segunda-feira, 26 de março de 2012

O Forte/Alto Clamor

Quando o papado conquistar o mundo e, finalmente, for imposta a “Marca da Besta” que, mais não é do que a perseguição, afinal, o que se passará na Igreja? Um dos primeiros sinais é, sem dúvida alguma, a sacudidura. E quando se afirmar a supremacia da Igreja Tradicional, saber-se-á, na verdade, quem é quem na Igreja. Nos dias de hoje, a Igreja está repleta de gente. A maioria do povo de Deus, quando o papado impuser a Lei Dominical e proibir de comprar e vender e quando os Estados Unidos da América se unirem ao papado e for decretado o - “Decreto de Morte” -, muitos que não são fiéis, por conveniência, a seu tempo, sairão; mas, ao mesmo tempo, muitos dos que estão lá fora e que são sinceros, entrarão. Esta fase, de certa forma caracterizará o que se conhece de – Sacudidura. Esta referência encontra-se mencionada no livro Primeiros Escritos, pp. 271 a 273 e no livro O Grande Conflito, pp. 483,484.
Qual é o verdadeiro objectivo de dissecarmos estes acontecimentos? Pois, não só estamos a preparar-nos para uma melhor compreensão do que se seguirá, como também, como veremos, esta é uma estrutura idêntica à que encontrámos no livro do profeta Daniel, nomeadamente, no capítulo 11. Assim, ao conhecermos estes pormenores, não haverá, assim esperamos, desvios de interpretação deste, aparente, enigmático capítulo 11. Desta forma, quanto a nós, irá ser fácil interpretá-lo.
Após ter sido acudido, o povo de Deus, finalmente, está pronto para proclamar algo de extrema importância para o tempo do fim – o Forte/Alto Clamor.198 Afinal, o que é, o que significa, onde se encontra e o que contém este – Forte/Alto Clamor? Este é a intensificação da mensagem do 3º anjo. E qual o seu conteúdo? Na verdade ela é uma mensagem simples, só que de opção; ou seja, ou recebem o selo de Deus ou recebem a marca da besta. Dito por outras palavras – se ficarmos com o papado ou com o protestantismo apóstata, não iremos receber outra coisa a não ser a – marca da besta. Assim, perante esta mensagem que convida à opção, ou ficamos onde estamos ou, se ouvirmos este convite, sairemos de onde nos encontramos.
Já reparámos que a mensagem do 3º anjo está de novo mencionada no capítulo 18 do Apocalipse? E, já nos perguntámos qual a razão desta repetição? Em Apocalipse 14.8, na mensagem dos 3 anjos, é dito que: - “E outro anjo seguiu dizendo: Caiu, caiu Babilónia, aquela grande cidade que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição”. Em Apocalipse 18.2 é revelado muito mais, pois “E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e coito de toda a ave imunda e aborrecível”. Atardemo-nos um pouco no
significado das palavras aqui mencionadas. O que significarão, na verdade, estas “aves” na Palavra de Deus? Elas representam algo de desagradável, pois significam e personificam Satanás e os seus anjos. Para confirmarmos o que estamos a dizer, basta recordar uma parábola proferida pelo Senhor Jesus, conhecida pelo nome de – parábola do semeador – Mateus 13.1-23.
Aqui está dito que estas sementes caíram no caminho. E, acto contínuo, o que fizeram as aves? Estas vieram e comeram as sementes – v. 4. Um pouco mais à frente, Jesus explica o significado dos diferentes componentes da parábola: 1- da semente (a palavra do reino); 2- das aves (vem o maligno, e arrebata) – dizendo: - “Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado ao pé do caminho” – v. 19. Assimilando este texto ao de Apocalipse, então podemos ver como Babilónia se tornou a morada de Satanás e dos seus anjos. Na verdade, se pensarmos bem, quantos de nós gostaríamos de pertencer ou viver num semelhante lugar – Babilónia – “(…), morada de demónios, e coito de toda a ave imunda e aborrecível”? Na verdade, Apocalipse 18.1-5 tem a função de denunciar, a cada ser humano, a verdadeira entidade desta grande cidade de Babilónia espiritual, da qual, “(…) os seus pecados se acumularam até ao céu (…)” – v. 5. E quem está representado por Babilónia? Claro, os governos deste mundo, unidos com o papado e o protestantismo apostatado. Será que teremos ou teríamos prazer em ser parte integrante de tal organização ou sistema? Nós pensamos que não.
Na verdade, a 2ª e 3ª mensagem – Apocalipse 14.8-11 – estão extremamente ligados. Já na mensagem do 1º anjo é dito: - “Dizendo com grande voz: Temei a Deus e dai-lhe glória; porque vinda é a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” – v. 7. Ou seja, esta parte final, condida à adoração ao Criador. Isto implica a observância do Sábado, na medida em que, ao guardar o Sábado – 7º dia da semana - implicitamente que, aquele que o fizer está a manifestar o seu compromisso com o Deus Criador. Não é possível amá-lO e voltar as costas à Sua Lei, visto que esta é o reflexo de Si mesmo. A do 2º anjo diz: - “(…). Caiu, caiu Babilónia (…)” – v. 8 – exactamente porque não faz o que diz a 1ª mensagem; por isso o convite urgente: - “(…),: Sai dela povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas” – Apocalipse 18.4. Enquanto que a 3ª mensagem mostra a urgência de sair de Babilónia. Se não saírem receberão a marca da besta e cairá sobre estes “(…) a ira de Deus (…)” – Apocalipse 14.10. Eis a interligação ente a mensagem do 2º e a do 3º anjo. Esta última é uma mensagem urgente para os que ainda não saíram de Babilónia para que o possam fazer; é uma última oportunidade para dela sair sem receber a marca da besta, ou seja, do poder que se diz cristão, mas que nada tem de Cristo, tal o Senhor, certa vez denunciou: - “E porque me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?” – Lucas 6.46.
Será que alguém que não foi sacudido poderá pregar a mensagem do - Forte/Alto Clamor? Poderá uma pessoa que está unida ao mundo pregar tal mensagem? Pensamos que não. Não esqueçamos de duas realidades tremendamente importantes, a saber: 1- o Forte/Alto Clamor não é mais do que a mensagem para um tempo específico; 2- enquanto a Chuva Serôdia representa o poder a imprimir a esta mesma mensagem. Quando a Igreja for sacudida, então os filhos de Deus receberão a Chuva Serôdia e esta lhes concederá o poder para proclamar este Forte/Alto Clamor. Será possível a alguém que está cheio de Babilónia mandar alguém, tal como ele mesmo, sair de Babilónia? Uma pessoa que se sente bem a ver violência e sexo pela TV e que gasta a maior parte do seu tempo a ver filmes, futebol e novelas, que está a ouvir música de Babilónia, nas suas mais variadas matizes, pregará esta mensagem de advertência ao mundo – de arrependimento? Claro que não! Não esqueçamos que Babilónia tem a sua própria música – cf. Daniel 3.5. E, quando cai Babilónia é dito que nela “(…) não se ouvirá mais a voz de harpistas, e de músicos (…)” – Apocalipse 18.22. Sim, música que excita; a mesma que se tocou no banquete que fez com que João Baptista fosse morto – cf. Mateus 14.6. Como pode, como poderá uma pessoa cheia e identificada com Babilónia dizer aos outros para que saiam de Babilónia? Com que autoridade?
Antes que eu possa ser preenchido pelo Espírito Santo, algo deverá acontecer anteriormente! Sim, eu deverei estar esvaziado de mim mesmo. Não é esta uma lei elementar da área do saber chamada – Física? Na verdade, dois corpos, em simultâneo, não podem ocupar o mesmo espaço. Deus não enche o que já está cheio. A sacudidura serve para isto mesmo, ou seja, para esvaziar os filhos de Deus de si mesmos, e os torna capazes, aptos para receberem o poder do Espírito Santo. Isto é o que representa conhecer e vir a Jesus Cristo. Aprender a Sua palavra, orar e testificar. Para melhor compreendermos o que estamos a dizer, basta recordar um outro episódio das Sagradas Escrituras – o da mulher de Lot – Génesis 19.16,17,22-26. Sim, é verdade, a mulher de Lot SAIU de Sodoma e Gomorra, mas estas NUNCA saíram dela! Nunca esqueçamos desta máxima: - “O arrependimento é uma mudança de coração, não de opinião”.
Por vezes instala-se a confusão na mente daqueles que proferem acusações contra a Igreja Adventista – a Igreja remanescente – dizendo que esta é Babilónia – acusação desprovida de qualquer fundamento. Na verdade, o que acontece, isso sim, é que no seu seio existem muitos babilónicos – esta é que é a triste e dura realidade! Muitos, a exemplo da mulher de Lot, saíram do mundo para engrossarem as fileiras da Igreja, só que o grande drama permanece, infelizmente, visível em muitos aspectos, ou seja, que este mundo, na verdade, nunca os abandonou. A Chuva Serôdia representa o poder, enquanto que o Forte/Alto Clamor é, repetimos, a mensagem que é proclamada com poder. O Forte/Alto Clamor é, na verdade, o 2º anjo que intensifica a mensagem do 3º, que diz que todo aquele que não sair de Babilónia receberá a marca da besta e perder-se-á para sempre – Apocalipse 14.9.11. Mas, se ao contrário, esta for abandonada, para se unam ao remanescente de Deus, então estes serão salvos.
Onde encontramos esta mensagem do Forte/Alto Clamor no livro - Primeiros Escritos? Este tema encontra-se na p. 277. Note-se que, em relação a este livro estamos a seguir a paginação, à medida que os temas se sucedem. No livro do - O Grande Conflito, pp. 485-491, sendo esta a última página do capítulo 38, dando lugar, obviamente, ao capítulo 39, cujo título é - “Aproxima-se o Tempo de Angústia” – p. 493. Como reagirá a Igreja tradicional e o protestantismo quando esta mensagem for proclamada? Será esta é agradável para ambos os movimentos religiosos? A resposta é negativa. Qual a razão? Porque quando esta mensagem for proclamada, tal como dissemos anteriormente - Forte/Alto Clamor – milhares dos que a ouvirem sairão destas congregações para se unirem à Igreja remanescente como veremos quando abordarmos Daniel 11, visto que as mensagens que provocarão este êxodo ali são ventiladas – a Chuva Serôdia e o Forte/Alto Clamor.

Sem comentários:

Enviar um comentário