segunda-feira, 1 de abril de 2013

A marca da Besta e a União das Igrejas

O livro do Apocalipse difere das outras profecias bíblicas como as de Isaías, Jeremias, Ezequiel e as dos profetas menores, a mais comparável é a de Daniel).
Desde o começo (1:1) este livro apresenta-se como um apocalipse ou revelação, como um abrir do véu sobre os mistérios do futuro, que culminam com o triunfo de Jesus Cristo. Ainda que apocalipse seja na verdade profecias,

 

O livro do Apocalipse trata do tema da marca da besta com uma seriedade impressionante e, quando fala daqueles que a recebem, usa a linguagem mais forte e ameaçadora que poderíamos imaginar. Se você quer tirar as dúvidas, leia as três mensagens angélicas (Apocalipse 14:6-12), especialmente a terceira. Segundo a revelação, os que receberem a marca da besta se perderão. O mais terrível é que a maioria das pessoas a receberá, a menos que saiba do que se trata e decida colocar-se ao lado de Deus, custe o que custar.


Outro fato que se torna claro no Apocalipse é que a humanidade se está a dividir rapidamente em dois grupos: aqueles que seguirão a besta e a sua imagem e os que receberão a marca de Deus "os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus". Deus o ajude a estar entre estes últimos, pois eles receberão a vida eterna.


Sendo que este tema tem uma transcendência tão significativa para a vida eterna, oremos a Deus pedindo a unção do Espírito Santo a fim de que se cumpram as promessas feitas por nosso Senhor Jesus: "Mas o Consolador, a quem o Pai enviará em Meu nome, Esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" (São João 14:26). "Quando vier,... o Espírito da verdade, Ele vos guiará a toda a verdade" (São João 16:13). "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (São João 8:32). "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" (São João 8:36).

 

Em que Consiste a Marca da Besta?

Sendo que o anticristo se coloca em lugar de Cristo e se opõe a Ele, é lógico supor que a marca, o selo ou sinal do anticristo seja oposta à de Cristo, ou uma substituição dela. Um estilo comparativo das diversas profecias bíblicas relativas ao anticristo reforça esta realidade. Temos um exemplo disto na profecia de Daniel 7, onde o chifre pequeno, símbolo do anticristo, perseguiria durante "um tempo, dois tempos e metade dum tempo" (Daniel 7:25). O Apocalipse declara que este período é igual a 42 meses ou 1.260 dias proféticos (Apocalipse 12:4, 6; 11:2 e 3). Daniel fala do mesmo poder perseguidor que Apocalipse 13, e nos ajuda a compreender em que consiste a marca da besta.

 

1.      Qual é a marca de Deus, que seria aplicada na fronte do remanescente fiel?

Rª: “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.” Ezequiel 20:12 (cf. Apocalipse 7:2,3; 9:4; Isaías 8:16; Ezequiel 20: 20; Êxodo 31:13.)

 

Nota: Tendo em conta que Jesus disse que não mudou a lei e que não autoriza mudá-la (São Mateus 5:17, 18), e que o remanescente que receberia o selo de Deus seria obediente a Seus mandamentos (Apocalipse 14:12), fica claro que Deus não mudou o Seu sinal (o santo sábado). Ainda mais: no Apocalipse há uma séria advertência para os que alteram a Palavra de Deus (Provérbios 30:5, 6) e terríveis maldições de Deus para quem acrescente algo a Sua Palavra ou dela tire alguma coisa (Apocalipse 22:18,19).

 

2.      Qual seria a marca substitutiva da falsa autoridade do anticristo?

Rª: “E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.” Daniel 7:25.
Nota: Já vimos (voltaremos a estudar esse assunto) que a mudança do sábado para o domingo foi realizada contra a expressa vontade de Deus. A observância do domingo é uma marca da pseuda-autoridade de Roma. Outra alteração que o papado fez na lei de Deus foi tirar do catecismo o mandamento que proíbe adorar ou reverenciar as imagens (Êxodo 20:4-6). Durante a sexta trombeta, junto com uma série de graves pecados, é apresentada a adoração de imagens (Apocalipse 9:20, 21). Deus é muito claro em dizer que não aceita que O adorem por meio de imagens (Isaías 42:8). Por isso é que em Apocalipse 21:8 e 22:15 se diz que os idólatras não se salvarão. Deus é Espírito e só aceita uma adoração espiritual (João 4:23, 24).


A Outra Besta e a Imposição da Marca.


 3. Na época em que a primeira besta é levada a cativeiro, que outro símbolo profético nos apresenta o Apocalipse?

Rª: “Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos.

E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.” Apocalipse 13:10, 11.

 

Nota: Todas as características da segunda besta assinaladas na profecia cumprem-se nos Estados Unidos. Surgiram como nação em 1776 num território não habitado por outra nação civilizada (na profecia surge da terra e não do mar, o qual em Apocalipse 17:15 simboliza zonas densamente povoadas). No seu começo fala como cordeiro, belo símbolo de seus ideais de liberdade, porém chegará o momento em que a profecia diz que falaria como dragão.


 4. Que farão os Estados Unidos (nação protestante), que nos faz supor que quando a Terra se maravilhar após o papado haverá uma união das igrejas? Apocalipse 13:11-17.


“E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão.

E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada." Apocalipse 13:11,12.
“ E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas.

Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” Apocalipse 13:16,17

Nota: Os versículos 11-17 do capítulo 13 do Apocalipse nos ajudam a entender que os Estados Unidos tomariam a iniciativa de obrigar as pessoas a receber a marca da besta, repudiando suas atuais ideias de liberdade.

 

 5. O que a segunda besta ordenaria que os moradores da Terra fizessem?

Rª: “…E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. Apocalipse 13:13, 14.

 

Nota: A primeira besta fazia com que a adorassem utilizando um sistema legislativo repressivo pelo qual o governo civil perseguia e até matava os dissidentes. Aqui se diz que será feita uma imagem ou cópia, ou seja, um sistema legislativo ou leis repressivas semelhantes para conseguir os mesmos resultados obtidos durante a época da inquisição. A imagem à primeira besta se formará quando o Estado e a Igreja se unirem para impor um dia oficial dc culto.

 

 6. Onde será posta a marca da besta? Apocalipse 13:15-17.

R: “E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas.” Apocalipse 13:16

Nota: A testa representa a mente, com a qual servimos a Deus (Romanos 7:25). A mão é símbolo de trabalho (Eclesiastes 9:10). Os que aceitam o domingo intelectualmente receberão o sinal em sua mente, aqueles que trabalharem no sábado para não serem boicotados ou mortos, receberão o sinal em sua mão. A marca será imposta quando se decretar uma lei proibindo comprar ou vender àqueles que não tiverem a marca da besta. É lógico que quem viola o sábado na atualidade é culpado de violar a santa lei de Deus e, portanto, está em pecado (I João 3:4). Aqueles que conscientemente aceitam a substituição do sábado pelo domingo se encontram em rebelião contra a lei divina, com a mesma responsabilidade que terão aqueles que receberem a marca da besta na crise final que precede o retorno de Cristo.
 7. De acordo com a mensagem do terceiro anjo, que terrível advertência faz Deus àqueles que receberem a marca em sua fronte ou em sua mão? Apocalipse 14:8-11.

Rª: “Também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.” Apocalipse 14:10


Os que tem a Fé em Jesus.

 8. Como expressarão a fé em Jesus os integrantes do remanescente fiel? Apocalipse 14:12; Atos 5:29.

Rª: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12

 

Nota: Através de Apocalipse 9:4 sabemos que durante a quinta trombeta é dada a ordem de proteger os que têm o selo de Deus em sua fronte, o que mostra Deus atuando em favor de Seu remanescente fiel e cumprindo Sua promessa do Salmo 119:165 : "Grande paz têm os que amam a Tua lei; para eles não há tropeço."

 

 9. Quem se levantará em defesa do remanescente fiel durante a tremenda angústia derivada da perseguição que haverá? Daniel 12:1.

Rª: “E NAQUELE tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.”

 

Nota: Miguel, que significa "Quem é como Deus?", é um dos nomes de Cristo. Em Judas 9 Miguel aparece como o Arcanjo (chefe dos anjos). Jesus usa o nome de Miguel só quando aparece para enfrentar decididamente a Satanás, o qual queria ser como Deus (Isaías 14:14). Encontramos um exemplo disto em Apocalipse 12:7. Nos versículos citados nesta pergunta (Daniel 12:1, 2) se menciona a ressurreição que ocorrerá quando Jesus voltar para os Seus (João 5:28, 29; I Tessalonicenses 4:16 ). Jesus mesmo Se levantará em favor de Seu povo e os libertará.

 

 10. Que prometeu nosso Senhor Jesus Cristo a todos aqueles que O seguirem sob qualquer circunstância?

Rª: “NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

E quando eu for (Ele foi), e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:1-3.

 

Nota: Deus deseja que todos nos salvemos ( I Timóteo 2:3, 4 ) e Satanás quer desesperadamente que nos percamos. Expressamos nossa decisão por meio da obediência. A Santa Bíblia ensina que somos escravos daquele a quem obedecemos, "seja do pecado, para a morte, ou da obediência, para a justiça" (Romanos 6:16). Nisto não existe neutralidade. Jesus disse claramente: "Quem não é por Mim, é contra Mim; e quem comigo não ajunta, espalha" (Mateus 12:30). Mas não se esqueça de que, assim como todas as promessas do Apocalipse são para os vencedores, em João 14:1-3 o Senhor Jesus promete uma morada celestial para os fiéis.

 
A minha decisão - Senhor Jesus toma a minha vida, ela é Tua; intercede por mio ante o Pai. Guarda-me durante o tempo de angústia e dá-me a vida eterna quando voltares para biscar o Teu povo.

 

José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário