segunda-feira, 23 de setembro de 2013

As Sete Cartas de Jesus às Sete Igrejas

A maioria dos livros do Novo Testamento são cartas que foram escritas pelos santos apóstolos a várias congregações, e que o cristianismo aceita como Palavra autorizada de Deus para a nossa época. Mas existe algo que faz do Apocalipse um livro sagrado realmente singular. E a revelação de Jesus Cristo, expressa em cartas enviadas a sete igrejas situadas na Ásia com instrução e com mensagens proféticas aplicadas a sete períodos específicos da história da igreja.

Ao mesmo tempo contém mensagens universais que produzem a edificação espiritual do crente.

Graças a Deus porque neste estudo hoje temos a oportunidade de lê-las, estudá-las e ser abençoados com as suas orientações. Mas lembremos que, além de penetrar no seu conteúdo, devemos obedecer (Apocalipse 1:3), e seremos bem-aventurados.

TRÊS MENSAGENS UNIVERSAIS

Há alguma coisa em comum nas cartas escritas às sete igrejas: escreve-se ao anjo ou mensageiro de cada uma delas. Em cada caso, o Senhor Jesus Se apresenta com uma identificação especial adequada às necessidades desse período da igreja. Por exemplo, ao escrever a Esmirna (era de perseguição e martírio), apresenta-Se como "o que esteve morto e tornou a viver" (Apocalipse 2:8). Há um elogio que reflete as virtudes desse período (menos no caso de Laodiceia, devido à sua mornidão espiritual). Há uma reprovação destinada a ajudar a crescer em áreas débeis da igreja, com exceção do período de Esmirna (era das perseguições e martírio) e Filadélfia (era do reavivamento). Também se inclui uma admoestação e uma promessa.

 1. Há três declarações de Jesus que aparecem em Sua mensagem a todas as igrejas e que têm relevante importância para os cristãos de todas as eras. Quais são essas três mensagens universais?

a. " Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos.” (Apocalipse 2:2, cf. 9,13,19; 3:1, 8, 15).

b. " Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. " (Apocalipse 2:7,cf. 11,17, 26; 3:5,12, 21 ).

c. “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” (Apocalipse 2:7, cf. 11,17, 29; 3:6, 13.22 ).

Nota: Dessas três declarações, surgem nitidamente três mensagens de Deus para toda pessoa de nosso século: (1) Deus me conhece totalmente, não posso enganá-Lo. (2) É imperativo vencer; São Paulo nos dá a chave: "Tudo posso n´Aquele que me fortalece" (Filipenses 4:13). (3) Devo obedecer à voz do Espírito Santo sempre.


ANALISANDO AS SETE IGREJAS
Veremos os pontos mais destacados da mensagem às sete igrejas, as quais estavam localizadas na província romana da Ásia, conhecida como Ásia Menor, na atual Turquia.

As sete igrejas são a primeira das séries de sete em Apocalipse (7 igrejas, 7 selos, 7 trombetas, etc.). A repetição abundante do número sete nos sugere um uso simbólico. O fato de que nessa região havia mais de sete igrejas, sugere a ideia de que foram escolhidas devido a suas características como símbolos proféticos, de sete períodos específicos da igreja cristã. O estudo da história confirma esta ideia.

ÉFESO: ERA DA PUREZA APOSTÓLICA
 2. Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período profético de Éfeso?
Rª: “ESCREVE ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.
Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:1-7.

a. Elogio: "Conheço as tuas obras, assim o teu  ..." Apocalipse 2:2.
"...e que puseste à prova os que a si mesmos se  e não o são, e os achaste  ." Apocalipse 2:2.

b. Reprovação: "... que  ." Apocalipse 2:4.

Nota: É a época dos apóstolos, durante o século 1. Foi um tempo de grande crescimento. O historiador Gibbons diz que os cristãos chegaram a ser nessa época uns 6.000.000. Os apóstolos deixaram bem claro, na Santa Bíblia, a doutrina pura de Cristo.

ESMIRNA: ERA DE PERSEGUIÇÃO E MARTÍRIO
 3. Quais seriam as características mais notáveis da época da igreja simbolizada por Esmirna?.
Rª: “E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:
Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfémia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:8-11

a. Elogio: "Conheço a tua  , a tua  , mas tu és rico..." Apocalipse 2:9.

Nota: Representa a igreja desde o ano 100 a 313. Foi o período de horrendas perseguições do Império Romano contra os cristãos que foram queimados vivos, decapitados, entregues às feras no circo romano, etc. Para esses fiéis mártires o Senhor não tem reprovação. O período termina com o edito de tolerância de Milão, assinado por Constantino no ano 313.

PÉRGAMO: ERA DE COMPROMISSOS
 4. Quais seriam os principais traços do cristianismo durante a época representada por Pérgamo?
Rª: “E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios:
Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
 Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem.
Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio.
Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Apocalipse 2:12-17.

a. Elogio: "... conservas o Meu  e não negaste a Minha  ..." ( Apocalipse 2:13 ).

b. Reprovação: "...e tens aí os que sustentam a  de  ... sustentam a  dos  ... Portanto  ..." Apocalipse 2:14-16.
Nota: Pérgamo cobre os séculos IV, V e a primeira metade do VI. Como Satanás não pode destruir a igreja com as perseguições, tratou de corrompê-la e colocá-la em compromisso com o Estado, introduzindo na igreja pagãos não-convertidos e que conservaram parte de suas ideias. Esse paganismo introduzido na igreja, foi tirando sua força espiritual.

TIATIRA: ERA DE APOSTASIA
 5. Quais seriam os pontos principais da mensagem à época representada por Tiatira? Apocalipse 2:18-29.
Rª: “E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei. Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

a. Elogio: "Conheço as tuas obras, o teu  , a tua  o teu  e a tua ..." ( Apocalipse 2:19 ).

b. Reprovação: "... que essa mulher,  , ... não somente ensine, mas ainda seduza os meus servos a  e a comerem coisas sacrificadas aos  ." ( Apocalipse 2:20 ).
Nota: Tiatira representa o período que vai desde o século VI ao XV - é a Idade Média. Jezabel, filha de um rei sidónio, adoradora de Baal, a qual introduziu a idolatria e corrupção religiosa em Israel, é aqui o símbolo da apostasia e corrupção religiosa aberta. A igreja se paganizara.

 6. Que palavras indicam que ainda ficava um pequeno remanescente?
Rª: “Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.” Apocalipse 2:24.

SARDES: ERA DA REFORMA
 7. Quais seriam as características mais destacadas da igreja durante o período representado por Sardes?
Rª: “E AO anjo da igreja que está em Sardes escreve: Isto diz o que tem os sete espíritos de Deus, e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives, e estás morto.
Sê vigilante, e confirma os restantes, que estavam para morrer; porque não achei as tuas obras perfeitas diante de Deus.
Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. E, se não vigiares, virei sobre ti como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.
Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.
O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:1-6.

a. Reprovação: "... Conheço as tuas obras, que tens nome de que  e estás  ." Apocalipse 3:1.

b. Elogio: "... Umas poucas  que não contaminaram as suas vestiduras..." Apocalipse 3:4.
Nota: Sardes corresponde à igreja no século XVII e primeira parte do século XVIII, quando a verdade bíblica começou a abrir caminho por meio da pregação dos reformadores. Apocalipse 3:2 profetiza a tragédia vivida pelas igrejas que, após a morte de seus fundadores, deixaram morrer parte das verdades descobertas e pregadas pelos reformadores.

FILADÉLFIA: ERA DO REAVIVAMENTO
 8. Quais são os traços preeminentes do período da igreja profetizado por Filadélfia? Apocalipse 3:7-13.
Rª: “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:
Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome.
Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há-de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”

a. Elogio: "... que tens pouca força, entretanto  e  ." Apocalipse 3:8.
Nota: Filadélfia, que quer dizer amor fraternal, representa a última parte do século XVIII e a primeira do século XIX, com o nascimento da expansão missionária e a organização das Sociedades Bíblicas. Começa a estudar-se Daniel e Apocalipse e surgem os maiores reavivamentos da História.

LAODICÉIA: A ERA PRESENTE
 9. Quais são as características profetizadas para nosso tempo, representado por Laodicéia?
Rª: “E ao anjo da igreja que está em Laociceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:14-22.

a. Elogio: Não há.

b. Repreensão: ... nem és  nem  ... porque és morno, estou a ponto de  da  ." Apocalipse 3:15, 16.

c. Conselho: "Aconselho-te que de Mim compres  e vestiduras  ... e  para ungires os teus olhos..." Apocalipse 3:18.

 10. Qual é a conduta que deveria seguir a orgulhosa e auto-suficiente Laodicéia? Apocalipse 3:19.
Rª: “Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.”
Nota: Apesar da triste condição de auto-suficiência e miséria espiritual de Laodicéia, Deus continua a amá-la; não tolera seus erros, mas lhe dirige os conselhos mais comovedores e inclusive faz o mais terno oferecimento: entrar em comunhão íntima, se Lhe abrirmos o coração. Apocalipse 3:20.


Decido - Vendo o imenso amor de Deus por Seus filhos e as Sua admoestação, decido aceitar o conselho de Jesus. Arrependido do pecado, peço-Lhe o ouro das verdades celestiais, as vestiduras brancas da Sua justiça e o colírio do discernimento do Espírito Santo para compreender a Sua Palavra. Senhor, entra em meu coração e dá-me o novo nascimento que prometeste a Teus filhos.


José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário