segunda-feira, 6 de maio de 2013

O Apocalipse e o Santuário no Céu

Um Único Intercessor
O tabernáculo do deserto foi substituído pelo templo de Salomão e este pelo de Zorobabel, que por sua vez foi substituído pelo de Herodes. No ano 70 se cumpriu a profecia de Jesus de que não ficaria pedra sobre pedra desse templo (São Mateus 24:1, 2). Embora a Santa Bíblia diga que Deus deseja morar em nós, templos vivos (I Coríntios 3:16, 17), o Apocalipse fala do templo real, do qual o terrenal era uma figura ou ilustração. O estudo do significado das diversas cerimónias do santuário terrenal e da obra de Cristo no santuário real nos dará uma compreensão mais profunda do plano de salvação e da erradicação completa do mal.
1.      De acordo com Apocalipse, o que São João viu no Céu?
Rª: “E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e grande saraiva.” Apocalipse 11:19.
Nota: Existem outras referências no Apocalipse ao Santuário de Deus que esta no Céu. Por exemplo: Apocalipse 7:15; 14:15, 17. São João descreve alguns móveis que viu nele, tais como o altar, a arca da aliança e o incensário (Apocalipse 8:3; 11:19).
 2. Quem é o Sumo Sacerdote ministro desse verdadeiro tabernáculo?
Rª: São Paulo diz que é Jesus “ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.” Hebreus 8:1, 2.
Nota: Os sacerdotes do Antigo Testamento eram uma sombra ou ilustração do sacerdócio que cumpriria o nosso Senhor Jesus Cristo no santuário celestial. "Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para sempre, tem o seu sacerdócio imutável" (Hebreus 7:23, 24). No Novo Testamento cada crente, como integrante do corpo de Cristo (I Coríntios 12:27; Colossenses 1:18), é constituído sacerdote pelo Senhor (Apocalipse 1:6; I São Pedro 2:9, 10) com acesso direto a Deus por meio de Jesus Cristo (Hebreus 4:14-16). O único Sumo Sacerdote que temos no Novo Testamento é Jesus (Hebreus 3:1; 7:24-27).
OS SIMBOLOS DO SANTUÁRIO ERAM AUDIOVISUAIS DA REALIDADE
2.      Havia alguma relação do santuário da Terra, do Antigo Testamento, com seus serviços e o do Céu?
Rª: Êxodo 25:8, 9, 40.
Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.” Hebreus 8:5.
 4. Além do átrio, quantos compartimentos tinha o santuário?
Rª: “Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário. Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos.” Hebreus 9:2, 3.
Nota: No átrio ou pátio estava o altar dos sacrifícios onde os holocaustos ascendiam como cheiro suave ao Senhor (Levítico 1:9), símbolo de Cristo que "Se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave" (Efésios 5:2). Também havia uma bacia para lavar (Êxodo 30:18). A água também representa o Espírito Santo (São João 7:37-39), a Palavra (São João 13:10; 15:3; Efésios 5:26) e o batismo (São João 3:5; Romanos 6:3-6; I São João 5:8) Entrando no lugar santo, à direita se encontrava a mesa dos pães (Êxodo 25:30) com 12 pães feitos de flor de farinha (Levítico 24:5), representando a Jesus, o pão da vida (São João 6:48) e ao corpo espiritual de Cristo, Sua igreja (I Coríntios 10:17). No lado esquerdo estava o candelabro de ouro (Êxodo 40:24) que tinha 7 lâmpadas (Êxodo 25:37) que ardiam continuamente (Levítico 24:2). São João viu o candelabro no Céu (Apocalipse 1:12) e as sete lâmpadas ardendo diante do trono de Deus (Apocalipse 4:2, 5) e a Jesus no meio dos candelabros (Apocalipse 1:12-18). Jesus mesmo disse que Ele é a luz do mundo (São João 8:12).
Diante do véu do altar de incenso (Êxodo 30:1-3; 40:26). Ali o sacerdote queimava incenso de manhã e de tarde (Êxodo 30:7, 8). No Apocalipse São João viu um altar de ouro diante do trono de Deus no Céu (Apocalipse 8:3) e diz que muito incenso subia com as orações dos santos (Apocalipse 8:3, 4). Também é dito que o incenso são as orações dos santos (Apocalipse 8:3).
 O lugar santíssimo era o mais sagrado. Ali se encontrava a arca ( Êxodo 26:33 ). Apocalipse diz que São João viu a arca de Deus Seu santuário ( Apocalipse 11:19 ). Sobre o propiciatório era visível a presença de Deus ( Êxodo 25:21, 22 ) o qual falava pessoalmente com Moisés ( Números 7:89 ). São João viu o Senhor sentado sobre um trono excelso ( Apocalipse 4:2 ).
 5. Quem entrava nesses compartimentos?
Rª: “Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo.” Hebreus 9:6, 7.
6. Que serviços eram realizados no santuário?
 
a. Números 28:3, 4 "… Em  holocausto um  oferecerás pela manhã e o outro ao crepúsculo da  ."
b. Levítico 4:2, 27-30 "Se qualquer pessoa do povo por ignorância... trará por sua oferta uma  sem defeito, pelo pecado que cometeu..."
c. Levítico 16:29, 30, 34 "... naquele dia se fará  por vós, para purificar-vos: e sereis purificados de todos os vossos  perante o Senhor... para fazer  uma vez por  pelos filhos de Israel por causa dos seus pecados..."
Nota: Em seu livro "Cristo no Santuário", o Dr. Salim Japas mostra seis passos fundamentais da salvação que aparecem nítidos na simbologia do santuário:
Na porta do átrio é reconhecida a necessidade de salvação (Isaías 64:6).
No altar dos holocaustos é imputada a justiça de Cristo, "o Cordeiro de Deus" (São João 1:29) imolado por nós.
No lavatório, a pureza da justiça de Cristo é comunicada no processo de santificação (Hebreus 12:6-11).
No altar do incenso, Jesus vive sempre para interceder por nós (Hebreus 7:24, 25).
No candelabro de ouro, o Espírito Santo testifica por Cristo em favor da Igreja (São Mateus 5:14-16).
Na arca do concerto estão a justiça e a misericórdia de Cristo (Apocalipse 22:3, 4).
 7. A quem representam todos os sacrifícios do Antigo Testamento?
Rª a) “Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.” Hebreus 9:9, 13, 14 – representa Cristo; c) “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogénito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.” Apocalipse 1:5; b) "No dia seguinte, viu João a que vinha para ele e disse: Eis o de que tira o do mundo." São João 1:29.
Nota: O sistema de sacrifícios do Antigo Testamento ensinava ao povo o caráter terrível do pecado e mostrava a Jesus Cristo como o único que pode tirar a culpa. Os sacrifícios múltiplos não eram eficazes por si mesmos (Hebreus 10:4), pois o pecado é uma ofensa moral. Só o sangue de Cristo, ilustrado por aqueles sacrifícios, pode expiar os pecados da humanidade (Romanos 3:21-25; I São João 1:7).
O SANTUÁRIO ILUSTRA A OBRA MEDIADORA DE CRISTO
 8. Como foi ilustrada no Antigo Testamento a obra mediadora de Cristo?
Rª: “ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade.” Hebreus 8:1 (ver 2-6).
Nota: Jesus é o único e suficiente mediador entre Deus e os homens (I Timóteo 2:5; São João 14:6; Atos 4:11, 12 ). Um mediador intercede entre ambas as partes. Intercede por nos diante de Deus, oferecendo os méritos de Seu sangue e implorando perdão de nossos pecados dos quais nos arrependemos, aceitando a Jesus (Romanos 3:24-26; I São João 2:1, 2; 1:7, 9). Também intercede da parte de Deus em nossa consciência (São João 15:26; 16:8), a fim de que sejamos convertidos e que vivamos dentro da ética cristã, guardando Seus mandamentos (Hebreus 8:10).
 9. Após dar-Se a Si mesmo pelo pecado, onde prossegue agora Cristo a Sua mediação contínua por nós? Hebreus 9:23, 24; 7:25.
Rª: Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus.” Hebreus 9:24.
 10. Que mensagem anunciará a conclusão da obra mediadora de Cristo? Apocalipse 14:6, 7, 15-20.
Rª: "...Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu  ... Outro anjo saiu do  gritando em grande voz para Aquele que Se achava sentado sobre a nuvem: Toma a Tua foice e ceifa, pois chegou a  de  ..."
Nota: Três instâncias de juízo aparecem aqui: Uma durante a mediação de Jesus, nosso advogado (I São João 2:1), quando Ele intercede enquanto é investigada a conduta dos crentes; outra instância é quando se fecha a porta da graça e o Senhor vem para ceifar a messe da Terra, o Seu povo redimido (Apocalipse 14:15,16); e a terceira aparece nos versículos seguintes quando as uvas são lançadas no lagar da cólera de Deus (Apocalipse 14:17-20), o que ocorrerá com a destruição dos ímpios. Quando chegaria a hora do juízo? Isto será estudado nas análises da purificação do santuário.
A MINHA DECISÃO - Senhor Jesus, eu Te aceito como meu único mediador. Rogo-Te que intercedas por mim diante do pai e que Teu Espírito não se canse de falar a meu coração para inculcar-me o amor por tua Santa Lei.

Sem comentários:

Enviar um comentário