terça-feira, 19 de março de 2013

Quem Habitará na Santa Cidade

 
Tentar imaginar o que será habitar na Nova Jerusalém é um verdadeiro desafio à imaginação. Mas essa cidade é real. Nosso Senhor Jesus Cristo prometeu um lugar para cada crente fiel quando disse: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em Mim. Na casa de Meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, Eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando Eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou estejais vós também" ( São João 14:1-3 ).
São Paulo, que teve várias visões (II Coríntios 12:1-5), também diz: "Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam" ( I Coríntios 2:9 ). Só o fato de pensar que "nela nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica a abominação e mentira" (Apocalipse 21:27) já fala de um ambiente pelo qual ansiamos, embora nos pareça incomum.
Muitos não terão direito a entrar na Santa Cidade.
1. Quem não poderá entrar na Santa Cidade? Apocalipse 13:1, 8; 14:9, 10; 20:15;
Rª: “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Apocalipse 13:8.
 2. Quem mais é mencionado como desqualificado para entrar na Santa Cidade?
Rª: “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8 (Apoc. 22:15; I Coríntios 6:9-11.)
Nota 1: Nestes versículos são enumerados aqueles que não renunciaram ao pecado em suas diversas formas.
Quem terá acesso à Santa Cidade.
Nota 2: São João viu que na Santa cidade estava a árvore da vida ( Apocalipse 22:1,2 ). Também lhe foi mostrado que o Senhor fará dessa cidade a Sua morada ( Apocalipse 22:3 ) e que "lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram" ( Apocalipse 21:4 ). Outras emocionantes descrições das condições da vida eterna planejadas por nosso bom Deus encontramos em II São Pedro 3:13; Isaías 65:17, 21, 22, 25; 35:1, 5, 6; 11:6; 33:24; 60:18 ).
 3. Segundo a revelação bíblica, quem entrará na Santa Cidade de Deus?
Rª: “Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.” Apocalipse 22:14
(cf. Apocalipse 7:14; 15:2; 2:7; 2:10).
 4. Que outros requisitos são apresentados por nosso Senhor Jesus Cristo àqueles que desejam entrar no reino dos Céus? São João 3:3, 5; São Marcos 16:15, 16.
Rª: “Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3
 “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5
Nota: Nascer do Espírito se refere à conversão operada por Cristo por meio do Espírito Santo quando nos entregamos a Ele; a mudança de vida, assim como é descrita em Colossenses 3, Efésios 4:22-32; 5:1-20 e tantas outras boas passagens das Santas Escrituras. Mas sobretudo, a transformação operada por Cristo, que nos dá forças (Filipenses 4:13) para viver a ética cristã expressa nos dez mandamentos (Apocalipse 14:12).
Nascer da água se refere ao santo batismo, assim como nosso Senhor Jesus Cristo foi batizado por São João Batista no rio Jordão. Foi estabelecido por nosso Senhor ( São Mateus 28:18-19 ) e só tem validade quando é administrado como a Santa Bíblia ordena ( Efésios 4:5 ).
O verdadeiro baptismo está apresentado na Bíblia
 5. Que requisitos prévios ao batismo demonstram que deve administrar-se a pessoas conscientes e não a bebés?
Rª:
a. São Marcos 16:16 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.”
b. São Mateus 28:20 “Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”
c. Atos 2:37, 38. 37  “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos?
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Nota: Nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou o exemplo. Ele foi até João e pediu para Si mesmo o batismo (São Mateus 3:13-17 ). O costume de que os padrinhos assumem a responsabilidade em lugar da criança que não sabe o que está acontecendo, não é bíblico e carece de valor (veja Romanos 14:12; Ezequiel 18:20). Deus não tem problemas com os bebés que ainda não fizeram nada de mal (São Mateus 19:14) mas sim com os que fazem mau uso do livre-arbítrio (São Lucas 6:46 ).
 6. Que instrução de São Paulo à igreja de Roma demonstra que o batismo que Deus pede deve ser por imersão? Romanos 6:4.
Rª: “De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Romanos 6:4
Nota: Um comentário ao pé da página da Bíblia de Jerusalém (Bíblia oficial da Igreja Católica), diz que o sentido etimológico da palavra batizar é submergir. Por isso é que a Santa Bíblia diz que "João estava também batizando em Enom perto de Salim, porque havia ali muitas águas" (São João 3:23). Talvez você esteja perguntando: Por que é tão importante que seja por imersão? Há pelo menos duas razões importantes:
Porque assim Deus estabeleceu (isso já deveria ser suficiente razão para aceitá-lo e respeitá-lo);
Pelo profundo simbolismo que o batismo tem no plano da salvação estabelecido por Deus.
 
7. Que simboliza o verdadeiro batismo cristão?
Rª: " Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?..." Romanos 6:3-6.
O Senhor Jesus Cristo deixou o exemplo. (São Mateus 3:13-17 ).
É significativo o princípio enunciado por São Pedro quando escreveu na Santa Bíblia: "... pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos" ( I São Pedro 2:21 ). O mesmo princípio São Paulo proclamou em I Coríntios 11:1. E não podia ser diferente, pois Jesus disse: "Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também." (São João 13:15 ).
 8. Que detalhes do batismo de Jesus demonstram que deve ser administrado àqueles que o pedem e que deve ser por imersão? São Mateus 3:13-17.
a.  Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.” Mat. 3:13
b. “E, sendo Jesus baptizado (imergido),…” Mat.3:16
c. “… .Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.” Mat.3:16
Nota: Depois que foi batizado (submergido), saiu logo da água. Quer dizer que, no momento de ser batizado, estava dentro d'água. Este batismo que Jesus pediu (uma pessoa consciente) e que foi praticado por imersão, é o modelo regente que tem o selo da Santíssima Trindade. Deus o Pai o aprovou ao dizer: "Este é o Meu Filho amado, em quem Me comprazo" ( São João 3:17 ). Deus o Filho o aprovou, pois disse a São João que o fazia como exemplo, cumprindo toda justiça. Deus o Espírito Santo o aprovou ao descer como pomba sobre Jesus que saía das águas (São João 3:16). Há outros casos citados na Santa Bíblia que demonstram que na época dos apóstolos, os cristãos batizavam como Jesus ordenou. Por exemplo, o caso do eunuco etíope (Atos 8:26-40).
O baptismo e a vida eterna.
 9. De acordo com a revelação feita por nosso Senhor Jesus Cristo, autor da nossa salvação ( Hebreus 5:8, 9 ), que deve fazer o pecador se deseja ser salvo?
Rª: " E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” São Marcos 16:15, 16.
Nota: O batismo de crentes é o que vale. Quando os ouvintes de São Pedro perguntaram que deviam fazer, Pedro disse: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados" (Atos 2:38). Esse batismo une o crente com a igreja que se prepara para entrar na cidade de Deus (Atos 2:41), e como parte do remanescente fiel vive as normas de conduta cristã (Atos 2:42; Romanos 6:17, 18, 22).
 10. Que pergunta honesta ajudou São Paulo a fazer a melhor decisão da sua vida?
Rª: " E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor." Atos 22:16.
A Minha Decisão - Senhor, me unir a verdadeira igreja e me preparar para ir morar na Nova Jerusalém.
 
José Carlos Costa, pastor

Sem comentários:

Enviar um comentário