sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Prisão de Satanás no Abismo

Satanás está furioso porque a Santa Bíblia o desmascara (Apocalipse 12:10-12). Por isso tem disseminado a errónea ideia de que o Apocalipse é um livro incompreensível. Mas as Santas Escrituras dão a chave para entender os símbolos apocalípticos, pelo que se torna um livro aberto à compreensão do estudante sincero.

Apocalipse 20 diz que um poderoso anjo ataria Satanás por mil anos. Nem tudo o que cremos sobre o milénio se harmoniza com a Bíblia. Mas hoje você terá a satisfação de descobrir a explicação bíblica sobre o tema. Ser-nos-á de grande auxílio analisar algo sobre a ressurreição.

Descobriremos que o Apocalipse (revelação de Jesus Cristo) explica algumas coisas que Jesus disse
durante o Seu ministério terrenal, especialmente quando falou de duas ressurreições.

MIL ANOS ENTRE AS RESSURREIÇÕES
1.      Quais são as duas ressurreições sobre as quais nosso Senhor Jesus Cristo falou quando esteve na Terra?
Rª: “Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” São João 5:28, 29.

a. "…os que tiverem feito o bem para a ressurreição da vida;  ..." ( São João 5:29 p.p.).

b. "...os que tiverem praticado o mal para a ressurreição da condenação." (São João 5:29 ú.p.).

2.      Que período começará na ressurreição dos fiéis?
Rª: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.” Apocalipse 20:6.
Nota: Este versículo diz que são os justos que voltarão à vida (ressuscitarão) e reinarão com Cristo mil anos. Este é o milénio bíblico que começa com a primeira ressurreição.

3.      Quando ocorrerá a primeira ressurreição, isto é, a dos justos mortos?
 Rª: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.” 1.      I Tessalonicenses 4:16
Nota: A primeira ressurreição ocorrerá quando Jesus voltar em glória e majestade.            
4.      Quantos anos depois da primeira ressurreição ressuscitarão os outros mortos?
Rª: “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.” Apocalipse 20:5

QUE OCORRERÁ DURANTE O MILÉNIO
5.      Onde estarão os fiéis e o que farão durante o milénio?
Rª: “Não sabeis vós que © os santos hão de julgar o mundo? Ora, (a) se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?
Não sabeis vós que (d) havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?”; 1 Coríntios 6:2 e 3.
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e (b) reinaram com Cristo durante mil anos.” Apocalipse 20:4

a. "...aos quais foi dada autoridade de   ..."

b. "... e viveram e reinaram com Cristo durante   anos." ( Apocalipse 20:4 ú.p.).

c. "... os santos hão de julgar o   " ( I Coríntios 6:2 p.p.).

d. "... havemos de julgar os   ;..." ( 1 Coríntios 6:3 p.p.).

Nota: Jesus foi preparar lugar para os salvos no Céu, para onde Ele os levará ( São João 14:1-3 ). Portanto, o juízo de que está falando a Bíblia, ocorrerá no Céu. Este juízo não afeta os justos, os quais foram julgados antes da segunda vinda de Cristo (deste juízo nos ocuparemos noutro estudo). Neste juízo são julgados os ímpios que participarão da segunda ressurreição (Apocalipse 20:12, 13), ao diabo e a seus anjos, e se lhes determina o castigo que merecem.

Este juízo também serve para que os santos compreendam por que não se salvaram algumas pessoas que eles consideravam justas. Tal juízo desfará toda a dúvida da mente dos redimidos acerca da malignidade do pecado e a justiça e o amor de Deus.

O Todo-poderoso ficará vindicado ante o Universo, e a compreensão de Sua justiça garantirá a estabilidade eterna da criação.

 6. Sendo que os fiéis irão ao Céu e os ímpios morrerão, Satanás não terá a quem tentar na Terra. Que fará essa cadeia de circunstâncias com o diabo?
Rª: “E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.” Apocalipse 20:1-3.
"...e o   por mil anos;... para que não mais   as nações..."
Nota: O Apocalipse descreve alguns acontecimentos impressionantes que acompanharão o momento do retorno de Cristo, em que será preso Satanás (Apocalipse 16:18, 20, 21) Com os fiéis no Céu e os impios mortos ( II Tessalonicenses 1:7, 8; 2:8 ), a Terra ficará como no princípio ( Génesis 1:2 ), sem forma e vazia, sem luz nem vida, como a descreve Jeremias 4:23-28 . Esse é o abismo no qual ficará Satanás durante o milénio.

COMO TERMINARÁ O MILÉNIO
6.      Que ocorrerá com a santa cidade de Deus ao terminar o milénio?
Rª: “Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.” Apocalipse 21:2.

Nota: A Santa Cidade descerá sobre o monte das Oliveiras, que se abrirá em dois, produzindo um grande vale ( Zacarias 14:4, 10 ).

7.      Que acontecerá com os mortos impios e com Satanás, quando os mil anos se completarem?
Rª: “Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição… E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.” Apocalipse 20:5, 7, 8.
Nota: Ao ressuscitarem os impios, desaparecem as circunstâncias que impedem Satanás de atuar, pois terá a quem tentar. Apocalipse 20:8 demonstra que apesar dos mil anos de prisão, Satanás não mudará.

8.      Que acontecerá com Satanás e os impios quando pretenderem tomar de assalto a Santa Cidade?
Rª: “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. … E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.” Apocalipse 20:9, 10, 14.

"... desceu   dos   e os   ." ( Apocalipse 20:9 ú.p.)

Nota: Deixaremos para outro estudo a análise do fogo de consequências eternas.

O ÉDEN RESTAURADO
9.      Que fará Jesus depois que a Terra for purificada pelo fogo?
Rª: “E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:1-4.

a. "Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos   e   , nos; quais habita justiça" ( II São Pedro 3:13 ).

b. "... Deus   com eles. Eles serão   de   e Deus mesmo   com  ." ( Apocalipse 21:3 , ú.p.).

Decido – Aceitar que Jesus Criará um novo céu e uma nova terra onde não haverá mais dor e pecado e que estabelecerá um reino eterno, sem corrupção, decido preparar-me de acordo com a Palavra de Deus para receber com alergia a meu Senhor Jesus.

José Carlos Costa, pastor


Sem comentários:

Enviar um comentário