Os judeus consideram os 39 livros que compõem o Antigo Testamento como canónicos. A Igreja primitiva e as Igrejas ditas “Protestantes”, desde a Reforma, os aceitaram. Estes 39 livros aparecem repartidos, apesar de serem os mesmos, e agrupados de diferentes maneiras, a saber: 22, 24 ou 39 livros. Eis a ordem do texto Massorético, estando dividido em 3 grupos contém 24 livros:
I - Lei (Torah)
1- Génesis
2- Êxodo
3- Levítico
4- Números
5- Deuteronómio
II – Profetas (Nebhi’im)
a) Os primeiros:
6- Josué
7- Juízes
8- Samuel (I e II)
9- Reis (I e II)
b) Os últimos:
10- Isaías
11- Jeremias
12- Ezequiel
13- Os 12 profetas (profetas menores)
III – Escritos (Kethubhim)
a) Poesia e sabedoria:
14- Salmos
15- Provérbios
16- Job
b) Os cinco rolos (megilloth):
17- Cântico dos cânticos
18- Rute
19- Lamentações
20- Eclesiastes
21- Ester
IV- Livros Históricos (escritos posteriores)
22- Daniel
23- Esdras / Neemias
24- Crónicas (I e II) (1)
Tal como dissemos, o Cânone de Flávio Josefo apresenta 22 livros. Ei-los assim distribuídos:(2)
I - Lei (Torah)
1- Génesis
2- Êxodo
3- Levítico
4- Números
5- Deuteronómio
II – Profetas (Nebhi’im)
a) Os primeiros:
6- Josué
7- Juízes / Rute
8- Samuel (I e II)
9- Reis (I e II)
b) Os últimos:
10- Isaías
11- Jeremias / Lamentações
12- Ezequiel
13- Os 12 profetas (profetas menores)
III – Escritos (Kethubhim)
14- Salmos
15- Provérbios
16- Job
17- Cântico dos cânticos
18- Eclesiastes
19- Ester
20- Daniel
21- Esdras / Neemias
22- Crónicas (I e II)
Agora apresentamos a listagem dos 39 livros do Antigo Testamento, que é a mesma das outras, se as desdobrarmos. Assim, teremos:
I - Lei (Torah)
1- Génesis
2- Êxodo
3- Levítico
4- Números
5- Deuteronómio
II – Profetas (Nebhi’im)
a) Os primeiros:
6- Josué
7- Juízes
8- Rute
9- I Samuel
10- II Samuel
11- I Reis
12- II Reis
b) Os últimos:
13- Isaías
14- Jeremias
15- Lamentações
16- Ezequiel
28-12 profetas (profetas menores)
III – Escritos (Kethubhim)
29- Salmos
30- Provérbios
31- Job
32- Cântico dos cânticos
33- Eclesiastes
34- Ester
35- Daniel
36- Esdras
37- Neemias
38- I Crónicas
39- II Crónicas
Segundo esta disposição, verificamos que, em qualquer Cânone, o primeiro livro da Bíblia hebraica é o livro do Génesis, e o último é I e II de Crónicas. No texto massorético, como no de Flávio Josefo estão excluídos os deuterocanónicos – Apócrifos - atrás referidos.
Reforçando esta ordem do Cânone, recordaremos as palavras de Jesus quando censurou a hipocrisia dos escribas e dos fariseus ao dizer: “Afim de que sobre vós caia todo o sangue inocente que tem sido derramado sobre a terra, desde o sangue do justo Abel ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que matastes entre o santuário e o altar” – Mateus 23:35. (sublinhado nosso). Por este episódio nos podemos aperceber da amplitude do Cânone do Seu tempo. O episódio - sangue de Abel - encontra-se referido em Génesis 4:8,9 – primeiro livro do Cânone. No que respeita ao - sangue de Zacarias – este encontra-se em II Crónicas 24:20-22 – o último livro do Cânone!
Através deste simples episódio citado, compreendemos duas solenes verdades:
1- Que o Cânone, repetimos, começava em Génesis e terminava no livro de Crónicas;
2- Jesus, assim como os apóstolos, nunca citaram qualquer livro pseudocanónico contido da Septuaginta (LXX), apesar de terem feito livre uso desta versão.
Bibliografia:1. Gleason L. Archer, op. cit., pp. 68,69. Aqui estão 24 porque: I e II Samuel são considerados como um só livro; o mesmo para com I e II Reis e I e II Crónicas; igualmente, o bloco dos 12 profetas, também é contado como um só livro; assim como uma só unidade Esdras e Neemias. Desdobrados dará, portanto, 15. Se somados com os 24 dará um total de 39.
2. F. Josefo apresenta 22 livros, visto que apresenta o livro de Rute incluído no de Juízes; o de Lamentações incluído no de Jeremias; o de Neemias incluído no de Esdras. I e II Samuel são considerados como um só livro; o mesmo para com I e II Reis e I e II Crónicas; igualmente, o bloco dos 12 profetas, também é contado como um só livro; desdobrados dão 17. Se somados aos 22 dará um total de 39! – cf. Ibidem
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