domingo, 24 de maio de 2009

O MISTÉRIO DA MORTE RESOLVIDO

Hoje vamos estudar o que acontece às pessoas quando morrem. Verá que é um estudo muito interessante e que responde àquelas perguntas que todos nós formulamos: “Para onde foi? Há alguma coisa depois da morte?” Se estas são questões que também tem no seu coração. Ore, rogue a Deus para lhe dar sabedoria para compreender o que o Senhor tem para lhe dizer neste estudo. Já orou?

O nosso primeiro texto encontra-se em Apocalipse 1:18 (se tiver uma Bíblia ao seu alcance leia na sua Bíblia, no entanto, vou escrever a passagem como está na minha Bíblia):
“E o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.” Apoc. 1:18.
A morte é um mistério que apenas Deus pode desvendar. Ele esteve morto e agora está vivo. Só podemos confiar na Sua palavra para discutir este assunto.

Para entender a morte, primeiro temos de ver como é que a vida foi concedida à humanidade. Podemos ler acerca da criação do homem em Génesis.

Génesis 2:7 diz assim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.”
O homem foi formado a partir do pó da terra. Depois Deus soprou nele o fôlego da vida. Como resultado desta união de pó mais fôlego, o homem tornou-se alma vivente. Podemos ilustrar isto desta forma:

PÓ = FÔLEGO = ALMA VIVENTE

Outra palavra para “fôlego” é “espírito”. Estas duas palavras são usadas de forma intercalada na Bíblia. Vamos ver um exemplo.

Job 27:3 “Enquanto em mim houver alento, e o sopro de Deus no meu nariz.”

Job utiliza aqui uma estrutura poética hebraica chamada paralelismo. Ele diz uma coisa numa frase e depois repete-a, usando um sinónimo (uma palavra com um significado idêntico) na frase seguinte. Aqui as palavras “alento” e “sopro” (ou espírito) são usadas de forma intercalada. É desta forma que o “sopro” (ou espírito) pode estar no nariz de Job.
Este espírito não é, obviamente, o Espírito Santo. A palavra “espírito” significa “vento”. Neste contexto significa a força vital – aquilo que mantém uma pessoa a respirar e com o coração a bater, etc...

Job 33:4: “O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida.”
“Espírito” e “respiração” são usados de novo como sinónimos.

Portanto, a vida surge quando um corpo inanimado, composto de elementos da terra, se une com a força vital, chamada espírito ou respiração. O homem torna-se uma alma vivente. Repare que não lhe é infundida uma alma, ele torna-se uma alma vivente quando a respiração e o corpo se unem de forma activa.

Vejamos como é que a Bíblia descreve a morte.
Eclesiastes 12:7 “E o pó volta para a terra como o era, e o espírito volta a Deus que o deu.”
O pó volta à terra e o espírito volta para Deus. Lembre-se que este “espírito” é apenas respiração. Não é a pessoa. É a electricidade, por assim dizer.

Temos outro versículo que descreve a morte.
Salmo 104:29 “Escondes o teu rosto, e ficam perturbados; se lhes tiras a respiração, morrem, e voltam para o seu pó.”
A respiração volta para Dês e o pó à terra. Repare que o versículo 30 descreve a criação. Podemos, novamente, ver que as palavras “respiração” e “espírito” são usadas com o mesmo significado. A morte é o oposto da criação.

PÓ (MENOS) RESPIRAÇÃO = MORTE

Agora a questão é: O que acontece à alma vivente, como resultado da junção da respiração com o pó? A resposta é ilustrada através da comparação com uma lâmpada.

Ilustração: a lâmpada é como o corpo e a electricidade é como o fôlego da vida. Quando a electricidade circula na lâmpada, o que é que acontece? Há luz. A luz é como a alma vivente. É a pessoa activa, que pensa. Mas quando desliga o interruptor da luz e a electricidade pára de circular na lâmpada, para onde é que a luz vai? (Resposta: para fora.) Não vai para uma terceira dimensão. Sai da lâmpada – acaba. Quando Deus desliga a electricidade da nossa vida, o fôlego deixa de entrar no nosso corpo. Para onde vai a alma vivente? Para onde vai a pessoa? Vai imediatamente para o Céu, para o inferno ou para o purgatório? Não, deixa de existir. Exactamente como a luz. A Bíblia descreve este estado como um sono pacífico.

A Bíblia chama várias vezes sono à morte. Vamos ver alguns versículos.
Actos 7: 59,60 “Apedrejavam, pois, a Estêvão que orando, dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu. E Saulo consentia na sua morte.”
Estêvão sabia que o seu espírito voltaria para Deus. Ele conhecia a Bíblia. E quando o seu fôlego voltou para Deus, o que é que Estêvão fez? Foi para o Céu ou para o inferno? Não. O que é que a Bíblia diz? “Ele adormeceu.”

João 11:11-14 “E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, ficará bom. Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu.” Jesus comparou a morte ao sono.

Então como é este sono? É algo assustador do qual temos de ter medo?
Salmo 146:4 “Sai-lhe o espírito, e ele volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos.”
No sono da morte terminam os pensamentos. Não há mais consciência, pensamento ou sentimento. Por isso, não há nada a temer na morte.

Eclesiastes 9:10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças; porque no Seol, para onde tu vais, não há obra, nem projecto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”
Não há conhecimento nem sabedoria, nem nenhuma obra ou actividade. A morte é um sono pacífico.

Salmo 115:17 “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.”
Os mortos não louvam ao Senhor. Eles estão a dormir.

A Bíblia é muito clara. Quando as pessoas morrem não vão para o Céu, nem para o inferno. Elas dormem até à ressurreição. Então, depois da ressurreição, vão para o Céu ou para o inferno. Vamos ver vários versículos que nos dizem que não vamos para o Céu, ou para o inferno, imediatamente após a morte. Abra a Bíblia em Actos 2:29,34 e vamos ler:
Actos 2: 29 “Irmãos, seja-me permitido dizer-vos livremente acerca do patriarca David, que ele morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura.”
Actos 2:34 “Porque David não subiu aos céus, mas ele próprio declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita.”
O rei David dormia no seu túmulo e não foi para o Céu.

Job coloca a questão e responde: “O que acontece quando morremos?”
Job 14:10-15
“10 O homem, porém, morre e se desfaz; sim, rende o homem o espírito, e então onde está?
11 Como as águas se retiram de um lago, e um rio se esgota e seca,
12 assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono.
13 Oxalá me escondesses no Seol, e me ocultasses até que a tua ira tenha passado; que me determinasses um tempo, e te lembrasses de mim!
14 Morrendo o homem, acaso tornará a viver? Todos os dias da minha lida esperaria eu, até que viesse a minha mudança.
15 Chamar-me-ias, e eu te responderia; almejarias a obra de tuas mãos.”
“morto o homem...rendendo o homem o espírito (fôlego), então onde está?” Esta é a pergunta, não é? Aqui estão a resposta: “O homem se deita e não se levanta; ...não acordará nem se erguerá de seu sono...Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias...esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu te responderia.”

O Homem dorme até ao dia da ressurreição quando Deus o chamar da sepultura aquando da segunda volta de Jesus. Tal como diz S. Paulo na Epistola 1ª Coríntios 15:51-54:
“51 Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados,
52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados.
53 Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
54 Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória.”
Perante a última trombeta. Será nessa altura que seremos mudados. O nosso corpo mortal tornar-se-á imortal.

Os ímpios também dormem até ao dia da ressurreição, para serem castigados com o fogo do inferno. É esta informação que encontramos em Job 21:30-32:
“30 De que o mau é preservado no dia da destruição, e poupado no dia do furor?
31 Quem acusará diante dele o seu caminho? E quem lhe dará o pago do que fez?
32 Ele é levado para a sepultura, e vigiam-lhe o túmulo.”
Os perdidos ficam no túmulo/sepultura até ao dia da destruição. Serão ressuscitados para sem castigados.

À primeira vista pode parecer desmoralizante apercebermo-nos de que os nossos entes queridos, que nós pensávamos que estariam no Céu, estão, na realidade, a dormir, à espera do chamado do Dador da Vida. Mas, quando pensamos nisso, a verdade bíblica traz-nos boas noticias.

E Se eles estivesse no Céu, a olhar cá para baixo, e a ver a nossa dor e o nosso sofrimento? O Céu seria realmente o Céu para eles? De modo nenhum.
Outra aspecto a considerar é: até que ponto Deus seria justo se recebêssemos a nossa recompensa imediatamente após a nossa morte? Por exemplo, vamos imaginar que um ladrão de ovelhas, não convertido, dos tempos bíblicos, morria e ia directamente para o inferno. Ele estaria a arder há 2.000 anos. Em 1945, Hitler, que foi mil vezes mais criminoso que o ladrão de ovelhas, morria e ia para o inferno. Ele estaria a arder há mais ou menos 60-70 anos. Quem foi mais criminoso, o ladrão de ovelhas ou Hitler? (Resposta: Hitler) Mas quem é que está a ser mais castigado ao ser queimado durante mais tempo no inferno? O ladrão de ovelhas que está a arder há 2.000 anos. Entende porque é que Deus nos deixa a dormir até ao dia da ressurreição? É a única forma de ser justo. Todos recebem a sua recompensa ao mesmo tempo.

O ensino que diz que as pessoas não morrem realmente mas vão para o Céu, para o inferno ou para o purgatório, não tem origem na Bíblia.

Satanás é o originador deste ensino. Fazia parte da sua primeira mentira.
Génesis 3:4 “Certamente não morrerás.”

A História revela que as religiões pagãs antigas começaram a ensinar esta mentira de Satanás, e inventaram a ideia de que as pessoas têm almas imortais, e que não morrem realmente. Os egípcios, os persas e os gregos ensinavam isso. Quando a Igreja cristã se desviou da verdade nos primeiros séculos, esta ideia errada da morte entrou na Igreja.

O ensino de que a alma é imortal não está na Escritura. Das 858 vezes em que a palavra “alma” é usada, nunca está relacionada com “imortal.” Mas a Bíblia ensina que a alma é mortal, morre e adormece, esperando a ressurreição. (Exemplo: Ezequiel 18:4).

Satanás quer que as pessoas acreditem que não morremos, por várias razões. Uma delas é que ele faz-se passar por pessoas mortas. O diabo consegue transformar-se nos nossos parentes mortos e até falar como eles (2ª Coríntios 11:13). Até diz coisas que apenas nós e o falecido sabíamos. A Bíblia prevê que os espíritos malignos farão milagres como este nos últimos dias. (Apocalipse 16:14; Mateus 24:24). A percentagem de adultos que afirma ter estado em contacto com os mortos subiu de 27% para 42%, entre 1979 e 1989. Agora, a maior parte das pessoas declara ter tido experiências místicas. Satanás está a preparar as pessoas para os seus últimos grandes enganos.

Vamos terminar, vendo como é que podemos ter a certeza da vida eterna.
1ª João 5:11,12 “E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.”
Estou muito agradecido/a porque não temos de ter medo da morte. É um sono curto, até sermos ressuscitados para receber o dom da vida eterna. Este dom ser-nos-á dado se aceitarmos Jesus como nosso Salvador e Senhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário