domingo, 22 de fevereiro de 2009

O DOM DO ESPÍRITO DE PROFECIA

No estudo de hoje vamos descobrir o que a Bíblia tem a dizer acerca dos profetas e dos milagres nos últimos dias. Comecemos com uma oração.

“Querido Deus, Senhor de toda a Sabedoria a vós a honra e a glória para todo o sempre. No reconhecimento que as Santas Escrituras são obra da vossa inspiração e que não é dado ao homem no seu saber natural compreendê-las vos suplicamos o discernimento espiritual e o apoio para este estudo, por favor, vem ao nosso encontro e ajuda-nos a compreender e aceitar o que tens para nos ensinar hoje em Jesus, amém.”

O nosso primeiro texto encontra-se em Mateus 24:24: “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”

Jesus avisou-nos que nos últimos dias haveria falsos profetas. Jesus não disse. “Tenham cuidado com os profetas.” Ele disse para termos cuidado com os “falsos profetas.” Portanto também deve haver profetas verdadeiros.

Já ouvimos notícias acerca de falsos profetas não já? David Koresh, Jim Jones, o culto da “Porta do Céu”, etc. Temos de ter muito cuidado com aqueles que alegam ser profetas. A Bíblia diz-nos isso em 1ª João 4:1: ”Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.”
Devemos testar os espíritos e ver se são de Deus.

Em 1ª Tessalonicenses 5:19-21 lemos:
19 Não extingais o Espírito;
20 Não desprezeis as profecias,
21 Mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom.


Embora tenhamos de testar todas as coisas, não devemos desprezar as profecias. Não devemos rejeitar todos os profetas. Os profetas são enviados por Deus ao Seu povo para o conduzir na verdade. Se o diabo conseguir que rejeitemos os verdadeiros profetas ou aceitemos os falsos, estará a ser bem sucedido no se plano de nos afastar da verdade de deus. Temos de saber como aceitar os verdadeiros e rejeitar os falsos profetas. Hoje ficaremos a saber que Deus prometeu profetas à Sua Igreja dos últimos dias e como os podemos testar.

Apocalipse 21:17: “Também mediu o seu muro, e era de cento e quarenta e quatro côvados, segundo a medida de homem, isto é, de anjo.”
O remanescente terá o testemunho de Jesus. O remanescente é o povo de Deus dos últimos dias. Qual é o testemunho que ele tem?

Apocalipse 19:10: “Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal: sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.”
É o espírito de profecia. Repare que este espírito de profecia é dado aos “irmãos.” Quem são estes irmãos?

Apocalipse 22:8,9: “Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.”
Reparou nas semelhanças entre esta cena e a anterior? João cai aos pés do anjo para o adorar e o anjo diz-lhe para não fazer isso. Ele é um ser criado tal como João e é seu conservo e dos seus irmãos, “os profetas.” Quem são os irmãos que têm o espírito de profecia? De acordo com o versículo 9 são os profetas.

Então vamos organizar estas ideias. Apocalipse 12:17 diz que a Igreja de Deus dos últimos dias terá o testemunho de Jesus. O testemunho de Jesus é o espírito de profecia nos profetas. Portanto, a Igreja remanescente terá profetas verdadeiros.
Isto não devia surpreender-nos. O apóstolo Paulo previu que o dom dos testemunho de Jesus estaria na Igreja até ao fim.
1ª Coríntios 1:5-7: “Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo o conhecimento. Assim como o testemunho de Cristo foi confirmado entre vós; De maneira que nenhum dom vos falta, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo.”
O testemunho de Jesus é confirmado na Igreja à medida que esta espera a volta de Jesus.

Se Deus achou que a Igreja primitiva precisava de profetas, quanto mais não precisará a Igreja dos últimos dias? Vamos ver alguns dos profetas da Igreja primitiva:
Actos 13:1: “Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.”
Actos 15:32: “Depois Judas e Silas, que também eram profetas, exortaram os irmãos com muitas palavras e os fortaleceram.”
Actos 21:8,9: “Partindo no dia seguinte, fomos a Cesaréia; e entrando em casa de Felipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. Tinha este quatro filhas virgens que profetizavam.”

Até havia mulheres profetizas.

Porque é que hoje em dia não vemos muitos profetas? A Bíblia diz que Deus retirará o dom de profecia se o Seu povo se recusar a ouvi-l`O e a obedecer-Lhe.

Vamos ver alguns textos que nos dizem isso.
Jeremias 26:4-6: “Dize-lhes pois: Assim diz o Senhor: Se não me derdes ouvidos para andardes na minha lei, que pus diante de vós, e para ouvirdes as palavras dos meus servos, os profetas, que eu com insistência vos envio, mas não ouvistes; então farei que esta casa seja como Siló, e farei desta cidade uma maldição para todas as nações da terra.”

Repare que a obediência a Deus está relacionada com os profetas. Os profetas são os porta-vozes que nos trazem de volta à obediência a Deus. Se as pessoas não dão ouvidos aos profetas e à lei, então Deus não as pode abençoar.

Provérbios 28:18: “Onde não há profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei esse é bem-aventurado.”
O povo corrompe-se quando Deus deixa de enviar visões aos profetas. Mas feliz é aquele que ouve e guarda a Lei.

Ezequiel 7:26: “Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho.”
Mais uma vez, quando se rebelaram contra a Lei, perderam o dom de profecia.

É por isso que hoje não vemos muito o dom de profecia. As Igrejas ensinam que não é preciso guardar a Lei de Deus. Um dos pontos-chave da desobediência tem sido o Sábado.

Nos tempos bíblicos também era assim.
Ezequiel 20:3: “Filho do homem, fala aos anciãos de Israel, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Vós vindes consultar-me, Vivo eu, que não me deixarei ser consultado de vós, diz o Senhor Deus.”
Ezequiel 20:11-13: “E dei-lhes os meus estatutos, e lhes mostrei as minhas ordenanças, pelas quais o homem viverá, se as cumprir. Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica. Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e rejeitando as minhas ordenanças, pelas quais o homem viverá, se as cumprir; e profanaram grandemente os meus sábados; então eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.”
Deus disse que Ele não será consultado através dos Seus profetas porque eles não guardarão o Seu Sábado.

Agora analise este ponto comigo. Abra a Bíblia em Apocalipse 12:17 (leia) “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus.”
Nos últimos dias, Deus terá um povo remanescente que guarda os Seus Mandamentos. Ele dar-lhe-á o testemunho de Jesus que é o espírito de profecia. Porque é que Ele faz isto? Porque Ele tem pessoas que “guardam os mandamentos de Deus,” incluindo o Sábado.

Podemos acreditar que a Igreja remanescente de Deus tem este dom. na história desta Igreja Deus deu a Ellen White o dom de profecia. Ela nunca se declarou como profetiza, mas designava-se a si mesma com “uma serva do Senhor.” Mesmo aquelas pessoas que não pertencem à Igreja Adventista reconheceram o seu dom. antes de avançarmos mais, vamos conhecer os testes a aplicar a um profeta verdadeiro e aplicá-los à vida de Ellen White para ver se ela passa os três testes bíblicos.

*Primeiro teste; 1ª João 4:1,2 “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus.”

O primeiro teste; é que um profeta tem de confessar a Jesus. Não pode negar a divindade de Jesus, nem alegar que é Jesus, tal como tantos falsos profetas têm a tendência de fazer.

Ellen White passou este teste? Veja o que ela escreveu acerca de Jesus:
“Cristo é o Filho de Deus, preexistente, existente por Si mesmo. … O Senhor Jesus Cristo, o divino Filho de Deus, existiu desde a eternidade, como pessoa distinta, mas um com o Pai.” A Fé pela qual eu Vivo, pág. 46.

“Examinai a Bíblia, pois fala-vos de Jesus. Quero que leiais a Bíblia e vejais os incomparáveis encantos de Jesus. Quero que vos extasieis com o Homem do Calvário, de modo que a cada passo possais dizer ao mundo: “Os Seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as Suas veredas, paz”. Nos Lugares Celestiais, pág. 354.

* Segundo teste; Isaías 8:20 “A Lei e ao Testemunho! se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.”

Os profetas têm de estar de acordo com as Escrituras. Não devem ensinar as pessoas a desobedecer à Lei de Deus. Ellen White chamava a atenção das pessoas para a Bíblia como fonte de todas as doutrinas.
“As Santas Escrituras devem ser aceites como autoriza e infalível revelação da Sua vontade. Elas são a norma do carácter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa.” O Grande Conflito, pág. 7.

Ela encarava o seu trabalho e os seus escritos como uma forma de levar as pessoas de volta à Bíblia e não tinha a pretensão de tomar o seu lugar. “O Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior.” O Colportor Evangelista, pág. 125.

* Terceiro teste; Deuteronómio 18:22 “Quando o profeta falar em nome do Senhor e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás.”

As previsões de um profeta devem cumprir-se. Ellen White escreveu acerca de eventos actuais, da saúde e da ciência, da educação e de muitos outros assuntos. Em 1904 ela escreveu: “Em breve surgirá grande perturbação entre as nações – perturbação que não cessará até que Jesus venha” (Eventos Finais, pág. 12). Pouco tempo depois, começaram as cruéis guerras mundiais.

A ciência moderna comprova que Ellen White estava muito avançada relativamente aos conselhos que Deus lhe deu acerca de como manter boa saúde. Durante uma época em que os médicos receitavam o tabaco para as pessoas com enfisema, Ellen White aconselhou em 1886: "…é um veneno lento mas seguro e mortífero” (Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág. 422.)

* Quarto teste; Mateus 7:20 “Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.”
Pode reconhecer um verdadeiro profeta através dos frutos na sua vida. Ele vive uma vida de acordo com os ensinos cristãos?
Mesmo aquelas pessoas que não tinham a sua fé reconheceram que Ellen White era uma verdadeira cristã. Ela trabalhou como serva de Deus durante mais de setenta anos, e a vida dela estava aberta para inspecção. Veja o que um jornal secular publicou acerca dela:
“A vida da senhora White é um exemplo a ser seguido por toda a gente… Ela era uma humilde e devota discípula de Cristo, e só se dedicava a fazer o bem…honrada e respeitada por todos aqueles que apreciam uma mulher nobre consagrada ao trabalho altruísta pela inspiração e aperfeiçoamento da humanidade.” Saint Helena Star, Califórnia, (Estrela de Sala Helena) 23 de Julho de 1915.

Ellen White é respeitada por pessoas de muitas correntes religiosas. Paul Harvey menciona-a muitas vezes com grande respeito. A biblioteca do Congresso coloca o seu livro monumental sobre a vida de Jesus no top dos livros acerca de Cristo.
As crenças dos Adventistas estão todas baseadas na Bíblia. Com certeza reparou que nos nossos estudos eu nunca recorri a Ellen White para provar o que a B+iblia ensina. A Senhora White ensinou que nos devemos assegurar que obremos as nossas doutrinas a partir das Es crituras e não de escritos de outros. O seu papel foi apenas instruir, intensificar a obra de Deus, e reprovar a Igreja quando ela tinha a tendência para se extraviar. A sua influência ajudou a Igreja remanecente a crescer e a tornar-se numa Igreja mundial.

O nosso último texto encontra-se em 1ª Tessalonicenses 5:19-21
“19 Não extingais o Espírito;
20 não desprezeis as profecias,
21 mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom.”



Deus terá profetas nos últimos dias que testemunham acerca d´Ele. Temos de testar todos os profetas modernos, ter em consideração aqueles que passam o teste e rejeitar os que não o passam.



Vamos orar. “Senhor do Céu e da Terra obrigado por termos estudado este tema, ajuda-nos por favor a compreender mais e melhor da Vossa Palavra e este assunto no contexto da Vossa vontade para o nosso tempo. Abençoa-nos e dá-nos a paz em Jesus, amem.”

Sem comentários:

Enviar um comentário