sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

UM ATAQUE AUDAZ CONTRA DEUS - DANIEL 8 (II)

Este estudo temos seguido o caminho da Bíblia e nela tem-nos sido revelado a sucessão dos impérios, ou dizem alguns autores, “a História” A um reino (características mundiais) tem se sucedido outro e assim será até aos últimos acontecimentos “tudo o que está escrito é para nosso ensino”. Para dar continuidade devemos ler: Daniel 8:23-25.

“23 Mas, no fim do reinado deles, quando os transgressores tiverem chegado ao cúmulo, levantar-se-á um rei, feroz de semblante e que entende enigmas.
24 Grande será o seu poder, mas não de si mesmo; e destruirá terrivelmente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo.
25 Pela sua sutileza fará prosperar o engano na sua mão; no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o príncipe dos príncipes; mas será quebrado sem intervir mão de homem.”
Nota: Daniel não refere o nome de Roma para evitar que, mais tarde na História, Roma se enfurecesse, mas ele descreve-a em pormenor.Em Daniel 7 também temos uma ponta pequena. Ela representa o papado romano. Aqui em Daniel 8, também é representada Roma. Mas aqui é Roma nas suas duas fases – a Roma pagã e a Roma papal.
Isto é um acréscimo ao que foi apresentado em Daniel 7. Neste capítulo a profecia estava concentrada no tempo em que a ponta pequena iria surgir e nas suas raízes políticas em Roma. Mas no capítulo 8 a profecia concentra-se nas raízes filosóficas da Grécia.
Tal como a Enciclopédia Católica do Século XX declara: “Ela (a Igreja Católica) copiou a sua organização do império romano, preservou e fez prosperar as instituições filosóficas de Sócrates, Platão e Aristóteles.” (Vol. 88, pág. 85.)
Vamos ver como a Roma pagã e a Roma papal cumpriram esta profecia.
“Daniel 8: 24 Grande será o seu poder, mas não de si mesmo; e destruirá terrivelmente, e prosperará, e fará o que lhe aprouver; e destruirá os poderosos e o povo santo.”
Nota: “destruirá os poderosos e o povo santo.” A Roma pagã perseguiu os cristãos do primeiro século atirando-os aos leões, queimando-os, etc. a Roma papal fez a mesma coisa. Perseguiu aqueles que não estavam de acordo com as filosofias gregas pagãs que ela introduziu na Igreja.
“Daniel 8:25 Pela sua sutileza fará prosperar o engano na sua mão; no seu coração se engrandecerá, e destruirá a muitos que vivem em segurança; e se levantará contra o príncipe dos príncipes; mas será quebrado sem intervir mão de homem.”
Nota: “Pela sua sutileza fará prosperar o engano.” A Roma pagã usou o engano para conquistar os cristãos. No início os imperadores romanos tentaram destruir o cristianismo perseguindo os cristãos. Mas quanto mais cristãos matavam, mais conversões havia. Finalmente, o imperador Constantino conseguiu um plano eficiente. Ele converteu-se ao cristianismo e disse aos cristãos que já não os mataria. Depois definiu uma táctica apra trazer a sua antiga adoração pagã para a Igreja. A Igreja estava tão contente por se libertar da perseguição que muitos líderes da Igreja cederam perante essas transgressões. Deuses pagãos receberam nomes cristãos para que fossem aceites pelos cristãos. Ídolos, orações aos santos e muitas outras doutrinas não bíblicas entraram na Igreja durante este período.
A Roma papal também usou uma política falaciosa. Os papas disseram às pessoas que eles eram os porta-vozes de Deus na Terra. Afastaram as pessoas da Bíblia e declararam que as tradições da Igreja eram mais importantes que a apalavra de Deus. as pessoas ficaram na ignorância e a Igreja entrou num período de corrupção obscura enquanto os papas incorporavam as transgressões de Constantino nas doutrinas oficiais da Igreja.
Daniel 8:25 (ler) “e se levantará contra o príncipe dos príncipes.” O príncipe dos príncipes é Jesus. A Roma pagã insurgiu-se contra Jesus quando Pilatos, o governador romano, enviou Jesus para a morte e os soldados romanos O crucificaram. A Roma papal insurgiu-se contra Jesus quando o sacerdote substituiu Jesus como meio de salvação ao usar o confessionário e a eucaristia. Ouça o que estas declarações oficiais da Igreja dizem acerca disso:
“O padre ora meramente para que os seus pecados sejam perdoados? Não, actuando como instrumento de Deus e ministro ordenado, ele perdoa verdadeiramente os pecados.” (Reverendo William J. Cogan, Catecismo para Adultos, p. 78 – Chicago, Il: Adult Catechetical Teaching Aids Foundation, 1975)
“Isto não é uma mera repetição ritual ou um exercício psicológico” (Ibid.).
“O padre perdoa realmente os seus pecados? ...o padre perdoa realmente os seus pecados. O padre não ´reza´meramente pelos seus pecados” (Ibid, p. 80).
“Cristo deixou o seu sacerdote...para ocupar o Seu lugar na Terra com mediador entre Deus e o homem.” (St. Alphonsus de Liguori, Dignity and Duties of the Priest or Self, - Redemptorist Fathers of Brooklyn, pag. 34).
“O padre detém o lugar do próprio Salvador ...ele absolve do pecado.” (Ibid, pág. 34).
É evidente que ninguém pode perdoar os nossos pecados, só Jesus o pode fazer (1ª Timóteo 2:5). Todos os cristãos concordam com isto, não acha?
Portanto a ponta pequena representa claramente tanto a Roma paga como a papal.
Agora, a segunda parte da visão tem a ver com os 2 300 dias. Vamos ver a interpretação dada pelo anjo Gabriel.
Daniel 8:26-27:
“26 E a visão da tarde e da manhã, que foi dita, é verdadeira. Tu, porém, cerra a visão, porque se refere a dias mui distantes.
27 E eu, Daniel, desmaiei, e estive enfermo alguns dias; então me levantei e tratei dos negócios do rei. E espantei-me acerca da visão, pois não havia quem a entendesse.”
Nota: Gabriel diz a Daniel que a visão da tarde e da manhã é verdadeira, mas que será cumprida num futuro muito longínquo e que ele deveria fechar o livro. Daniel desmaia, mas quando acorda diz que não entendeu a visão.
Que parte é que ele não entendeu? Ele entendeu a parte do carneiro, do bode e das pontas. O anjo explicou-lhe cada um destes símbolos. Os 2 300 dias ficaram por explicar.
Na próxima semana vamos estudar Daniel 9 para vermos que Gabriel volta para explicar a profecia dos 2 300 dias, que acaba por ser a profecia mais importante da Bíblia.
Penso que seria bom pensarmos acerca do significado espiritual do que lemos hoje. Esta profecia mostra até que ponto o diabo vai para manter Jesus afastado de nós. Ele usou a Roma pagã para matar Jesus. Ele usou o papado para substituir o significado da morte de Jesus. Mas Deus é mais poderoso. Deus revelou as tácticas do inimigo há muito há muito tempo atrás. Entender esta profecia era uma fonte de poder para os cristãos ao longo dos séculos e ela pode ajudar-nos hoje também. Não temos de ficar na ignorância. Podemos entender a verdade. E, o mais importante de tudo, podemos dar as nossas vidas a Jesus e sentir a Sua paz no nosso coração.
Guarde estas palavras no seu coração e receberá força para viver com Deus. Amem.


Sem comentários:

Enviar um comentário