segunda-feira, 19 de maio de 2014

João - Um Obreiro Poderoso e Perseguido

João dissera-se disposto a beber o cálice, e Jesus o atendeu. Depois da ascensão de Cristo ao céu, João fez parte dos cento e vinte crentes que oraram no cenáculo superior até ao Pentecoste, quando o Espírito Santo os encheu de modo muito especial. Atos 1:12-14. Ele testemunhou, cheio de regozijo, nas ruas de Jerusalém e nas câmaras do templo, ele e Pedro foram encarcerados e interrogados pelas autoridades.

Quando lhes foi ordenado que parassem de falar ao povo acerca de Jesus, responderam corajosamente: "Nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.". Atos 4:20. As autoridades admiraram-se muito de que "homens iletrados e incultos" pudessem ser audazes, e "reconheceram que haviam eles estado com Jesus". Atos 4:13.

Tiago, o irmão de João, foi posteriormente preso e decapitado. Atos:12:1 e 2. João, porém viveu para servir o Mestre e "beber o cálice" durante um longo e variado ministério. Parece que ele morou em Jerusalém durante certo tempo, quando a cidade foi "cercada por exércitos" Lucas 21:20, ou talvez em algum momento anterior que não conseguimos situar com precisão ele deixou a cidade a fim de trabalhar por Cristo onde houvesse oportunidade.

No ano 70 d.C., correram notícias de que os soldados romanos tinham retornado a Jerusalém, destruindo-a e arrasando o templo. Quanta dor deve ter atingido o coração daquele que, uma vez, se houvera mostrado disposto a morrer por Israel! João pôde compreender melhor que, efetivamente, o reino de Cristo "Não é deste mundo". João 18:36.

João, filho do trovão, tornou-se João, o discípulo do amor. Escreveu o Evangelho de João, e três das suas cartas foram igualmente preservadas no Novo Testamento. O tema do "amor" permeia o conteúdo de todas elas. Ele escreveu que "nisto consiste o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que Ele nos amou" I João 4:10. Lembrava-se ainda muito bem das palavras de Jesus: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como Eu vos amei.” João 13:34.

João possuía o óleo na sua lamparina. O discípulo amado de Jesus fora transformado pelo Senhor quem tanto amava.


O óleo para ser lâmpada do Espírito Santo!

Sem comentários:

Enviar um comentário