Muitas vezes ouvimos falar dos 7 selos, os 4 cavalos e os 4
cavaleiros do Apocalipse. Todos eles formam parte da mesma profecia. Os 4 cavaleiros
com os seus respectivos cavalos aparecem nos 4 primeiros selos.
Que representam os 7 selos do Apocalipse? Evidentemente
profetizam as características básicas dos 7 períodos que a igreja viveria desde
a sua fundação até à segunda vinda de Jesus, descrita na última parte do sexto
selo.
A DOUTRINA PURA
1. Quais são as características básicas do
primeiro selo?
Rª: “Observei quando o Cordeiro abriu o primeiro dos sete
selos. Então ouvi um dos seres viventes dizer com voz de trovão:
"Venha!"
Olhei, e diante de mim estava
um cavalo branco (pureza). O Seu
cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava
como vencedor determinado a vencer.” Apocalipse 6:1, 2 (luta e vitória).
Nota: A época dos
santos apóstolos (século I) coincide com a igreja de Éfeso. Eles receberam a
doutrina pura da Bíblia para a pregar (São Marcos 16:10-16). Enfrentaram muitas
lutas (Atos 4:1-3, 18-20, 24-30; 5:17-20, 26-29; 6:8; 7:60) mas não permitiram
que a doutrina fosse maculada. Houve também grandes vitórias para Cristo: 3.000
conversos no Pentecostes; poucos dias depois já havia 5.000; a conversão de
Saulo e o evangelho a todo o mundo conhecido (Colossenses 1:6, 23). Se queremos
conhecer a doutrina pura de Cristo devemos estudar a Santa Bíblia, pois nela
está escrita pelos apóstolos a época do cavalo branco.
2. Que permissão foi dada ao cavaleiro do
segundo selo?
Rª: “Quando o Cordeiro abriu o segundo selo, ouvi o segundo
ser vivente dizer: "Venha!"
Então saiu outro
cavalo; e este era vermelho. Seu
cavaleiro recebeu poder para tirar a paz da terra e fazer que os homens se
matassem uns aos outros. E lhe foi dada uma grande espada.” Apocalipse
6:3, 4.
Nota: A cor
vermelha e os símbolos deste selo falam indiscutivelmente de derramamento de
sangue. É o período das dez perseguições gerais executadas pelo império romano
contra os cristãos que preferiam morrer a renunciar à fiel obediência aos
princípios bíblicos. Este selo começa com a morte do último apóstolo (São João,
fim do século I) e chega até o ano 313, quando Constantino assina em Milão o Édito
de Tolerância. Coincide com o período da igreja de Esmirna.
A VERDADE CAI POR TERRA
3. De que cor era o cavalo do terceiro selo?
Rª: Quando o Cordeiro abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro
ser vivente dizer: "Venha!" Olhei, e diante de mim estava um cavalo
preto. Seu cavaleiro tinha na mão uma balança.
Então ouvi o que parecia uma voz entre os quatro seres
viventes, dizendo: ´Um quilo de trigo por um denário e três quilos de cevada
por um denário, e não danifique o azeite e o vinho!´” Apocalipse 6:5, 6.
Nota: A igreja
que enfrentou lutas para manter a pureza de suas doutrinas e que viu ser
derramado o sangue de seus membros por não renunciar a fidelidade, agora é
representada pelo preto, antítese do branco. A negrura muitas vezes representa
na Santa Bíblia as trevas morais, o pecado, a apostasia, ou o erro. Corresponde
ao período que vai desde 313 a 538. São Paulo profetizou acerca do tempo em que
se mudariam as doutrinas por um processo de paganização (Atos 20:27-31; II
Tessalonicenses 2:3-6; II Timóteo 4:1-4). São Pedro também profetizou como um
dia a igreja haveria de se corromper (II São Pedro 2:1-3). A balança, o
espírito de comercialização e materialismo que penetraria na igreja. Um
dinheiro era o salário de um dia de trabalho, com o qual comprariam apenas 654
g de trigo ou menos de 2 quilos (1.962 g) de cevada.
Isto é o símbolo da tremenda escassez da Palavra de Deus,
proibida nesse tempo (Amós 8:11, 12), que produziu fome de ouvir a Palavra.
Muitas doutrinas começam a morrer e entram crenças pagãs (Ex.: Em 7 de março de
321, Constantino emite a lei dominical mais antiga que se conhece). A maioria
acompanha o processo de deterioração doutrinal. Uns poucos fiéis
(remanescentes) seguem respeitando a verdade bíblica. O azeite representa o
Espírito Santo (Zacarias 4:2-6). O vinho representa o sangue de Cristo
derramado pelos pecadores (São Mateus 26:27-29).
4. Que nome tinha o cavaleiro do cavalo
amarelo do quarto selo e quem o seguia?
Rª: “Quando o Cordeiro abriu
o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizer: "Venha!"
Olhei, e diante de mim estava um cavalo amarelo. Seu
cavaleiro chamava-se Morte, e o Hades (sepulcro) o seguia de perto.
Foi-lhes dado poder sobre um quarto da terra para matar pela espada, pela fome,
por pragas e por meio dos animais selvagens da terra.” Apocalipse 6:7, 8.
Nota: A
simbologia expressa a aflição espantosa da época da inquisição predita por
Jesus (São Mateus 24:21), também profetizada por Daniel (Daniel 7:21, 25; 12:7)
e que será estudada em Apocalipse 13:5. Corresponde ao período que vai de 538,
quando entra em vigência o decreto de Justiniano, até 1517, o começo da
Reforma. As doutrinas puras são pisoteadas cada vez mais e os cristãos paganizados
perseguem implacavelmente o pequeno remanescente fiel à doutrina bíblica.
5. Quando se abriu o quinto selo, que viu São
João debaixo do altar? Que lhes foi dado?
Rª: “Quando ele abriu o quinto selo, vi debaixo do altar
as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do
testemunho que deram.
Eles clamavam em alta voz: "Até quando, ó Soberano,
santo e verdadeiro, esperarás para julgar os habitantes da terra e vingar o
nosso sangue?"
Então cada um deles recebeu uma veste branca, e foi-lhes
dito que esperassem um pouco mais, até que se completasse o número dos seus
conservos e irmãos que deveriam ser mortos como eles.” Apocalipse 6:9-11.
Nota: No altar de
bronze do santuário do Antigo Testamento se ofereceriam os sacrifícios de
animais. O sacrifício era queimado e o sangue era derramado na base do altar (Levítico
4:7). A vida ou a alma está no sangue (Levítico 17:11; Deuteronómio 12:23). O
símbolo é claro: O sangue dos mártires do pequeno remanescente fiel que não
aceitou a paganização doutrinal é derramado como um sacrifício ao pé do altar.
Esse sangue simbolicamente clama a Deus, como o fez o sangue de Abel que foi
morto por seu irmão (Génesis 4:10). As vestiduras brancas simbolizam a
dignidade que lhes confere a justiça de Cristo (Apocalipse 19:8; 3:5; 7:14).
Mas, embora tivessem ganho a vitória em Cristo, deviam descansar na tumba um
pouco de tempo até que Jesus venha e lhes dê a recompensa (Heb. 11:39, 40).
O quinto selo cobre o período que vai de 1517 a 1755.
O FIM SE APROXIMA
O sexto selo culmina com a segunda vinda de Cristo. Por isso
podemos adequadamente chamá-lo o tempo do fim.
6. Quais são os quatro acontecimentos que dão
abertura ao sexto selo (tempo do fim)?
Rª: “Observei quando ele abriu o sexto selo. Houve um grande
terramoto. O sol ficou escuro como tecido de crina negra, toda a lua tornou-se
vermelha como sangue, e as estrelas do céu caíram sobre a terra como figos
verdes caem da figueira quando sacudidos por um vento forte.” Apocalipse 6:12,
13.
a. Houve um grande
terremoto
b. O sol ficou escuro
como tecido de crina negra
c. toda a lua
tornou-se vermelha como sangue
d. estrelas do céu
caíram sobre a terra como figos verdes
Nota: O grande
terramoto tem sido identificado por muitos teólogos como o grande terramoto de
Lisboa, de 1 de novembro de 1755. O escurecimento do Sol ocorreu em 19 de maio
de 1780. E a Lua se tornou como sangue na noite do mesmo dia. A chuva de
estrelas foi em 13 de novembro de 1833. Esses quatro episódios deram origem ao
tempo do fim, o qual terminará com a segunda vinda de Cristo.
7. Por que razão os infiéis rogarão
desesperadamente às rochas e às montanhas que caiam sobre eles?
Rª: “O céu se recolheu como se enrola um pergaminho, e todas
as montanhas e ilhas foram removidas de seus lugares.
Então os reis da terra, os príncipes, os generais, os ricos,
os poderosos - todos, escravos e livres, se esconderam em cavernas e entre as
rochas das montanhas.
Eles gritavam às montanhas e às rochas: "Caiam sobre
nós e escondam-nos da face daquele que está assentado no trono e da ira do
Cordeiro!
Pois chegou o grande dia da ira deles; e quem poderá
suportar?" Apocalipse 6:14-17.
Nota: Diante da
segunda vinda de Cristo, aqueles que se ampararam na graça salvadora receberão
a vida eterna, aqueles que recusaram a salvação em Cristo terão de enfrentar as
circunstâncias. Jesus disse: "Porquanto Deus enviou o Seu Filho ao mundo,
não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem n´Ele
crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigénito
Filho de Deus" (São João 3:17,18).
8. Que outros sinais nos ajudarão a distinguir
em que altura do tempo do fim nos encontramos?
Rª: Embora só Deus o Pai conheça o dia e a hora (São Mateus
24:36) podemos identificar a época. Entre outros muitos sinais para conhecer o
tempo do fim, identificaremos os seguintes: Guerras (São Mateus 24:7); grandes
calamidades e terramotos (São Mateus 24:7); luta entre o capital e o trabalho (São Tiago 5:1-8); o comportamento social distorcido da nossa
época (II Timóteo 3:1-5). O último
sinal a cumprir-se será a pregação do evangelho em todo o mundo (São Mateus
24:14). Esses sinais nos permitem conhecer a época em que virá Jesus. Em São
Lucas 21:28 Jesus nos dá Seu sábio conselho para este tempo.
EIS QUE VEM COM AS NUVENS
Apocalipse 1:7
9. Antes de abrir-se o sétimo selo (a segunda
vinda de Cristo) Jesus interrompe a profecia e dedica todo o capítulo 7 para
explicar-nos quem são os que serão salvos. Que farão os anjos nas frontes dos
servos de Deus?
R: “Então vi outro anjo subindo do Oriente, tendo o selo do
Deus vivo. Ele bradou em alta voz aos quatro anjos a quem havia sido dado poder
para danificar a terra e o mar:
"Não danifiquem
nem a terra, nem o mar, nem as árvores até que selemos as testas dos servos do
nosso Deus". Apocalipse 7:2, 3.
Nota: No próximo
estudo analisaremos qual é o selo de Deus que será aplicado nas frontes dos
crentes que serão salvos.
10. Que viu São João acontecer no Céu ao
abrir-se o sétimo selo?
Rª: “Quando ele abriu o sétimo selo, houve silêncio nos céus cerca de meia hora.”
Apocalipse 8:1.
Nota: Esse
silêncio se produzirá por ocasião da segunda vinda de Cristo, quando os anjos
virão com Jesus (São Mateus 25:31). Alguns têm aplicado a essa meia hora o princípio profético de dia-ano e dizem que poderá
representar uma semana literal.
A MINHA DECISÃO - Considerando que o nosso Senhor Jesus
Cristo voltará para terminar com as injustiças, a dor, o pecado e que
estabelecerá um reino eterno, sem corrupção, decido preparar-me de acordo com a
Palavra de Deus para receber com alegria a meu Senhor Jesus.
José Carlos Costa, pastor
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