quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

GUERRA CÓSMICA: ENTRE O BEM E O MAL


Existem fantasias científicas que prendem a nossa imaginação. Viagem no tempo. O universo cheio de alienígenas de todos os tipos. Um universo cheio de conflitos e defeitos. Por mais estranho que possa parecer, o livro de Daniel revela uma guerra cósmica não muito diferente daquelas encontradas nas cenas de ficção científica. Na Terra, o surgimento e queda de impérios e reinos não simplesmente acontecimentos na história do mundo. Cada evento é uma parte da grande controvérsia que se iniciou muito tempo atrás entre Jesus e Satanás. Somente quando isto é visto no contexto desta batalha cósmica, o livro de Daniel pode ser entendido correctamente. O tema central do livro de Daniel é o drama cósmico tendo tido lugar na Babilónia antiga. Estes eventos são simbólicos do final do grande conflito que vai ter lugar no tempo final. Nos últimos dias, forças cósmicas trabalham na tentativa de destruir aqueles que são fiéis a Jesus.
Quem é derrotado na abertura do livro de Daniel? (Daniel 1:1,2)
“...No ano terceiro do reinado de Joaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de Babilónia, a Jerusalém, e a sitiou...”
O que ultimamente tem acontecido ao povo de Deus? (Daniel 12:1)
“... e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo...”
O PODEROSO PROTETOR
O tema cósmico da batalha entre as forças do bem e do mal. Nesta guerra, o vilão é Satanás e o protector é Jesus. Bem como na batalha cósmica na Babilónia antiga, Jesus vai ser o grande protector do povo de Deus no tempo do fim. Vamos ver como o livro de Daniel apresenta Jesus como o poderoso protector do povo de Deus.
Após Nabuconodosor haver lançado Sadraque, Mesaque e Abedenego dentro da fornalha ardente, quantas pessoas ele viu no fogo e Como se parecia este homem caminhando pelo fogo com Sadraque, Mesaque e Abedenego? (Daniel 3:25)
“... Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, e nenhum dano sofrem... e o aspecto do quarto é semelhante a um filho dos deuses...”
NOTA: Enquanto que Nabucodonosor lançou só três homens dentro da fornalha, ele agora vê um quarto homem caminhando com os outros três. Nabucodonosor reconheceu que estava a ver alguma coisa sobrenatural – um “filho dos deuses”. Quando os servos de Deus caminham em meio às mais difíceis dificuldades, o Filho de Deus vai com eles. Aqui está a tremenda figura de Jesus. Ele vem para proteger o Seu povo fiel no meio das provas de fogo. Jesus é o Protector.
Descreva Aquele que deu encorajamento a Daniel numa das suas visões e o Ser que apareceu a João como o Revelador do livro de Apocalipse. (Daniel 10:5,6 e Apocalipse 1:13-16)
“... levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, cujos ombros estavam cingidos com ouro puro de Ufaz; o seu corpo era como turquesa, e o seu rosto como um relâmpago, os seus olhos, como tochas de fogo, os seus braços e os seus pés brilhavam como cor de bronze açacalado; e a voz das suas palavras era como duma multidão...” (Daniel 10:5,6)
“... e no meio dos candeeiros um semelhante a Filho de Homem, com vestes compridas e cingido, à altura do peito com um cinto de ouro... os olhos como chama de fogo; os pés, semelhantes a latão reluzente como que refinado numa fornalha... a voz, como a voz de muitas águas... o seu rosto brilhava como o sol , na sua força.” (Apocalipse 1:13-16)
NOTA: Comparando as descrições que vimos, concluímos que Daniel e João viram a mesma pessoa.
Quem é Este que apareceu a Daniel e João? (Apocalipse 1:13)
“...Um semelhante a o filho do Homem...”
NOTA: Jesus é apresentado como sendo O Filho do Homem no Apocalipse e Filho de Deus em Daniel. O único apresentado como o Protetor, Aquele que mantém constante comunhão com Seus servos tanto nos tempos do Antigo quanto do Novo Testamento, não é nenhum outro senão Jesus.
O OPRESSOR
Que nomes são usados pela Bíblia para aquele que se opõe a Jesus e que tipo de ser esse quando ele foi criado? (Apocalipse 12:9, Isaías 14:12, Ezequiel 28:12-15)
“... E foi expulso o grande dragão , a antiga serpente , que se chama Diabo e Satanás , o sedutor de todo o mundo ...” (Apocalipse 12:9)
“... Como caíste do céu, ó estrela da manhã , filha da alva !” (Isaías 14:12)
“...Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti ...” (Ezequiel 28:15)
NOTA: Deus não criou um demónio mal. Ele criou um anjo perfeito chamado Lúcifer. Lúcifer se tornou mal porque ele assim escolheu.
O que Lúcifer tentou fazer e como resultado de sua rebelião, o que aconteceu a ele? (Isaías 14:13 e Apocalipse 12:7-9)
“... tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono ; e no monte da congregação me assentarei ...” (Isaías 14:13)
“... E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente... e, com ele, os seus anjos...” (Apocalipse 12:9)
NOTA: Lúcifer procurou se sentar onde se assentava Deus. Ele procurou colocar regras onde Deus colocou regras. Ele sentiu que poderia ser melhor que Deus regendo o universo, então se rebelou contra Deus. Uma guerra teve lugar no céu, não em alguma parte remota do universo. A rebelião que se iniciou com Lúcifer finalmente em ser lançado fora do céu.
Quando Lúcifer foi lançado fora do céu, quem ele procurou enganar e como ele engana o povo? (Apocalipse 12:12 e 2 Coríntios 11:12-15)
“... Ai dos que habitam na terra e no mar! pois o Diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta...” (Apocalipse 12:12)
“... E não é de admirar, porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz ... Não é muito, pois, que também os seus próprios ministros se transformam em ministros de justiça ...” (2 Coríntios 11:14-15)
NOTA: Tenham cuidado os habitantes da terra e do mar O diabo está cheio de fúria porque seu tempo é curto. Satanás não aparecerá como sendo mal. Ele tentará enganar o povo professando ter grande luz e verdade.
Satanás pode realmente operar milagres e até quem ele vai enganar? (Apocalipse 16:12,14 e Mateus 24:24)
“... Porque eles são espíritos de demónios, que fazem sinais...” (Apocalipse 16:14)
“... porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios escolhidos.”(Mateus 24:24)
NOTA: Os enganos de Satanás nos últimos dias vão ser tão convincentes que muitos vão ser enganados. Nossa fé não pode descansar em milagres, sinais ou prodígios; nossa fé tem que descansar segura somente na Palavra de Deus.
Com quem o povo de Deus vai fazer contenda nas batalhas da vida e como poderão os cristãos resistir ao adversário? (Efésios 6:11-13)
“... Revesti-vos de tomai toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo .... porque a nossa luta não é contra a carne e o sangue e sim contra os principados e potestades, contra os príncipes das trevas deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestes.”
NOTA: Os cristãos não estão em guerra com outro povo, mas contra as forças que procuram constantemente nos destruir. O Novo Testamento claramente amplifica o que foi revelado por Daniel. Há uma grande controvérsia acontecendo entre Jesus e Satanás, uma batalha sendo enfrentada por qualquer pessoa.
O que é esta armadura? (Efésios 6:14-17)
“... Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos com a couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus...”
NOTA: Nossa única defesa contra as ciladas do inimigo é a firme confiança em Jesus, um profundo relacionamento pessoal com Ele, e um contínuo estudo de Sua palavra. Este é o único meio de vencer o inimigo. Existe uma grande guerra cósmica entre Jesus e Seus anjos e Satanás e seus anjos. Atrás destas cenas da história humana, forças invisíveis estão trabalhando. Uma batalha está sendo travada em toda alma. A boa nova do livro de Daniel é que Deus vai ter a vitória, Satanás e suas hostes vão ser derrotados, e o povo de Deus vai ser vitorioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário