segunda-feira, 8 de agosto de 2011

TRÊS MENSAGENS ANGÉLICAS PARA ESTE TEMPO

São os anjos seres reais? Às vezes chamados querubins ou serafins, esses poderosos espíritos ministradores aparecem por toda a história da Bíblia. Muitas vezes são vistos a proteger e a guia o povo de Deus, e outras vezes a punir o mal -, mas uma das suas missões mais importantes é a de revelar e explicar as profecias divinas. Já sabia que Deus disse algo especial através dos Seus anjos às pessoas do nosso mundo agitado? Em Apocalipse 14, Deus revela algumas mensagens impressionantes dos últimos dias codificadas no simbolismo dos três anjos voando no meio do céu. Tão significativas são essas mensagens, que, quando forem concluídas, Jesus retorna! Este estudo pretende dar uma visão geral sobre o assunto, e os próximos estudo irão apresentar outros detalhes incríveis dessa mensagem especial que Deus envia aos seres humanos.
1. Qual a razão para estudar o livro de Apocalipse? Acaso não está ele selado?
Resposta: Há seis razões cruciais para o estudo Apocalipse:
A. Este livro nunca foi selado (Apocalipse 22:10). A milenar controvérsia entre Cristo e Satanás, além das estratégias e planos tortuosos do diabo nos últimos dias, estão expostos no Apocalipse. Satanás não pode enganar facilmente as pessoas que estão antecipadamente conscientes dos seus enganos, por isso ele espera que as pessoas acreditem que o livro do Apocalipse esteja selado.
B. O próprio nome “Apocalipse” significa “revelação”, “abertura”, – completamente o oposto de estar selado. Ele esteve sempre aberto.
C. O Apocalipse é o livro de Jesus de uma forma especial. O livro começa assim: “Revelação de Jesus Cristo.” O conteúdo deste livro tem descrição de Jesus Cristo em Apocalipse 1:13-16. Nenhum outro livro
da Bíblia revela o Senhor tão claramente, as Suas últimas instruções e os planos para a Sua obra e seu povo, como o Apocalipse.
D. O livro do Apocalipse foi escrito principalmente para as pessoas dos nossos dias – que vivem pouco antes da volta de Jesus (Apocalipse 1:1-3; 3:11, 22:06, 7, 12, 20).
E. Uma bênção especial é pronunciada sobre aqueles que lêem Apocalipse e acatam os seus conselhos (Apocalipse 1:3, 22:7).
F. O livro do Apocalipse descreve o povo e a igreja de Deus do fim dos tempos com uma espantosa clareza. Este livro faz com que a Bíblia ganhe vida quando olhamos os acontecimentos dos últimos dias descritos no Apocalipse como a passar num grande écram. Encontramos também e precisamente o que a igreja de Deus deve estar a pregar nos últimos dias (Apocalipse 14:6-14). Este estudo irá apresentar uma dessas mensagens para que possamos ter um claro flash.
Nota: Antes de prosseguir, por favor, abra a sua Bíblia e leia Apocalipse 14:6-14.
2. Deus responsabilizou a Sua Igreja a levar o evangelho a toda criatura (Marcos 16:15). Como é que Ele simboliza essa obra sagrada em Apocalipse?
“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar…E outro anjo seguiu, dizendo…E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz…” (Apocalipse 14: 6-9).
Resposta: A palavra “anjo” literalmente significa “mensageiro”, por isso, é apropriado que Deus use três anjos para simbolizar a pregação de Sua tríplice mensagem do evangelho nos últimos dias. Deus usa o simbolismo de anjos para lembrar que o poder sobrenatural vai acompanhar as mensagens.
3. Quais os dois pontos cruciais que Apocalipse 14:6 revela sobre a mensagem de Deus para os últimos dias?
“E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.” (Apocalipse 14:6).
Resposta: Os dois pontos cruciais são: (1) que se trata do “evangelho eterno”, e (2) que deve ser pregado a todas as pessoas na terra. As mensagens dos três anjos realçam o Evangelho, o qual torna claro que as pessoas são salvas pela fé e aceitar a Jesus Cristo (Atos 4:12, Marcos 10:26, 27). Como não existe nenhum outro meio de salvação, é uma obra diabólica declarar que há outro caminho.
Enganos de Satanás.
Embora sejam muitos os enganos de Satanás, dois são muito eficazes:
(1) A salvação pelas obras e (2) A salvação no pecado. Estes dois enganos são descobertos e revelados nas mensagens dos três anjos. Muitos, sem perceber, adotaram um desses dois erros e estão a tentar construir a sua salvação sobre um destes conceitos – um feito absolutamente impossível.
4. Quais são os quatro pontos distintos que a mensagem do primeiro anjo cobre?
“Dizendo com grande voz: Temam a Deus e glorifiquem-no, pois chegou a hora do seu juízo. Adorem aquele que fez os céus, a terra, o mar e as fontes das águas”. (Apocalipse 14:7).
Resposta:
A. Temam a Deus. Isto significa que devemos reverenciar a Deus e olhar para Ele com amor, confiança e respeito – desejosos por fazer a Sua vontade. Isto protege-nos do mal. ”pelo temor do SENHOR os homens desviam-se do pecado.” (Provérbios 16:6). Salomão, o sábio, também disse: “Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.” (Eclesiastes 12:13).
B. Glorifiquem a Deus. Nós cumprimos esse mandamento quando obedecemos, louvamos e agradecemos a Deus por Sua bondade para conosco. Um dos grandes pecados dos últimos dias é a ingratidão (2 Timóteo 3:1, 2).
C. Chegou a hora do Seu juízo. Indica que todos são responsáveis perante Deus, e isso é uma declaração clara de que o juízo está em sessão.
D. Adorem o Criador. Este mandamento rejeita a idolatria de todos os tipos – incluindo a adoração a si mesmo – e repudia totalmente a evolução, a qual nega que Deus é o Criador e Redentor. (Muitos livros e programas de rádio de hoje em dia enfatizam o valor do eu e da auto-estima, que conduzem à auto-adoração. A auto-estima do cristão reside em Cristo, que faz com que os seus filhos sejam filhos e filhas do rei do Céu.
O Evangelho inclui a criação e redenção do mundo pelo Senhor Deus dos céus. Adorar o Criador inclui adorá-Lo no dia em que Ele separou como memorial da Criação (o sábado do sétimo dia). Que a referência, em Apocalipse 14:7 é em relação ao sábado é clara pelo facto de que as palavras “fez o céu e a terra, e o mar” foram extraídas diretamente do mandamento do sábado em (Êxodo 20:11) e usadas aqui. As nossas verdadeiras raízes são encontradas somente em Deus, que no princípio nos fez à Sua imagem. Aqueles que não adoram a Deus como Criador – não importa o que mais eles possam adorar – nunca podem descobrir suas verdadeiras raízes.
5. Que declaração solene faz o segundo anjo sobre Babilónia? O que o anjo do Apocalipse 18 ordena o povo de Deus fazer?
“E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu babilônia” (Apocalipse 14:8). “vi descer do céu outro anjo… E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande babilónia … E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu” (Apocalipse 18:1-4).
Resposta: O segundo anjo solenemente declara que “Babilónia é caída”, e a voz do céu, insta a todo o povo de Deus para sair de Babilónia, ao mesmo tempo. A menos que você saiba o que é a Babilónia, você pode facilmente acabar nela. Pense sobre isso. Você poderia estar na Babilónia agora?
6. Sobre o que nos adverte solenemente a mensagem do terceiro anjo?
“E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de Deus” (Apocalipse 14:9-10).
Resposta: A mensagem do terceiro anjo adverte as pessoas para que não adorem a besta e a sua imagem e não recebam a sua marca nas suas testas ou mãos. O primeiro anjo ordena verdadeira adoração. O terceiro anjo fala das terríveis consequências relacionadas com a falsa adoração. Sabe ao certo quem é a besta? E qual é sua marca? A menos que saiba positivamente quem é a besta e qual a sua marca, você pode estar a adorar a besta sem se dar conta.
7. Que quatro elementos descritivos Deus apresenta em Apocalipse 14:12 a respeito do Seu povo que aceita e segue as mensagens dos três anjos?
“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” (Apocalipse 14:12).
Resposta:
A. São pacientes, perseverantes e fiéis até ao fim – uma grande tarefa para a geração do “faça agora”. O povo de Deus dá testemunho através de sua paciência e conduta amorosa.
B. Eles são santos, ou santificados, porque eles estão totalmente do lado de Deus.
C. Eles guardam os mandamentos de Deus. Esse povo de Deus obedece com alegria os Seus Dez Mandamentos e todos os outros mandamentos que Ele lhes deu. O seu principal objetivo é agradar Aquele a quem amam (1 João 3:22).
D. Eles têm a fé de Jesus. Isso também pode ser traduzido como “fé em Jesus.” Em qualquer caso, o povo de Deus segue plenamente a Jesus e confia plenamente n´Ele.
8. O que acontece imediatamente após o ensino das mensagens dos três anjos a todos os povos?
“Olhei, e diante de mim estava uma nuvem branca e, assentado sobre a nuvem, alguém “semelhante a um filho de homem”. Ele estava com uma coroa de ouro na cabeça e uma foice afiada na mão.” (Apocalipse 14:14)
Resposta: Imediatamente após o ensino das mensagens dos três anjos a cada pessoa, Jesus voltará nas nuvens (no segundo advento) para levar o Seu povo para o seu lar celestial. Com a sua aparição começa o grande milénio de Apocalipse 20.
9. Em 2ª Pedro 1:12, o apóstolo fala da “verdade presente”. O que quer ele dizer com isso?
Resposta: A verdade presente é um aspecto do evangelho eterno que tem particular urgência durante um determinado tempo. Exemplos:
A. A mensagem de Noé acerca do dilúvio (Génesis 6 e 7; 2 Pedro 2:5). Noé era um pregador da justiça. Ele ensinou sobre o amor de Deus, como também alertou a respeito de uma inundação vindoura que destruiria o mundo. A mensagem do dilúvio era a “verdade presente” para a época. O seu apelo urgente era “entrem na arca.” E era tão importante que teria sido imoral não a pregar.
B. A Mensagem de Jonas a Nínive (Jonas 3:4). A “Verdade Presente” de Jonas era que Nínive seria destruída em 40 dias. Jonas também exaltou o Salvador, e a cidade arrependeu-se. Omitir, no entanto, o aviso dos 40 dias teria sido imperdoável. Era a verdade presente, que se encaixava naquele momento de forma especial.
C. A mensagem de João Batista (Mateus 3:1-3, Lucas 1:17). A “verdade presente” de João era a que Jesus, o Messias, estava prestes a aparecer. O seu trabalho era apresentar o Evangelho e preparar as pessoas para a primeira vinda de Jesus. Omitir este elemento do Evangelho a respeito da primeira vinda seria impensável.
D. As três mensagens angélicas (Apocalipse 14:6-14). A “Verdade presente” de Deus para hoje está contida nas mensagens dos três anjos. Obviamente, a salvação através de Jesus Cristo somente, é o ponto central dessas mensagens. No entanto, a “verdade presente” dos três anjos também tem sido dada para preparar as pessoas para a segunda vinda de Jesus e para lhes abrir os olhos para os geniais e altamente convincentes enganos de Satanás. A menos que as pessoas entendam estas mensagens, Satanás certamente irá enganá-las e destruí-las. Jesus sabia que precisaríamos dessas três mensagens especiais dadas amorosamente. Elas não devem ser omitidas. Por favor, orem com seriedade quando as examinar ponto por ponto.
Algumas das descobertas destas mensagens podem ser surpreendentes. O seu coração vai ser tremendamente agitado. Você vai sentir Jesus a falar-lhe pessoalmente! Afinal, elas são as Suas mensagens.
10. Quem viria para dar uma mensagem da “verdade presente”, antes do grande dia do Senhor?
“Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor.” (Malaquias 4:5)
Resposta: Elias, o profeta. Há algo significativo sobre Elias e a sua mensagem, como veremos nas próximas perguntas.
11. O que fez Elias para que o Senhor o tomasse como exemplo?
Nota: Por favor, abra a sua Bíblia e leia atentamente 1 Reis 18:17-40 antes de responder a esta pergunta.
Resposta: Elias exortou o povo a decidirem a quem eles iriam servir (verso 21). A nação era quase totalmente idólatra. As pessoas tinham abandonado o verdadeiro Deus e os Seus mandamentos. Havia um profeta de Deus, Elias, e 450 profetas pagãos de Baal (versículo 22). Elias sugeriu que ele e os idólatras construíssem um altar e cada um colocassem lenha e um touro sobre eles. Ele então sugeriu que eles pedissem ao verdadeiro Deus para revelar-se ateando fogo ao seu altar. O deus pagão não respondeu, mas o verdadeiro Deus de Elias enviou fogo do céu e queimou o sacrifício de Elias.
A Mensagem exigia uma decisão.
A mensagem de Elias veio num momento de profunda crise espiritual e apostasia nacional. Ela veio com grande poder do céu que parou as atividades diárias e atraiu a atenção nacional. Elias, em seguida, insistiu que as pessoas decidissem a quem servir Deus ou Baal. Profundamente comovido e plenamente convencido, o povo escolheu Deus (v. 39).
12. A mensagem de Elias tinha uma aplicação dupla. Aplicava-se a uma “verdade presente” que tinha o objetivo de preparar as pessoas para o primeiro advento de Jesus, e esta mesma mensagem também procurava preparar as pessoas para o segundo advento de Cristo. Quem Jesus disse que pregaria a mensagem de Elias para preparar o povo para o Seu primeiro advento?
“…não surgiu ninguém maior do que João Batista”. “E se vocês quiserem aceitar, este é o Elias que havia de vir.” ( Mateus 11:11, 14)
Resposta: Jesus disse que a pregação de João Batista para preparar o povo para o Seu primeiro advento, foi a mensagem de Elias. A mensagem de João, como nos dias de Elias, proclamou a verdade de forma clara e, em seguida, insistiu numa decisão. ““A Bíblia diz que João Batista” iria diante dele no espírito e poder de Elias” (Luc. 1:17).
13. Como sabemos que a profecia tem uma segunda aplicação para o nosso tempo um pouco antes da segunda vinda de Jesus?
“Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor”.” (Malaquias 4:5) O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue; antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” (Joel 2:31)
Resposta: Por favor, note que dois eventos ocorrerão antes da vinda do “grande e terrível dia do Senhor” mencionado em Joel 2:31. Primeiro, a vinda de Elias. E segundo, os tremendos sinais nos céus. Isto ajuda a localizar os dois eventos. O dia escuro ocorreu a 19 de Maio de 1780. Naquela mesma noite, a lua apareceu como sangue. Mateus 24:29 inclui mais um sinal – a queda das estrelas, que teve lugar a 13 de Novembro de 1833. A partir destes pontos, sabemos que a mensagem de Elias do fim dos tempos devia começar algum tempo próximo ou após 1833 – antes da vinda do grande dia do Senhor.
A segunda mensagem de Elias, após os sinais nos céus.
É óbvio que a “mensagem de Elias”, proclamada por João Batista não se aplica à segunda “mensagem de Elias”, porque os grandes sinais de Deus no céu, apareceram mais de 1.700 anos depois que João pregou a sua mensagem. A mensagem de Elias de Joel 2:31 tinha que começar após os sinais do céu em 1833 e devia preparar as pessoas para a segunda vinda de Jesus. A tripla mensagem da “verdade presente” de Apocalipse 14:6-14 se encaixa perfeitamente aqui. Começou por volta de 1844 e está preparando as pessoas no mundo inteiro para a segunda vinda de Jesus (versículo 14), que terá lugar após a tríplice mensagem atingir cada pessoa na Terra.
A Mensagem exige uma decisão.
Elias insistiu que o mal fosse afrontado e que todos deveriam decidir a quem servir. Assim é com a tríplice mensagem de Deus para nós hoje. A decisão deve ser tomada. A tríplice mensagem de Deus desmascara Satanás e os seus planos. Ela revela claramente o amor de Deus e Seus requisitos. Deus está chamando as pessoas de hoje de volta à verdadeira adoração – adoração à Deus somente. Servir e adorar conscientemente qualquer pessoa ou qualquer outra coisa neste momento chave da história nos levará a deslealdade e resultará em morte eterna. Deus milagrosamente tocou o coração do povo nos dias de Elias (1 Reis 18:37, 39) e nos dias de João Batista. Ele vai fazer o mesmo nestes últimos dias quando as pessoas respondem às mensagens dos três anjos (Apocalipse 18:1).
14. Que outras bênçãos maravilhosas a pregação de Elias (ou a mensagem dos três anjos) trará?
“…Elias…fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais” (Malaquias 4:5, 6)
Resposta: Louvado seja o Senhor! A Mensagem de Elias ou a mensagem dos três anjos, atrairá os membros da família para um relacionamento celestial de amor e alegria. Que promessa bendita!
15. A palavra “evangelho” significa “boa notícia”. As mensagens dos três anjos de Apocalipse capítulo 14 fornecem uma boa notícia?
Resposta: Sim, de fato! Vamos rever as boas notícias que tenho encontrado neste panorama da mensagens dos três anjos:
A. Todos terão a oportunidade de ouvir e compreender o evangelho dos últimos dias. Nenhuma pessoa será esquecida.
B. Os planos brilhantes e poderosos do diabo, para enganar e destruir as pessoas, nos serão revelados, assim não precisamos ser enganados.
C. O poder sobrenatural do céu vai acompanhar a pregação da mensagem de Deus nos últimos dias.
D. O povo de Deus vai ser paciente. Ele os chama de “santos”.
E. O povo de Deus terá a fé de Jesus.
F. O povo de Deus obedecerá aos Seus mandamentos por amor.
G. Deus nos ama tanto que enviou uma mensagem especial para nos preparar para a segunda vinda de Jesus.
H. A mensagem de Deus para estes últimos dias vai unir os membros da família em amor e unidade.
I. A ênfase principal da mensagem dos três anjos é que a salvação foi fornecida para todos através de Jesus Cristo. Ele nos dá Sua justiça para cobrir nosso passado e para que cresçamos em graça e possamos realmente ser como Ele. Com Ele, não podemos falhar. Sem Ele, não podemos vencer.
Um pensamento adicional
Alguns aspectos da mensagem dos três anjos:
A. A Hora do julgamento de Deus chegou!
B. Saia da Babilónia caída.
C. Não receba a marca da besta.
Jesus enviou uma mensagem especial do céu para ajudar e guiar a cada um de nós, pessoalmente, nos últimos dias. Nada pode ser mais importante para ouvir, compreender completamente e seguir.
Eu estou grato por saber que Jesus tem uma mensagem tríplice para orientar e ajudar o Seu povo nestes últimos dias na terra.
Resposta: __________

Sem comentários:

Enviar um comentário