Os estudos anteriores revelaram o assombroso fato de que
alguém tentou mudar o original sétimo dia do sábado do nosso Deus. Foi revelado
que Deus não fez nenhuma mudança com relação ao sábado. Ele é parte da eterna,
imutável, lei dos dez mandamentos de Deus. O sábado foi originado no jardim do
Éden, será guardado na nova terra, é o sinal especial de um relacionamento com
Deus. O chifre pequeno teria autoridade para mudar o sábado para o domingo?
Neste estudo queremos examinar toda possível evidência no Novo Testamento que
mesmo remotamente tenha surgido a possibilidade dessa mudança. Examinaremos
todos os textos do Novo Testamento que mencionam o primeiro dia da semana.
Existem apenas oito.
O DOMINGO NO NOVO TESTAMENTO
1.
O chifre pequeno realmente mudaria os tempos e as leis
de Deus?
“E proferirá palavras contra o Altíssimo, e
destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará
em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e
tempos, e a metade de um tempo.” (Daniel 7:25)
2.
Examine todos os 8 textos do Novo Testamento que
mencionam o 1° dia da semana.
Ver:
2.1 Marcos
16:9 “E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana,
apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demónios.”
Nota: Este texto simplesmente declara a verdade de que Jesus
ressuscitou no primeiro dia da semana. Não há insinuação de que devemos guardar
este dia em honra a ressurreição de Jesus.
2.2 Marcos 16:1,2; Lucas 24:1; Mateus 28:1; João 20:1,2
“E, PASSADO o sábado,
Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem
ungi-lo. E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao
nascer do sol.” Marcos 16:1,2
Nota: Este texto
deixa claro que o sábado foi o dia anterior a ressurreição, e não o dia da
ressurreição.
2.3 “Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da
semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se
no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.” João 20:19
Nota: Os
discípulos não estavam reunidos para honrar a ressurreição de Jesus, porque não
acreditaram nisto naquela ocasião. Eles se mantiveram trancados e escondidos
por medo de lhes acontecer o que aconteceu a Jesus. Nada indicava aqui uma
mudança no dia ou adoração.
2.4 I Coríntios 16:2 “No primeiro dia da semana cada um de
vós ponha de parte (em casa) o que puder ajuntar, conforme a sua
prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.”
Nota: Paulo
estava arrecadando dinheiro para os cristãos de Jerusalém que sofriam de fome
(Atos
11:27-30; Romanos 15:26). Ele estava instruindo os cristãos coríntios a
prepararem e reservarem certa quantia em
dinheiro a cada semana como presente especial aos mais necessitados. Nada
existe no texto que indique uma coleta ocorrida na igreja no 1° dia da semana.
Os cristãos simplesmente reservavam dinheiro e o dariam a Paulo quando
chegasse.
2.5 Atos 20:7-11 : “E no
primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de
partir no dia seguinte, falava com eles; e prolongou a prática até à
meia-noite. E havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. E, estando um
certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar,
tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de
Paulo; e foi levantado morto. Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e,
abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. E subindo, e
partindo o pão, e comendo, ainda lhes falou largamente até à alvorada; e assim
partiu.”
Nota: Esta
reunião aconteceu na noite do 1° dia da semana. Nos tempos bíblicos o dia era
contado do pôr-do-sol ao pôr-do-sol (Génesis 1:5; Marcos 1:32). Isto significa que
a parte escura do 1° dia da semana na contagem bíblica seria chamada como
sábado a noite. Paulo estava tendo uma reunião de despedida com os membros da
igreja. Ele estava ansioso em colocá-los a par de todos os conselhos de Deus.
Na manhã de domingo, o apóstolo Paulo e seus companheiros partiram para sua
viagem. Por que eles não permaneceram na manhã de domingo adorando a Deus se
eles guardavam de fato o domingo? Não há nada neste texto que mostre um costume
regular da primeira igreja cristã em se reunir no 1° dia da semana. Só porque
Paulo pregou e partiu o pão neste dia não faz deste dia um dia sagrado. A
primeira igreja partia o pão diariamente (Atos 2:46), bem como pregava
diariamente. Analisamos todos os textos do novo testamento que mencionam o 1° dia
da semana. Não encontramos nenhuma fraca indicação de qualquer mudança no dia
de adoração a Deus.
O SÁBADO FOI ABOLIDO?
Alguns textos indicam que certos sábados não são mais
guardados na igreja do Novo Testamento. Isto tem confundido as pessoas, levando-as
a pensar que o Novo Testamento não se refere mais ao sétimo dia sábado.
Contudo, existem duas espécies de sábados mencionados na Bíblia – os dias
cerimoniais de festa e o 7° dia - sábado.
3. Como eram chamadas os dias de festas cerimoniais?
(Levítico 23:8, 21, 25, 31, 32)
“Mas sete dias oferecereis oferta queimada ao SENHOR; ao
sétimo dia haverá santa convocação; nenhum
trabalho servil fareis.” (v.8)
“E naquele mesmo dia apregoareis que tereis santa
convocação; nenhum trabalho servil
fareis; estatuto perpétuo é em todas as vossas habitações pelas vossas
gerações.” (v.21)
“Nenhum trabalho
servil fareis, mas oferecereis oferta queimada ao SENHOR.” (25)
“Nenhum trabalho
fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas
habitações. Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos
nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.”
Vs 31,32)
Nota: O 7° dia, o sábado semanal da criação originou-se no
jardim do Éden. Os dias de festas cerimoniais – Festa da Páscoa, Festa dos Pães
Asmos, Festa do Molho Movido, Festa das Primícias, Pentecostes, Trombetas, Dia
da Expiação e Festa dos Tabernáculos – foram originados todos no Sinai. O 7°
dia sábado aponta para a criação e nossa necessidade para um relacionamento com
Deus. Os cerimoniais chamados “sábados” apontavam para a cruz e a segunda
vinda. Eles foram sombras de uma realidade que viria em Jesus.
4. Os cerimoniais chamados “sábados” eram
separados dos outros sábados?
“Estas
são as solenidades do SENHOR, que apregoareis para santas convocações,
para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de alimentos,
sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio; Além dos sábados do SENHOR, e além dos
vossos dons, e além de todos os vossos votos, e além de todas as vossas ofertas
voluntárias, que dareis ao SENHOR.” (Levítico 23:37, 38)
Nota: O Antigo
Testamento distingue os dias das festas cerimoniais que foram os sábados e o
sábado do 7° dia. O sábado do 7° dia era separado de todos os outros dias de
festas.
5.
Por quais sábados o apóstolo Paulo diz que os crentes
do novo testamento não serão julgados?
“Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou
pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas
o corpo é de Cristo. (Colossenses 2:16, 17)
Nota: Paulo
explica sobre quais sábados está a falar. Há dois tipos de sábados no Antigo
Testamento: o 7°dia - sábado da criação, e os sábados cerimoniais que foram
sombras apontando à cruz. Paulo declara que estes sábados eram sombra das
coisas para vir e os cristãos não seriam julgados por eles. Aqui ele não está
falando sobre o 7°dia, mas dos sábados cerimoniais, como as Festas do Molho
Movido, dos Tabernáculos e Dia da Expiação.
6. Romanos 14:1-6 indica
que não faz diferença qual dia é guardado como sábado?
“1 ORA, quanto ao que
está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
2 Porque um crê que
de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
3 O que come não
despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o
recebeu por seu.
4 Quem és tu, que
julgas o servo alheio? Para seu próprio SENHOR ele está em pé ou cai. Mas
estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
5 Um faz diferença
entre dia e dia, mas outro julga iguais
todos os dias. Cada um esteja
inteiramente seguro em sua própria mente.
6 Aquele que faz caso
do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não
faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come,
para o SENHOR não come, e dá graças a Deus.”
Nota: Leia este
texto cuidadosamente. O Sábado não é sequer mencionado. O contexto desta
mensagem indica que alguns cristãos comiam neste ou naquele dia, outros
permanentemente. Nos primeiros séculos, os cristãos discutiam se eles deveriam
guardar quartas ou sextas como dias permanentes. Pode ser isto o que o apóstolo
Paulo estava falando aqui. Paulo disse “Cada um tenha opinião bem definida em
sua própria mente” (verso 5).
VOLTANDO AOS SÁBADO NO NOVO TESTAMENTO
7.6 O livro de Atos, mostra alguns textos sobre o 7° dia -
sábado, vamos analisá-los:
Atos 13:14 “E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia,
da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num
dia de sábado, assentaram-se.”
7.7 Atos 13:42 : “E, saídos os judeus da sinagoga, os
gentios rogaram que no sábado
seguinte lhes fossem ditas as mesmas
coisas.”
7.8 Atos 13:44 “E no
sábado seguinte ajuntou-se quase toda
a cidade para ouvir a
palavra de Deus.”
Nota: Paulo
tentava alcançar não somente os judeus, mas os gentios também a ouvir o que ele
pregava aos sábados. Evidentemente, reconheciam o costume de Paulo guardar o
Sábado.
Atos 16:13 : “E no dia de sábado
saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração;
e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram. “
Nota: Em Filipos
não havia sinagoga para Paulo atender ao povo no sábado. Ele se encontrava com
os crentes próximo ao rio. Mesmo se não houvesse um lugar judeu para adoração,
Paulo ainda se reunia no Sábado para adoração cristã.
Atos 17:1-4 :
“1 E PASSANDO por
Anfípolis e Apolónia, chegaram a Tessalónica, onde havia uma sinagoga de
judeus.
2 E Paulo, como tinha
por costume, foi ter com eles; e por três
sábados disputou com eles sobre as Escrituras,
3 Expondo e
demonstrando que convinha que Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os
mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
4 E alguns deles
creram, e ajuntaram-se com Paulo e Silas; e também uma grande multidão de
gregos religiosos, e não poucas mulheres principais.”
“E todos os
sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.” Atos 18:4
8. Quanto tempo
esteve Paulo em Corinto?
“E ficou ali um
ano e seis meses, ensinando
entre eles a palavra de Deus.” (Atos 18:11)
Nota: Paulo
pregou por 78 sábados naquele tempo. Nesse tempo, Paulo poderia ter introduzido
a guarda do domingo para os novos crentes se realmente houvesse
ocorrido uma
mudança no dia de guarda. Mas ele não se absteve de qualquer
mandamento. Encontramos Paulo sempre guardando o Sábado em todo o tempo que ele
viveu em Corinto.
9. O que o escritor
do livro de Hebreus dá como exemplo do descanso que nós temos em Jesus Cristo?
“Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou
Deus de todas as suas obras no sétimo
dia.” (Hebreus 4:4)
Nota: Discutindo
sobre o descanso que os cristãos encontram em Jesus, não existe melhor exemplo
que o sábado como o 7° dia. O Sábado
como o 7° dia é o símbolo de Deus para o descanso que temos em Jesus, é um
símbolo do relacionamento que o cristão tem com Deus.
O ASSUNTO DO SÁBADO
O assunto é claro. Não há absolutamente nada ou pequena
evidência na Bíblia sobre a mudança do dia de adoração do Sábado para o
Domingo. Contudo, o real assunto não é a guarda do Sábado ou a guarda do
Domingo. O real assunto é, o chifre pequeno tem autoridade para mudar a lei de
Deus? Observe esta incrível declaração de uma fonte católica romana:
"Foi a igreja católica que…transferiu o descanso para o
Domingo... Então a observância do Domingo pelos protestantes é uma homenagem
que eles fizeram, eles próprios, a autoridade da igreja católica.” Monsenhor
Louise Segur, "Plano Verdadeiro Sobre o Protestantismo de Hoje” p. 213.
Que incrível admissão! A igreja romana clama que quando a
pessoa guarda o domingo, reconhece a autoridade da igreja romana! É dito
claramente que nenhuma pessoa tem autoridade para mudar a lei de Deus. Errar
sobre isso, sobre o conflito entre Sábado-Domingo é um assunto de autoridade. O
Sábado que guardamos revela de quem reconhecemos a suprema autoridade em nossa
vida religiosa. Não admira que Deus disse que o Sábado é um sinal para que
CONHECER o SENHOR (Ezequiel 20:20).
10. É certo, adorar por tradição, ao invés de obedecer aos
mandamentos de Deus?
“Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são
mandamentos de homens. (7) (Marcos 7:7,
9, 13)
“E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para
guardardes a vossa tradição.” (9)
“Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição,
que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.” (13)
11. A quem Pedro diz que devemos obedecer?
“Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais
importa obedecer a Deus do
que aos homens.” (Atos 5:29)
12. Por que o cristão deveria obedecer a Jesus?
“Se me amais, guardai os meus
mandamentos.” (João 14:15)
Nota: Não podemos
esquecer que o motivo de nossa obediência ao nosso Pai do Céu é o amor. Os
cristãos não podem obedecer por medo ou obrigação, mas somente porque eles amam
a Jesus por salvá-los de seus pecados.
A MINHA DECISÃO: Senhor Deus, eu quero guardar o Teu Sábado,
reconhecendo que assim o fazendo, estarei adorando a Ti verdadeiramente.
José Carlos Costa,
pastor
Sem comentários:
Enviar um comentário