Introdução - Apocalipse 1:1-8
Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o
livro de Apocalipse:
a) A ideia de que ele é um livro selado, que trata de coisas
encobertas
- Na verdade o livro de Apocalipse é oposto disto.
Apocalipse significa tirar o véu, descobrir, revelar o que está escondido. A
ordem de Deus é: "Não seles as palavras da profecia deste livro, porque o
tempo está próximo" (22:10). As coisas que em breve devem acontecer mostra
que há uma tensão entre o futuro imediato e o mais distante; o mais distante é
visto como que transparecendo do imediato. O Cordeiro é o executor do deve
acontecer. Há duas atitudes em relação à segunda vinda: 1) Quem se acomoda diz:
"Onde está a promessa da sua vinda?" 2) "Estai de sobreaviso,
vigiai; porque não sabeis quando será o tempo".
b) A ideia de que ele é um livro que fala de catástrofe,
tragédia e caos
- Esse é o significado da palavra hoje. Tornou-se sinónimo
de tragédia. Mas Apocalipse não fala de caos, mas do plano vitorioso e
triunfante de Cristo e da sua igreja.
1. O Apocalipse é um livro aberto e não fechado
• A palavra "Apocalipse" significa descoberta, sem
véu. Revelação não é especulação humana, é a Palavra de Deus e o testemunho
fiel (v. 2). Ele revela o plano vitorioso, triunfante de Cristo e da sua
igreja. Sua vitória absoluta contra todos os seus inimigos: a Meretriz, a
besta, o falso profeta, o dragão, os incrédulos, a morte. O Apocalipse mostra
que o último capítulo da história não será de tragédia, mas de uma retumbante
vitória do Cordeiro de Deus, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
• Apocalipse é um livro aberto em que Deus revela seus
planos e propósitos para a sua igreja.
2. O Apocalipse não é revelação apenas das últimas coisas,
mas sobretudo do Cristo vencedor e glorioso
• O Apocalipse não fala tanto de fatos, mas de uma pessoa.
Apocalipse é fundamentalmente a revelação de Jesus Cristo (v.1), e não apenas
de eventos futuros. Você não pode divorciar a profecia da Pessoa de Jesus.
Apocalipse não é revelação de João, mas revelação de Jesus Cristo a João.
• Cristo veio ao mundo para revelar o Pai (Jo-ao 17:6). No
Apocalipse é o Pai quem revela a Jesus (Ap 1:1). E como o revela? Como o servo
lavando os pés dos discípulos? Como uma ovelha muda que vai para o matadouro?
Como aquele de quem os homens escondem o rosto? Como aquele que está pregado na
cruz, com o rosto cheio de sangue? Como aquele que têm as mãos atadas e os pés
pregados na cruz? Absolutamente não!
• A revelação do Noivo da Igreja pelo Pai é de um Cristo
glorioso: Seus cabelos não estão cheios de sangue, mas são alvos como a neve.
Seus olhos não estão inchados, mas são como chama de fogo. Seus pés não estão
pregados na cruz, mas são semelhantes ao bronze polido. Sua voz não está rouca,
porque a língua está colada ao céu da boca, por atordoante sede, mas é voz como
voz de muitas águas. Suas mãos não estão cheias de pregos, mas ele segura a
igreja e a história em suas onipotentes mãos. Seu rosto não está desfigurado,
mas brilha como o sol.
• O objetivo do livro de Apocalipse não é nos dar uma tabela
do tempo do fim, mas nos revelar o Noivo glorioso da igreja, o supremo
conquistador. A igreja precisa olhar para a supremacia do seu Senhor. Durante a
sua primeira vinda a glória de Cristo estava encoberta. Ele viveu se esvaziando
da sua glória. Mas na segunda vinda de Cristo, sua glória será auto-evidente
(Mc 14:61-62; Ap 1:7).
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