quarta-feira, 20 de julho de 2011

DEIXADOS PARA TRÁS!

Um facto surpreendente: o mundo ficou chocado com a tragédia no final de março de 1997, quando 39 membros da seita Heaven’s Gate (Portal do Paraíso), tiraram as suas próprias vidas. Os membros da seita cometeram suicídio ingerindo doses fatais de um coquetail letal de fenobarbital e vodka. Os Heaven’s Gate acreditavam sinceramente que o Hale-Bopp, um cometa excepcionalmente brilhante, era um sinal de que eles deveriam deixar os seus corpos terrenos (ou “containers”) e seriam arrebatados até uma nave espacial a viajar atrás do cometa que iria levá-los para um plano superior de existência. Uma mensagem postada no site afirmou que ” a aproximação do Hale-Bopp é o “sinal” que nós esperávamos para a chegada da nave espacial para nos levar para casa, para “o seu mundo” literal nos céus “. Eles sinceramente acreditavam que o cometa marcara o início de um nível evolucionário Humano. “Estamos preparados para deixar felizes este mundo”, escreveu o líder do culto Marshall Applewhite (também conhecido por “Do”), que citou
seleções da Bíblia e vários episódios de Star Trek para apoiar os seus ensinamentos de que eles seriam arrebatados para esta nave invisível.
As pessoas ao redor do mundo estão a esforçar-se para compreenderem as profecias do tempo do fim contidas na Bíblia. Cristãos em todo o lugar sentem que Jesus Cristo em breve retornará ao planeta Terra.
Na década de 1990, o estudioso da Bíblia Tim LaHaye e Jerry Jenkins um contador de histórias uniram-se para criar uma fascinante série de novelas destinadas a tornar o livro do Apocalipse mais real para os cristãos de hoje. O seu primeiro livro, publicado em 1995, foi simplesmente chamado Left Behind (Deixados para Trás). Este único livro vendeu milhares de cópias nas livrarias e foi “Um dos dez maiores best-sellers do século 20″. EUA. Hoje classificado como “extremamente popular e muito controverso”.
Devido a esta popularidade incrível, LaHaye e Jenkins decidiram expandir o projecto numa sequência de 12 livros. O Possuído-A Besta Toma Posse, foi listado nos BestSellers do New York Times. A Marca-A Besta Controla o Mundo, tornou-se um hit imediato. Surpreendentemente, todo o projeto começa a ser chamado de “O melhor best-seller de todos os tempos.” Em 2 de fevereiro de 2001, Deixados para Tráz: O Filme, produzido pela Cloud Ten Pictures, estreou nos cinemas em toda a América.
Uma Saga Emocionante.
A história começa com o súbito desaparecimento de cristãos no ar, que é comumente chamado de arrebatamento. O resto da humanidade, tendo sido deixada para trás, de repente, acordam para o pesadelo de um mundo enlouquecido. Confusão em massa como veículos não tripulados e fora de controlo, acidentes com aviões sem piloto, fogos em erupção, e uma histeria total varrendo o mundo. “Os desaparecimentos” vão introduzir o mundo num “período de sete anos chamado a Tribulação”. No meio desse pânico universal, um homem misterioso e chamado Nicolae Carpathia (o Anticristo) sobe para pôr ordem no caos. Com uma personalidade poderosa e carismática, Carpathia assume o controlo das Nações Unidas. Discernir a sua maldade interior é uma corajosa missão para os novos crentes que estão determinados a resistirem ao seu poder hipnótico. Finalmente, este líder mundial sinistro revela o seu derradeiro teste de fidelidade: a inserção de um biochip de alta tecnologia na testa e nas mãos de todos os povos.
A Série deixados para Trás acompanha as vidas de alguns personagens fictícios que, tendo perdido o arrebatamento, são forçados a lutar contra o Anticristo, a sua comunidade global e, finalmente, contra a aplicação da marca da besta.
Assim como milhões de americanos acompanham a vida de seus actores prediletos de novela, igualmente milhões de cristãos estão agora a acompanhar a vida dessas personalidades fictícias de “Deixados para Tráz” com a saga a continuar a desenrolar-se. Mesmo os jovens estão a ser afectados através de uma versão especial da série só para crianças, que inclui um kit do “Comando Tribulação”.
Debaixo da excitação e do drama desta história incrivelmente popular, é possível que algo não esteja certo? Será que esta série sobre pessoas desaparecidas, está de acordo ou simplesmente oculta as verdades da Bíblia? Em caso afirmativo, quais verdades estariam a ser ocultadas? Paulo escreveu: “Examinai tudo, retende o que é bom” (1 Tessalonicenses 5:21).
Aceito x Exacto.
A Bíblia certamente ensina a verdade emocionante que Jesus Cristo voltará para ao encontro do Seu povo. O próprio Jesus disse: “EU VOLTAREI E VOS RECEBEREI PARA MIM MESMO” (João 14:3). O texto mais claro na Bíblia sobre o arrebatamento é 1 Tessalonicenses 4:17. Inúmeros cristãos sabem disso no coração, e é também citado em Deixados para trás: O Filme. Paulo escreveu que os crentes em Jesus Cristo, um dia serão “ARREBATADOS … ENTRE NUVENS, AO ENCONTRO DO SENHOR NOS ARES” (1 Tessalonicenses 4:17). O que devemos fazer é examinar cuidadosamente o momento do arrebatamento, pois esta é uma questão crucial.
De acordo com o filme “Deixados para Trás”, o retorno de Jesus Cristo ocorre em duas fases distintas. Em primeiro lugar, Jesus volta silenciosamente e secretamente para arrebatar os verdadeiros crentes. Com isto começa o “período de sete anos chamado – a Tribulação”. Durante a Tribulação, esse homem diabólico conhecido como Anticristo sobe para reforçar a marca da besta. No final da Tribulação, nosso Senhor retorna visivelmente, no chamado “glorioso aparecimento” de Cristo.
Portanto, de acordo com “Deixados para trás”, o arrebatamento vem em primeiro lugar e, em seguida, sete anos depois, é a segunda vinda de Jesus Cristo no fim do mundo. Com pequenas variações, este cenário é agora reconhecido por milhões de cristãos crentes na Bíblia em todo o mundo como um quadro preciso dos eventos do fim dos tempos.
Há três pilares poderosos que se destacam neste ensino, e é seguro dizer que todo o projeto da série “Deixados para Trás” assenta firmemente sobre cada um deles.
Pilar 1 - O arrebatamento não ocorre na visível segunda vinda de Jesus Cristo, mas sete anos antes.
Pilar 2 – Aqueles que perderem o arrebatamento terão uma segunda oportunidade de aceitar Jesus e ser salvo.
Pilar 3 - Os verdadeiros crentes de hoje não terão que enfrentar o anticristo ou a marca da besta.
Queremos seguir o conselho de Paulo para “PROVAR TODAS AS COISAS” pelo exame minucioso destes pilares, à luz das Escrituras, ao prestar atenção para quaisquer sinais de rachaduras estruturais.
Sincronismo Perfeito.
O Pilar 1 diz que o arrebatamento e a segunda vinda não ocorrem simultaneamente. Paulo diz claramente em 1 Tessalonicenses 4:17 que “NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS, SEREMOS ARREBATADOS”. Uma simples comparação do versículo 17 com o versículo 15, que diz: “NÓS, OS QUE FICARMOS VIVOS PARA A VINDA DO SENHOR”, deixa muito claro que os crentes serão “arrebatados” na vinda do Senhor.
Neste ponto, temos de examinar cuidadosamente o que a Bíblia diz sobre a Sua vinda. Será que os crentes serão levados numa silenciosa e invisível vinda do Senhor antes da Tribulação, como nos ensinou o livro e filme Deixados para Trás? Ou será que os crentes serão “arrebatados” no ensurdecedor e “glorioso aparecimento” de Jesus Cristo no fim do mundo?
Mesmo entre os versos 15 e 17, Paulo escreveu: “PORQUE O SENHOR MESMO DESCERÁ DO CÉU COM GRANDE BRADO, À VOZ DO ARCANJO, AO SOM DA TROMBETA DE DEUS, E OS QUE MORRERAM EM CRISTO RESSUSCITARÃO PRIMEIRO” (1 Tessalonicenses 4:16). A Série Deixados para Trás ao contrário do que diz a Bíblia descreve este evento como um acontecimento silencioso e secreto, Será que na concepção deles o som não é suficiente alto e mundial? Notem novamente o que se passa no verso Bíblico: Há um grande brado, uma voz e som de trombeta.
Há muito tempo atrás, Jeremias registou uma profecia sobre a vinda do Senhor, que claramente faz paralelos com 1 Tessalonicenses 4:16. Ele escreveu: “O SENHOR LÁ DO ALTO RUGIRÁ E DA SUA SANTA MORADA FARÁ OUVIR A SUA VOZ; RUGIRÁ FORTEMENTE CONTRA A SUA MALHADA, COM BRADOS CONTRA TODOS OS MORADORES DA TERRA, COMO O EIA! DOS QUE PISAM AS UVAS. CHEGARÁ O ESTRONDO ATÉ À EXTREMIDADE DA TERRA, PORQUE O SENHOR TEM CONTENDA COM AS NAÇÕES, ENTRARÁ EM JUÍZO CONTRA TODA CARNE; OS PERVERSOS ENTREGARÁ À ESPADA, DIZ O SENHOR. ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS: EIS QUE O MAL PASSA DE NAÇÃO PARA NAÇÃO, E GRANDE TORMENTA SE LEVANTA DOS CONFINS DA TERRA. OS QUE O SENHOR ENTREGAR À MORTE NAQUELE DIA SE ESTENDERÃO DE UMA A OUTRA EXTREMIDADE DA TERRA; NÃO SERÃO PRANTEADOS, NEM RECOLHIDOS, NEM SEPULTADOS; SERÃO COMO ESTERCO SOBRE A FACE DA TERRA.” (Jeremias 25:30-33).
Tanto Jeremias e Paulo descrevem a vinda do Senhor, durante a qual existe um “grande brado”. Jeremias
fornece informações adicionais, dizendo que o Senhor “RUGIRÁ FORTEMENTE”, e diz que o “ESTRONDO” será ouvido no mundo inteiro. Nada disto soa como um retorno silencioso e secreto de Jesus antes da tribulação.
Um Ladrão na Noite.
Paulo disse que este tremendo “dia do Senhor” vai finalmente chegar como “UM LADRÃO NA NOITE” (1 Tessalonicenses 5:2). Muitos interpretam que isso significa que Jesus virá como um ladrão silencioso para levar os seus fiéis para fora deste mundo. Em seguida, há acidentes de carros, os aviões colidem, guarda redes em jogos de futebol desaparecem, e os bebés desaparecerão dos berços. O popular filme cristão “Um ladrão na noite”, que é similar a “Deixados para trás: O Filme”, também apresenta essa perspectiva. No entanto, será realmente isto o que Paulo está a dizer?
Mais uma vez, vamos dar uma ver nas Escrituras. Paulo escreveu: “POIS VÓS MESMOS ESTAIS INTEIRADOS COM PRECISÃO DE QUE O DIA DO SENHOR VEM COMO LADRÃO DE NOITE. QUANDO ANDAREM DIZENDO: PAZ E SEGURANÇA, EIS QUE LHES SOBREVIRÁ REPENTINA DESTRUIÇÃO, COMO VÊM AS DORES DE PARTO À QUE ESTÁ PARA DAR À LUZ; E DE NENHUM MODO ESCAPARÃO.” (1 Tessalonicenses 5:2-3).
Já reparou o que Paulo diz? A Vinda de Jesus como um ladrão na noite não significa que Ele virá discretamente e invisível para levar os seus fiéis para fora deste mundo, como é ensinado em “Deixados para Traz”. Pelo contrário, isso significa que Ele virá inesperadamente, trazendo “REPENTINA DESTRUIÇÃO” sobre os incrédulos. Não é um evento secreto, mas súbito, repentino. Aviso novamente o que Paulo disse: “MAS VÓS, IRMÃOS, NÃO ESTAIS EM TREVAS PARA QUE AQUELE DIA VOS SURPREENDA COMO UM LADRÃO. VÓS SOIS TODOS FILHOS DA LUZ E FILHOS DO DIA: NÓS NÃO SOMOS DA NOITE NEM DAS TREVAS ” (versos 4-5). Compreende o que diz a Bíblia? Jesus não vem como um ladrão na noite para os crentes, mas somente para aqueles que são da noite. Será que aqueles que são “DA NOITE”, isto é, os despreparados receberão uma segunda chance para serem salvos? Paulo escreveu: “DE NENHUM MODO ESCAPARÃO” (verso 3).
O apóstolo Pedro também escreveu sobre este mesmo retorno de Jesus Cristo como um ladrão na noite: “MAS O DIA DO SENHOR VIRÁ COMO UM LADRÃO NA NOITE, NO QUAL OS CÉUS PASSARÃO COM GRANDE ESTRONDO, E OS ELEMENTOS, ARDENDO, SE FUNDIRÃO A TERRA, E AS OBRAS QUE NELA HÁ, SE QUEIMARÃO” (2 Pedro 3:10). Segundo Pedro, a vinda de Jesus Cristo como um ladrão na noite definitivamente não é um acontecimento silencioso e secreto que antecede um período de sete anos de tribulação. Pelo contrário, este dia chega de repente, com “grande estrondo” (como também descrito por Jeremias), e está claramente associado com o fim do mundo!
O Pilar 1, é FALSO.
E sobre o arrebatamento ter lugar “NUM MOMENTO, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS”? Este é provavelmente o segundo maior texto da Bíblia a ser utilizado agora para apoiar a idéia da fuga dos cristãos antes da Tribulação. Paulo escreveu: “EIS QUE VOS DIGO UM MISTÉRIO: NEM TODOS DORMIREMOS, MAS TRANSFORMADOS SEREMOS TODOS, NUM MOMENTO, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, AO RESSOAR DA ÚLTIMA TROMBETA. A TROMBETA SOARÁ, OS MORTOS RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS, E NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS. ” (1 Coríntios 15:51-52).
Paulo está a dizer que os crentes misteriosamente desapareceriam da face da terra antes da Tribulação, enquanto os seus entes queridos estavam a dormir? Obviamente que não! Ele está a dizer que os mortos serão ressuscitados e os seus corpos serão transformados “NUM MOMENTO, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS.” Mas quando é que este “momento” terá lugar? A resposta de Paulo é clara. Ele irá ocorrer no ressoar “DA ÚLTIMA TROMBETA”, quando “A TROMBETA SOARÁ,” no fim do mundo. Este som é o mesmo “CLAMOR DE TROMBETA” que Jesus disse que seria ouvido na Sua segunda vinda (Mateus 24:31)!
Esperar até que Seja Tarde Demais.
Como observado anteriormente, o Pilar 2 que apóia o projeto “Deixados para traz” é a teoria de que quem perder o arrebatamento terá durante a Tribulação uma segunda oportunidade para ser salvo. Essa idéia é perigosa porque leva algumas pessoas a pensar que “Se a Bíblia é realmente verdade e se o arrebatamento acontecer, então eu vou saber com certeza que Deus é real. Pode ser difícil, mas eu ainda posso unir-me ao “Comando Tribulação” (um grupo que no livro Deixados para Traz é organizado por novos fiéis a Cristo, e que passam a combater Nicolae Carpathia, o anticristo) durante os sete anos da tribulação. Mesmo que esse Anticristo tente matar todo e qualquer que resistir à marca para ser salvo! “
Apesar de promover esta atitude insensata, certamente esta não é a intenção dos autores do “Deixados para trás”, no entanto, a teoria do arrebatamento secreto pode facilmente levar as pessoas a adoptarem a filosofia do “esperar para ver”, e assim adiar a tomada de uma decisão de seguir Jesus. Paulo escreveu que todos os que não estiverem totalmente do lado do Senhor, quando os crentes forem “arrebatados” (1 Tessalonicenses 4:17) “NÃO ESCAPARÃO” (1 Tessalonicenses 5:3). Como pode ver, o Pilar 2 tem problemas muito graves.
“Deixados para Trás” também ensina que a Igreja não estará aqui na terra para o Armagedom. É isso verdade?
A palavra “Armagedom” aparece apenas uma vez na Bíblia. Pode ser encontrada em Apocalipse 16, o grande capítulo que descreve a queda das sete últimas pragas. Entre a sexta e a sétima última praga, Jesus Cristo diz: “(EIS QUE VENHO COMO VEM O LADRÃO. BEM-AVENTURADO AQUELE QUE VIGIA E GUARDA AS SUAS VESTES, PARA QUE NÃO ANDE NU, E NÃO SE VEJA A SUA VERGONHA). ENTÃO, OS AJUNTARAM NO LUGAR QUE EM HEBRAICO SE CHAMA ARMAGEDOM.” (Apocalipse 16:15-16).
Já compreendeu este assunto? Jesus está a falar à Igreja! Enquanto as sete pragas estão a cair, e imediatamente antes da batalha do Armagedom, Jesus Cristo ainda não chegou como um ladrão! Portanto, ele deve vir como um ladrão no Armagedom, que deve ser o momento em que Ele vem para reunir a Sua Igreja.
Paulo usou a linguagem militar, quando, como um comandante, ele pediu aos soldados da cruz “TOMAI TODA A ARMADURA DE DEUS, PARA QUE POSSAIS RESISTIR NO DIA MAU E, DEPOIS DE TERDES VENCIDO TUDO, PERMANECER INABALÁVEIS.” (Efésios 6:13). Como poderemos estar no “DIA MAU” se nós já tivermos desaparecido? Jesus Cristo também disse aos fiéis: “ENTÃO, SEREIS ATRIBULADOS, E VOS MATARÃO. SEREIS ODIADOS DE TODAS AS NAÇÕES, POR CAUSA DO MEU NOME. … AQUELE, PORÉM, QUE PERSEVERAR ATÉ O FIM, ESSE SERÁ SALVO.” (Mateus 24:9-13). Paulo também alertou a igreja que “É NECESSÁRIO QUE PASSEMOS POR MUITAS TRIBULAÇÕES PARA ENTRARMOS NO REINO DE DEUS” (Atos 14:22).
Jesus irá salvar sua igreja, não da tribulação, mas sim através dela! Nosso Senhor nos ama e nos fortalecerá nos momentos finais. É por isso que Ele prometeu: “EU ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ O FIM DO MUNDO” (Mateus 28:20). Podemos confiar nisto !
O que há a mais sobre os Sete Anos?
O texto bíblico que serve de fundamento para toda a teoria dos sete anos da Tribulação é Daniel 9:27, que é o primeiro versículo citado no “Deixados para Trás: O Filme”. Ele diz: “ELE FARÁ FIRME ALIANÇA COM MUITOS, POR UMA SEMANA; NA METADE DA SEMANA, FARÁ CESSAR O SACRIFÍCIO…”
Um dia em profecia representa um ano (Números 14:34 e Ezequiel 4:6), portanto, o período de “uma semana” na verdade representa sete anos. Milhões de pessoas estão agora a aplicar isto a um futuro período de sete anos de tribulação. O “Ele” de Daniel 9:27 é interpretado como o Anticristo, que fará uma aliança com os judeus durante a Tribulação.
O que muitos não percebem é que há uma interpretação mais lógica que tem muito mais apoio bíblico. Ela foi ensinada por muitos estudiosos da Bíblia credíveis que escreveram comentários respeitados que estão agora nas bibliotecas dos pastores por toda a América e por todo o mundo. Um exemplo é o mundialmente famoso comentário da Bíblia de Matthew Henry. “Não se aplica Daniel 9:27 para o Anticristo nem se aplica a “uma semana” para um período de sete anos da tribulação após o arrebatamento. Em vez disso, aplica-se a profecia a Jesus Cristo, que, após três anos e meio do seu ministério de amor, morreu “no meio da semana”, o que acabou por cessar todos os sacrifícios de animais!
Aqui está a citação do famoso comentário de Matthew Henry: “AO OFERECER-SE EM SACRIFÍCIO UMA VEZ POR TODAS, ELE [JESUS] PÔS FIM A TODOS OS SACRIFÍCIOS DE LEVÍTICO”. 1 Outro excelente comentário bíblico escrito por Adam Clarke diz que, durante o prazo “de sete anos” (Daniel 9:27), Jesus Cristo “CONFIRMOU OU RATIFICOU A NOVA ALIANÇA COM A HUMANIDADE”. 2 Aqui está mais um dos muito respeitados Jamieson, Fausset e comentários de Brown: “A CONFIRMAÇÃO DO PACTO É ATRIBUÍDA A ELE.” 3
Tome um olhar cuidadoso em Daniel 9:27. A Palavra de Deus diz: “ELE FIRMARÁ UM CONCERTO COM MUITOS POR UMA SEMANA.” Repare que o próprio Jesus Cristo disse: “ESTE É O MEU SANGUE DA NOVA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO POR MUITOS“ (Mateus 26:28, NVI). Um ajuste perfeito! Ambos usam a expressão “aliança, Concerto” e “muitos”.
Nosso Senhor Jesus Cristo é aquele através do qual “O PACTO FOI… CONFIRMADO” (Gálatas 3:17, ver também Romanos 15:8, NVI). No meio da semana, após três anos e meio, Jesus deu a Sua vida por nós “FAZENDO CESSAR O SACRIFÍCIO”. Ele foi o sacrifício final. Não há mais sacrifícios a serem oferecidos (Hebreus 10:12).
A idéia de “Deixados para Trás” sobre o período de sete anos de tribulação após o arrebatamento pode entrar para a história como a maior interpretação evangélica de todos os tempos. O conceito inteiro é como uma bolha gigante. Depois que Daniel 9:27 é corretamente entendido e a verdade trazida a Tona, “Ploft, lá se vão os Sete anos” !
Uma Questão de Vida ou Morte.
Quero terminar referindo o Pilar 3, que afirma que os verdadeiros crentes de hoje não terão que enfrentar o anticristo e a marca da besta. É aqui que as emoções voam e a razão desaparece tão instantaneamente quanto aqueles cristãos desaparecem em “Deixados para Trás, o Filme”. Isso porque a misteriosa marca da besta é um assunto de vida ou morte. Trata-se do destino da alma humana. Admitindo que a Igreja continuará na terra durante a Grande Tribulação final significa que algum dia os cristãos devem encarar o anticristo e a marca da besta e as questões sobre as quais eles podem perder suas almas. Muitas pessoas estão profundamente com medo disso, assim concluem que deve haver um arrebatamento secreto antes da tribulação.
Um profundo medo da marca afecta muitas pessoas, porém, isso não deve ser assim. Os verdadeiros cristãos não necessitam de ter medo. Podemos confiar em Jesus Cristo, pois Ele prometeu: “EIS QUE ESTOU CONVOSCO TODOS OS DIAS, ATÉ AO FIM DO MUNDO” (Mateus 28:20). Se o fictício “Comando Tribulação” do filme Deixados para trás pode superar o anticristo e a marca da besta com a ajuda de Deus, então nós também podemos!
Para aqueles que não querem mesmo razoavelmente considerar esta questão, nenhuma quantidade de provas Bíblicas irá convencê-los. Estão com os olhos fechados para para a realidade.
O resultado? A verdade é deixada para trás!
__________________________
Matthew Henry’s Commentary on the Whole Bible, Vol. IV-Isaiah to Malachi, Complete Edition. New York: Fleming H. Revell Co. 1712, notes on Daniel 9:27, p. 1095.
The Holy Bible with a commentary and critical notes by Adam Clarke, Vol. IV-Isaiah to Malachi. New York: Abingdon-Cokesbury Press, notes on Daniel 9:27, p. 602.
Rev. Robert Jamieson, Rev. A. R. Fausset, and Rev. David Brown, A Commentary Critical and Explanatory on the Whole Bible, Complete Edition. Hartford, Conn.: S.S. Scranton Co., notes on Daniel 9:27, p. 641.
__________________________
Artigo Escrito pelo Pastor Steve Wohlberg.
Original “Truth Left Behind”.

Sem comentários:

Enviar um comentário