Muitas vezes ouvimos falar dos 7 selos, os 4 cavalos e os 4
cavaleiros do Apocalipse. Todos eles formam parte da mesma profecia. Os 4
cavaleiros com os seus respectivos cavalos aparecem nos 4 primeiros selos.
Que representam os 7 selos do Apocalipse? Evidentemente
profetizam as características básicas dos 7 períodos que a igreja viveria desde
a sua fundação até à segunda vinda de Jesus, descrita na última parte do sexto
selo.
A DOUTRINA PURA
1. Quais são as características básicas do
primeiro selo? Apocalipse 6:1, 2.
Rª: 1 E, HAVENDO o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e
ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
2 E olhei, e eis um
cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada
uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
Nota: A época dos
santos apóstolos (século I) coincide com a igreja de Éfeso. Eles receberam a
doutrina pura da Bíblia para a pregar (São Marcos 16:10-16). Enfrentaram muitas
lutas (Atos 4:1-3, 18-20, 24-30; 5:17-20, 26-29; 6:8; 7:60) mas não permitiram
que a doutrina fosse maculada. Houve também grandes vitórias para Cristo: 3.000
conversos no Pentecostes; poucos dias depois já havia 5.000; a conversão de
Saulo e o evangelho a todo o mundo conhecido (Colossenses 1:6, 23). Se queremos
conhecer a doutrina pura de Cristo devemos estudar a Santa Bíblia, pois nela
está escrita pelos apóstolos a época do cavalo branco.
2. Que permissão foi
dada ao cavaleiro do segundo selo? Apocalipse 6:3, 4.
Rª: 3 E, havendo
aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.4 E saiu outro
cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a
paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.
Nota: A cor
vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente de derramamento de
sangue. É o período das dez perseguições gerais levadas a efeito pelo império
romano contra os cristãos que preferiam morrer a renunciar à fiel obediência
aos princípios bíblicos. Este selo começa com a morte do último apóstolo (São
João, fim do século I) e chega até ao ano 313, quando Constantino assina em
Milão o Édito de Tolerância. Coincide com o período da igreja de Esmirna.
A VERDADE CAI POR TERRA
3. De que cor era o
cavalo do terceiro selo? Apocalipse 6:5, 6.
Rª: 5 E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro
animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava
assentado tinha uma balança na mão.
6 E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma
medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não
danifiques o azeite e o vinho.
Nota: A igreja
que enfrentou lutas para manter a pureza das suas doutrinas e que viu ser
derramado o sangue dos seus membros por não renunciar à fidelidade, agora é
representada pelo preto, antítese do branco. A cor negra muitas vezes representa
na Santa Bíblia as trevas morais, o pecado, a apostasia, ou o erro. Corresponde
ao período que vai desde 313 a 538. São Paulo profetizou acerca do tempo em que
se mudariam as doutrinas através de um processo de paganização (Atos 20:27-31;
II Tessalonicenses 2:3-6; II Timóteo 4:1-4). São Pedro também profetizou como
um dia a igreja haveria de se corromper (II São Pedro 2:1-3). A balança, o
espírito de comercialização e o materialismo que penetraria na igreja. Um
dinheiro era o salário de um dia de trabalho, com o qual comprariam apenas 654
g de trigo ou menos de 2 quilos (1.962 g) de cevada.
Isto é o símbolo da tremenda escassez da Palavra de Deus,
proibida nesse tempo (Amós 8:11, 12), que produziu fome de ouvir a Palavra.
Muitas doutrinas começam a morrer e entram crenças pagãs (Ex.: Em 7 de março de
321, Constantino emite a lei dominical mais antiga que se conhece). A maioria
acompanha o processo de deterioração doutrinal. Uns poucos fiéis
(remanescentes) seguem respeitando a verdade bíblica. O azeite representa o
Espírito Santo (Zacarias 4:2-6). O vinho representa o sangue de Cristo
derramado pelos pecadores (São Mateus 26:27-29).
4. Que nome tinha o cavaleiro do cavalo
amarelo do quarto selo e quem o seguia? Apocalipse 6:7, 8.
Rª: 7 E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto
animal, que dizia: Vem, e vê.
8 E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado
sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder
para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com
as feras da terra.
Nota: A
simbologia expressa a aflição espantosa da época da inquisição predita por
Jesus (São Mateus 24:21), também profetizada por Daniel (Daniel 7:21, 25; 12:7)
e que será estudada em Apocalipse 13:5. Corresponde ao período que vai de 538,
quando entra em vigência o decreto de Justiniano, até 1517, o começo da
Reforma. As doutrinas puras são pisoteadas cada vez mais e os cristãos
paganizados perseguem implacavelmente o pequeno remanescente fiel à doutrina
bíblica.
5. Quando se abriu o quinto selo, que viu São
João debaixo do altar? Que lhes foi dado? Apocalipse 6:9-11.
Rª: 9 E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram
mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó
verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que
habitam sobre a terra?
11 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e
foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se
completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos
como eles foram.
Nota: No altar de
bronze do santuário do Antigo Testamento se ofereceriam os sacrifícios de
animais. O sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar (Levítico
4:7). A vida ou a alma está no sangue (Levítico 17:11; Deuteronómio 12:23). O
símbolo é claro: O sangue dos mártires do pequeno remanescente fiel que não
aceitou a paganização doutrinal é derramado como um sacrifício ao pé do altar.
Esse sangue simbolicamente clama a Deus, como o fez o sangue de Abel que foi
morto por seu irmão (Génesis 4:10). As vestiduras brancas simbolizam a
dignidade que lhes confere a justiça de Cristo (Apocalipse 19:8; 3:5; 7:14).
Mas, embora tivessem ganho a vitória em Cristo, deviam descansar na tumba um
pouco de tempo até que Jesus venha e lhes dê a recompensa (Heb. 11:39, 40).
O quinto selo cobre o período que vai de 1517 a
1755.
O FIM SE APROXIMA
O sexto selo culmina com a segunda vinda de Cristo. Por isso
podemos adequadamente chamá-lo o tempo do fim.
6. Quais são os quatro acontecimentos que dão abertura ao sexto selo
(tempo do fim)? Apocalipse 6:12, 13.
Rª: 12 E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que
houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício,
e a lua tornou-se como sangue;
13 E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a
figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
a. um grande tremor
de terra;
b. sol tornou-se
negro como saco de cilício,
c. a lua tornou-se
como sangue;
d. E as estrelas do
céu caíram sobre a terra,
Nota: O grande
terremoto tem sido identificado por muitos teólogos como o grande terremoto de
Lisboa, de 1 de novembro de 1755. O escurecimento do Sol ocorreu em 19 de maio
de 1780. E a Lua se tornou como sangue na noite do mesmo dia. A chuva de
estrelas foi em 13 de novembro de 1833. Esses quatro episódios deram origem ao
tempo do fim, o qual terminará com a segunda vinda de Cristo.
7. Por que razão os infiéis rogarão
desesperadamente às rochas e às montanhas que caiam sobre eles? Apocalipse
6:14-17.
Rª: 14 E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e
todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
15 E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os
tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas
cavernas e nas rochas das montanhas;
16 E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e
escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do
Cordeiro;
17 Porque é vindo o grande
dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
Nota: Diante da segunda vinda de Cristo, aqueles que se
ampararam na graça salvadora receberão a vida eterna, aqueles que recusaram a
salvação em Cristo terão de enfrentar as circunstâncias. Jesus disse:
"Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para que julgasse o
mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem n´Ele crê não é julgado;
o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigénito Filho de
Deus” (São João 3:17,18).
8. Que outros sinais nos ajudarão a distinguir
em que altura do tempo do fim nos encontramos?
Comentário: Embora só Deus o Pai conheça o dia e a hora (São
Mateus 24:36) podemos identificar a época. Entre outros muitos sinais para
conhecer o tempo do fim, identificaremos os seguintes: Guerras (São Mateus 24:7);
grandes calamidades e terremotos (São Mateus 24:7); luta entre o capital e o
trabalho (São Tiago 5:1-8); o comportamento social distorcido de nossa época (2ª
Timóteo 3:1-5). O último sinal a cumprir-se será a pregação do evangelho em
todo o mundo (São Mateus 24:14). Esses sinais nos permitem conhecer a época em
que virá Jesus. Em São Lucas 21:28 Jesus nos dá Seu sábio conselho para este
tempo.
EIS QUE VEM COM AS NUVENS
“Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os
mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele.
Sim. Amém.” Apocalipse 1:7
9. Antes de abrir-se o sétimo selo (a segunda
vinda de Cristo) Jesus interrompe a profecia e dedica todo o capítulo 7 para
explicar-nos quem são os que serão salvos. Que farão os anjos nas frontes dos
servos de Deus? Apocalipse 7:2, 3.
Rª: 2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que
tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem
fora dado o poder de danificar a terra e o mar,
3 Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as
árvores, até que hajamos assinalado nas suas testas os servos do nosso Deus.
Nota: No próximo
estudo analisaremos qual é o selo de Deus que será aplicado nas frontes dos
crentes que serão salvos.
10. Que viu São João
acontecer no Céu ao abrir-se o sétimo selo? Apocalipse 8:1.
Rª: 1 E, HAVENDO
aberto o sétimo selo, fez-se silêncio
no céu quase por meia hora.
Nota: Esse
silêncio se produzirá por ocasião da segunda vinda de Cristo, quando os anjos
virão com Jesus ( São Mateus 25:31 ). Alguns têm aplicado a essa meia hora o
princípio profético de dia-ano e dizem que poderá representar uma semana
literal.
DECISÃO - Considerando que o nosso Senhor Jesus Cristo
voltará para terminar com as injustiças, a dor, o pecado e que estabelecerá um
reino eterno, sem corrupção, decido preparar-me de acordo com a Palavra de Deus
para receber com alegria a meu Senhor Jesus.
José Carlos Costa,
pastor
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