sexta-feira, 11 de abril de 2014

A Bíblia Revelação do seu Autor

"Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."  (II Pedro 1 : 21)

Deus nos fala através da Bíblia, de diferentes maneiras:
Primeiro, ela é a revelação do próprio Deus, uma colecção de relatos pelos quais Ele Se revela a nós, assim como Se revelou ao Seu povo, através dos séculos. E, em detalhes, ela traz a maior de todas as revelações: Jesus

Segundo, a Bíblia é uma revelação para os dias atuais. Ela diz que "homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo" (verso 21). A fonte da revelação é Deus. Esse fato faz com que os escritos da Bíblia sejam relevantes para qualquer época, inclusive a nossa.
O apóstolo Paulo afirmou: "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto," (Romanos 16: 25)

Terceiro, a Bíblia comunica verdade e convicção a cada um de nós pessoalmente. Algumas vezes, isso é mais direto, induzindo o nosso pensamento à medida que lemos. O mesmo Espírito de Deus que inspirou os escritores, frequentemente revela a mensagens vivas de Deus a nós.
"Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação;" (Efésios 1: 17)

Quarto, as mensagens da Bíblia têm aplicação universal. A Palavra de Deus é para todos. "Toda Escritura é inspirada por Deus" (II Tim. 3:16), afirmou Paulo e, através dela, podemos ouvir o que Deus espera do mundo e de cada pessoa.

"Quando lerdes, podeis compreender o meu discernimento no mistério de Cristo" (Efésios 3:4). Deus Se revela a nós por pelo menos quatro meios diferentes: Natureza, Jesus, Seu Espírito, Sua Palavra (incluindo a palavra profética: II Pedro 1:19), Jesus chega até nós diretamente por meio do Espírito Santo.

Bíblia Como Revelação de Deus

É interessante a descrição que Amós fez do seu chamado para servir ao Senhor. Deus revelou lições, circunstâncias históricas e mensagens proféticas com o objetivo de advertir, ganhar e salvar pessoas. Nos escritos do profeta Zacarias, há uma grande ênfase na obra e propósitos de nosso Senhor (Jesus Cristo). Zacarias usa muitos símbolos para ilustrar a obra de Cristo ao salvar a humanidade. O objetivo final de Deus é a restauração da Terra ao estado de pureza original. A verdade (a Palavra na teoria) e a convicção (a Palavra aceita e aplicada) se tornam realidades diárias quando permitimos ao Espírito Santo incorporar o conhecimento divino aos nossos pensamentos.
"E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo."  (João 16 : 8)


Vejamos um exemplo de como aplicar uma mensagem viva. Em Zacarias 1:18-21, vemos quatro chifres (opressores ou assaltantes) perturbando o povo de Deus. Cristo é mostrado como um Ferreiro ou Carpinteiro que vai ao encontro do inimigo e o vence (corta os chifres, ou acaba com a sua força), para defender e salvar o remanescente. É curioso notar que o Messias veio depois como um Carpinteiro para construir caracteres. Esse é o tipo de revelação que torna a Palavra viva e fortifica a fé do fiel.

Sem comentários:

Enviar um comentário