segunda-feira, 22 de abril de 2013

A Diferença entre o Falso e o Verdadeiro Profeta



“AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” (I João 4:1.)
Profetas falsos – Tanto nos tempos do A.T. como nos do N.T., apareciam homens que pretendiam falar em nome de Deus, não tendo, contudo, autoridade para isso, pois não tinham recebido mensagem alguma do Senhor. – Isaías os apresenta como profetas ‘que ensinam mentiras’ (Is 9.15) – Jeremias queixava-se dos que ‘profetizam falsamente’ (Jr 5.31), e descrevia os seus perigosos conselhos (Jr 14.13 a 15). *veja também os 9.8 – Mq 3.5 – Sf 3.4 – Zc 13.3. – Jesus disse aos Seus discípulos que se acautelassem ‘dos falsos profetas’ (Mt 7.15 – 24.24). Os profetas a que se faz referência em 1 Rs 22.6 podem ter sido aqueles que dirigiam o culto a Baal (*veja também 1 Rs 18.40), ou os dos postes-ídolos (1 Rs 18.19) – ou então os do culto do bezerro, no tempo de Roboão. Eram esses, então, ministros, não da religião judaica, mas do paganismo.
O verdadeiro profeta:
Promove sempre a obediência à vontade de Deus.
Se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses – deuses que nunca conhecestes – e sirvamo-los! Não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis; os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis; a ele servireis, e a ele vos apegareis. (Deuteronómio 13:1-4)
As suas profecias quando não condicionais, se cumprem sempre.
Quanto ao profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, então será conhecido que o Senhor na verdade enviou o profeta. (Jeremias 28:9)
Falam de acordo com a Lei de Deus e o testemunho da bíblia.
Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos consultará os mortos? A Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva. (Isaías 8:19, 20)
 
Os frutos da vida do profeta revelam suas credenciais divinas.
Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. (Mateus 7:15)
Enfatizam a Jesus Cristo.
Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo. (I João 4:1-3)
Versículos bíblicos sobre falsos profetas
 ■Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. (Mateus 7:15)
 Levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. (Mateus 24:11)
 ■Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. (Mateus 24:24)
 ■Pois surgirão falsos cristos e falsos profetas, operando sinais e prodígios, para enganar, se possível, os próprios eleitos. (Marcos 13:22)
 Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas. (Lucas 6:26)
 ■Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. (II Pedro 2:1)
 ■Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. (I João 4:1)
 ■Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo. (I João 4:4)

Sem comentários:

Enviar um comentário