segunda-feira, 23 de setembro de 2013

As Sete Cartas de Jesus às Sete Igrejas

A maioria dos livros do Novo Testamento são cartas que foram escritas pelos santos apóstolos a várias congregações, e que o cristianismo aceita como Palavra autorizada de Deus para a nossa época. Mas existe algo que faz do Apocalipse um livro sagrado realmente singular. E a revelação de Jesus Cristo, expressa em cartas enviadas a sete igrejas situadas na Ásia com instrução e com mensagens proféticas aplicadas a sete períodos específicos da história da igreja.

Ao mesmo tempo contém mensagens universais que produzem a edificação espiritual do crente.

Graças a Deus porque neste estudo hoje temos a oportunidade de lê-las, estudá-las e ser abençoados com as suas orientações. Mas lembremos que, além de penetrar no seu conteúdo, devemos obedecer (Apocalipse 1:3), e seremos bem-aventurados.

TRÊS MENSAGENS UNIVERSAIS

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Apocalipse Diz Que Jesus Voltará

Assim como nosso Senhor Jesus Cristo é o personagem central do Apocalipse, a segunda vinda de Cristo em glória e majestade é o acontecimento mais importante deste livro profético. Cada cena do drama profético do Apocalipse aponta para o retorno de Jesus. É a culminação do grande conflito entre o bem e o mal, e o momento em que Satanás será acorrentado e finalmente destruído.

1.      Segundo a revelação do Apocalipse, quantos verão a segunda vinda de Jesus?
Rª: “Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.” Apocalipse 1:7
Nota: O retorno de Cristo em glória e majestade é também "a bem-aventurada esperança" de toda a Bíblia (Tito 2:13). O Novo Testamento se refere a ela num versículo de cada onze, e Moody dizia que na Bíblia toda há umas 2.500 referências. Uma das impressionantes descrições está em Apocalipse 19:11-16.

ENGANOS SATÂNICOS ACERCA DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO
Você se surpreende com a ideia de que Satanás tratará de enganar a respeito da segunda vinda de Cristo? Ele já o fez quando ocorreu o primeiro advento. Apesar de existirem cerca de trezentas profecias do Antigo Testamento sobre a primeira vinda de Cristo, Satanás conseguiu fomentar a ignorância, o erro e o desinteresse, e o povo foi tomado de surpresa, sem se preocupar.

 2. Respondendo à pergunta sobre Sua segunda vinda, que surpreendente advertência fez Jesus?
Rª: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane;
Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” Mateus 24:4, 5.

2.      Que classe de espíritos faria grandes enganos?
Rª: “E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs. Porque são espíritos de demónios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.” Apocalipse 16:13,14.

 4. Quem haveria de transformar-se em anjo de luz, e que acontecerá com ele ao vir Jesus?
Rª: a) E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. II Coríntios 11:14
     b) “E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

A Prisão de Satanás no Abismo

Satanás está furioso porque a Santa Bíblia o desmascara (Apocalipse 12:10-12). Por isso tem disseminado a errónea ideia de que o Apocalipse é um livro incompreensível. Mas as Santas Escrituras dão a chave para entender os símbolos apocalípticos, pelo que se torna um livro aberto à compreensão do estudante sincero.

Apocalipse 20 diz que um poderoso anjo ataria Satanás por mil anos. Nem tudo o que cremos sobre o milénio se harmoniza com a Bíblia. Mas hoje você terá a satisfação de descobrir a explicação bíblica sobre o tema. Ser-nos-á de grande auxílio analisar algo sobre a ressurreição.

Descobriremos que o Apocalipse (revelação de Jesus Cristo) explica algumas coisas que Jesus disse

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Aconselhamos Católicos Romanos a não entrar neste MATERIAL. DEMASIADO SÉRIO!

O Estado do Vaticano e a Imoralidade dos Papas: Origen



 ilustração acima mostra a semelhança entre o posicionamento das mãosde Leão X e Baphomet de Eliphas Levi
Fonte: Desconhecida
Ano: Desconhecido
Autor(a): Desconhecido(a)
[Obs.: Este material, em folhas de cópias heliográficas, foi encontrado ocasionalmente por um irmão que caminhava por uma rua na cidade de Manaus. Estavam jogadas em um entulho, nas proximidades de uma paróquia católica romana. Caso alguém reconheça a fonte, por favor nos informe, pois é bem provável que este material esteja incompleto. Gostaríamos de ter acesso ao restante do material. Para manter a fidelidade ao original, todas as opiniões do autor, mesmo os

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Promessas no Apocalipse

No centro do drama angustiante do conflito entre o bem e o mal, Deus revela o bálsamo de Sua misericórdia através das dezenas de promessas espalhadas no Apocalipse. São promessas que expressam o amor, a providência, a compreensão e o poder restaurador do Todo-poderoso. Incluindo algumas negativas, revelam as facetas mais ternas da graça divina. Muitas das promessas estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo, outras com fidelidade, e muitas com salvação e vida eterna.

Como a profecia das sete igrejas abrange a igreja desde a sua fundação até à segunda vinda de Cristo, as promessas feitas a cada uma dessas sete etapas tem uma mensagem edificante para cada um de nós.

TODAS AS PROMESSAS SÃO PARA OS VENCEDORES
1.      Que dará o Senhor aos vencedores, quando vier?
Rª: “E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apocalipse 22:12.
Nota: Muitas das promessas do Apocalipse estão relacionadas com a segunda vinda de Cristo (por exemplo: Apocalipse 1:7; 22:20). Nesse dia o Senhor destruirá os que destroem a Terra (Apocalipse 11:18) e dará a vida eterna a Seus fiéis.

 2. Que símbolo de vida eterna será permitido aos vencedores comerem?
Rª: “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.
Nota: Aquele que tem as chaves da morte, que esteve morto mas vive pelos séculos dos séculos (Apocalipse 1:18), que "Abre e ninguém fecha" (Apocalipse 3:7) promete restabelecer a vida eterna perdida quando entrou o pecado. A árvore da Vida é mencionada 6 vezes na Bíblia. Três vezes em Génesis e três em Apocalipse. Para que o homem não vivesse eternamente como pecador, Deus não permitiu que comesse desta árvore (Génesis 3:22-24), mas agora, redimido pelo sangue de Jesus, é prometido que os vencedores comerão da dita árvore: receberão a vida eterna. Por isso diz que eles não sofrerão dano da segunda morte (Apocalipse 2:11; 20:6). O paraíso está no terceiro Céu do qual fala São Paulo em II Coríntios 12:2, 4. As promessas aos vencedores que aparecem no fim das mensagens às igrejas restantes, também estão relacionadas com a vida eterna (Apocalipse 2:10, 11, 17;). Em outro estudo veremos como serão as condições de vida na eternidade.

 3. Apesar de ser o Todo-poderoso, como revela Deus Sua compreensão e ternura?
Rª: “E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último.” Apocalipse 1:17.
"Digo, todavia, a vós outros,...: Outra   não   sobre vós." Apoc. 2:24
"Porque guardaste a palavra da Minha perseverança, também Eu te   da   ..." Apoc. 3:10

O INIMIGO A QUEM DEVEMOS VENCER
 4. Quem é o adversário que devemos vencer?
Rª: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” I São Pedro 5:8, 9.
Nota: Em sua rebelião contra Deus, Satanás trata de danificar e destruir tudo o que pertence ao Criador, incluindo o mundo e suas criaturas.

 5. Que conduta introduziu o diabo na Terra a fim de destruir-nos?
Rª: “Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade. … Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.”
I São João 3:4, 8
“Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam.” Isaías 24:5, 6.
Nota: O mesmo apóstolo São João, que desmascarou Satanás, diz: "Para isto Se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do diabo" (I São João 3:8). Nosso Senhor Jesus disse que Ele não veio mudar a lei (São Mateus 5:17); que ninguém tem, nem terá autoridade para mudar a lei (São Mateus 5:18); apesar de que o anticristo intentaria fazê-lo (Daniel 7:25). Jesus demonstrou ante o Universo que é possível guardar a Santa Lei de Deus. Seus méritos (se O aceitamos) nos dão salvação (Romanos 5:19; 10:11). Uma vez redimido, o crente vive regido pela ética de Cristo. Por isso São Paulo diz: "Anulamos, pois, a lei, pela fé? Não, de maneira nenhuma, antes confirmamos a lei" (Romanos 3:31).

 6. Que duas características têm o remanescente fiel a quem Satanás odeia e persegue?
Rª: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17.
Nota: Satanás odeia a Deus e Sua santa lei, expressão de Seu caráter. Por isso é que quem vive segundo a carne em certa medida está reproduzindo a conduta de Satanás, "pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar" (Romanos 8:7). Nosso Senhor Jesus Cristo disse: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (São João 14:15). Ao guardar os mandamentos, demonstramos nossa identificação com Cristo. Isso explica porque Satanás ataca o remanescente fiel que guarda Seus mandamentos. Fá-lo como uma prolongação da luta que iniciou no Céu contra Cristo (Apocalipse 12:7). Mas é na hora da perseguição que se torna mais agradável a promessa: "Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2:10).

COMO SE OBTÉM A VITÔRIA
 7. Apocalipse 1:5 diz que Jesus "nos ama e pelo Seu sangue nos libertou dos nossos pecados". Que devemos fazer para que o Senhor nos lave com Seu sangue? São Lucas 13:3.
Rª: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:37, 38
Nota: Até as promessas de castigo do Apocalipse, que alguns poderiam considerar negativas, revelam o amor de Deus que nos quer conduzir ao arrependimento (Ex.: Apocalipse 2:5, 16; 3:3). As repreensões e castigos prometidos por Deus têm como objetivo corrigir e curar; porque Ele nos ama (Apocalipse 3:18, 19) e sabe que sem arrependimento não pode haver perdão.

 8. Que promessa demonstra que a salvação é gratuita e que é recebida pela fé em Jesus?
Rª: "... e quem quiser   de   a água da vida." Apocalipse 22:17
"Sendo justificados por Sua mediante a redenção que há em Cristo Jesus." Romanos 3:24, 25.
Nota: A justiça de Cristo dada de graça ao crente é representada nos símbolos do Apocalipse por roupas e vestimentas. (Ex.: Apocalipse 7:9.13,14 ). Os que acompanham a Cristo estão vestidos de roupas brancas, os quais lavaram suas roupas e as alvejaram no sangue do Cordeiro. Há preciosas promessas de vida eterna para os que lavam suas roupas no sangue de Cristo (Apocalipse 22:14; 3:4, 5).

 9. Que declaração inspirada por Deus demonstra que o arrependimento e a fé devem ser acompanhados de uma mudança de vida?
Rª: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do SENHOR.” Atos 3:19.
Nota: A bondosa paciência de Deus tem limite. Se não há conversão terá de haver punição. (Ex.: Apocalipse 2:21-23; 3:3). Apocalipse 9:20, 21 fala de pessoas que nem mesmo sob as pragas descritas na sexta trombeta, se arrependeram. Apocalipse 11:18 diz que Deus finalmente destruirá "os que destroem a Terra". O pior será a segunda morte (Apocalipse 21:8; 22:15).

 10. Que promessas demonstram que nosso Senhor quer que os redimidos sejam fiéis?
Rª: “Nada temas das coisas que hás-de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:10, 11.
Nota: Isto se harmoniza perfeitamente com o que Jesus disse àquele jovem que professava crer n´Ele. "Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos" ( São Mateus 19:17 ). Apocalipse revela que o código moral que deve reger a conduta dos que foram salvos pela graça, é a Lei dos Dez Mandamentos (Apocalipse 14:12). Outra área de fidelidade da qual fala Apocalipse é a relação com a Palavra de Deus (Apocalipse 22:18, 19). Inclusive temos duas promessas com bem-aventuranças a respeito, uma no primeiro capítulo de Apocalipse (Apocalipse 1:3) e outra no último (Apocalipse 22:7).

A MINHA DECISÃO - Sei que Tu é fiel Senhor, assim como cumpriste tantas promessas, sei que cumprirás a promessa de vir me buscar, quero estar preparado para este dia.


José Carlos Costa, pastor