terça-feira, 23 de abril de 2013

O Apocalipse -Visões e Profetas

No Apocalipse é-nos revelado que a Igreja de Deus teria o testemunho de Jesus, que é o espírito de profecia (Apocalipse 19:10). Também há referências a falsos profetas que fariam grandes sinais (Apocalipse 16:13, 14). Indiscutivelmente, torna-se evidente a necessidade de distinguir entre verdadeiros e falsos profetas. Este é o dilema de nosso estudo de hoje, o qual está repleto de importantíssimas revelações.
O Método Escolhido por Deus para Comunicar com o Ser Humano
O livro de Apocalipse é um bom exemplo acerca da decisão de Deus de utilizar profetas para transmitir Suas mensagens aos seres humanos (veja Apocalipse 1:1, 4). Esse método divino não é novo, pois foi a forma que Deus usou para dar-nos toda a revelação bíblica. Por meio de profetas, Deus quer revelar-nos o futuro (Amós 3:7). Eles o podem fazer quando se deixam guiar pelo Espírito Santo:
“Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II São Pedro 1:21.
Nem todos os profetas escreveram partes da Bíblia. Pelo menos doze profetas verdadeiros, que não são autores da Bíblia, são nela mencionados. Um dos mais notáveis é São João Batista, a respeito de quem Jesus disse que não houve profeta maior que ele:
“Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.” São Mateus 11:11.
Outro fato interessante é notar que Deus não faz discriminação de sexo quanto ao dom de profecia. Na Santa Bíblia se mencionam várias mulheres que exerceram a função profética. Por exemplo: Ana (São Lucas 2:36-38), Mina (Êxodo 15:20), Débora (Juízes 4:4), Hulda (II Reis 22:14) e as quatro filhas de Filipe:
“E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesareia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.” Atos 21:8, 9.
1.      De acordo com os planos de Deus para os dias finais da história humana, haveria verdadeiros profetas entre o remanescente fiel do tempo do fim?
Rª: “28  E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.
29  E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.
30  E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.
31  O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
32  E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.” Joel 2:28-32 (ler: Atos 2:17-21).
Os Dons Espirituais
 2. A Bíblia diz que quando nosso Senhor Jesus Cristo ascendeu aos Céus "concedeu dons aos homens" (Efésios 4:8). Quais são alguns destes dons que Ele concedeu a Sua Igreja?
Rª: “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores.” Efésios 4:1, 11.
Nota: Deus concede os dons do Espírito a fim de aperfeiçoar os santos, ou seja, a Igreja, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus ( Efésios 4:12, 13 ). Especialmente a respeito do dom de profecia, São Paulo diz que sua finalidade é edificar os crentes (I Coríntios 14:22). Jesus disse que a razão pela qual nos dá as profecias é para que creiamos (São João 13:19; 14:29).
3.Como uma ilustração da seriedade que devemos dar às coisas que Deus revela por meio de Seus profetas, o que o Apocalipse diz que Deus fará àqueles que alterarem o que foi revelado nas profecias?
Rª: “E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” Apocalipse 22:19.
 4. Como são considerados, no Apocalipse, aqueles que guardam as palavras da profecia divina?
Rª: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” Apocalipse 22:7.
Nota: De acordo com o ensino do Novo Testamento, não faltaria à Igreja nenhum dos dons espirituais que Cristo concede ( I Coríntios 1:6, 7 ). Em diversas partes a Santa Bíblia assinala o remanescente fiel como a Igreja verdadeira.
 5. O Apocalipse ensina que no tempo do fim o remanescente fiel teria o dom de profecia?
Rª – 1) “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17
Rª – 2) “E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” Apocalipse 19:10.
Nota: O dragão é Satanás que atua por meio de seus instrumentos humanos, perseguindo a mulher (a igreja) e o remanescente fiel, simbolizado pelos "restantes de sua descendência", ou seja, os fiéis do tempo do fim que guardam os mandamentos de Deus e têm o dom de profecia.
Profetas Verdadeiros e Falsos.
 6. Conforme o ensino de Jesus Cristo, que grave perigo surgiria no tempo do fim?
Rª: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”  São Mateus 24:24.
Nota: A Bíblia previne contra os falsos profetas (I São João 4:1; São Mateus 7:15). Ao ler II Pedro 2:1, 2, vemos que esses falsos profetas introduziria ocultamente heresias destruidoras e exerceriam uma influência corruptora na Igreja. No contexto de Deuteronómio 18:9-12 e Apocalipse 22:15, estão incluídos na lista dos falsos profetas os adivinhos (que lêem a sorte), os astrólogos, encantadores, magos, os que consultam os mortos, os feiticeiros e exorcistas. Deus declara que são uma abominação os que praticam estas coisas.
 7. Como podemos saber se o que um profeta diz é verdade ou não?
Rª: “ Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?  À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” Isaías 8:19, 20.
Nota: Os milagres em si mesmos não são prova de que o profeta seja inspirado por Deus. Apenas demonstram que há por trás dele um poder sobrenatural. Os magos do Egito, nos dias de Moisés, também fizeram milagres (Exo. 7:10-12,19-22). Satanás também tem poder de operar milagres e às vezes se disfarça como um piedoso anjo de luz (I Coríntios 11:13-15). A menos que os ensinos do profeta estejam em harmonia com a Bíblia, ele é um impostor.
As Sagradas Escrituras nos dão várias características do verdadeiro profeta: suas predições se cumprem (Jeremias 28:9), ele não induz o povo à apostasia (Deuteronómio 13:1-3), declara o que Deus o inspira a dizer e não fala de si mesmo (Jeremias 14:14), fala guiado pelo Espírito Santo (II Pedro 1:21), reconhece a encarnação de Jesus (I São João 4:1-3). 
 8. De que três formais Deus Se revela aos profetas?
Rª: “6 E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, eu, o SENHOR, em visão a ele me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.
"Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança do SENHOR; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?” Números 12:6-8.
Nota: Deus não fala por meio de bolas de cristal, pela palma da mão, xícara de café, astrologia, ou por meio de mortos. A Santa Bíblia descreve alguns aspectos físicos dos profetas enquanto estavam em visão. Por exemplo: perda de força física (Daniel 10:8), recebendo depois forças físicas sobrenaturais (Daniel 10:18, 19). Daniel ficou sem fôlego em suas narinas (Daniel 10:17), sem falar (Daniel 10:16) e inconsciente com respeito ao ambiente que o rodeava (Daniel 10:5-8). Tinham os olhos abertos durante a visão (Números 24:4).
O Dom Profético na Experiência Cristã de uma Pessoa.
 9. Que três conselhos dá o apóstolo São Paulo aos crentes?
Rª: “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem.” 1 Tessalonicenses 5:20, 21.
a. “Não desprezeis profecias."
b. "Examinai."
c. "Retende  ."
 10. Que experimenta aquele que crê e respeita os ensinos dos verdadeiros profetas?
 Rª: 1) “Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.” Apocalipse 22:7
Rª: 2) “E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.” II Crónicas 20:20
A Minha Decisão - Sendo que Deus nos fala pelos profetas verdadeiros, cuja palavra é um "testemunho de Jesus", decido estudar com oração as coisas que eles nos escreveram e, mediante o poder de Jesus, respeitarei as suas instruções.

Sem comentários:

Enviar um comentário