domingo, 13 de fevereiro de 2011

O GRANDE PRETEXTO PARA A SUBMISSÃO DO MUNDO À IGREJA CATÓLICA ROMANA

“Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).
Outra tentativa católica significativa para elevar Maria a uma posição semelhante à de Cristo, pode ser vista no impulso de proclamar o dogma mariano final atribuindo a Maria os papéis de Mediadora e redentora. Até ao momento a Igreja Católica definiu quatro grandes dogmas marianos como verdades centrais: a Maternidade de Deus (teotokos), proclamada no Concílio de Éfeso, em 431, a virgindade perpétua de Maria, proclamada no Sínodo de Latrão, em 649, a Imaculada Conceição proclamado pelo Papa Pio IX em 08 de dezembro de 1854, e a assunção corpórea ao céu proclamada pelo Papa Pio XII em 01 de novembro de 1950.
Muitos Católicos acreditam que agora é o momento do clímax da universalmente designada “Era de Maria”, de anunciar e definir o quinto e último dogma mariano, ou seja, a mediação universal de Maria como Co-redentora, Medianeira de todas as graças e advogada para o Povo de Deus.
Um movimento internacional de leigos, liderado pelo Vox Populi Mariae Mediatrici (A Voz do Povo para a Maria Medianeira) já recolheu mais de 7 milhões de petições assinadas em mais de 155 países. As petições estão sendo enviadas para a Congregação para a Doutrina da Fé, a uma taxa de mais de 100.000 por mês. Estes católicos estão pedindo ao papa para promulgar este dogma, dificilmente podem ser chamados de lunáticos, uma vez que incluem 43 cardeais e mais de 550 bispos.
O Vox Populi, acredita que o dogma mariano de Co-redentora, Medianeira e Advogada, iria responder as perguntas: O que o corpo e a alma de Maria estão fazendo no céu? Se ela é Rainha do Céu, como ela governa seus súditos? Para responder a essas questões, eles estão pedindo ao papa para fazer uma declaração infalível de que a Virgem Maria é Co-redentora com Jesus e coopera plenamente com seu Filho na redenção da humanidade. Se isso fosse feito, Maria seria uma figura muito mais poderosa, algo parecido com o quarto membro da Santíssima Trindade e a face feminina primária através da qual os cristãos experimentam o divino.
É incerto ou não que o Papa Bento XVI irá promulgar este dogma mariano final. Mas o fato é que existe um forte apoio à coroação de Maria com o título dogmático de Co-redentora, Medianeira e Advogada.
Maria, Como Medianeira de Todas as Graças.De acordo com os ensinamentos católicos, “embora Cristo seja o único mediador entre Deus e o homem (1Tm 2:5), pois só Ele, pela Sua morte na cruz, completamente reconciliou a humanidade com Deus, isto não exclui uma mediadora secundária, subordinada a Cristo.”
Maria foi chamada de “mediadora” na bula Ineffabilis de 1854 do Papa Pio IX, o mesmo documento que proclamou a concepção da Maria Imaculada. Autoridades católicas tomam o termo para significar duas coisas: “1. Maria é a Medianeira de todas as graças por sua cooperação na Encarnação. E 2. Maria é a Medianeira de todas as graças por sua intercessão no céu.”
Na encíclica Magnae Dei Matrix (Grande Mãe de Deus), promulgada em 08 de setembro de 1892, o Papa Leão XIII declara: “nada desse imenso tesouro de todas as graças que o Senhor nos trouxe. . . é concedido para nos salvar por meio de Maria, para que, assim como ninguém pode vir ao Pai, exceto através do Filho, da mesma maneira, ninguém possa ir a Cristo senão por Sua Mãe”.
A argumentação de que ninguém pode vir a Cristo, exceto por meio de Maria, está em clara contradição com as palavras de Jesus: “Eu sou a porta: se alguém entrar por mim, será salvo, e entrará e sairá e encontrará pastagem” ( João 10:9). ”Ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai [não por Maria], não lhe for concedido” (João 6:65). ”Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Os convites de Cristo são sempre pessois e diretos. Eles não admitem intermediários. Ele nos ensinou a nos aproximar de Deus diretamente como o “Pai nosso que estás nos
céus”, não como “Nossa rainha que estais no Céu”. Interpor mediadores humanos entre Deus ou Cristo e o crente, significa interpretar mal a natureza de Deus, tornando-o em um punitivo e inacessível Ser, a ser temido ao invés de amado. No final, acabam adorando os intercessores da criação humana, ao invés do Deus da revelação divina.
Maria como Co-redentora com Cristo.Ao longo dos anos o termo Co-redentora, tem vindo a denotar um papel mais ativo de Maria na redenção oferecida por meio de seu Filho. No último capítulo da Constituição Lumen Gentium, dedicado a Maria, o Concílio Vaticano II declara: “sofrendo com Ele quando morreu na cruz, ela cooperou na obra do Salvador, de uma forma completamente singular, pela obediência, fé, esperança e amor ardente, para restaurar sobrenaturalmente a vida das almas. “
O texto do Concílio sublinha fortemente Maria sofrendo na Cruz de seu Filho. ”Ela sofreu com seu Filho unigênito, a intensidade de Seu sofrimento, … consentindo com amor na imolação da vítima, nascida dela”
De acordo com o Concílio Vaticano II, o papel redentor de Maria, que começou nesta terra continua no céu: “Assunta aos céus, ela não abandonou esta missão salvadora, mas por sua intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna.” Por este motivo, “a Virgem é invocada na Igreja sob os títulos de advogada, auxiliadora, ajudadora e Medianeira”.
O título de Co-redentora não aparece nos textos do Concílio.”Sensibilidade ecumênica” foi sem dúvida um fator primordial na sua prevenção. O conceito, entretanto, é transmitido por diversas vezes, na “Lumen Gentium”, que fala de Maria como “embaixo e com ele [Cristo], servindo o mistério da redenção pela graça do Deus Todo-Poderoso” e como “cooperou livremente na obra da salvação do homem”. O documento fala ainda da” união da mãe com o Filho na obra da salvação”.
O Uso de Co-redentora por João Paulo II.
A relutância do Vaticano II para descrever Maria como Co-redentora, foi superado por João Paulo II, que frequentemente usava o termo, tanto nas suas declarações como discursos publicados. Se o assunto da co-redenção Mariana recuperou a respeitabilidade depois de uma longa “noite escura” pós-concílio, isto é devido em grande medida ao ensino vigoroso e persistente do Papa João Paulo II, um homem que foi totalmente dedicado a Maria.
Por exemplo, em saudação aos doentes após a audiência geral de 08 de setembro de 1982, o Papa disse: “Maria, embora concebida e nascida sem a mácula do pecado, participou de uma forma maravilhosa nos sofrimentos de seu divino Filho, a fim de ser Co-redentora da humanidade”.
Num discurso no santuário mariano em Guayaquil, Equador, João Paulo II disse que “ao aceitar e assistir ao sacrifício do seu filho, Maria é a aurora da Redenção;. . . Crucificada espiritualmente com seu Filho crucificado (cf. Gal. 2:20), ela contemplou com amor heróico a morte de seu Deus, ela com “amor consentiu a imolação da vítima que ela mesma produziu. . . . Ela estava de maneira especial perto da cruz de seu Filho, ela também tinha que ter uma experiência privilegiada da sua Ressurreição. Na verdade, o papel de Maria como Co-redentora não cessa com a glorificação de seu Filho”.
Em comemoração ao sexto centenário da canonização de Santa Brígida da Suécia, em 06 de outubro de 1991, João Paulo disse: “Brigida olhou para Maria como seu modelo e apoio em vários momentos da sua vida. Ela falou energicamente sobre o privilégio divino da Imaculada Conceição de Maria. Contemplou a sua missão surpreendente como Mãe do Salvador. Ela a invocava como a Imaculada Conceição, a Nossa Senhora das Dores, e Co-redentora, exaltando o papel singular de Maria na história da salvação e da vida do povo cristão.”
Na Carta Apostólica Salvifici doloris (11 de fevereiro de 1984) , João Paulo II combina o sofrimento intenso de Maria com o de Cristo, tornando-os a base da nossa redenção: “Nela [Maria], os numerosos e intensos sofrimentos, foram acumulados de maneira tão interligada que não eram apenas uma prova da sua fé inabalável, mas também uma contribuição para a redenção de todos. . . . . Foi no Calvário que o sofrimento de Maria, ao lado do sofrimento de Jesus, atingiu uma intensidade que dificilmente pode ser imaginada a partir de um ponto de vista humano, mas que foi misteriosamente e sobrenaturalmente fecundo para a redenção do mundo. A sua subida ao calvário e ela ao pé da cruz, juntamente com o discípulo amado era um tipo especial de participação na morte redentora de seu filho.”
Esta citação da Salvifici doloris mostra como a mistura de João Paulo II do sofrimento de Cristo com o de Maria os torna “frutíferos para a redenção do mundo.” Muitas outras declarações de João Paulo II podem ser citadas expressando a mesma crença. É evidente que ele contribuiu em grande medida para promover vigorosamente o papel de co-redentora de Maria. Ele acreditava firmemente que Maria participou ativamente da missão redentora de seu Filho. Por exemplo, em sua audiência geral de 22 de junho de 1994, João Paulo II afirmou: “Maria cooperou com Cristo na sua obra de redenção, não só preparando Jesus para sua missão, mas também se juntando a seu sacrifício para a salvação de todos”
Maria como Cooperadora na redenção da humanidade.
Estudiosos católicos estão ansiosos para salientar que o papel redentor de Maria “não deve ser concebido no sentido de uma equação da eficácia de Maria com a atividade redentora de Cristo, único Redentor da humanidade (1 Tm 2:5). . . “, ela mesmo necessitava de redenção e de fato foi redimida por Cristo.”
No entanto, os estudiosos católicos afirmam que Maria participou na redenção de Cristo, compartilhando seu sofrimento. “Com a força da graça da redenção merecida por Cristo, Maria, por sua espiritual entrada no sacrifício do seu divino Filho pelos homens, fez expiação pelos pecados dos homens, e mereceu a aplicação da graça redentora de Cristo. Desta forma ela colabora na redenção subjetiva da humanidade.”
Argumentos Bíblicos para se chamar Maria de Co-redentora e Mediadora
Não há nenhuma evidência bíblica para chamar Maria de mediadora e co-redentora. Os apologistas católicos reconhecem este fato. Por exemplo, Ludwig Ott admite que “expressas provas bíblicas estão faltando. . . . Teólogos procuram um fundamento bíblico em uma interpretação mística de João 19:26″. O texto diz: “Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.”
A interpretação mística católica toma “mulher” para significar Maria como a mãe da humanidade. Os comentários do Catecismo da Igreja Católica sobre este texto, diz: “Jesus é o único filho de Maria, mas a sua maternidade espiritual se estende a todos os homens que ele veio para salvar”. A implicação é que Jesus, chamando Maria “mulher”, reconheceu nela como a mediadora da humanidade. Esta interpretação mística é tão absurda que só enfraquece o caso da doutrina. Ela só serve para mostrar que os estudiosos católicos estão buscando em vão o apoio bíblico para a doutrina proveniente exclusivamente de especulações subjetivas.
A questão da mediação entre Deus e o crente é muito séria, porque é somente através do homem-Deus, Jesus Cristo, que uma pessoa é colocada numa relação salvadora com Deus. Cristo disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida: ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). “Nele temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos nossos pecados, segundo as riquezas da sua graça que ele derramou sobre nós” (Ef 1:7;. Cf. Col 1,14). “Não há salvação em nenhum outro, pois não há outro nome debaixo do céu dado aos homens pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).
“Porquanto há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” (1 Tm 2:5). O argumento católico de que “um” em grego (monos) não significa apenas um (eis), porque existem outros intercessores humanos sobre a terra (1 Tm 2:1-2), ignora que o texto fala de intercessores celestiais para nossa salvação , não de interecessores humanos orando pelo bem-estar dos reis e governantes (1 Tm 2:1-2). O fato de que existem intercessores humanos sobre a terra, não implica que existem intercessores no céu além de Cristo.
Há um dilema inerente à doutrina católica sobre o papel mediador de Maria. Pois, por um lado, admite que Cristo oferece a todos os crentes a graça e a salvação que eles precisam. Mas, por outro lado, muitos documentos católicos exaltam o papel de Maria como a dispensadora de todas as graças. Este é um exemplo clássico de discurso duplo. Há um dilema impossível, neste ensinamento. Ou o papel de Maria é supérfluo ou a auto-suficiência da mediação de Cristo é insuficiente. Católicos comuns que oram a Maria como sua mediadora materna, dificilmente colocam toda a sua fé e confiança em Cristo como seu único Redentor.
A única saída para este dilema é os católicos reconhecerem a verdade bíblica fundamental que Jesus Cristo é o único Mediador no céu. ”Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa” (Atos 16:31). Esta é uma verdade bíblica sólida que o Vaticano continua a negar, exaltando Maria como Mediadora feminina, Co-redentora, advogada, e rainha dos céus.
Não há dúvida de que Maria, como a mãe terrena de Jesus, era uma mulher piedosa usada por Deus como um canal para trazer o Redentor a este mundo. Mas, elevar Maria a uma posição semi-divina no céu, governando como a Rainha do Céu, atuando como Co-redentora, e dispensando graças, equivale a atribuir a Maria as funções e prerrogativas que legitimamente pertencem somente a Deus.
Bibliografia:Ludwig Ott (note 12), p. 208.
Eamon Duffy, What Catholics Believe About Mary (1989), p. 17.
Ludwig Ott (note 12), p. 209 .
Epiphanius, Panarion Haereses 78.10-11, 23. Cited by Juniper Carol, O.F.M. ed., Mariology (1957), vol. 2, pp. 139-140.
Juniper Carol (note 63), vol. 1, p. 150.
Karl Rahner, The Mother of Our Lord (1963), p. 16.
Pope Gelasius 1, Epistle 42, Migne Series, M.P.L. vol. 59, col. 162.
Henry Denzinger (note 31), p. 70.
Migne Series, vol. 62. cols. 537-542.
Gregory Dix, The Shape of the Liturgy (1947), p. 376.
Elliot Miller and Kenneth R. Sample (note 42), p. 50.
Lumen Gentium 61-62.
Catechism of the Catholic Church (note 11), p. 251, paragraph 964.
bid., p. 252, paragraph 969.

Sem comentários:

Enviar um comentário