Um Único Intercessor
O tabernáculo do deserto foi substituído pelo templo de
Salomão e este pelo de Zorobabel, que por sua vez foi substituído pelo de
Herodes. No ano 70 se cumpriu a profecia de Jesus de que não ficaria pedra
sobre pedra desse templo (São Mateus 24:1, 2). Embora a Santa Bíblia diga que
Deus deseja morar em nós, templos vivos (I Coríntios 3:16, 17), o Apocalipse
fala do templo real, do qual o terrenal era uma figura ou ilustração. O estudo
do significado das diversas cerimónias do santuário terrenal e da obra de
Cristo no santuário real nos dará uma compreensão mais profunda do plano de
salvação e da erradicação completa do mal.
1.
De acordo com Apocalipse, o que São João viu no Céu?
Rª:
“E
abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca da sua aliança foi vista no
seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e terremotos e
grande saraiva.” Apocalipse 11:19.
Nota: Existem outras referências no Apocalipse ao Santuário
de Deus que esta no Céu. Por exemplo: Apocalipse 7:15; 14:15, 17. São João
descreve alguns móveis que viu nele, tais como o altar, a arca da aliança e o
incensário (Apocalipse 8:3; 11:19).
2. Quem é o Sumo
Sacerdote ministro desse verdadeiro tabernáculo?
Rª: São Paulo diz que é Jesus “ORA, a suma do que temos dito
é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da
majestade, ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o
Senhor fundou, e não o homem.” Hebreus 8:1, 2.
Nota: Os sacerdotes do Antigo Testamento eram uma sombra ou
ilustração do sacerdócio que cumpriria o nosso Senhor Jesus Cristo no santuário
celestial. "Ora, aqueles são feitos sacerdotes em maior número, porque são
impedidos pela morte de continuar; este, no entanto, porque continua para
sempre, tem o seu sacerdócio imutável" (Hebreus 7:23, 24). No Novo Testamento
cada crente, como integrante do corpo de Cristo (I Coríntios 12:27; Colossenses
1:18), é constituído sacerdote pelo Senhor (Apocalipse 1:6; I São Pedro 2:9, 10)
com acesso direto a Deus por meio de Jesus Cristo (Hebreus 4:14-16). O único
Sumo Sacerdote que temos no Novo Testamento é Jesus (Hebreus 3:1; 7:24-27).
OS SIMBOLOS DO SANTUÁRIO
ERAM AUDIOVISUAIS DA REALIDADE
2.
Havia alguma relação do santuário da Terra, do Antigo
Testamento, com seus serviços e o do Céu?
Rª:
Êxodo 25:8, 9, 40.
“Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como
Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque
foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.” Hebreus
8:5.
4. Além do átrio,
quantos compartimentos tinha o santuário?
Rª: “Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em
que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o
santuário. Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo
dos santos.” Hebreus 9:2, 3.
Nota: No átrio ou pátio estava o altar dos sacrifícios onde
os holocaustos ascendiam como cheiro suave ao Senhor (Levítico 1:9), símbolo de
Cristo que "Se entregou a Si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a
Deus em aroma suave" (Efésios 5:2). Também havia uma bacia para lavar (Êxodo
30:18). A água também representa o Espírito Santo (São João 7:37-39), a Palavra
(São João 13:10; 15:3; Efésios 5:26) e o batismo (São João 3:5; Romanos 6:3-6;
I São João 5:8) Entrando no lugar santo, à direita se encontrava a mesa dos
pães (Êxodo 25:30) com 12 pães feitos de flor de farinha (Levítico 24:5),
representando a Jesus, o pão da vida (São João 6:48) e ao corpo espiritual de
Cristo, Sua igreja (I Coríntios 10:17). No lado esquerdo estava o candelabro de
ouro (Êxodo 40:24) que tinha 7 lâmpadas (Êxodo 25:37) que ardiam continuamente (Levítico
24:2). São João viu o candelabro no Céu (Apocalipse 1:12) e as sete lâmpadas
ardendo diante do trono de Deus (Apocalipse 4:2, 5) e a Jesus no meio dos
candelabros (Apocalipse 1:12-18). Jesus mesmo disse que Ele é a luz do mundo (São
João 8:12).
Diante do véu do altar de incenso (Êxodo 30:1-3; 40:26). Ali
o sacerdote queimava incenso de manhã e de tarde (Êxodo 30:7, 8). No Apocalipse
São João viu um altar de ouro diante do trono de Deus no Céu (Apocalipse 8:3) e
diz que muito incenso subia com as orações dos santos (Apocalipse 8:3, 4).
Também é dito que o incenso são as orações dos santos (Apocalipse 8:3).
O lugar santíssimo
era o mais sagrado. Ali se encontrava a arca ( Êxodo 26:33 ). Apocalipse diz
que São João viu a arca de Deus Seu santuário ( Apocalipse 11:19 ). Sobre o
propiciatório era visível a presença de Deus ( Êxodo 25:21, 22 ) o qual falava
pessoalmente com Moisés ( Números 7:89 ). São João viu o Senhor sentado sobre
um trono excelso ( Apocalipse 4:2 ).
5. Quem entrava
nesses compartimentos?
Rª: “Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o
tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; mas,
no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia
por si mesmo e pelas culpas do povo.” Hebreus 9:6, 7.
6. Que serviços eram realizados no santuário?
a. Números 28:3, 4 "… Em holocausto um
oferecerás pela manhã e o outro ao crepúsculo da ."
b. Levítico 4:2, 27-30 "Se qualquer pessoa do povo por
ignorância... trará por sua oferta uma
sem defeito, pelo pecado que cometeu..."
c. Levítico 16:29, 30, 34 "... naquele dia se fará por vós, para purificar-vos: e sereis
purificados de todos os vossos perante o
Senhor... para fazer uma vez por pelos filhos de Israel por causa dos seus
pecados..."
Nota: Em seu
livro "Cristo no Santuário", o Dr. Salim Japas mostra seis passos
fundamentais da salvação que aparecem nítidos na simbologia do santuário:
Na porta do átrio é reconhecida a necessidade de salvação (Isaías
64:6).
No altar dos holocaustos é imputada a justiça de Cristo,
"o Cordeiro de Deus" (São João 1:29) imolado por nós.
No lavatório, a pureza da justiça de Cristo é comunicada no processo
de santificação (Hebreus 12:6-11).
No altar do incenso, Jesus vive sempre para interceder por
nós (Hebreus 7:24, 25).
No candelabro de ouro, o Espírito Santo testifica por Cristo
em favor da Igreja (São Mateus 5:14-16).
Na arca do concerto estão a justiça e a misericórdia de
Cristo (Apocalipse 22:3, 4).
7. A quem representam
todos os sacrifícios do Antigo Testamento?
Rª a) “Que é uma
alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que,
quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.” Hebreus
9:9, 13, 14 – representa Cristo; c) “E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel
testemunha, o primogénito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra.
Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.” Apocalipse
1:5; b) "No dia seguinte, viu João a que vinha para ele e disse: Eis o de
que tira o do mundo." São João 1:29.
Nota: O sistema
de sacrifícios do Antigo Testamento ensinava ao povo o caráter terrível do
pecado e mostrava a Jesus Cristo como o único que pode tirar a culpa. Os
sacrifícios múltiplos não eram eficazes por si mesmos (Hebreus 10:4), pois o
pecado é uma ofensa moral. Só o sangue de Cristo, ilustrado por aqueles
sacrifícios, pode expiar os pecados da humanidade (Romanos 3:21-25; I São João
1:7).
O
SANTUÁRIO ILUSTRA A OBRA MEDIADORA DE CRISTO
8. Como foi ilustrada
no Antigo Testamento a obra mediadora de Cristo?
Rª: “ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo
sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade.” Hebreus
8:1 (ver 2-6).
Nota: Jesus é o único e suficiente mediador entre Deus e os
homens (I Timóteo 2:5; São João 14:6; Atos 4:11, 12 ). Um mediador intercede
entre ambas as partes. Intercede por nos diante de Deus, oferecendo os méritos
de Seu sangue e implorando perdão de nossos pecados dos quais nos arrependemos,
aceitando a Jesus (Romanos 3:24-26; I São João 2:1, 2; 1:7, 9). Também
intercede da parte de Deus em nossa consciência (São João 15:26; 16:8), a fim
de que sejamos convertidos e que vivamos dentro da ética cristã, guardando Seus
mandamentos (Hebreus 8:10).
9. Após dar-Se a Si
mesmo pelo pecado, onde prossegue agora Cristo a Sua mediação contínua por nós?
Hebreus 9:23, 24; 7:25.
Rª: Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos,
figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face
de Deus.” Hebreus 9:24.
10. Que mensagem
anunciará a conclusão da obra mediadora de Cristo? Apocalipse 14:6, 7, 15-20.
Rª: "...Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a
hora do Seu ... Outro anjo saiu do gritando em grande voz para Aquele que Se
achava sentado sobre a nuvem: Toma a Tua foice e ceifa, pois chegou a de
..."
Nota: Três instâncias de juízo aparecem aqui: Uma durante a
mediação de Jesus, nosso advogado (I São João 2:1), quando Ele intercede
enquanto é investigada a conduta dos crentes; outra instância é quando se fecha
a porta da graça e o Senhor vem para ceifar a messe da Terra, o Seu povo
redimido (Apocalipse 14:15,16); e a terceira aparece nos versículos seguintes
quando as uvas são lançadas no lagar da cólera de Deus (Apocalipse 14:17-20), o
que ocorrerá com a destruição dos ímpios. Quando chegaria a hora do juízo? Isto
será estudado nas análises da purificação do santuário.
A MINHA DECISÃO - Senhor Jesus, eu Te aceito como meu único
mediador. Rogo-Te que intercedas por mim diante do pai e que Teu Espírito não
se canse de falar a meu coração para inculcar-me o amor por tua Santa Lei.
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