segunda-feira, 30 de novembro de 2009

A ALIMENTAÇÃO NO CONTEXTO PROFÉTICO

O nosso estudo de hoje vai explorar o que a Bíblia diz acerca de como devemos viver para Deus nos últimos dias. Vamos começar o nosso estudo.

Daniel 1:8-20
8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
10 E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.
11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.

13 Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos.
14 Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias.
15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.
16 Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes.
17 Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.
18 E ao fim dos dias, depois dos quais o rei tinha ordenado que fossem apresentados, o chefe dos eunucos os apresentou diante de Nabucodonozor.
19 Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei.
20 E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.
Quando era jovem, Daniel enfrentou um teste que influenciou o resto da sua vida. Daniel recusou-se a comer a comida do rei e escolheu seguir a dieta da Bíblia para ter boa saúde. Ele estava rodeado de influências pagãs e sabia que tinha de manter a sua mente e o seu corpo fortes, seguindo o que a Bíblia diz acerca da comida.

Daniel é um bom exemplo para nós. Vivemos numa Babilónia espiritual. Ter um corpo saudável e uma mente clara fomenta a espiritualidade. Hoje queremos estudar o que Daniel sabia acerca dos segredos da Bíblia relativamente à saúde.

Tenho a certeza que a decisão de Daniel foi influenciada pelo que lemos em: Êxodo 15:26 “Dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é recto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.”
Deus prometeu a Israel que se eles obedecessem às Suas instruções relacionadas com a saúde, eles não contrairiam as doenças dos egípcios. As autópsias feitas às múmias egípcias revelam que os egípcios morriam das mesmas doenças que afectam hoje as pessoas: doenças do coração, cancro, etc.

Aqui temos outra promessa que Deus fez.
Êxodo 23:25 “Servireis, pois, ao Senhor vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.”
Se eles Lhe obedecessem Ele eliminaria as suas doenças. Estas promessas estão baseadas no facto de Deus abençoar o Seu povo com o conhecimento de que necessitamos para manter a saúde.. deus é o nosso Criador e sabe o que é preciso para manter o nosso corpo saudável. Vamos ver a instrução original dada à humanidade.

Génesis 1:29 “Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.”
A dieta original do homem era composta por frutas, frutos secos, sementes e vegetais. É interessante ver que a ciência médica provou que as pessoas que seguem este regime alimentar bíblico contraem metade das doenças que as outras pessoas.

Houve uma mudança na dieta da humanidade por altura do dilúvio. Vamos ver:
Génesis 9:1-5
1 Abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra.
2 Terão medo e pavor de vós todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar; nas vossas mãos são entregues.
3 Tudo quanto se move e vive vos servirá de mantimento, bem como a erva verde; tudo vos tenho dado.
4 A carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.
5 Certamente requererei o vosso sangue, o sangue das vossas vidas; de todo animal o requererei; como também do homem, sim, da mão do irmão de cada um requererei a vida do homem.
Como o Dilúvio destruiu toda a vegetação, Deus permitiu que o Homem comesse carne. Mas isso acarretava duas condições. Iria encurtar a vida do Homem e era proibido consumir o sangue (v. 4,5). A média de idades antes do Dilúvio era 912 anos, mas depois do Dilúvio desceu para 317 em todas as gerações. (Isto deve-se à mudança de dieta e do ambiente. Uma dieta com alto teor de proteínas, como a dieta à base de carne, acelera o processo de envelhecimento.)

Repare que Deus lhes disse para não comerem o sangue. (Génesis 9:4) O sangue transporta todas as impurezas presentes no corpo.

Quando os gentios se converteram ao cristianismo eles também foram instruídos a não comerem sangue.
Actos 15:20 “Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.”
Repare que esta indicação não era apenas um requisito judeu. Foi dado a Noé muito antes dos judeus e depois foi repetido aos gentios depois da morte de Jesus. É uma informação prática para manter boa saúde.

Existe outro aspecto interessante na história do Dilúvio.
Génesis 7:1-3
1 Depois disse o Senhor a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.
2 De todos os animais limpos levarás contigo sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea;
3 Também das aves do céu sete e sete, macho e fêmea, para se conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra.

Os animais limpos entraram na arca aos pares de sete. Os animais imundos entraram só aos pares, apenas macho e fêmea. Porquê esta diferença? Estes animais foram salvos para repovoarem a Terra depois do Dilúvio.

Veja o que aconteceu aos animais limpos depois do Dilúvio. Génesis 8:20,21.
20 Edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de todo animal limpo e de toda ave limpa, e ofereceu holocaustos sobre o altar.
21 Sentiu o Senhor o suave cheiro e disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice; nem tornarei mais a ferir todo vivente, como acabo de fazer.
Deus permitiu que o Homem sacrificasse e comesse os animais limpos. É por isso que eles tinham de ter 14 de cada um. Mas eles não sacrificaram nem comeram os animais imundos. Se o tivessem feito, eles teriam sido extintos.

Esta instrução foi dada a Noé muito tempo antes dos judeus existirem. Portanto estas leis não são apenas judaicas. Noé sabia o que era um animal limpo. Depois dos judeus terem passado centenas de anos como escravos nos Egipto, Deus teve de os reeducar para que soubessem ver a diferença. Podemos ler isso em Levíticos 11:1-8.

1 Falou o Senhor a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
2 Dizei aos filhos de Israel: Estes são os animais que podereis comer dentre todos os animais que há sobre a terra:
3 dentre os animais, todo o que tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, o que rumina, esse podereis comer.
4 Os seguintes, contudo, não comereis, dentre os que ruminam e dentre os que têm a unha fendida: o camelo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo;
5 o querogrilo, porque rumina mas não tem a unha fendida, esse vos será imundo;
6 a lebre, porque rumina mas não tem a unha fendida, essa vos será imunda;
7 e o porco, porque tem a unha fendida, de sorte que se divide em duas, mas não rumina, esse vos será imundo.
8 Da sua carne não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; esses vos serão imundos.
9 Estes são os que podereis comer de todos os que há nas águas: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esse podereis comer.
10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo réptil das águas, e todos os animais que vivem nas águas, estes vos serão abomináveis,
11 tê-los-eis em abominação; da sua carne não comereis, e abominareis os seus cadáveres.

Deus disse que os animais que têm unha fendida e que remoem são limpos e bons para comer. Quais são os animais que fazem isso? (O gado, os veados, etc.)
Quais os que não têm estas características? (Os porcos, coelhos, etc.) É interessante ver que hoje em dia quando alguém tem tensão arterial alta e outras doenças, os médicos conscienciosos aconselham essa pessoa a deixar de comer alimentos com alto teor de colesterol, como é o caso das carnes imundas. Deus sabia, muito antes da ciência moderna, que estes animais não eram bons para uma vida saudável.

Levíticos 11:9-12
9 Estes são os que podereis comer de todos os que há nas águas: todo o que tem barbatanas e escamas, nas águas, nos mares e nos rios, esse podereis comer.
10 Mas todo o que não tem barbatanas, nem escamas, nos mares e nos rios, todo réptil das águas, e todos os animais que vivem nas águas, estes vos serão abomináveis,
11 tê-los-eis em abominação; da sua carne não comereis, e abominareis os seus cadáveres.
12 Tudo o que não tem barbatanas nem escamas, nas águas, será para vós abominável.
Quais os animais aquáticos que são bons para comer? Aqueles que têm barbatanas e escamas. A pescada, o atum, o salmão, as sardinhas, etc. os animais imundos são: o marisco, o polvo, o camarão, etc. a razão por que Deus nos disse para não comermos os animais imundos é que Deus nos disse para não comermos os animais imundos é porque eles são literalmente imundos. Descobriu-se que as ostras têm 50 vezes mais vírus de poliomielite do que a água onde vivem. Isto deve-se ao facto de serem verdadeiros filtros. Elas filtram a água e acumulam nos seus tecidos os químicos e doenças. Quando as comemos recebemos doses concentradas de doenças que elas foram acumulando ao longo da sua vida.
Mais uma vez as instruções de Deus são práticas e úteis.

Levíticos 11:13-19
13 Dentre as aves, a estas abominareis; não se comerão, serão abomináveis: a águia, o quebrantosso, o xofrango,
14 o açor, o falcão segundo a sua espécie,
15 todo corvo segundo a sua espécie,
16 o avestruz, o mocho, a gaivota, o gavião segundo a sua espécie,
17 o bufo, o corvo marinho, a coruja,
18 o porfirião, o pelicano, o abutre,
19 a cegonha, a garça segundo a sua, espécie, a poupa e o morcego.

Estas são as aves que Deus disse que são imundas. Eu também nunca gostei de asas de morcego, e você? Veja que estes animais são necrófagos. Eles limpam o lixo. Quais são as aves boas para comer? Por incrível que pareça a galinha é boa. Ela tem uma moela que limpa as impurezas que come.
Esta instrução acerca dos animais limpos e imundos não era apenas para os judeus.

Apocalipse 18:1-2
1 Depois destas coisas vi descer do céu outro anjo que tinha grande autoridade, e a terra foi iluminada com a sua glória.
2 E ele clamou com voz forte, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilónia, e se tornou morada de demónios, e guarida de todo espírito imundo, e guarida de toda ave imunda e detestável.
Hoje, Deus ainda considera as coisa imundas.

Isaías 66:15-17
15 Pois, eis que o Senhor virá com fogo, e os seus carros serão como o torvelinho, para retribuir a sua ira com furor, e a sua repreensão com chamas de fogo.
16 Porque com fogo e com a sua espada entrará o Senhor em juízo com toda a carne; e os que forem mortos pelo Senhor serão muitos.
17 Os que se santificam, e se purificam para entrar nos jardins após uma deusa que está no meio, os que comem da carne de porco, e da abominação, e do rato, esses todos serão consumidos, diz o Senhor.
Quando Jesus regressar, as pessoas que comem porco não estarão prontas. Repare que estas pessoas “se santificam” a si mesmas. Obedecer à palavra de Deus é o que nos santifica (João 17:17). Elas estão a santificar-se a si mesmas vivendo de acordo com aquilo que querem e não com aquilo que a palavra de Deus diz. Portanto estas pessoas acham que sabem mais do que Deus porque comem coisas que Deus diz que não são boas para comer. Elas são julgadas porque revelam um coração que não quer o que Deus quer. E Deus quer sempre o melhor para nós, não é?

Vamos ver mais algumas coisas que Deus nos diz devemos evitar para ficarmos livre da doença e do sofrimento que elas trazem. Vamos abrir a Bíblia em Provérbios 23:31,32
31 Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
32 No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará.
O álcool é o responsável por mais doenças na sociedade do que qualquer outro factor. Se ninguém bebesse, nem uma gota, salvaríamos milhões de vidas de assassínios, violações, maus-tratos infantis, violência doméstica, acidentes de viação, etc.
O tabaco é outra coisa que não glorifica Deus. Encurta a nossa vida e Deus ordenou: “Não matarás” (Êxodo 20:13). É um hábito que cria dependência e Deus quer que sejamos livres (Romanos 6:16). A cafeína também cria dependência e é prejudicial. Roubam a saúde que Deus quer que tenhamos.
Satanás tem sido muito bem sucedido ao afectar a nossa saúde pois isso prejudica a nossa espiritualidade. Quando adoecemos, ou quando o nosso corpo está envenenado com substâncias tóxicas como a nicotina, é mais difícil ser receptivo ao Espírito Santo e vencer rapidamente a tentação. Estamos numa batalha contra Satanás e é importante manter o nosso corpo em excelentes condições.

1ª Coríntios 9:25-27
25 E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, uma incorruptível.
26 Pois eu assim corro, não como indeciso; assim combato, não como batendo no ar.
27 Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à submissão, para que, depois de pregar a outros, eu mesmo não venha a ficar reprovado.
Temos de controlar o nosso corpo e não admitir que ele nos controle a nós. Isto dar-nos-á energia física e espiritual.
O assunto da saúde tem a ver com uma coisa. Podemos ler em 1ª Coríntios 10:31”Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus.”
Trata-se de glorificar a Deus. Ele criou-nos e depois morreu para nos redimir; e Ele é melhor glorificado quando seguimos as Suas instruções e temos boa saúde.

Tenho a certeza que você é como eu e quer evitar a doença na medida do possível, não é? Vamos agradecer a Deus pelas instruções que nos dá acerca de como cooperar com Ele ara mantermos uma boa saúde.

PERGUNTAS RESPONDIDAS

1- Foi dito a Pedro que os animais eram agora todos limpos para comer?

Actos 10:9-20
9 No dia seguinte, indo eles seu caminho e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao eirado para orar, cerca de hora sexta.
10 E tendo fome, quis comer; mas enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase,
11 e via o céu aberto e um objeto descendo, como se fosse um grande lençol, sendo baixado pelas quatro pontas sobre a terra,
12 no qual havia de todos os quadrúpedes e répteis da terra e aves do céu.
13 E uma voz lhe disse: Levanta-te, Pedro, mata e come.
14 Mas Pedro respondeu: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
15 Pela segunda vez lhe falou a voz: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
16 Sucedeu isto por três vezes; e logo foi o objecto recolhido ao céu.
17 Enquanto Pedro reflectia, perplexo, sobre o que seria a visão que tivera, eis que os homens enviados por Cornélio, tendo perguntado pela casa de Simão, pararam à porta.
18 E, chamando, indagavam se ali estava hospedado Simão, que tinha por sobrenome Pedro.
19 Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram.
20 Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu tos enviei.
Pontos a destacar:
A- Pedro nunca comeu os alimentos imundos (v.14). ele pôde dizer isso muitos anos depois da cruz. A morte de Jesus na cruz não mudou a anatomia do porco ou do rato, tornando-se limpos.
B- Foi uma visão. Muitas visões são simbólicas (Ex: Daniel).
C- Pedro teve dúvidas acerco significado da visão (v.17). ele não a teve em conta no seu sentido literal. Ele sabia que ela tinha algum significado simbólico.
D- O Espírito disse-lhe para ir com os gentios e ele não precisava de duvidar do significado. Ele seria explicado.
E- Quando Pedro descobriu que Cornélio tinha uma fé verdadeira, ele disse que agora entendia o significado da visão (vs. 25-28). “Deus mostrou-me que a nenhum HOMEM chame comum ou imundo.” Os animais imundos na visão representavam os gentios que Deus queria que Pedro conquistasse para Ele.

2- Não disse Deus que se orássemos pela nossa comida podíamos comer qualquer coisa?
1ª Timóteo 4:1-5
1 Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios,
2 pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,
3 proibindo o casamento, e ordenando a abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos com acções de graças pelos que são fiéis e que conhecem bem a verdade;
4 pois todas as coisas criadas por Deus são boas, e nada deve ser rejeitado se é recebido com acções de graças;
5 porque pela palavra de Deus e pela oração são santificadas.
Sim, nós devemos pedir a bênção de Deus para a nossa comida. Mas o texto diz que Ele santificará a comida que “pela palavra de Deus e pela oração é santificada.” Temos de fazer mais do que orar. Também temos de seguir a palavra de Deus. Aquele alimento que Deus criou para ser “recebido com acções de graça” seria conhecido pelos “fiéis, e par os que conhecem a verdade” (v.3). A palavra de Deus é a verdade (João 17:17). A Bíblia diz-nos quais os alimentos que Deus separou (santificou) para serem recebidos com acções de graça. Só os animais limpos.

3- Paulo não disse a Timóteo para beber vinho?
1ª Timóteo 5:23 “Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades.”
Repare no que o texto diz realmente:
A- Timóteo devia ser abstémio porque Paulo disse-lhe para não beber apenas água.
B- Paulo NÃO lhe diz para deixar de usar água e usar apenas vinho.
C- Ele disse para ele continuar a usar água e “um pouco de vinho.”
D- Não BEBER vinho por causa do seu sabor ou devido a razões sociais, mas para USAR como remédio para a sua doença. Este texto não dá uma razão para beber álcool. Era um medicamento para a sua doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário