Uma das grandes profecias do Apocalipse trata da observância
do domingo, mas não estabelece a sua santidade; ao contrário, reafirma a
observância do sábado. Esta profecia, porém, será analisada em estudo
posterior.
Existem, no entanto, oito versículos do Novo Testamento em
que se menciona o domingo (cujo nome bíblico é primeiro dia da semana) e em um
destes se faz referência a ele sem o mencionar. Vamos analisá-los um a um a fim
de vermos em qual deles se ordena a observância do domingo.
ANÁLISE
DOS OITO VERSÍCULOS
1. Analisemos de todos
os versículos do Novo Testamento em que se menciona o primeiro dia da semana,
agora em consciência e perante Deus pensemos se há uma ordem expressa da parte
de Deus de observar o DOMINGO.
Marcos 16:1, 2 No dia
de repouso não se fazem compras, e ali diz "compraram aromas..." Além
disto, se diz que o domingo é o dia seguinte ao dia de repouso.
Lucas 24:1 São Lucas disse que investigou diligentemente
todas as coisas para que conhecêssemos bem as verdades (Lucas 1:1-4; Atos 1:1-3).
Mas não disse que o domingo era santo; pelo contrário. Em Lucas 23:54-56 se diz
que o dia de repouso no Novo Testamento era o sábado (e isto foi escrito cerca
do ano 63 AD, 32 anos depois da ascensão de Jesus).
João 20:1
João 20:19, 26 O
objetivo pelo qual estavam juntos não era religioso. Diz ali que estavam
trancados por medo dos judeus. Não estavam comemorando a ressurreição, pois não
criam que Jesus havia ressuscitado (ver as duas passagens paralelas, São Marcos
16:11-14 e São Lucas 24:36-43). Para comemorar a ressurreição, Jesus
estabeleceu o batismo por imersão (Romanos 6:3-6).
Atos 20:7 Razão da reunião: "Paulo que devia seguir de
viagem no dia imediato."
1 Coríntios 16:2 Não fala de reuniões religiosas, mas de
algo para fazer em casa. Dá a impressão de estar dizendo que, ao fazer o plano
de gastos da semana, separem uma quantia e a guardem para quando São Paulo
chegar à cidade. A coleta da qual vem falando desde o verso 1 se refere a uma
ajuda aos irmãos da Judeia devido à grande fome mencionada em Atos
11:28-30.
Sendo que não existe um só versículo que ordene guardar o
domingo como dia santo de repouso, torna-se evidente que este é guardado
exclusivamente por tradição, ao passo que centenas de versículos mandam
observar o sábado. O decreto mais antigo, obrigando a guardar o domingo é
pagão. Foi assinado por Constantino no dia 7 de março do ano 321.
2. Podiam os cristãos
mudar a observância do sábado para o domingo?
Rª: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não
vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra
passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus
5:17, 18. (Estas são palavras de Jesus e Ele afirma: “Não cuideis que vim
destruir a lei ou os profetas”).
Nota: Jesus
disse: “…nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.”
3. Aprova Deus que se
deixe de guardar um dos Seus mandamentos a fim de substituí-lo por uma
tradição?
Rª: “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que
transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?” Mateus
15:3.
Nota. “E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías
acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios,
Mas o seu coração está longe de mim; em vão, porém, me
honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.” Marcos 7:6, 7.
4. Segundo o
Apocalipse, qual é a característica dos verdadeiros cristãos?
Rª: “Aqui está a paciência “ou perseverança” dos santos; aqui estão os que guardam os
mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12.
O
DIA DE REPOUSO NO NOVO TESTAMENTO
5. De que dia fala
São João no Apocalipse?
Rª: “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi
detrás de mim uma grande voz, como de trombeta.” Apocalipse 1:10.
Notas: Ora aqui está o grande argumento ´teológico´ dos que
guardam o domingo “Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor”.
Ora em Gr. kuriakê hêméra. Alguns intérpretes relacionam
esta frase com os textos do A.T., Joel 2:11,21; Sof. 1:14; Mal. 4:5; cf. Atos
2:20, referindo “o dia de Jeová”. Não nos parece que seja o caso. Parece-nos
mais razoável que se trate do dia de Génesis 2:1-3.
Os pagãos contemporâneos a João tinham o "dia do senhor
deus o Sol" (o domingo). Porém os cristãos não adoravam o Sol, nem tão
pouco ao imperador. (Ex.: I Coríntios 8:5, 6). Por isto é que São João foi
exilado para a ilha de Patmos, sofrendo perseguição religiosa (Apocalipse 1:9).
Esta é uma poderosa evidência de que São João não concordaria em render
homenagem ao Sol nem observaria um dia de culto pagão. Para os cristãos o dia
do Senhor é aquele que Jesus proclamou como Seu dia.
6. De acordo com
Jesus, qual é o dia do Senhor no Novo Testamento?
Rª: “Assim o Filho do
homem até do sábado é Senhor.” São Marcos 2:28.
Nota: A evidência mostra que o único dia do Senhor, diga-se,
no sentido de observância é o sábado “Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu
Deu…” Êxodo 20:10. Logo se o “sábado é do Senhor” deduz-se que o “dia do Senhor
é o Sábado”.
7. Qual é o dia de repouso do Novo Testamento?
Rª: “E, NO fim do sábado, quando já despontava o primeiro
dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.” Mateus
28:1.
Nota: É o dia anterior ao primeiro dia da semana. Portanto,
é o sábado. “E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado
repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56.
8. Na cidade de
Corinto, São Paulo trabalhou durante um ano e meio fazendo tendas ( Atos
18:1-3, 11 ). O fato de que se dedicasse a uma atividade não religiosa durante
este tempo prolongado, nos ajuda a descobrir o dia em que repousava. Que dia
reservava São Paulo para as atividades religiosas? Atos 18:3,4.
Nota: Durante um ano e meio São Paulo trabalhou fazendo
tendas, porém estes 78 sábados dedicou-os à religião. O fato de que aos sábados
pregava aos gregos demonstra que não o fazia para contentar aos judeus, mas sim
porque este era o dia de repouso, o dia do Senhor dedicado à religião. Todo o
livro de Atos testifica que São Paulo guardava o sábado. Por exemplo: Atos
13:42, 44; 16:13. Seu costume era dedicar o sábado à religião (Exemplo: Atos
17:2).
9. Até quando
continuará sendo guardado o sábado?
Rª: “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei-de
fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há-de estar a
vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a
adorar perante mim, diz o SENHOR.” Isaías 66:22, 23.
Nota 1: Falando dos novos Céus e da nova Terra, diz o verso:
"... E será que de uma Lua nova à outra e de um sábado até ao outro, virá a adorar perante Mim, diz o Senhor."
Nota 2: Assim como para o homem não houve um só sábado que
não devesse ser guardado (pois foi estabelecido como dia de repouso no primeiro
sábado da Terra, Génesis 2:1-3), jamais haverá um só sábado que não seja para
se guardar. Estes versículos de Isaías dizem que na Terra nova, a cada sábado,
todos os remidos irão adorar a Deus. O sábado será tão eterno como a
eternidade.
10. Qual deve ser a
razão para se guardar o sábado?
Rª: “Se me amais, guardai os meus mandamentos.” São João
14:15.
Nota: condicional “se”, este se acompanha cada homem e cada
mulher. Não só os judeus. O sábado foi dado antes de haver judeus.
Senhor, eu te amo, porque me amaste primeiro. Como prova de
meu amor e entrega a Ti, decido guardar Teu Santo Sábado. Dá me força para
fazê-lo. Esta foi a minha linda e preciosa decisão em Jesus. E a sua?
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