segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Jesus Cristo a Pessoa Principal no Apocalipse

A palavra "Apocalipse" significa "revelar ou descobrir". O livro começa por dizer que é "a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo" (Apocalipse 1:1), e expõe um terrível conflito que alcança dimensões cósmicas, no qual existe um vilão implacável e um herói que impressiona. Muitos ignoram que este Herói é nosso Senhor Jesus, identificado por 38 nomes e títulos descritivos diferentes. Nos primeiros três capítulos é mencionado 137 vezes e em todo o livro existem umas 250 referências à Sua sublime pessoa.
A verdade, Jesus é a personagem principal de toda a Bíblia e o pecador a segunda.

 1. Como descreve o Apocalipse a grandiosidade de nosso Senhor Jesus? Apocalipse 1:13-16.
a. Como era a Sua roupa?
Rª: “E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida.” (Apocalipse 1:13).
b. Como era o Seu cinto?
Rª: “…e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.” (Apocalipse 1:13).

c. Como eram Seus cabelos? (Apocalipse 1:14).
Rª: “E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve.”
d. Como eram Seus olhos? (Apocalipse 1:14).
Rª: “…e os seus olhos como chama de fogo”
e. Como eram Seus pés? (Apocalipse 1:15).
Rª: “E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha.”

f. Como era a Sua voz? (Apocalipse 1:15).
Rª: “…e a sua voz como a voz de muitas águas.”

g. Como era Seu rosto? (Apocalipse 1:16).
Rª: “E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.” (Apocalipse 1:16).

Nota: Lendo Daniel 10:5-9 e comparando com Apocalipse 1:17 , você notará o tremendo impacto que causou ao profeta Daniel e ao apóstolo São João a magnificência do Senhor Jesus.

O NOSSO AMÁVEL E PODEROSO SALVADOR
Nota: Nas visões de Apocalipse aparecem diversos livros, os quais afetam diretamente nosso destino, como podemos observar através dos seguintes exemplos:

Como fala o Apocalipse do livro da vida?
Rª: “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apocalipse 3:5

Além de se chamar o livro da Vida. Qual é o outro título do livro?
Rª: “E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” Apocalipse 21:27

Refere o Apocalipse outros livros?
Rª: “E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” Apocalipse 20:12
Nota: Todos os livros são mencionados em conexão com o juízo. Os que são salvos têm os seus nomes no livro da vida e, por outro lado, serão apagados deste livro os nomes dos que rejeitam a Jesus.

Nos capítulos 4 e 5 de Apocalipse encontramos uma cena de angústia vivida por São João ao descobrir que ninguém tinha poder para abrir os selos do misterioso livro escrito por dentro e por fora, que estava na mão do anjo. Não se sabe o que contém este livro.

 2. Quem foi o único ser em todo o Universo, capaz de abrir o livro dos sete selos? Apocalipse 5:6-9.
Rª: 6  E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.
7  E veio, e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
8  E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9  E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.
Nota: Segundo Apocalipse 5, somente Jesus sabe quem será salvo e quem irá perder-se. Ele, somente Ele, pode ler os corações e compreender quem em verdade é Seu. É necessário que Lhe entreguemos vida a Jesus. Só Jesus pode limpar-nos do pecado (I São João 1:9). Somente Ele é "poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da glória de Deus" (São Judas 24). Na verdade, "abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos" (Atos 4:12). Por isso é que João em Apocalipse 5 chorava sem consolo e sem nenhuma esperança até que apareceu Jesus. E também é explicado por que os 24 anciãos exclamaram com regozijo: "Digno és", quando Jesus interveio em favor daqueles pelos quais morreu.

 3. Segundo os 24 anciãos de Apocalipse 5:8, 9, 12 , o que qualificou a nosso Senhor Jesus como o único ser digno de abrir o livro selado?
Rª: 8  E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9  E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação;
12  Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.

Nota: O título "Cordeiro" é mencionado 26 vezes em Apocalipse e se refere a Jesus. Assim o declara João Batista em São João 1:29 . No ritual simbólico do santuário do Antigo Testamento, o cordeiro era sacrificado no lugar do pecador e seu sangue limpava do pecado. No Novo Testamento é nos ensinado que Jesus é a realidade daquela simbologia.

 4. Qual a força motivadora que impulsionou o sublime sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo? Apocalipse 1:5.
Rª: 5  E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogénito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados."

 5. Por que tem valor substituinte (Ele morreu em nosso lugar) a morte de nosso Senhor Jesus?
a.       Quem morreu em nosso lugar?
Rª: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

b.      Qual a razão de Jesus ser o Único Salvador?
Rª: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15

c.       Por que razão só Jesus pode ser o nosso Único Salvador?
Rª: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras.” I Coríntios 15:3

 6. Que outro grande privilégio recebemos da parte de nosso Salvador ao aceitar Seu sacrifício? Apocalipse 1:6.
Rª: “E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre. Amém.”
Nota: No Antigo Testamento o ser humano se dirigia a Deus através do sumo sacerdote. Pela graça divina e através dos méritos de nosso Senhor Jesus Cristo, cada crente n´Ele, é feito sacerdote, permitindo-lhe ir a Deus diretamente.

A SUA ORIGEM E A FONTE DE SEU PODER
Com séculos de antecipação, o Antigo Testamento profetizou que o Messias haveria de nascer de uma virgem (Isaías 7:14), na pequena cidade de Belém (Miqueias 5:2). O Novo Testamento confirma que, quando Jesus nasceu, estas profecias se cumpriram (São Mateus 1:22, 23; 2:5, 6). Mas este nascimento só tem a ver com a natureza humana de Jesus.

 7. Desde quando existia nosso Senhor Jesus Cristo? Encontramos a resposta tanto no Velho como no Novo Testamento. Começamos pelo Novo Testamento.

a.       São João 17:5
Rª: E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

b.      Miquéias 5:2
Rª: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.

 8. Qual era a natureza de Cristo antes de Sua encarnação? Romanos 9:5
Rª: “Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.”
Nota: Devido a Sua natureza divina é que São Pedro disse que foi Jesus que inspirou os profetas ( I São Pedro 1:10, 11 ) e em Apocalipse 22:6 diz-se ser Ele "O Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas". A Bíblia proclama que Jesus é o Verbo, é Deus eterno e coeterno com o Pai. ( São João 1:1-3, 14 .)

O NOSSO ETERNO SALVADOR
 9. Desde quando estava decidido que, se o homem caísse em pecado, Jesus haveria de morrer em seu lugar? I São Pedro 1:18-20.
Rª: 18  Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
19  Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
20  O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós.”
Nota: A ressurreição de Cristo demonstra que Ele tem poder sobre a vida e a morte (Apocalipse 2:8) e nos dá a garantia do Seu poder para salvar (São João 10:17).

 10. Quão abrangente é a capacidade salvadora de nosso Senhor Jesus Cristo? Hebreus 7:25.
Rª: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.”

Decido - Aceitar a Jesus como meu Senhor e Salvador.


José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário