segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A PONTA PEQUENA DA PROFECIA DANIEL 7 - ESTUDO APROFUNDADO (A)

SE quiser ler a última postagem deste estudo (CLIQUE).
PENSO que vai achar o nosso estudo de hoje muito interessante. Aprenderemos quem é a ponta pequena de Daniel 7 e a besta de Apocalipse 13. Gostava de começar o nosso estudo pedindo a Deus a Sua santa orientação. O Seu poder sobre o que apresenta o estudo, sobre o que lê e o que ouve, no poder do Espírito Santo. Amem.
Em Daniel 7:1-3 lemos:
“1 No primeiro ano de Belsazar, rei de Babilônia, teve Daniel, na sua cama, um sonho e visões da sua cabeça. Então escreveu o sonho, e relatou a suma das coisas.
2 Falou Daniel, e disse: Eu estava olhando, numa visão noturna, e eis que os quatro ventos do céu agitavam o Mar Grande.
3 E quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, subiam do mar.”
O que é que estes animais simbolizam? Só a Bíblia está autorizada a dar a resposta: Daniel 7:15-17, 23
“15 Quanto a mim, Daniel, o meu espírito foi abatido dentro do corpo, e as visões da minha cabeça me perturbavam.
16 Cheguei-me a um dos que estavam perto, e perguntei-lhe a verdadeira significação de tudo isso. Ele me respondeu e me fez saber a interpretação das coisas.
17 Estes grandes animais, que são quatro, são quatro reis, que se levantarão da terra.
23 Assim me disse ele: O quarto animal será um quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.”
Nota: Isto lembra-nos um princípio muito importante: a Bíblia interpreta-se a si mesma. É chamado o princípio da repetição e ampliação. No capítulo 2 Deus mostrou a Daniel estes quatro grandes reinos através do símbolo da estátua de quatro metais. (Rever a estátua de Daniel 2. CLICAR). Estes metais representavam os quatro reinos mais poderosos desde os dias da Babilónia até ao regresso de Jesus: Babilónia, Medo-Persia, Grécia, Roma, Europa Ocidental e a volta de Cristo. Daniel 7 repete o que foi dito no capítulo 2, mas também acrescenta informação ao dar mais detalhes. Vamos ver como isto funciona.
O primeiro reino em Daniel 2 é Babilónia representada pelo rei dos metais – o ouro. Em Daniel 7 começamos com o rei dos animais – o leão – que representa Babilónia.
Daniel 4:7 ver: “Então entraram os magos, os encantadores, os caldeus, e os adivinhadores, e lhes contei o sonho; mas não me fizeram saber a interpretação do mesmo.” O rei da Babilónia usava o leão alado para representar a sua nação. Ele tinha leões alados nos azulejos que formavam as paredes da rua que conduzia ao palácio na Babilónia antiga. Hoje em dia pode vê-los expostos num museu de Istambul e noutras capitais.
O segundo reino de Daniel 2 era a Medo-Pérsia. É representada aqui por um urso, levantado de um lado, e com três costelas na boca.
Daniel 7:5 “Continuei olhando, e eis aqui o segundo animal, semelhante a um urso, o qual se levantou de um lado, tendo na boca três costelas entre os seus dentes; e foi-lhe dito assim: Levanta-te, devora muita carne.”
Nota: A razão por que o urso tem um lado mais levantado é porque os Medos e os Persas governavam juntos, mas os Persas tornaram-se mais poderosos. As três costelas representam as três nações conquistadas pelos Medos e pelos Persas quando subiram ao poder. (Lídia, Babilónia e Egipto).
O terceiro reino era o reino da Grécia.
Daniel 7:6 “Depois disto, continuei olhando, e eis aqui outro, semelhante a um leopardo, e tinha nas costas quatro asas de ave; tinha também este animal quatro cabeças; e foi-lhe dado domínio.”
Nota: Aqui é representado por um leopardo de quatro cabeças. O leopardo é um animal muito rápido. Este é super rápido porque tem quatro porque tem quatro asas nas costas. Representa a forma rápida como os gregos conquistaram o mundo em dez curtos anos. As quatro cabeças representam os quatro generais que dividiram o reino quando Alexandre o Grande, o primeiro rei da Grécia, morreu.
O quarto reino é Roma.Daniel 7:7 “Depois disto, eu continuava olhando, em visões noturnas, e eis aqui o quarto animal, terrível e espantoso, e muito forte, o qual tinha grandes dentes de ferro; ele devorava e fazia em pedaços, e pisava aos pés o que sobejava; era diferente de todos os animais que apareceram antes dele, e tinha dez chifres.”
Nota: É um animal “terrível e espantoso” porque Roma era um poder muito cruel que matou muitas pessoas sem piedade.
Quando Roma caiu ficou dividida em dez nações. Em Daniel 2 isto é simbolizado pelos dez pés. Aqui são dez pontas.
Leia de novo Daniel 7:7 (última parte do verso) Repare que o anjo diz a Daniel que estas dez pontas representam dez reinos no verso 24 “Quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.”
Nota: Até agora Daniel 7 tem sido um paralelo com Daniel 2. agora vem o acréscimo. Daniel 7 dá detalhes acerca do que irá acontecer antes de Deus estabelecer o Seu reino.
Daniel 7:8-10 apresenta dois detalhes adicionais que não existiam em Daniel 2. vamos continuar amanhã se Deus o permitir. Daniel e Apocalipse são uma mina cheia de pepitas de ouro. Uma mina com duas portas; Daniel e Apocalipse. Quem compreender estes dois livros é possuidor de uma riqueza que nem o ouro nem a prata deste mundo podem comprar. São, no entanto, oferecidos de graça para entrarmos e desfrutarmos do conhecimento de Deus e em breve entrar no Seu Reino. Anime-se a continuar em Jesus. Amem!

Sem comentários:

Enviar um comentário