quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O Selo de Deus no Apocalipse

O sexto selo do Apocalipse ajuda a descobrir quando começaria o tempo do fim e conclui com a descrição da segunda vinda de Jesus. O sétimo selo descreve o silêncio que se produzirá no Céu quando Jesus e os Seus anjos vierem buscar-nos. No capítulo 7, como uma espécie de parêntesis entre o sexto e o sétimo selo, Jesus diz que antes de vir, seria colocado o selo de Deus na fronte dos que serão salvos. Este capítulo também aumenta a nossa compreensão dos acontecimentos prévios ao retorno do Senhor.

SERÁ A TERRA DESTRUÍDA POR UMA GUERRA TERMONUCLEAR?

1. Que faziam os anjos nos quatro ângulos (pontos cardeais) da Terra?
Rª: “Depois disso vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos, para impedir que qualquer vento soprasse na terra, no mar ou em qualquer árvore.” Apocalipse 7:1.
Nota: Que significariam esses ventos? Há antecedentes proféticos na Bíblia que nos dão a chave. Representam guerras (Ex.: Jeremias 49:36, 37). O fato de que a guerra que se está retendo em Apocalipse 7 viria dos quatro pontos cardeais da Terra, dá a entender que se trata de uma guerra mundial.

2. Que seria danificado na guerra que os quatro anjos estavam retendo?
Rª: "Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores até que selemos as testas dos servos do nosso Deus". Apocalipse 7:3.
Nota: Evidentemente a guerra de que se está falando aqui, não está no passado. Não é a Primeira nem a Segunda Guerra Mundial, pois os danos que são profetizados aplicam-se com mais propriedade a uma guerra termonuclear, capaz de danificar a Terra, a vida no mar e a vida vegetal. Portanto, refere-se a uma guerra mundial como a que poderia ocorrer se fossem usadas armas como as atuais.

 3. Até quando seria detida esta guerra infernal?
Rª: “Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder para danificar a terra e o mar:
 "Não danifiquem nem a terra, nem o mar, nem as árvores até que selemos as testas dos servos do nosso Deus".” Apocalipse 7:2, 3.

QUAL É O SELO DO DEUS VIVO?
Apocalipse 7 não está a falar do selo do evangelho que é aplicado pelo Espírito Santo para dar-nos a certeza de que somos filhos de Deus. Os de Apocalipse 7 já o receberam. Como sabemos? Porque o selo de Apocalipse 7:1-3 é aplicado sobre os servos de Deus, o que demonstra que já são convertidos.

4. Onde, revela Deus, está o Seu selo para os crentes?
Rª: “Guarde o mandamento com cuidado e sele a lei entre os meus discípulos.” Isaías 8:16.
Nota: Alguns cristãos se surpreendem ao ler este versículo. Não obstante, ele se harmoniza plenamente com o Novo Testamento, onde diz: "Ora, sabemos que O temos conhecido por isto, se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu O conheço, e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade" (I São João 2:3, 4). São Paulo disse que a obediência da lei distingue o cristão espiritual do carnal, "por isso o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar, portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus" (Romanos 8:7, 8).

Seria bom fazermos uma análise para comprovar a firme certeza do que acabamos de descobrir. Busquemos na lei de Deus ( Êxodo 20:3-17 ) as três características básicas de um selo completo:

Nome;
Cargo;
Jurisdição.
Encontraremos no mandamento que estabelece o dia de repouso.
 5. Quais são as três características do Selo de Deus que encontramos nos Dez Mandamentos?
Texto bíblico: 8 "Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.
9 Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos,
10 mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades.
11 Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.” Êxodo 20:8-11.
1. Nome: Senhor Deus
2. Cargo: Criador - ("porque em 6 dias fez o Senhor").
3. Jurisdição: Universo - "(... fez o Senhor os   e a   o   e   o que neles há, e ao   dia   ; por isso o Senhor   o dia de   e o  ".
Nota: A Santa Bíblia ensina o que acabamos de descobrir. Por ex.: Em Ezequiel 20:11 diz Deus: "Também lhes dei os Meus   para servirem de   entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica." Note que Apocalipse 7:2, 3 diz que o selo ou sinal de Deus teria que ser aplicado na fronte dos servos de Deus, o que na profecia significa na mente, ou seja, aceitação plena. Em Ezequiel 20:20 nos é dito que não o conseguiremos pelo saber, mas por praticar a observância do sábado de Deus." Santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu sou o Senhor vosso Deus." O selo de Deus (sábado) na lei, demonstra a autoridade de quem promulgou a lei. O selo no crente (eu decido guardar o sábado como dia de repouso) demonstra a quem pertence esse servo, tem o nome de Deus em sua fronte, lhe pertence.

O SELO NO NOVO TESTAMENTO
 6. Que profecia demonstra que os crentes não-judeus do Antigo Testamento e os cristãos do Novo Testamento recebem por igual o selo da observância do sábado?
Rª: Isaías 56:1-7.
1 Assim diz o Senhor: "Mantenham a justiça e pratiquem o que é direito, pois a minha salvação está perto, e logo será revelada a minha retidão.
2 Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado para não profaná-lo, e vigiando sua mão para não cometer nenhum mal".
3 Que nenhum estrangeiro que se disponha a unir-se ao Senhor venha a dizer: "É certo que o Senhor me excluirá do seu povo". E que nenhum eunuco se queixe: "Não passo de uma árvore seca".
4 Pois assim diz o Senhor: "Aos eunucos que guardarem os meus sábados, que escolherem o que me agrada e se apegarem à minha aliança,
5 a eles darei, dentro de meu templo e dos seus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas, um nome eterno, que não será eliminado.
6 E os estrangeiros que se unirem ao Senhor para servi-lo, para amarem o nome do Senhor e prestar-lhe culto, todos os que guardarem o sábado deixando de profaná-lo, e que se apegarem à minha aliança,
7 esses eu trarei ao meu santo monte e lhes darei alegria em minha casa de oração. Seus holocaustos e demais sacrifícios serão aceitos em meu altar; pois a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos".
Nota: Assim como Êxodo 31:16, 17 diz que o sábado seria sinal perpétuo entre Deus e Seu povo, Isaías 56 demonstra claramente que o sinal seria para todo crente, independente de sexo, nacionalidade, raça ou qualquer outra diferença humana. Note que Jesus aplicou esta profecia aos dias do Novo Testamento. (Mateus 21:13; Marcos 11:17; Lucas 19:46).

 7. Qual era o dia de descanso que guardavam nosso Senhor Jesus e a bem-aventurada virgem Maria junto com outras piedosas mulheres? São Lucas 4:16,31
1) Rª: “Ele foi a Nazaré, onde havia sido criado e no dia de sábado entrou na sinagoga, como era seu costume. E levantou-se para ler.” Lucas 4:16.
2) Rª: “Era o Dia da Preparação, e estava para começar o sábado.
As mulheres que haviam acompanhado Jesus desde a Galileia, seguiram José e viram o sepulcro e como o corpo de Jesus fora colocado nele.
56 Em seguida, foram para casa e prepararam perfumes e especiarias aromáticas. E descansaram no sábado, em obediência ao mandamento.” Lucas 23:52-56.
Nota: Apesar da tremenda emergência que significou a morte do seu amado Filho, a bem-aventurada virgem Maria não fez as compras dos aromas para embalsamar a Jesus no sábado, mas esperou o domingo para ungir o Seu corpo. Isto mostra que ela guardava o mandamento do sábado, no qual está o selo de Deus. Outras mulheres piedosas, as quais não puderam comprar na sexta-feira, guardaram o sábado e fizeram as suas compras no domingo. (São Marcos 16:1-2).

AS PROFECIAS ANUNCIAM UM ATAQUE CONTRA A LEI DE DEUS
 8. Assim como em Apocalipse 12:7-9 o grande dragão representa a Satanás em sua rebelião contra Deus, em Daniel 7 o chifre pequeno representa o anticristo, instrumento de Satanás. Que tentaria mudar o chifre pequeno? Daniel 7:25.
Rª: “Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo.”
Nota: Nosso Senhor Jesus Cristo foi muito enfático ao declarar que Ele não veio mudar a lei (São Mateus 5:17) e que não autoriza a mudança sequer de uma letra ou sinal enquanto durarem os céus e a Terra (São Mateus 5:18). Portanto, qualquer mudança da lei de Deus não obedece à vontade divina, mas a daquele que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu (Apocalipse 12:7-9). Por isso é que a obediência ao mandamento do sábado se constitui num sinal ou selo de lealdade a Deus (Ezequiel 20:20).

AS PROFECIAS ANUNCIAM A RESTAURAÇÃO DO SÁBADO
 9. O Apocalipse prediz que o remanescente fiel de Deus voltaria a adorá-Lo como o ordena o mandamento do sábado?
Rª: “Então vi outro anjo, que voava pelo céu e tinha na mão o evangelho eterno para proclamar aos que habitam na terra, a toda nação, tribo, língua e povo.
 Ele disse em alta voz: "Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas". Apocalipse 14:6, 7.
Nota: (Veja Êxodo 20:11). Quando analisamos a razão pela qual devemos respeitar o sábado como dia de repouso, descobrimos que é "porque em seis dias fez o Senhor os céus a terra e o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou". Quer dizer que, apesar do plano do anticristo de mudar a lei e o sábado, haveria uma Igreja fiel que adoraria a Deus como manda o mandamento do Criador.

 10. Quem são os que guardam os mandamentos no Novo Testamento?
Rª: “Aqui está a perseverança dos santos que obedecem aos mandamentos de Deus e permanecem fiéis a Jesus.” Apocalipse 14:12.
Nota: Estes cristãos de Apocalipse 14:12, são aqueles servos de Deus pelos quais o anjo clamava: "Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos em suas frontes os servos do nosso Deus" (Apocalipse 7:3). A preposição até sugere que, quando o último sincero receber o sinal do sábado em sua vida, os ventos se soltarão em meio à violência descrita em Apocalipse 11:18, e o Senhor virá para destruir "os que destroem a Terra".


A MINHA DECISÃO - Decido colocar a minha vida nas suas mãos e pedir-Lhe forças para obedecer a cada um de Seus mandamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário