segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A PONTA PEQUENA ATACA A LEI DE DEUS – O SÁBADO (2ª parte)

Que meios tem usado Satanás para levar as pessoas a pensar que é aceitável a mudança do dia de adoração que Deus nos ordena? São quatro
1- “O Sábado é para os judeus.” O que á que a Bíblia diz acerca disto?
1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.
2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
3 Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.” (Gén. 2:1-3)
Pense por um instante, nesta passagem faz referência ao sétimo dia. O sétimo dia foi dado à humanidade, nesta altura não havia Judeus nem nenhuma outra raça, somente Adão e Eva, pais de todas as raças. A quem foi dado o sétimo dia?
Os judeus como povo surge 2300 anos mais tarde, com o chamado a Abraão, o seu filho Isaque, Jacó que se chamará Israel. O sétimo dia foi dado como uma bênção de Deus a Humanidade. O que Deus dá, ninguém pode mudar numa outra coisa.
“27 E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2:27).
Nesta passagem Jesus o Criador (João 1:1) afirma que “o Sábado foi feito para o Homem”. Não apenas para os judeus.
2- “Guardamos o Domingo como o dia do Senhor em honra da ressurreição em vez do sétimo dia, o Sábado.” Podemos realmente dizer que o dia do Senhor é o Domingo? Vamos ver o que a Bíblia tem a dizer acerca disto.
“Pelo que o Filho do homem até do sábado é Senhor.” (Marcos 2:28). Então se Jesus é o Senhor do Sábado significa que o Sábado é o dia do Senhor! O sétimo dia é o dia do Senhor.
3- “A lei foi pregada na cruz, por isso não precisamos de guardar o Sábado.” Já ouviu esta argumentação? Se alguém lhe perguntasse acerca disto como é que responderia? Pense um pouco.
Neste contexto pode lembrar-se de Colossenses 2:14-17.
“14 e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz;
15 e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz.
16 Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados,
17 que são sombras das coisas vindouras; mas o corpo é de Cristo.” (Col. 2:14-17).
O que é que foi pregado na cruz? O versículo 14 diz “o escrito de dívida que havia contra nós, nas suas ordenanças.” Não se pode estar a referir aos dez mandamentos porque eles foram escritos pelo dedo de Deus e não pelo dedo de um homem.
Por outro lado se o Sábado foi riscado, todos os restantes nove mandamentos foram riscados! Leia Deuteronómio 31:26. Moisés escreveu as palavras de uma lei, colocou-a ao lado da arca para ser uma testemunha contra os israelitas. A cédula das ordenanças que era contra eles foi escrita pela mão de Moisés e não pelo dedo de Deus.
Moisés escreveu as leis cerimoniais relativas aos sacrifícios de animais. Esta lei estava guardada num compartimento ao lado da arca do concerto e não dentro dela. Por outro lado, a lei dos dez mandamentos estava guardada na arca do concerto e foi escrita pelo dedo de Deus. Nunca é mencionado que os dez mandamentos estão contra nós. Eles são para nós pois eles indicam-nos Jesus, convencendo-nos do pecado e da nossa necessidade de um Salvador.
Vamos voltar a Colossenses 2:14 para examinar de novo este texto (leia outra vez Colossenses 2:14-17. Como a lei de Moisés foi pregada na crus não somos julgados relativamente a carnes, bebidas, dias santos, lua nova ou Sábados (plural), “que são sombras das coisas futuras”.
Que lei continha sombras? A lei sacrificial ou a lei de Deus?
Leia este texto: “1 Porque a lei, tendo a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, não pode nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem de ano em ano, aperfeiçoar os que se chegam a Deus.
2 Doutra maneira, não teriam deixado de ser oferecidos? pois tendo sido uma vez purificados os que prestavam o culto, nunca mais teriam consciência de pecado.” Hebreus 10:1,2.
Este texto fala-nos de uma lei “tendo a sombra dos bens futuros”, esta lei incluía os sacrifícios. A lei de Deus nunca menciona sacrifícios. Leia cuidadosamente os dez mandamentos em Êxodo 20. era a lei de Moisés que tinha sacrifícios que simbolizavam Jesus que se tornaria no verdadeiro sacrifício pelos nossos pecados.
Repare que a palavra em Colossenses 2:16 é “Sábados” Estes Sábados eram dias anuais, não o Sábado semanal. Nós temos feriados anuais tais como o Natal, o Dia do Trabalhador, etc. Os judeus também tinham dias semelhantes. Estes dias feriados anuais incluíam ofertas de carnes, de bebidas, luas novas, etc. todos faziam parte da lei cerimonial (a lei de Moisés) e não dos dez mandamentos. Podemos ler acerca deste assunto em Levíticos:
“24 Fala aos filhos de Israel: No sétimo mês, no primeiro dia do mês, haverá para vós descanso solene, em memorial, com sonido de trombetas, uma santa convocação.
25 Nenhum trabalho servil fareis, e oferecereis oferta queimada ao Senhor.
26 Disse mais o Senhor a Moisés:
27 Ora, o décimo dia desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.
28 Nesse dia não fareis trabalho algum; porque é o dia da expiação, para nele fazer-se expiação por vós perante o Senhor vosso Deus.
29 Pois toda alma que não se afligir nesse dia, será extirpada do seu povo.
30 Também toda alma que nesse dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.
31 Não fareis nele trabalho algum; isso será estatuto perpétuo pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.
32 Sábado de descanso vos será, e afligireis as vossas almas; desde a tardinha do dia nono do mês até a outra tarde, guardareis o vosso sábado.
33 Disse mais o Senhor a Moisés:
34 Fala aos filhos de Israel, dizendo: Desde o dia quinze desse sétimo mês haverá a festa dos tabernáculos ao Senhor por sete dias.
35 No primeiro dia haverá santa convocação; nenhum trabalho servil fareis.
36 Por sete dias oferecereis ofertas queimadas ao Senhor; ao oitavo dia tereis santa convocação, e oferecereis oferta queimada ao Senhor; será uma assembléia solene; nenhum trabalho servil fareis.
37 Estas são as festas fixas do Senhor, que proclamareis como santas convocações, para oferecer-se ao Senhor oferta queimada, holocausto e oferta de cereais, sacrifícios e ofertas de libação, cada qual em seu dia próprio;
38 além dos sábados do Senhor, e além dos vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas voluntárias que derdes ao Senhor.” (Lev. 23:24-38).
Estes Sábados não eram o Sábado do sétimo dia, eram dias diferentes do ano (ou seja, o primeiro dia do mês, o 10º dia do mês, (vs. 24,27).
Em termos históricos, os acontecimentos que levaram Paulo a escrever aos Colossos estão relacionados com os cristãos judeus que tentavam forçar os gentios a celebrar os dias cerimoniais de sacrifício e a circuncisão para serem salvos. Paulo deixou bem claro que não precisamos de ser circuncidados ou de guardar a lei cerimonial, mas devemos obedecer à lei de Deus, que inclui o Sábado. É esta a ideia dele tornada clara em:
“19 A circuncisão nada é, e também a incircuncisão nada é, mas sim a observância dos mandamentos de Deus.” (1ª Cor. 7:19).
Portanto está claro que a lei pregada na cruz era a lei cerimonial. Como Jesus, o verdadeiro sacrifício, morreu, já não precisamos de guardar a lei cerimonial.
4- “Devemos santificar todos os dias e não apenas o sétimo.” Sim, nós devemos viver para Deus todos os dias. Mas santificar um dia significa algo muito diferente. Deus marcou este dia para um encontro com Ele. Não foi o homem que marcou o encontro foi Deus!
Estas são as quatro razões usadas para mudar os tempos e a lei de Deus. Através da Bíblia podemos ver que a ponta pequena está realmente a desafiar a autoridade de Deus. Deus disse claramente que o Sábado do sétimo dia é o Seu santo Sábado. É o dia que Ele cessou de Criar aqui na Terra. O homem foi criado no sexto dia, por essa razão não estava cansado, nem sequer se cansava antes do pecado, mas é chamado a parar do dia a dia (ainda que neste dia a dia tenha encontro com Deus), mas o Sábado é estabelecido por Deus para louvor e culto. Meus amigos Jesus é digno de receber o nosso louvor, e é digno que este louvor especial seja no Seu dia e não num dia marcado pelo homem e ainda por cima para substituir o dia de Deus.
Parece ser uma mensagem: “Tu não sabes, nós é que sabemos”. Acha que Deus merece ser tratado dessa maneira? É por essa razão que tenho respeito pela vontade de Deus e curvo-me perante Ele na minha comunidade nesse dia. Deus o abençoe.
Não se esqueça de perguntar ao seu sacerdote ou pastor, quem mudou do Sábado para o Domingo?
A guarda do Domingo “Não só não tem nenhum fundamento bíblico mas também está em flagrante contradição com a sua letra (texto) que ordena o descanso no Sábado, o sétimo dia. Foi a Igreja Católica que...transferiu este descanso para o Domingo como lembrança da ressurreição do nosso Senhor. Assim, a observância do Domingo por parte dos protestantes é uma homenagem que prestam à autoridade da Igreja.” Monsenhor Ségur, Plain Talk About the Protestantismo of Today, (Conversa Franca Acerca do Protestantismo Actual) – Thomas B. Noonan & Co., Boston, 1868 – p. 123.
“Praticamente tudo o que os Protestantes consideram essencial ou importante foi recebido pela Igreja Católica. Eles aceitaram a guarda do Domingo em vez do Sábado como o dia para adoração pública, depois da Igreja Católica ter feito essa alteração.” (artigo: “Since They Take Everything Else Why Not The Pope?” Já que eles aceitam tudo porque não o papa?), Our Sunday Visitor, The popular National Catholic Action Weekley, Vol. XXXVIII, Huntington, Indiana, 5 de Fevereiro de 1950, Secção Religiosa, pág. 1 a 9.

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