quarta-feira, 9 de abril de 2014

Uma Parte do Apocalipse Está no Futuro

Bem o esboço-quiasma mostra que virtualmente toda a segunda metade ainda pertence ao futuro. É certo que a descida da Nova Jerusalém ainda não ocorreu. Certamente o milénio continua a ser aguardado. Não temos dúvida de que as sete últimas pragas ainda são futuras. A queda da última Babilónia espiritual certamente ainda é futura, também. Vemos, pois, que a segunda metade do Apocalipse, neste momento, pertence virtualmente ao futuro.

Que dizer, entretanto da primeira metade? Quando as sete igrejas foram escritas, os cristãos encontravam-se espalhados por muitas cidades. Ainda hoje os cristãos continuam espalhados. Muitos comentadores estão de acordo em que as cartas às sete igrejas se relacionam com a experiência da igreja no seu conjunto, ao longo de toda a era cristã. As cenas do grande conflito, apresentadas nos capítulos 12 a 14, começam com o nascimento de Cristo (12:1, 2 e 5), prosseguem durante o longo período de perseguição (12:6, 13 a 16; 13:5 a 8) que Daniel predisse nos capítulos 7 e 8, e finalizam com a segunda vinda (14:14 a 20). Logo, as cenas do grande conflito que encerram a primeira metade do Apocalipse, dão cobertura há história da igreja cristã. Os sete selos e as sete trombetas são descrições paralelas das sete igrejas e das cenas do grande conflito, exactamente do modo como, em Daniel, as visões dos capítulos 2, 7 e 8 são paralelas entre si.

Podemos constatar, portanto que o quiasma que estrutura o Apocalipse, divide as profecias do livro em dois grupos principais: aqueles que tratam quase exclusivamente os eventos dos últimos dias (a segunda metade do livro) e aquelas que se relacionam com a experiência do povo de Deus durante a era cristã (a primeira metade do livro). A primeira metade escatológica. "Escatológica" provém do termo grego eschaton, que significa "fim". É um termo usado frequentemente, tanto por leigos como por eruditos. O seu sentido geral é "aquilo que tem a ver com o fim do mundo".

Nem tudo aquilo que tem a ver com a porção histórica sucedeu, pelo simples fato de que nem toda a história da igreja cristã já se concretizou!


O sétimo selo, a sétima trombeta e as cenas finais da divisão do grande conflito, ainda aguardam seu cumprimento. Já vimos que a segunda metade do Apocalipse é escatológica.

Sem comentários:

Enviar um comentário