quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Promessas no Apocalipse

No centro do drama angustiante do conflito entre o bem e o mal, Deus revela o bálsamo de Sua misericórdia através das dezenas de promessas espalhadas no Apocalipse. São promessas que expressam o amor, a providência, a compreensão e o poder restaurador do Todo-poderoso. Incluindo algumas negativas, revelam as facetas mais ternas da graça divina. Muitas das promessas estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo, outras com fidelidade, e muitas com salvação e vida eterna.

Como a profecia das sete igrejas abrange a igreja desde a sua fundação até à segunda vinda de Cristo, as promessas feitas a cada uma dessas sete etapas tem uma mensagem edificante para cada um de nós.

TODAS AS PROMESSAS SÃO PARA OS VENCEDORES
1.      Que dará o Senhor aos vencedores, quando vier?
Rª: “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:12.
Nota: Muitas das promessas do Apocalipse estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo (por exemplo: Apocalipse 1:7; 22:20). Nesse dia o Senhor destruirá os que destroem a Terra (Apocalipse 11:18) e dará a vida eterna a Seus fiéis.

 2. Que símbolo de vida eterna será permitido aos vencedores comerem?
Rª: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.
Nota: Aquele que tem as chaves da morte, que esteve morto mas vive pelos séculos dos séculos (Apocalipse 1:18), que "Abre e ninguém fecha" (Apocalipse 3:7) promete restabelecer a vida eterna perdida quando entrou o pecado. A árvore da Vida é mencionada 6 vezes na Bíblia. Três vezes em Génesis e três em Apocalipse. Para que o homem não vivesse eternamente como pecador, Deus não permitiu que comesse desta árvore (Génesis 3:22-24), mas agora, redimido pelo sangue de Jesus, é prometido que os vencedores comerão da dita árvore: receberão a vida eterna. Por isso diz que eles não sofrerão dano da segunda morte (Apocalipse 2:11; 20:6). O paraíso está no terceiro Céu do qual fala São Paulo em II Coríntios 12:2, 4. As promessas aos vencedores que aparecem no fim das mensagens às igrejas restantes, também estão relacionadas com a vida eterna (Apocalipse 2:10, 11, 17;). Em outro estudo veremos como serão as condições de vida na eternidade.

 3. Apesar de ser o Todo-poderoso, como revela Deus Sua compreensão e ternura?
Rª: “E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último.” Apocalipse 1:17.
"Digo, todavia, a vós outros,...: Outra   não   sobre vós." Apoc. 2:24
"Porque guardaste a palavra da Minha perseverança, também Eu te   da   ..." Apoc. 3:10

O INIMIGO A QUEM DEVEMOS VENCER
 4. Quem é o adversário que devemos vencer?
Rª: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” I São Pedro 5:8, 9.
Nota: Em sua rebelião contra Deus, Satanás trata de danificar e destruir tudo o que pertence ao Criador, incluindo o mundo e suas criaturas.

 5. Que conduta introduziu o diabo na Terra a fim de destruir-nos?
Rª: “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. … Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.”
I São João 3:4, 8
“Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam.” Isaías 24:5, 6.
Nota: O mesmo apóstolo São João, que desmascarou Satanás, diz: "Para isto Se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo" (I São João 3:8). Nosso Senhor Jesus disse que Ele não veio mudar a lei (São Mateus 5:17); que ninguém tem, nem terá autoridade para mudar a lei (São Mateus 5:18); apesar de que o anticristo intentaria fazê-lo (Daniel 7:25). Jesus demonstrou ante o Universo que é possível guardar a Santa Lei de Deus. Seus méritos (se O aceitamos) nos dão salvação (Romanos 5:19; 10:11). Uma vez redimido, o crente vive regido pela ética de Cristo. Por isso São Paulo diz: "Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei" (Romanos 3:31).

 6. Que duas características têm o remanescente fiel a quem Satanás odeia e persegue?
Rª: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17.
Nota: Satanás odeia a Deus e Sua santa lei, expressão de Seu caráter. Por isso é que quem vive segundo a carne em certa medida está reproduzindo a conduta de Satanás, "pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar" (Romanos 8:7). Nosso Senhor Jesus Cristo disse: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (São João 14:15). Ao guardar os mandamentos, demonstramos nossa identificação com Cristo. Isso explica porque Satanás ataca o remanescente fiel que guarda Seus mandamentos. Fá-lo como uma prolongação da luta que iniciou no Céu contra Cristo (Apocalipse 12:7). Mas é na hora da perseguição que se torna mais agradável a promessa: "Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10).

COMO SE OBTÉM A VITÔRIA
 7. Apocalipse 1:5 diz que Jesus "nos ama e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados". Que devemos fazer para que o Senhor nos lave com Seu sangue? São Lucas 13:3.
Rª: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:37, 38
Nota: Até as promessas de castigo do Apocalipse, que alguns poderiam considerar negativas, revelam o amor de Deus que nos quer conduzir ao arrependimento (Ex.: Apocalipse 2:5, 16; 3:3). As repreensões e castigos prometidos por Deus têm como objetivo corrigir e curar; porque Ele nos ama (Apocalipse 3:18, 19) e sabe que sem arrependimento não pode haver perdão.

 8. Que promessa demonstra que a salvação é gratuita e que é recebida pela fé em Jesus?
Rª: "... e quem quiser   de   a água da vida." Apocalipse 22:17
"Sendo justificados por Sua mediante a redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:24, 25.
Nota: A justiça de Cristo dada de graça ao crente é representada nos símbolos do Apocalipse por roupas e vestimentas. (Ex.: Apocalipse 7:9.13,14 ). Os que acompanham a Cristo estão vestidos de roupas brancas, os quais lavaram suas roupas e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Há preciosas promessas de vida eterna para os que lavam suas roupas no sangue de Cristo (Apocalipse 22:14; 3:4, 5).

 9. Que declaração inspirada por Deus demonstra que o arrependimento e a fé devem ser acompanhados de uma mudança de vida?
Rª: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR.” Atos 3:19.
Nota: A bondosa paciência de Deus tem limite. Se não há conversão terá de haver punição. (Ex.: Apocalipse 2:21-23; 3:3). Apocalipse 9:20, 21 fala de pessoas que nem mesmo sob as pragas descritas na sexta trombeta, se arrependeram. Apocalipse 11:18 diz que Deus finalmente destruirá "os que destroem a Terra". O pior será a segunda morte (Apocalipse 21:8; 22:15).

 10. Que promessas demonstram que nosso Senhor quer que os redimidos sejam fiéis?
Rª: “Nada temas das coisas que hás-de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:10, 11.
Nota: Isto se harmoniza perfeitamente com o que Jesus disse àquele jovem que professava crer n´Ele. "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos" ( São Mateus 19:17 ). Apocalipse revela que o código moral que deve reger a conduta dos que foram salvos pela graça, é a Lei dos Dez Mandamentos (Apocalipse 14:12). Outra área de fidelidade da qual fala Apocalipse é a relação com a Palavra de Deus (Apocalipse 22:18, 19). Inclusive temos duas promessas com bem-aventuranças a respeito, uma no primeiro capítulo de Apocalipse (Apocalipse 1:3) e outra no último (Apocalipse 22:7).

A MINHA DECISÃO - Sei que Tu é fiel Senhor, assim como cumpriste tantas promessas, sei que cumprirás a promessa de vir me buscar, quero estar preparado para este dia.


José Carlos Costa, pastor

1 comentário:

  1. Paso visitando su blog. Bendiciones.
    Mi blog www.creeenjesusyserassalvo.blogspot.com

    ResponderEliminar