sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

VAMOS VER AS COISAS COMO ELAS SÃO

O assunto de hoje é muito interessante. Antes de continuar convido a fazermos uma oração: “Pai do Céu obrigado por tudo o que temos e vamos aprender. Espírito Santo abre a nossa mente à compreensão das coisas santas. Senhor Jesus por favor cobre-nos com a Tua maravilhosa graça, amem.”

Os nossos primeiros textos encontram-se em Génesis 3:1-6
1 Ora, a serpente era o mais astuto de todos os animais do campo, que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
4 Disse a serpente à mulher: Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que comerdes desse fruto, vossos olhos se abrirão, e sereis como Deus, conhecendo o bem e o mal.
6 Então, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.

Qual foi o primeiro teste que Adão e Eva enfrentaram? O que mostrava se eles confiavam o suficiente em Deus para Lhe obedecer. Deus disse-lhes no capítulo 2:16,17 que podiam comer de todos os frutos do jardim menos deste. Deu-lhes tudo o que precisavam para viverem e serem felizes. Tinham todas as provas do Seu amor. Agora a questão era: iriam eles confiar n´Ele o suficiente para Lhe obedecer?

Continua a ser este mesmo teste que todas as pessoas têm enfrentado desde Adão e Eva. A nossa vida diária demonstra ao universo como é que responderemos a esta questão acerca de confiar em Deus.

Vamos ver as coisas como elas são. O diabo não gosta que as pessoas confiem e obedeçam a Deus. Pense nas tentações que o diabo nos coloca e verá que é sempre uma tentação para desobedecer a Deus. Se perguntássemos a Deus o que é que o diabo está a fazer agora para destruir a nossa alma, Ele responderia apenas com uma frase: “O diabo procura que vocês não confiem em mim e me desobedeçam.”

Porque é que o diabo trabalha com tanto afinco para nos levar a desobedecer?
Romanos 6:16 “Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?”

Ele quer que sejamos seus servos:
Romanos 6:23 “O salário do pecado é a morte.”
Ele quer que morramos:
Aqueles que vencem o diabo devem entender esta verdade. Caso contrário não saberão como fazer um esforço empenhado para vencer. Vamos ver quem é que o diabo ataca nos últimos dias.
Apocalipse 12:17 “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.”
O diabo ataca especialmente os obedientes. Ele quer afugentá-los da sua lealdade a deus.

O que será preciso para permanecer fiel a Deus quando o diabo nos pressiona?
Apocalipse 14:12: “Aqui está a perseverança dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.”
A lealdade requer uma fé que pode esperar pacientemente por Deus obedecendo-Lhe. Aqui vemos que a obediência é uma questão de confiança e paciência. Aqueles que obedecem confiam sempre em Deus. Os desobedientes não confiam em Deus. Os santos são claramente aquelas pessoas que obedecem por fé porque amam a Jesus. Veja só a importância da confiança e da obediência.

Apocalipse 22:14: “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.”

Aqueles que entram na Nova Jerusalém são descritos como sendo os que guardam os mandamentos. Deus não pode levar ninguém para o Céu que não tenha aprendido a confiar n´Ele e a obedecer-Lhe. Essas pessoas não seriam de confiança. Poderiam começar uma rebelião no Céu novamente. Agora é a altura para desenvolver uma confiança firme em Deus para Lhe obedecer pacientemente.

Deus deixa bem claro que a obediência é a evidência visível da nossa fé:
Apocalipse 22:12: “Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra.”

Apocalipse 20:12: “E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.”

Mateus 19:17: “Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.”

Mateus 7:21: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.”

Hebreus 5:9: “E, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem.”

Algumas pessoas esquecem-se da importância que a obediência tem para a vida eterna. Não podemos ganhar a salvação ou agradar a Deus com as nossa boas obras. Não é este o papel da obediência. A obediência é simplesmente a evidência invisível de que realmente confiamos e amamos a Deus.

Tito 1:16: “Afirmam que conhecem a Deus, mas pelas suas obras o negam, sendo abomináveis, e desobedientes, e réprobos para toda boa obra.”
É por isso que eu quero obedecer a Deus quando aprendo uma verdade nova. Oro a Deus para que me dê um coração que O ame acima de qualquer outra coisa e uma fé corajosa. Eu sei que este é também o seu desejo.

Porque é que às vezes somos tentados a desobedecer a Deus? Ocorrem-me três razões. Deixe-me partilhá-las consigo e explicar-lhe como as podemos vencer.

1- A falta de confiança levou muitos a perderem a vida eterna. Marcos 10:17-30:
17 Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus.
19 Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe.
20 Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude.
21 E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.
22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens.
23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
24 E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus!
25 É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus.
26 Com isso eles ficaram sobremaneira maravilhados, dizendo entre si: Quem pode, então, ser salvo?
27 Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível.
28 Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.
29 Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho,
30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no mundo vindouro a vida eterna.

Jesus chamou o jovem rico para O seguir. O jovem tinha um coração sincero. Ele pensava, sinceramente, que estava a obedecer a Deus. Mas Deus revelou-lhe uma nova luz. Quando Jesus lhe pediu para confiar em Deus e morrer para a sua própria vontade, ele afastou-se de Jesus. O remédio para a falta de confiança é reclamar as imensas promessas de Deus. Ele nunca falha com aqueles que se acercam d´Ele com fé obediente.

2- Rebelião.
A rebelião acontece quando conhecemos a vontade de deus e recusamos segui-l`O. As pessoas rebeldes não conseguirão entrar no reino de Deus.
1ª Samuel 15:23: “Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria. Porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou, a ti, para que não sejas rei.”
A rebelião é como o pecado da feitiçaria.
3- Falta de conhecimento.
Tiago 4:17:
“Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”
Deus julga-nos com base naquilo que sabemos e nas oportunidades que tivemos para aprender a verdade. Queremos viver de acordo com a verdade.

João 16:13: “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.”
O Espírito Santo conduzir-nos-á em toda a verdade. Se temos o Espírito seremos conduzidos na verdade. Se aprendemos a verdade e não acompanhamos essa verdade com fé e obediência, então não podemos dizer que não sabíamos. Depois entramos numa das outras duas categorias: falta de confiança ou rebelião.

Deus ama-nos. Ele enviou o Seu Filho para morrer na cruz para nos salvar do poder do pecado. Isso não faz com que queira segui-l`O custe o que custar? Deus tem estado claramente a falar ao seu coração. Posso fazer-lhe algumas perguntas acerca de como Deus tem estado a falar consigo através destes estudos bíblicos?

1- Crê que Jesus morreu para o salvar dos seus pecados e entregou-Lhe totalmente o seu coração?
2- É seu desejo permitir que Jesus seja o seu Senhor para que o possa guiar através da Sua palavra?

Sem comentários:

Enviar um comentário