sábado, 26 de dezembro de 2009

A PONTA PEQUENA ATACA A LEI DE DEUS: O SÁBADO III


VAMOS voltar a Colossenses 2:14: “e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz.”para examinar de novo este texto. Colossenses 2:14-17: (ler)
“14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;
15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.
16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,
17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.”
Como a lei de Moisés foi pregada na cruz já não somos julgados relativamente a carnes, bebidas, dias santos, lua nova o Sábados (PLURAL), “que são sombras das coisas futuras.”
Que lei continha sombras? A lei sacrificial ou a lei de Deus?
Hebreus 10: “1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exacta das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus. 2 Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? Pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado.” A lei que tinha sombras das coisas futuras é a lei que incluía sacrifícios que era oferecidos. A lei de Deus nunca menciona sacrifícios. Era a lei de Moisés que tinha sacrifícios que simbolizavam Jesus que se tornaria no verdadeiro sacrifício pelos nossos pecados.
Repare que a palavra em Colossenses 2:16 é “Sábados.” Estes Sábados era dias santos anuais, não o Sábado semanal. Nós temos feriados anuais tais como o Natal, o Dia do Trabalhador, etc. os judeus também tinham dias semelhantes. Estes dias santos anuais incluíam ofertas de carnes, de bebidas, luas novas, etc. todos faziam parte da lei cerimonial (a lei de Moisés) e não dos dez mandamentos. Podemos ler acerca disso em...
Levíticos 23:
“24 Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa convocação.
25 Nenhum trabalho servil fareis, e oferecereis oferta queimada ao Senhor.
26 Disse mais o Senhor a Moisés:
27 Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.
28 Nesse dia não fareis trabalho algum; porque é o dia da expiação, para nele fazer-se expiação por vós perante o Senhor vosso Deus.
29 Pois toda alma que não se afligir nesse dia, será extirpada do seu povo.
30 Também toda alma que nesse dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.
31 Não fareis nele trabalho algum; isso será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.
32 Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado.
33 Disse mais o Senhor a Moisés:
34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Desde o dia quinze desse sétimo mês haverá a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias.
35 No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
36 Por sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis oferta queimada ao Senhor; será uma assembleia solene; nenhum trabalho servil fareis.
37 Estas são as festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, para oferecer-se ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de cereais, sacrifícios e ofertas de libação, cada qual em seu dia próprio;
38 além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que derdes ao Senhor.”
Leia com atenção o versículo 32 e verá: guardareis o vosso sábado.” Estes Sábados não eram o Sábado do sétimo dia, eram dias diferentes do ano (ou seja, o primeiro dia do mês, o 10º dia do mês, etc. vs 24,27.
Repare que estes Sábados anuais existiam independentemente do Sábado do sétimo dia e incluíam ofertas de carnes bebidas.
Levíticos 23:
“37 Estas são as festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, para oferecer-se ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de cereais, sacrifícios e ofertas de libação, cada qual em seu dia próprio;
38 além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que derdes ao Senhor.” Então a lei cerimonial também tinha Sábados, mas era anuais e não semanais e estavam associados ao sistemas sacrificial. Cada um destes Sábados anuais simbolizavam algo que Jesus iria fazer por nós no plano da salvação. Por exemplo: a Pascoa era um Sábado anual. Quando Jesus morreu, cumpriu a Páscoa. Por isso já não precisamos de celebrar a Páscoa ou o seu Sábado anula. Como vivemos depois da cruz não precisamos da sombra. Podemos olhar para trás para realidade da morte de Jesus.
Em termos históricos, os acontecimentos que levaram Paulo a escrever aos Colossos estão relacionados com os cristãos Judeus que tentavam forçar os gentios a celebrar os dias cerimoniais de sacrifício e a circuncisão para serem salvos. Paulo deixou bem claro que não precisamos de ser circuncidados ou de guardar a lei cerimonial, mas devemos obedecer à lei de Deus, que inclui o Sábado. É esta a ideia dele em...
1 Coríntios 7:19: “A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.”
Portanto está claro que a lei pregada na cruz era a lei cerimonial. Como Jesus, o verdadeiro sacrifício, morreu, já não precisamos de guardar a lei cerimonial
Que dia foi declarado nulo pela Igreja Católica Romana?
“8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho;
10 mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.” (Êxodo 20:8-11)
O Sábado. Pense um pouco, se Deus diz que é o Sábado e a Igreja Católica Romana diz que é o Domingo, a quem é que vai obedecer?
Os Católicos escarnecem dos Protestantes e com razão, eles dizem:
“Praticamente tudo o que os Protestantes consideram essencial ou importante foi recebido pela Igreja Católica. Eles aceitaram a guarda do Domingo em vez do Sábado como o dia para adoração pública, depois da Igreja Católica ter feito essa alteração.” Artigo: “Since They Take Everything Else Why Not The Pope?” (Já que eles aceitam tudo porque não o papa?), Our Sunday Visitor, The Popular National Catholic Action Weekly, vol. XXXVIII, Huntington, Indiana, 5 de Fevereiro de 1950, Secção Religiosa, ps. 1 e 9.
Desde o tempo de Cristo foi feita uma única e grande alteração no calendário. Foi a mudança do calendário Juliano para o Gregoriano, em 1582
O calendário Juliano tinha criado muitos anos bissextos. Como resultado o calendário estava desajustado com o sistema solar, levando à dessincronização das estações com o calendário. Para corrigir isto, foram eliminadas 10 dias do calendário em 1582. Mesmo eliminado 10 datas, a ordem dos dias da semana permaneceu igual. O ciclo semanal não foi alterado. O Sábado continuou a vir a seguir à Sexta-feira.
Você hoje conheceu a verdade relativamente a um assunto muito importante, o cristianismo em geral vive guiado não pela lei de Deus, mas por uma lei que não tem autoridade divina. Você deve decidir em quem seguir, eu oro para que tome a decisão certa em Jesus. Amem!

Sem comentários:

Enviar um comentário