terça-feira, 22 de novembro de 2011

A PRIMEIRA MENSAGEM APOCALIPSE - A HORA DO JUÍZO

No livro de Daniel, capítulo 8, encontramos uma sequência de eventos históricos que precedem a segunda vinda de Cristo. Neles são descritos a sucessão de quatro reinos (babilónico, medo-persa, grego e romano), e, proveniente do último (romano), surgiria um poder que actuaria de maneira singular em relação aos seus antecessores, fazendo prosperar o engano ao deitar por terra a verdade referente ao santuário celestial; obscurecendo deste modo o ministério intercessório de Jesus. Daniel 7:25 descreve esse mesmo poder (reino) dizendo: "Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará os santos do Altíssimo e cuidará em mudar os tempos e a lei..."

Apesar disso, Deus não permitiria que os Seus ensinos, a Sua lei e a verdade relativa ao ministério sumo-sacerdotal de Jesus prosseguisse indefinidamente obscurecida pelo erro. Através de homens e mulheres fiéis e tementes a Deus, Ele reavivaria a Sua causa (Isaías 58:12). A reforma protestante redescobriu parcialmente o papel de Cristo como nosso Mediador, o que ocasionou grande reavivamento no seio do mundo cristão. Contudo, havia ainda outras verdades a serem reveladas acerca do ministério celestial de Jesus. E a Daniel foi divulgado o tempo em que Deus restauraria essas verdades e iniciaria o grande julgamento da raça humana. Em visão Daniel contemplou esses eventos e, no desfecho dela, relata o seguinte diálogo:
 "Até quando durará a visão do sacrifício diário e da transgressão assoladora, visão na qual é entregue o santuário e o exército a fim de serem pisados?"
 "Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado." (Daniel 8:13-14)

Ao anjo Gabriel fora dado a missão de explicar esses eventos proféticos, mas, o impacto das informações conduzira Daniel a enfermidade. Por este motivo, Gabriel teve que adiar os esclarecimentos relativos ao período de tempo das 2300 tardes e manhãs; o único aspecto da visão que ainda não tinha sido elucidado (Daniel 8:27). Em Daniel 9:22 tem-se o retorno do anjo Gabriel com o objetivo de completar essa tarefa. Portanto, Daniel capítulos 8 e 9 acham-se conectados, sendo o capítulo 9 a chave para desvendar o mistério das "2300 tardes e manhãs" descrito no capítulo 8.

Todavia, torna-se necessário em primeiro lugar entender o que significa "tardes e manhãs". Analisemos:
"... E disse Deus: Haja luz. E houve luz.
E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia." (Génesis 1:3-5)
Segundo as Escrituras Sagradas, "uma tarde e uma manhã" corresponde a "um dia" (período de tempo aproximado de 24 horas) e, consequentemente, demonstra que as "2300 tardes e manhãs" mencionadas em Daniel 8:14 equivalem a "2300 dias". Mas, os capítulos 8 e 9 do livro de Daniel se referem a tempo profético e nestes casos "um dia" equivale a "um ano":
"Segundo o número dos dias em que espiastes a terra, quarenta dias, cada dia representando um ano..." (Números 14:34)
"Quarenta dias te dei, cada dia por um ano..." (Ezequiel 4:7)
A partir desses versos pode-se afirmar que "2300 dias" proféticos representam "2300 anos" literais, e, com base nessas informações, volvemo-nos às palavras do anjo Gabriel que retorna ao profeta com o intuito de fazê-lo entender o período de tempo descrito na profecia:
"... Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido. No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; considera, pois, a coisa e entende a visão. Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para fazer cessar a transgressão, para dar fim aos pecados, para expiar a iniquidade, para trazer a justiça eterna, para selar a visão e a profecia e para ungir o Santo dos Santos." (Daniel 9:22-24)
A partir de Daniel 9:24 podemos fazer a seguinte pergunta: "Qual a relação entre as 'setenta semanas' e os 2300 anos"?

O anjo Gabriel anunciou que "setenta semanas foram determinadas sobre o povo e sobre a santa cidade" de Daniel, isto é, sobre o povo judeu e sobre a cidade de Jerusalém.

A palavra "determinada" é uma tradução do verbo hebraico נחתך (chathak). E, apesar dele aparecer na Bíblia somente neste verso, seu significado segundo o Léxico Hebraico de Strong1 é cortar, dividir, separar. Esse sentido pode ser compreendido, também, a partir de outras fontes hebraicas2. O conhecido dicionário hebraico-inglês de Genesius3 estabelece que o significado apropriado para o vocábulo em questão é "cortar"4 ou "dividir". Porém, figurativamente, os tradutores bíblicos optaram por traduzi-lo por determinada ou decretada.

Assim, Gabriel revela ao profeta Daniel que as "setentas semanas" fixadas sobre os judeus e Jerusalém devem ser cortadas ou separadas de "2300 anos", ou seja, as 70 semanas mencionadas em Daniel 9:24 estão inseridas dentro dos 2300 anos e segundo as instruções do anjo Gabriel elas devem ser subtraídas.

Para realizar essa separação de tempo devemos aplicar o mesmo princípio bíblico que diz: "Cada dia por um ano". E como uma semana possui 7 dias, e, na profecia são mencionadas 70 semanas, temos: 70 x 7 = 490 dias ou 490 anos. Isto é, 490 anos devem ser separados ou cortados de 2300 anos.
E, em que momento se inicia a contagem dos 490 anos?" Observe as palavras do anjo Gabriel:
 "Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Ungido, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas: as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos." (Daniel 9:25)
Gabriel indica que o início da contagem dos 490 anos se daria a partir "da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém". E a História registra que essa ordem foi dada pelo rei Artaxerxes, da Pérsia, no ano 457 a.C.
Daniel 9:25 revela ainda que, desde a ordem para restaurar Jerusalém até o Ungido, ou seja, até o batismo de Jesus Cristo, se passariam "sete semanas e sessenta e duas semanas"5 e, estas somadas totalizam 69 semanas. Então, a partir da contagem inicial das 70 semanas (490 anos), 69 semanas se passariam até chegar a época do batismo de Cristo.

Em tempo profético, 69 semanas equivalem a 483 anos (69 semanas x 7 dias semanais). Esse cálculo conduz ao ano 27 d.C., data em que se realizou o batismo de Jesus.
Entretanto, Daniel 9:25 menciona somente 69 das 70 semanas proféticas. Resta ainda uma semana a ser analisada. Vejamos:
 "E Ele firmará um concerto, com muitos, por uma semana: e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares..." (Daniel 9:27)
A profecia afirma que, na metade da semana (três anos e meio - 3½) - "última" das 70 semanas - "fará cessar o sacrifício". Em outras palavras, Jesus morreria na cruz e já não seria mais necessário o sacrifício de animais que Israel realizava no santuário terrestre (Mateus 27:51). A História registra que, exatamente no ano 31 d.C., Jesus foi morto, confirmando com extrema exatidão as profecias.
A outra metade (três anos e meio 3½) da "última semana" terminou no ano 34 d.C. Nessa época o apóstolo Estevão foi apedrejado pelo povo judeu (Atos 7:54-60) e, com isso, o tempo de Israel finda-se; a nação israelense perde as credenciais de sacerdotes e representantes de Deus na Terra (Êxodo 19:5-6; Romanos 3:2; Mateus 21:42-46). Finda-se deste modo o período de 490 anos ou das 70 semanas proféticas: "setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo..." (Daniel 9:24). A profecia foi dada a Daniel por volta de 607 a.C. e, séculos depois, tudo se cumpriu com exatidão perfeita.

E, como os 490 anos fazem parte dos 2300 anos e, foram "separados" ou "cordados" deles, em que ano seremos encaminhados ao prosseguir na contagem de tempo que restou?6 Concluiremos que o período de 2300 anos terminou em 1844. Ou seja, em 1844, segundo as profecias se iniciou a purificação do santuário celestial e o julgamento da humanidade7, pois, Daniel capítulo 9 além de trazer todas essas informações proféticas, é também, uma resposta a pergunta de Daniel 8:13.

A seguir os principais eventos descritos em Daniel capítulo 9:
Repete diagrama:
457 a.C. Emissão da ordem para reconstruir Jerusalém (Esdras 7:11-28).
27 d.C. Batismo de Jesus (Mateus 3:13-17).
31 d.C. Na metade da última semana (pertencente as 70 semanas), o Messias seria morto. Exatamente três anos e meio após o Seu batismo, Jesus foi morto na cruz (Lucas 23:46 cf Daniel 9:27).
34 d.C. No fim da outra metade da última semana (pertencente as 70 semanas), Estevão foi apedrejado (Atos 7:54-60); a Igreja foi perseguida (Atos 8:1-3); Paulo converte-se e leva o Evangelho aos gentios8 e, o povo judeu perde o título de nação escolhida por Deus.9
1844 Início do Juízo Investigativo (Daniel 8:14; Daniel 7:9-10; Apocalipse 11:19; Apocalipse 14:7).

"Segundo as profecias foi a partir de 1844 que o destino dos homens começou a ser levado ao juízo de Deus (cf Daniel 7:10), e milhões de pessoas no mundo ignoram essa verdade. Por isso o Apocalipse declara que era necessário levantar-se "um anjo voando pelo meio do céu, tendo um Evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a toda nação, tribo, língua, e povo, dizendo em grande voz: "Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora de Seu juízo..." (Apocalipse 14:7). A palavra anjo em linguagem profética significa mensagem ou mensageiro. E perceba que o anjo voa. Isso é urgente (Apocalipse 14:6). Voar significa rapidez. Não há mais tempo a perder. Perceba que a mensagem é dada em alta voz. Isso não pode ser ignorado por mais tempo. Precisa ser proclamado em toda a Terra e para todos.

Infelizmente, o juízo, por algum motivo, é mal compreendido. Muitos confundem o juízo divino com os flagelos e catástrofes que acontecerão antes da volta de Cristo, e que também estão profetizados no Apocalipse. Os flagelos por exemplo, são parte da sentença do juízo. Não é juízo. A prisão ou pena de morte, por exemplo, não é o juízo da pessoa, mas a condenação. Juízo é o processo pela qual se considera o caso: existe um juiz, um advogado, um promotor de acusação, testemunhas e provas."10 O profeta Daniel descreve esse juízo celestial:
"Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e o Ancião de dias Se assentou; Sua veste era branca como a neve, e os cabelos da cabeça, como a lã pura... um rio de fogo manava e saía de diante dEle. Milhares e milhares O serviam, e miríades e miríades estavam diante dEle; assentou-se o tribunal, e se abriram os livros." (Daniel 7:9:10)
________________________________________
Vídeo relacionado:
Texto baseado em: "O Ministério de Cristo no Santuário Celestial", Nisto Cremos, 7.ª ed., 2003, cap. 23, p. 408.
Leitura complementar sugerida: Princípio do Dia Profético.
1. STRONG, J. (1981). The Exhaustive Concordance of the Bible, ed. Macdonald Publishing Company, (Referência n.º 02852).
2. Análise de escritos hebraicos, tais como os Mishnah, revelam que embora "chathak" possa significar "determinar", o uso mais comum "tem a ver com a idéia de cortar". - SHEA, W. H. "The Relationship Between the Prophecies of Daniel 8 and 9". In: WALLENKAMPF, A.; LESHER, W. R. (1981). The Sanctuary and the Atonement. Washington, D.C.: Biblical Research Institute, p. 228-250.
3. GENESIUS. (1950). Hebrew and Chaldee Lexicon to the Old Testament Scripture, London: Samuel Bagster & Sons, p. 314b.
4. A versão espanhola Sagradas Escrituras de 1569 apresenta o verbo "cortar" entre parênteses destacando o sentido mais preciso para o verbo hebraico "chathak": "Setenta semanas están determinadas (Heb. cortadas) sobre tu pueblo y sobre tu Santa Ciudad..." (Daniel 9:24).
5. "Sete semanas" correspondem a 49 anos, tempo gasto para restauração e edificação de Jerusalém, e, "sessenta e duas semanas", 434 anos, refere-se ao tempo compreendido entre a conclusão da reedificação de Jerusalém e o batismo de Jesus. "Sete semanas 'e' sessenta e duas semanas" correspondem a soma de 7 semanas + 62 semanas = 69 semanas (483 anos).
6. Durante a contagem dos 2300 anos, considerar que não existe o "ano zero". Tem-se o ano 1 a.C. e em seguida 1 d.C.
7. Hebreus 8:1-2; Hebreus 9:23-24; Daniel 7:9-10 cf Apocalipse 11:19.
8, 9. Mateus 21:42-43; Atos 13:44-52; Isaías 42:6-7; Êxodo 19:5-6; Romanos 3:2.
10. BULLON, A. (1998). O Terceiro Milênio e as Profecias do Apocalipse, 1.ª ed., p. 29.

Sem comentários:

Enviar um comentário