1. Qual é a solene mensagem proclamada pelo
anjo que tinha o Evangelho eterno? Apocalipse 14:7.
"Temei a Deus e dai-Lhe glória. Pois é; e adorai Aquele que fez o céu e a Terra, e
o mar e as fontes das águas."
Nota: Esta mensagem tem a ver com dois acontecimentos
relacionados entre si: um que ocorre no Céu e outro na Terra. O juízo
mencionado aqui ocorre no santuário celestial, pois ao concluir sai do templo
de Deus um anjo com uma foice para ceifar ( Apocalipse 14:14-16 ). Este
acontecimento já aparecia profetizado na purificação do santuário terrestre. O
outro acontecimento deveria ocorrer na Terra onde havia um chamado para adorar
Aquele que fez os céus e a Terra nos termos do mandamento que ordena respeitar
o sábado como dia de repouso ( Êxodo 20:8-11 ). A restauração da adoração a
Deus como Criador por meio do respeito ao santo sábado seria proclamada quando
chegasse a hora do juízo.
Há uma profecia do Antigo Testamento referente aos dois
acontecimentos e que assinala quando será a hora do juízo. Um estudo da
purificação do santuário do Antigo Testamento nos permitirá compreender melhor a
profecia do juízo investigativo que ocorrerá no santuário celestial.
JULGAMENTO NO SANTUÁRIO
No estudo anterior vimos que no santuário terrestre se
realizavam três classes de ofertas ou sacrifícios:
1.1 O contínuo (Ex.: Êxodo 29:38-42), que era para benefício
do povo, assim como Cristo morreu por todos (II Coríntios 5:15 );
1.2 Ofertas individuais diversas que, quando eram para a
remissão de pecados, deviam ser com derramamento de sangue (Hebreus 9:22; Ex.:
Levítico 1:2-4 ), símbolo da aceitação pessoal de Cristo ( São João 3:16
).
1.3 O dia da expiação (Ex.: Levítico 16:27-30, 34).
Também vimos que os sacrifícios se agrupavam em dois
serviços: a)Serviço diário realizado no átrio e b) no lugar santo cada dia do
ano ( Hebreus 9:6 )
1.4 Serviço anual, realizado no lugar santíssimo somente um dia no ano, ao final do ano litúrgico (Hebreus 9:7), no dia da expiação, que era símbolo do juízo e da erradicação do pecado.
2. Como fazia o pecador do Antigo Testamento
para coseguir o perdão de seus pecados? Levítico 4:27-30.
2.1. "... Trará por sua oferta uma sem defeito,"
(Nota: noutros versículos fala-se de outros animais, sempre sem defeitos,
símbolo de Cristo.)
2.2. "E porá a mão sobre a da oferta pelo pecado e a..."
(Nota: Símbolo da transferência de nossos pecados para o "Cordeiro de
Deus", Cristo, causando-Lhe a morte.)
2.3. "Então o sacerdote... o sangue da oferta, e o porá
sobre do altar..." (Nota: Ali ficavam
registrados como pecados perdoados.)
Nota: Esses ritos
eram símbolos que não tinham valor em si mesmos. O sangue de Cristo,
representado pelo dos animais, é o único que tem poder redentor ( Hebreus
9:9-14 ).
3. Que evidência
bíblica nos permite entender que esses pecados perdoados ficavam registrados no
santuário e o contaminavam? Jeremias 17:1.
“O PECADO de Judá está escrito com um ponteiro de ferro, com
ponta de diamante, gravado na tábua do seu coração e nas pontas dos vossos
altares.”
Nota: Ellen White
(Patriarcas e Profetas, págs. 366, 367) diz que quando o sacerdote aspergia o
sangue, simbolicamente o pecado era transferido para o santuário. O pecador era
perdoado de sua maldade mas ficava um sangrento registro no santuário. Essa cerimónia
ajuda a compreender por que no Apocalipse e em outras partes da Santa Bíblia se
fala dos livros de registro no Céu (Ex.: Apocalipse 3:5; 20:12, 15; Malaquias
3:16, 17; Hebreus 13:12).
4. Depois do acúmulo
dos pecados dos penitentes durante um ano, que se fazia no dia da expiação (10º
dia do 7º mês)? Levítico 16:29-34.
“Porque naquele dia se fará expiação por vós, para
purificar-vos; e sereis purificados de todos os vossos pecados perante o
SENHOR. …E o sacerdote, que for ungido, e que for sagrado, para administrar o
sacerdócio, no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de
linho, as vestes santas; …Assim fará expiação pelo santo santuário; também fará
expiação pela tenda da congregação e pelo altar; semelhantemente fará expiação
pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.”
Nota: Levítico
16:1-28 descreve as cerimónias que se realizavam no dia em que o santuário era
purificado. Com esta cerimónia o santuário era purificado do registro dos
pecados dos arrependidos que haviam confessado sua culpa, dos sacerdotes
oficiantes que comiam a carne e o altar onde o sangue era derramado e
aspergido. A purificação do santuário era realizada com o sangue do bode
"para o Senhor" (Levítico 16:9, 15, 16, 20, 21), símbolo do sangue de
Jesus (Hebreus 7:27; 9:23-26).
5. Que sentença
recaía sobre aqueles que nesse dia não estavam com as vidas acertadas com Deus,
símbolo de juízo? Levítico 23:27-29.
"Porque toda alma, que nesse dia se não afligir, será
do se ." (ver texto bíblico)
Nota: Com essa cerimónia,
encerrava-se o ciclo religioso do ano, símbolo do fim dos tempos. Cremos que o
juízo apresentado aqui é aquele ao qual se refere o Novo Testamento, como por
exemplo: I São Pedro 4:17 , onde se fala do juízo da Casa de Deus em harmonia
com Levítico 16:34 . Este juízo de investigação precede a segunda vinda de
Cristo.
6. Que declaração do
Novo Testamento demonstra que essa cerimónia era símbolo de um juízo
investigativo que haveria de realizar-se no Céu? Hebreus 9:24-28.
24 Porque Cristo não
entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu,
para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
25 Nem também para a
si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário
com sangue alheio;
26 De outra maneira,
necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora
na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo
sacrifício de si mesmo.
27 E, como aos homens
está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,
28 Assim também
Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá
segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.
JUÍZO INVESTIGATIVO NO CÉU
Primeira Fase do Juízo: Precede a Segunda Vinda
7. Que se realizaria
no Céu justamente antes de vir Jesus? Daniel 7:9, 10.
Daniel viu que "foram postos uns e o de Se
assentou". (Depois de descrever o Senhor, diz:) "assentou-se o, e se abriram-se
os livros."
Nota: Esta fase
investigativa do juízo diz respeito ao povo de Deus, começando pelos primeiros
habitantes da Terra até os que estiverem vivos ao vir o Senhor. Serão julgadas
as obras, sejam boas ou más (Eclesiastes 12:14), na base da lei de Deus (Tiago
2:12 ), de acordo ao que está registrado nos livros do Céu ( Apocalipse 21:12
). O acusador é Satanás (Apocalipse 12:10; Zacarias 3:1, 2). Cristo, nosso
advogado, que perdoa a todo aquele que O aceita como Salvador, apaga o pecado
dos registros do Céu. I São João 1:7, 9 diz que o sangue de Jesus perdoa e
limpa ou purifica. Ele promete em Apocalipse 3:5 não apagar do livro da vida o
nome dos vencedores. Note que o juízo ocorre no Céu (Daniel 7:13), na época em
que o profeta está impressionado com a obra que o anticristo esta fazendo na
Terra (Daniel 7:8-10). No final do juízo investigativo, estará decidida a sorte
de todo ser vivente e Cristo virá em seguida. (Apocalipse 22:11,12)
Segunda Fase do Juízo: Durante os Mil Anos
8. Quem são os que
serão julgados na segunda fase do juízo final? Apocalipse 20:4-7, 11, 12,
15.
"E se alguém não foi achado inscrito no livro da vida esse
foi lançado para dentro do lago de fogo."
Nota: Esta fase
do juízo abrange aquele que não se achou inscrito no livro da vida (Apocalipse
20:15). Será realizado pelo Senhor junto com os redimidos durante o milénio (Apocalipse
20:4; I Coríntios 6:2, 3). Este juízo é para benefício dos santos que
glorificaram a Deus ao comprovar a justiça de Deus expressa nos Seus
juízos.
Terceira Fase do Juízo: No Final dos Mil Anos
9. Como era
ilustrada, no serviço do dia da expiação, a erradicação final do pecado?
Levítico 16:10, 20-22.
Nota: Toda a
expiação salvadora era provida pelo bode "para o Senhor". Como diz
Isaías 53:6 : "O Senhor fez cair sobre Ele a iniquidade de nós
todos." (Ver I São João 2:12; 4:10.) Agora entra em cena o outro bode por
Azazel, o qual não é sacrificado. Este não salva ninguém, pois "sem
derramamento de sangue não há remissão de pecados" (Hebreus 9:22). Este
não morre em substituição a ninguém, mas representa o verdadeiro culpado dos
pecados que já haviam sido perdoados e expiados por Cristo, o qual finalmente
purifica o santuário, eliminando dele toda a mancha: a mancha do pecado, a
mancha das calúnias contra o caráter de Deus. A mancha já não pode mais ficar
sobre Cristo, porque Ele "aparecerá segunda vez, sem pecado à vista dos
redimidos" (Hebreus 9:28). Esse bode Azazel, abandonado à sua própria
sorte e destruição, representa a Satanás (primeiro no milénio e depois em sua
destruição final), quando toda mancha de rebelião e pecado será definitivamente
extirpada.
10. Como descreve o
Apocalipse a maneira como se cumprirá a última parte do juízo profetizado no
simbolismo do santuário? Apocalipse 14:17-20; 20:11-15.
Nota: Esta é a
fase executiva do juízo. Assim como em Apocalipse 14:15, 16, no fim do juízo
investigativo sai do santuário o anjo com a ordem de ceifar a messe (juntar os
fiéis redimidos), nos versículos 17 a 20 sai do templo a ordem de completar a
purificação pela erradicação do pecado (e dos pecadores rebeldes) para sempre.
As uvas são lançadas no lagar da cólera de Deus, e o diabo, seus anjos e os
seus adeptos são destruídos no lago de fogo, que é a segunda morte (Apocalipse
20:14). A promessa é que o mal não se levantará novamente (Naum 1:9; Apocalipse
21:1-6).
MINHA DECISÃO - Sendo que o meu nome será considerado no juízo
final, rogo a Jesus, meu advogado e defensor, que me defenda e cubra com os
méritos do seu sangue e que me ajude a ser fiel súbdito de seu novo reino.
Sem comentários:
Enviar um comentário