domingo, 21 de fevereiro de 2010

A PROFECIA MAIS IMPORTANTE DA BÍBLIA – DANIEL 9 (II)

Olá, tudo bem?
Vamos continuar o nosso estudo sobre Daniel 9. a questão que colocámos: “Como é que Jesus foi ungido?” vamos ler:
Actos 10:37 “Esta palavra, vós bem sabeis, foi proclamada por toda a Judéia, começando pela Galileia, depois do baptismo que João pregou,”
Nota: Jesus foi ungido com o Espírito Santo. Quando é que Ele foi ungido com o Espírito?
Lucas 3:21”Quando todo o povo fora batizado, tendo sido Jesus também batizado, e estando ele a orar, o céu se abriu”
Nota: No Seu baptismo.
Leia o que Jesus disse imediatamente depois do Seu baptismo.
Lucas 4:
“18 O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,
19 e para proclamar o ano aceitável do Senhor.”
Nota: Ele diz que foi ungido com o Espírito. Agora quero contar-lhe algo maravilhoso. A única data que nos é dada acerca da vida de Jesus é a data do Seu baptismo – a data em que é ungido. Isto acontece porque essa é a data que confirma a profecia de Daniel 8 e 9. prova que Jesus foi baptizado exactamente nesse ano. Vamos ler:
Lucas 3:
“1 No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, sendo Pôncio Pilatos governador da Judéia, Herodes tetrarca da Galiléia, seu irmão Filipe tetrarca da região da Ituréia e de Traconites, e Lisânias tetrarca de Abilene,
2 sendo Anás e Caifás sumos sacerdotes, veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto.
3 E ele percorreu toda a circunvizinhança do Jordão, pregando o batismo de arrependimento para remissão de pecados.”
Nota: O quinto ano de Tibério foi 27 d.C. Depois de ser baptizado, Jesus começou a pregar declarando que tinha cumprido esta profecia de tempo. Pode ver em Marcos 1:
“14 Ora, depois que João foi entregue, veio Jesus para a Galiléia pregando o evangelho de Deus
15 e dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.”
Nota: Jesus disse: “O tempo está cumprido.” Não foi uma declaração casual. Ele está a pregar o cumprimento das 70 semanas. O que é mais interessante aqui é que Jesus sabia exactamente quando começar o Seu ministério público devido à profecia de Daniel 9. aos 12 anos Jesus teve conhecimento da Sua missão (Lucas 2:49-52). Mas Ele esperou até ao ano 27 d.C. para sair de casa e começar o Seu ministério público. Se Jesus tivesse iniciado o seu ministério um ano mais cedo ou mais tarde, não teria cumprido esta profecia. Então agora estamos nas 69 semanas desta profecia.
Agora deixe-me fazer-lhe uma pergunta. Quanto tempo durou o ministério de Jesus? Três anos e meio. Tal como a profecia de Daniel previu o ano em que Jesus daria início ao Seu ministério, ela também previu quando o terminaria. Jesus compreendia que havia um tempo previsto para a Sua morte.
Vamos ver como a profecia previu a morte de Jesus.
Daniel 9:26 “E depois de sessenta e duas semanas será cortado o ungido, e nada lhe subsistirá; e o povo do príncipe que há de vir destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações.”
Nota: O Messias seria cortado, mas não para Ele mesmo. Ser cortado significa ser morto. (Ver Isaías 53:8 onde está previsto que Jesus seria “cortado da terra dos viventes” por causa dos nossos pecados.)
Daniel 9:27 “E ele fará um pacto firme com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador; e até a destruição determinada, a qual será derramada sobre o assolador.”
Nota: Aqui diz que no meio da semana Ele fará “cessar o sacrifício e a oferta de manjares.” Metade de uma semana são 3 dias e meio. É por isso que o ministério de Jesus durou exactamente 3 anos e meio e que Ele não permitiu que o matassem antes do Seu tempo.
Vamos ler como é que Jesus não Se expôs à morte antes do Seu tempo.
João 7:
“1 Depois disto andava Jesus pela Galiléia; pois não queria andar pela Judéia, porque os judeus procuravam matá-lo.
2 Ora, estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos.
3 Disseram-lhe, então, seus irmãos: Retira-te daqui e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes.
4 Porque ninguém faz coisa alguma em oculto, quando procura ser conhecido. Já que fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo.
5 Pois nem seus irmãos criam nele.
6 Disse-lhes, então, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo; mas o vosso tempo sempre está presente.
7 O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.
8 Subi vós à festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda não é chegado o meu tempo.
9 E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galiléia.”
Nota: Este capítulo acontece no Outono do ano 30 d.C., depois de 3 anos de ministério público. Ele sabe que se aceitar o desafio dos Seus irmãos para ir a Jerusalém abertamente e provar que é o Messias, os líderes judeus O matarão. Mas fazê-lo no ano 30 d.C., significaria que morreria seis meses mais cedo e não cumpriria a profecia. Por isso Ele não cede a essa tentação.
Mas repare no que Jesus fez quando se encontra exactamente a 3 anos e meio depois do Seu baptismo – “na metade da semana.”
João 13:1 “Antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, e havendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim.”
Nota: Jesus sabia que a Sua hora tinha chegado. Como é que Ele sabia isso? Ele baseou-se na profecia de Daniel 9. Tal como esta profecia Lhe disse quando começar o Seu ministério, ela também Lhe disse quando ele terminaria.
Até as últimas palavras de Jesus na cruz são significativas à luz desta profecia.
João 19:
“28 Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede.
29 Estava ali um vaso cheio de vinagre. Puseram, pois, numa cana de hissopo uma esponja ensopada de vinagre, e lha chegaram à boca.
30 Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.”
Nota: Ele clamou. “Está consumado.” Completou a Sua missão.
Mateus 27:
“50 De novo bradou Jesus com grande voz, e entregou o espírito.
51 E eis que o véu do santuário se rasgou em dois, de alto a baixo; a terra tremeu, as pedras se fenderam.”
Nota: Por altura da Sua morte, no templo, o véu que separava o Lugar Santíssimo do Lugar Santo foi rasgado em dois pela mão de Deus. assim ficou aberto o caminho para o Lugar Santíssimo, onde ninguém antes tinha entrado com a excepção do Sumo-sacerdote. Com o rasgar do véu Deus revela que pôs um fim ao sistema sacrificial. Já não havia necessidade dele. Jesus morreu na cruz como nosso sacrifício pelos pecados. São boas notícias, não são?
Jesus morreu no ano 31 d.C., a meio da última semana desta profecia. Os restantes 3 anos e meio foram cumpridos pelos apóstolos dando ao povo de Israel uma oportunidade de se arrepender e seguir Jesus. Vamos ver o que aconteceu no fim das 70 semanas.
Actos 7:
“59 Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
60 E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte.”
Actos 8:
“1 Naquele dia levantou-se grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e da Samária.
2 E uns homens piedosos sepultaram a Estêvão, e fizeram grande pranto sobre ele.
3 Saulo porém, assolava a igreja, entrando pelas casas e, arrastando homens e mulheres, os entregava à prisão.
4 No entanto os que foram dispersos iam por toda parte, anunciando a palavra.
5 E descendo Filipe à cidade de Samária, pregava-lhes a Cristo.”
Nota: Quando Estêvão foi sentenciado à morte pela instituição jurídica mais importante dos judeus (o Sinédrio) Deus permitiu que os apóstolos fossem pregar o evangelho por todo o lado. Quando Israel apedrejou Estêvão eles diziam. “Não queremos este Jesus.” Com isto Deus disse: Se vos recusais a fazê-lo, eu irei a outros par que levem o evangelho ao mundo.”
Estêvão foi apedrejado no ano 34 d.C., no fim das 70 semanas. O aceitarem como seu Senhor, mas eles recusaram. Agora Ele recorre aos gentios. Individualmente os israelitas ainda podiam ser salvos, mas como nação Israel já não era apontada como Seu porta-voz.
(Mateus 21:42-45 especialmente os vs. 42,45 comparando com 1 Pedro 2:4-10).
Para mim o que é mais notável nesta profecia é a exactidão com que Deus previu a vida e a morte de Jesus. Ainda mais notável é a forma como Jesus foi obediente à visão e se ofereceu voluntariamente como sacrifício pelos nossos pecados. Isso dá-me ânimo. Por vezes Deus chama-nos ou permite que tenhamos experiências que, por vontade própria, não teríamos. Mas temos a certeza de qe se formos corajosos, se confiarmos em Deus e Lhe obedecermos, Ele abençoar-nos-á com a capacidade de O glorificar na nossa vida. Eu quero fazer isso, e você?
Até aqui já estudámos as primeiras 70 semanas ou 490 anos dos 2 300 dias. Isto significa que ainda temos 1810 anos por explicar. No nosso próximo estudo vamos ver a data final dos 2 300 dias proféticos.
Decida dar a Jesus a sua vida. Chegou o tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário