesse ela esse poder, e não poderia ter feito aquilo em que concordam todos os Dirigentes das Religiões Cristãs - não poderia ter substituído a observancia do Sábado do sétimo dia da semana, pela do Domingo, o primeiro dia, mudança para a qual não há autoridade Escriturística." Catecismo Doutrinal, do Reverendo Stephan Keenan, p. 174.
"A Igreja Católica, por sua própria e infalível autoridade criou o Domingo como dia santificado para substituir o Sábado, da Lei." Kansas City Catholic, de 9 de Fevereiro de 1893.
Reconhecem as autoridades católicas não ter a Bíblia mandamento algum para a santificação do Domingo?
"Podereis ler a Bíblia do Génesis ao Apocalipse, e não encontrareis uma única linha que autorize a santificação do Domingo. As Escrituras ordenam a observancia religiosa do Sábado, dia que nós não santificamos." Cardeal Gibbons em The Faith of Our Fathers, edição de 1892, p. 111.
"O Domingo é uma instituição católica, e a sua observancia só pode ser defendida por principios católicos. De principio a fim das Escrituras não é possível encontrar uma única passagem que autorize a mudança do culto público semanal, do último para o primeiro dia da semana."
Catholic Press (Sidney, Australia), 25 de Agosto de 1900.
Reconhecem isso os escritores Protestantes?
* Sim.
O Dr. Edward T. Hiscox, autor do Manual Baptista, fez perante um grupo de pastores, a seguinte e sincera admissão: "Havia e há um mandamento de manda santificar o Sábado, mas esse Sábado não era o Domingo. Dir-se-á, entretanto, e com alguma demonstração de triunfo, que o Sábado foi transferido do sétimo dia para o primeiro dia da semana, com todos os seus deveres, privilégios e sanções. Sinceramente desejo de informação sobre esse assunto, que estudei por muitos anos, pergunto: Onde é possível encontrar-se o registo de uma tal mudança? Não no Novo Testamento, absolutamente não. Não existe prova escrituristica da mudança da instituição do Sábado do sétimo dia para o primeiro dia da semana.
"É claro" conua ele, "que sei prefeitamente ter o Domingo entrado em uso, como dia religioso, na primitiva história cristã, o que sabemos através dos pais da Igreja e de outras fontes. Que pena, porém, que ele nos venha assinalado com a marca do paganismo e baptizado com o nome do deus Sol, em seguida adoptado e sancionado pela apostasia papal, e legado ao protestantismo como uma doação sagrada." De um discurso feito a 13 de Novembro de 1893.
Presbiterianos: "O Sábado cristão (domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela Igreja Primitiva chamado o Sábado." Tratado de Teologia de Dwight, vol. 4, p. 401.
Congregacionalistas: "Não existe na Bíblia mandamento que requeira de nós a observancia do primeiro dia da semana como sendo o Sábado cristão." Mode and Subjects of Baptism, por Fowler.
Episcopais: "A festa do Domingo, como todas as outras festividades, foi sempre uma ordenança simplesmente humana, e estava longe das cogitações so Apóstolos estabelecer a este respeito uma ordem divina - longe deles e da Primeira Igreja Apostólica transferir para o Domingo as leis do Sábado." The History of the Christians Religion and Church, Neander, p. 186.
Metodistas: "É certo não haver mandamento positivo para o baptismo infantil... Também não o há para santificar o primeiro dia da semana." Theological Compend (1902), Rev. Amós Binney, ps. 180,181.
Luteranos: "A observancia do dia do Senhor (domingo) não se baseia em nenhum mandamento de Deus, mas sim na autoridade da Igreja." Augsburg Confession of Faith.
Como se processou esta mudança na observancia dos dias, subitamente ou gradualmente?
* Gradualmente.
"A Igreja Cristã não operou uma transferência formal de um dia para o outro, mas sim gradual e quase inconscientemente." The Voice from Sinai, Archdeacon F. W. Farrar, p. 167.
Nota. Esta é em si mesma, a prova de não ter havido mandamento divino para a mudança do Sábado.
Durante quanto tempo foi o Sábado observado na Igreja Cristã?
* Por muitos séculos. Efectivamente, a sua observancia nunca cessou completamente entre os cristãos.
Nota: Diz o Sr. Mrer, ilustre clérigo da Igreja da Inglaterra: "Os primitivos cristãos tinham grande veneração pelo Sábado e passavm o dia em devoção e sermões. E não é de duvidar que os próprios Apóstolos tenham tido esta pratica." Diálogos Sobre o Dia do Senhor, p. 189.
"O Sábado foi religiosamente observado na Igreja do Oriente, durante mais de trezentos anos depois da paixão do Salvador." Learned Treatise of the Sabbath, pelo Professor E. Brerwood, do Gresham College, Londres (Episcopal), p. 77.
Lyman Coleman, criterioso e sincero historiador, diz: "Retrocedendo até ao quinto século, foi contínua a observancia do Sábado na Igreja Cristã, mas com rigor e solenidade gradualmente decrescente, até ser de todo abolida." Ancient Christianity Exemplified, cap. 26, secção 2.
Diz o historiador Sócrates, que escreveu em medados do século V: "Quase todas as igrejas do Mundo celebram os sagrados mistérios no Sábado de cada semana; não obstante os cristãos de Alexandria e de Roma, em vista de alguma antiga tradição, recusaram-se a fazê-lo." Ecclesiastical historiy, Livro V, cap. 22.
Sozomen, outro historiador do mesmo período, escreveu: "O povo de Constantinopla e de outras cidade, congrega-se tanto ao Sábado como no dia imediato; costume esse que nunca é observado em Roma." Idem, Livro 7, cap. 19.
Tudo isto teria sido impensável e impossível caso houvesse sido dado um mandamento divino para a mudança do Sábado. As útimas duas citações mostram também que foi Roma a dar inicio a apostasia do Sábado.
Como se originou a observância do Domingo?
“A oposição ao judaísmo introduziu a festividade particular do domingo, muito cedo, realmente, em substituição do Sábado… A festa do Domingo, como todas as outras festividades, era de cariz humana, e estava longe do pensamento dos Apóstolos de o introduzir em substituição do Sábado (apesar da cultura e religiosidade pagã terem como dia de culto religioso o Domingo), longe deles e da Primeira Igreja Apostólica, transferir para o Domingo o mandamento do Sábado. No fim do segundo século, começou a surgir uma progressiva alteração do pensamento cristão, pois a esse tempo o homem (os pagãos) considerava pecado o trabalho aos domingos.” Church History, de Neander, p. 186.
Quem pela primeira vez promulgou por lei de observar o Domingo?
* Constantino o Grande.
“A mais antiga documentação relativa ao culto aos Domingo como imposição legar é o édito de Constantino, em 321 A. D., que decreta que as cortes de justiça, os habitantes da cidades e o comércio em geral, devessem repousar ao Domingo (venerabili die Solis) exceptuando-se apenas os que se empenhavam em trabalhos agrícolas.” – Enciclopédia Britânica, nona edição, artigo Domingo.
“Constantino o Grande fez uma lei para todo o Império, (321 A. C.), instituindo que o Domingo fosse observado como dia de repouso em todas as cidades e vilas; mas permitindo que os camponeses prosseguissem nos seus trabalhos.” – Enciclopédia Americana, artigo Sábado.
A que obrigava a Lei de Constantino?
“Que os juízes e o povo das cidades, bem como os comerciantes, repousem no venerável dia do Sol. Aos moradores dos campos, porém, concede-se atender livre e desembaraçadamente aos cuidados da sua lavoura, visto suceder frequentemente não haver dia mais adequado à sementeira e ao plantio das vinhas, pelo que não convém deixar passar a ocasião oportuna e privar-se a gente das provisões deparadas pelo Céu.” Édito de 7 de Março de 321, A. D., Corpus Júris Civilis cord., Liv. 3, Tit. 12,3.
Que testemunho dá Eusébio (270-336), célebre bispo e admirador de Constantino, reputado historiador eclesiástico?
“Todas as coisas, sejam quais forem, que era dever fazer ao Sábado, nós as transferimos para o dia do Senhor (Domingo).” – Commentary on the Psalms, Cox´s Sabbath Literature, Vol. 1, p. 361.
Nota: A mudança do Sábado foi o resultado dos esforços conjugados da Igreja e do Estado, e passaram-se séculos antes desta concertação.
Em que Concílio a Igreja proíbe o Sábado e adopta o Domingo?
“O sétimo dia, Sábado, foi… Cristo prestava culto neste dia, igualmente os Apóstolos e os Cristãos Primitivos, até ao Concílio de Laodicéia, de certo modo, foi neste Concílio que foi abolido inteiramente a sua observância… O concílio de Laodicéia (364 A. D.)… estabeleceu pela primeira vez a observância do dia do Senhor.” – Dissertation ond the Lord´s Day Sabbath de Prynne, p. 163.
História das primeiras denegações Bíblicas
* “Os Cristãos não deverão judaizar e permanecer ociosos no Sábado, mas trabalharão nesse dia… Se, porém, forem achados a judaizar (observar o Sábado), serão separados de Cristo.” History oh the Conusils of the Church, de Hefele, Vol. 2, p. 316.
“Em 386, sob Graciano. Valenciano e Teodósio, foi decretado que todo o litígio e trabalho devessem cessar (ao domingo) …
“Entre as doutrinas prescritas em carta do Papa Inocêncio I, escrita no último ano do seu pontificado (416), lê-se que o Sábado devia ser observado como dia de jejum…
“Em 425, sob Teodósio o Jovem, foi remendada a abstenção de ir a teatros e circos (aos domingos) …
“Em 538, no Concílio de Orleans, … foi ordenado que tudo quanto era previamente permitido ao Domingo fosse legar; mas houvesse abstenção do trabalho de arar a terra, ou nas vinhas, derrubadas, colheitas, debulha, plantação e cercas, a fim de que o povo pudesse mais facilmente frequentar a igreja…
“No ano 590 o Papa Gregório, em carta ao povo romano, denunciou como profetas do anticristo os que mantivessem que se não devia trabalhar no sétimo dia.” Law of Sunday, por James T. Ringgold, ps. 265-267.
Nota: A última citação é demonstrativa que no ano de 590 havia na Igreja os que ensinavam a respeitar o Sábado, o sétimo dia.
De quem diz a Bíblia que somos servos?
(Romanos 6:16) – Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?
Quando o Senhor Jesus fosse tentado a adorar Satanás, qual foi a Sua resposta?
(Mateus 4:10,11) – Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.
Que pensam os Católicos dos Protestantes por estes observarem o Domingo?
“Foi a Igreja Católica que, por autorização de Jesus Cristo, transferiu este repouso para o Domingo, em comemoração da ressurreição de nosso Senhor. Assim, a observância do Domingo pelos Protestantes é uma homenagem que, contra si próprios, prestam à autoridade da Igreja (Católica).” – Plain Talk About Protestantism f Today, por Mons. Ségur, p. 213
Como se refere o Senhor Jesus ao culto que não está em conformidade com os Mandamentos de Deus?
(Mateus 15:9) – Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
Quando Israel apostatou, e o culto a Baal se generalizou, qual foi o apelo de Elias?
(I Reis 18:21) - Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o.

Conclusão: Em tempos de ignorância Deus tolera o que de outro modo seria pecado; mas quando a Sua luz chega e anuncia a todos os homens e em todo o lugar que se arrependam. Qual deve ser a atitudes que este devem tomar?
Qual será a sua decisão?

Sem comentários:

Enviar um comentário