sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A SÉTIMA IGREJA DO APOCALIPSE - LAODICEIA

FICHA TÉCNICA.
Texto Bíblico: Apoc. 3: 14-22.
Período: 1844 ...... Fim
Significado: Povo do Juízo.

LOCALIZAÇÃO:1. Ficava no pitoresco Vale de Licos, na antiga Frígia, distando 100 milhas de Éfeso, e a 50 milhas de Filadélfia. Era uma bifurcação de estradas, rumo ao leste de Éfeso, e a outra a noroeste para Filadélfia, Sardes, Tiatira e Pérgamo.
2. A estrada grande do ocidente entra em Laodicéia pelos portões de Éfeso sai no lado ocidental.
3. Laodicéia foi considerada como um guarda da porta, e tornou-se sítio de uma resistente fortaleza.
4. O seu ponto fraco era depender da água fornecida por um aqueduto vindo de um local a 6 milhas ao sul.

CARACTERÍSTICA:5. Grande centro manufatureiro, comercial e financeiro. Suas atividades bancárias abrangiam grande parte do Oriente.
6. Muitos dos seus habitantes eram bem ricos, independentes e orgulhosos. Riqueza tem sido o ponto frato de muita gente.
7. Um escritor escatologista famoso de nome W.M.Ransay escreveu acerca de Laodicéia o seguinte:
"Não há cidade cujo espírito e natureza seja mais dificil de escrever do que o de Laodicéia. Não há extremos e dificilmente fatos bem marcantes. Mas, é exatamente neste balanço que se encontra o seu caráter peculiar. Foram estas qualidades que contribuíram essencialmente para fazer dela uma próspera cidade comercial, a cidade das finanças e dos banqueiros, que adaptava às necessidades e aos desejos dos outros, sempre flexível e acomodadora, cheia do espírito de compromisso. "

HISTÓRIA.8. Conhecida nos seus primeiros dias como Dióspolis e Roas. Foi reconstruída por AntÍoco II - 261-246 AC, e foi chamada Laodicéia em homenagem a sua esposa.
9. Um grande número de judeus fora ali fixado por Antíoco III - 223 - 177 AC.
10. No ano 190 AC caiu nas mãos dos romanos que a entregaram nas mãos de Eumenes, rei de Pérgamo.
11. Em 133 AC foi anexada a Roma e nesta época a cidade floresce.
12. O escritor romano Cícero fazia-lhe a corte e escreveu muitas de suas cartas em Laodicéia.
13. No ano 60 AD foi destruída por um terremoto, entretanto, a cidade era tão rica que os seus habitantes a reconstruíram as suas próprias custas sem o costumeiro subsídio imperial.
14. Pelo meio do caminho caiu muitas vezes nas mãos de muitos conquistadores, tendo finalmente caído nas mãos dos turcos. Todavia, a cidade acabou mesmo em ruínas e se encontra hoje sem habitante algum. Somente existem as ruínas de 03 teatros, o aqueduto e o curso do seu povo ainda visível.

RELIGIÃO15. Adoravam o deus da Frígia - Men Karou que era o deus original da região. O mercado era mantido sob sua proteção que atraia muita gente para fins comerciais. A Escola de Medicina era dirigida em conexão com o templo do seu deus. Desenvolvia-se uma forma helenizada de adoração do velho deus nativo tal como se fazia com Zeus. Nos tempos de Roma, Laodicéia tornou-se um centro de religião imperial.
16. Recebeu a reitoria do templo sob o governo do Imperado Cômodo (180-192 AD). Ali encontram-se muitas moedas, mostrando as relações religiosas com a maior parte das cidades vizinhas.

CRISTIANISMO.
17. Como foi o Cristianismo neste período histórico?
18 A igreja de Laodicéia foi provavelmente fundada por companheiros de Paulo, enquanto o apóstolo estava em Éfeso. Paulo em sua carta a vizinha cidade denominada Colossos expressa grande interesse e referência a igreja de Laodicéia e também Hierápolis (Col. 2:1 e 4:13 e 15).
19. Uma carta foi enviada por Paulo a Laodicéia - Col. 4:16. A primitiva igreja de Laodicéia gozava proeminência e importância. Sagaris, seu bispo foi martirizado em 166 AD. Numerosos concílios da igreja foram ali realizados. Entre eles o importante concílio de 364 AD no qual havia 32 bispos presentes. E a igreja desapareceu completamente através do tempo.

SIGNIFICADO.20. A palavra Grega LAODICÉIA é formada por duas outras palavras gregas:
Laos - significando Povos.
Dikaios ou Dicéia - juízo, justo, direito, legal.
21. A forma verbal desta última raiz significa:
Assentar o direito, achar reto, julgar declarar justo, reto.
22. A palavra Laodicéia significa:
Povo Julgado - Justificado - povo Justo.

O AUTOR DA CARTA - Apoc. 3:14.
23. Verso 14 – O AMÉM - II Cor 1:20. – o AMÉM é uma palavra hebraica significando:
Firme - Fiel - Verdadeiro - Verdade.

" AQUELE QUE É VERDADEIRO."24. Ela é usada como um particípio de afirmação, significando verdadeiramente de uma verdade ASSIM SEJA.
25. Esta é a única vez que aparece na Bíblia como um nome próprio. Usualmente aparece após uma afirmação ou uma oração, como uma espécie de confirmação ASSIM SEJA ou ASSIM NA VERDADE.
26. Especificamente aqui se aplicando como um título de Jesus. É a Ele que se dá aqui o apropriado título de AMÉM. Deve ser usado no sentido de perfeição ou conclusão. Portanto, o AMÉM é uma Pessoa.
27. A mensagem de Laodicéia é a última mensagem de Deus, é a última mensagem de Jesus à ÚLTIMA IGREJA. Não tem outra depois desta.

Citações:
" A advertência destinada à última igreja deve ser proclamada a todos os que pretendem ser cristãos."
" Foi-me mostrado que o testemunho dado aos LAODICENSES se aplica ao Povo de Deus na atualidade."
"Uma igreja de pretensão e forma, mas sem zelo e sem fervor."
"Para o Senhor seria muito mais agradável se estes professos religiosos em mornidão nunca usassem SEU NOME. " 1TS - 186; 6T 76/77.

28. A Testemunha Verdadeira / O Soberano da Criação de Deus. Remissão a Apoc. 1:4. – A Testemunha Fiel, O primogênito dentre os Mortos / E o Soberano dos reis da Terra. ...
29. Tom severo e inflexível. Em todas as igrejas tinham irmãos desejáveis e indesejáveis. Sempre foi assim e sempre será at é o fim.
30. Verso 15 – " Conheço as tuas obras. Sei que você nem é frio nem quente. Quem dera que fosse frio ou quente. "
31. Situação trágica. Estado de morbidez. Completa indisposição.
32. Verso 16 – Assim porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. "
33. Como nos sentimos com a aplicação dessa mensagem se refindo a nós – ASD (Adventista do Sétimo Dia).
34. Verso 17 – Você diz, Estou rico; adquiri riquezas, e " NÃO PRECISO DE COISA ALGUMA..."
35. Cúmulo da jactância. Tal satisfação própria é fatal, pois o Espírito de Deus nunca entra onde não é sentida a necessidade de Sua Presença. Sem Sua Presença é impossível a NOVIDADE DE VIDA.
36. "NÃO SABES...", ou não reconhece, " porém, que é miserável, digna de compaixão, pobre, cega e nua."
37. É quase um caso sem esperança. Ignorância da sua verdadeira condição. "INFELIZ."
38. Verso 18 – O Conselho – " Eu o aconselho que de Mim compres OURO REFINADO no fogo; e roupas brancas para vestir, para cobrir a sua vergonhosa nudez; e colírio para ungir os seus olhos, a fim de que você veja.
39. É exatamente o oposto da jactância.
40. "OURO." – Riqueza Espiritual. Refinado. Provado no fogo. Incandescente pelo fogo. Cadinho - local onde as escorias são queimadas. I Cor. 3: 10-17. Fé provada pelo calor das aflições.
41. "VESTIDURAS BRANCAS." – O horrível aspecto da jactância revela a NUDEZ e as VERGONHAS de uma vida espiritual deficiente. Vergonha - Lam. 1:8 - Eze. 16:36 e 37; 23:29 - Naum 3:5.
42. Por isso a grande necessidade do crente está configurada em Gal. 3:27.
43. " COLÍRIO. " – O antídoto do Céu para a cegueira espiritual. Propósito - abrir os olhos para ver a cegueira espiritual demonstrada pela auto-suficiência. A cegueira espiritual precisa ser removida.
44. "... A FIM DE QUE POSSAS VER." Pré-requesito ao ARREPENDIMENTO. O caso dos Laodiceanos não era sem esperança. De fato, eram OBJETO ESPECIAL da atenção do Céu. A mensagem laodiceana não é uma rejeição incondicional. Se o caso de Laodicéia fosse irremediável, não seriam oferecidos OURO, COLÍRIO E VESTES.
45 Esta igreja era alvo da verdadeira disciplina de correção. Levá-la a CONVICÇÃO DO ERRO e encorajar e um novo curso de ação.
46. Verso 19 – REPREENDO E "DISCIPLINO." – No sentido de educar. Educar crianças. Com o propósito de reformar e educar. Fazer discípulos.
47. Por isso, SÊ "ZELOSO E ARREPENDE-TE."
48. A experiência do CALOR E DO ENTUSIASMO que resulta do verdadeiro arrependimento, consagração, devoção a Cristo.
49. Verso 20 – EIS QUE ESTOU A "PORTA..." – A porta de controle da alma humana. Pois bem, mediante o Seu Amor e a Sua Palavra bate à porta das emoções. A Sua Sabedoria - bate à porta da nossa mente com o SEU CONHECIMENTO.
O Seu Domínio – bate à porta da consciência. Pelas Suas Promessas - bate à porta das esperanças do homem.
50 "CEAREI COM ELE E ELE COMIGO." Comer uma refeição. Os judeus comparavam a vida futura a uma festa. Partilhar de uma alimentação é um ato indicador do companheirismo e comunhão.
51. "SENTAR-SE" – Mat. 19:28 - Luc. 22:30. No Meu Trono significa partilhar da Glória e do Poder de Cristo.
52. "Eu também venci..." João 16:33 "Com Meu Pai..." Mar. 16:19, Efe. 1:20, Heb. 1:3; 8: 1 e 12:2.

Sem comentários:

Enviar um comentário